Buscar

AVALIAÇÃO FILOSOFIA - 3º ANO

Prévia do material em texto

COLÉGIO _____________________ DATA:______________ TURNO: _______ SÉRIE: 3º ANO
ALUNO (A):____________________________________________ TURMA:____ PROF.: ________________
DISCIPLINA: FILOSOFIA
“Um ser humano só é ‘aquilo’ que ele se permite ser aos olhos do outro, 
seja pelas raízes tradicionais do senso comum, seja pelas linhas empíricas das veias científicas”. Rose Amaral
1ª AVALIAÇÃO PARCIAL – III UNIDADE
1) (Uema 2015 - Adaptado)  Leia a letra da canção, a seguir: 
�
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo […]
�
Fonte: SANTOS, Lulu; MOTTA, Nelson. Como uma onda. In: Álbum MTV ao vivo. Rio de Janeiro: Sony-BMG, 2004.
Da mesma forma como canta o poeta contemporâneo, que vê a realidade passando como uma onda, assim também pensaram os primeiros filósofos conhecidos como Pré-socráticos que denominavam a realidade de physis. Com base na música de Lulu Santos e o que estudamos, confronte o senso comum e o conhecimento científico.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) De acordo com o pensador G. Vico, o senso comum é um julgamento sem qualquer reflexão, comumente sentido por toda uma classe, todo um povo, toda uma nação, ou por todo o gênero humano. Segundo Heidegger, nós nos movimentamos no nível de compreensão do senso comum à medida que nós cremos em segurança no seio das diversas “verdades” da experiência da vida, da ação, da pesquisa, da criação e da fé. M. Heidegger. Sobre a essência da verdade. São Paulo 1970, p. 18 (com adaptações). A propósito dessas informações acerca do significado do senso comum, problematizado pela filosofia, assinale a opção CORRETA.
a) ( ) Enquanto o senso comum é um conhecimento seguro, a filosofia é um pensamento inseguro. Logo, a filosofia deve ser rejeitada como perigosa para o homem do cotidiano.
b) ( ) O senso comum reflete, argumenta e justifica suas crenças.
c) ( ) O senso comum é convicção arraigada, crença partilhada com segurança pelos homens, na vida, na ação, na pesquisa, na criação e na fé. A convicção é fundamental ao pensamento e, portanto, o senso comum se identifica com o pensamento filosófico.
d) ( ) É com o senso comum que o homem enfrenta, no cotidiano, os seus problemas imediatos. O senso comum antecede todo o filosofar. Devido a essa anterioridade e ao seu caráter de convicção inquestionada, ele deve ser considerado como critério de julgamento, como princípio dirimente de todas as dúvidas teóricas.
e) ( )O senso comum é um julgamento irrefletido, que, uma vez compartilhado por muitos homens no âmbito da cultura como crença cotidiana, é tido como óbvio e permanece inquestionado. A filosofia, porém, é um movimento radical de autonomia do homem baseado no exercício do pensamento, do questionamento. Por isso, a filosofia se põe de maneira crítica frente às pretensões do senso comum.
3) As relações entre ciência e senso comum sempre foram polêmicas, seja por que buscou se ver na primeira a evolução do segundo, seja por que foram definidos como formas de conhecimento excludentes entre si. Tendo em vista essas correlações, é correto afirmar que o conhecimento científico:
a) ( ) estabelece uma ruptura com o senso comum, ao exigir constante crítica do passado.
b) ( ) supera o senso comum, quando alcança resultados indubitavelmente provados.
c) ( ) concorda com o senso comum, ao basear suas afirmações no registro direto dos dados sensoriais.
d) ( ) tem o poder de explicar tudo, face às dúvidas e crendices do senso comum.
e) ( ) elimina a especulação pela comprovação e transforma o discurso do senso comum em fato observável.
4) Em oposição ao SENSO COMUM, o conhecimento científico caracteriza-se por ser
a) ( ) objetivo, quantitativo, homogêneo, generalizador, diferenciador e investigativo.
b) ( ) subjetivo, qualitativo, heterogêneo, individualizador, determinístico e coletivo.
c) ( ) subjetivo, complexo, determinístico, incerto, regular, qualitativo e investigativo.
d) ( ) objetivo, complexo, qualitativo, matemático, generalizador e dedutivo.
5) As três principais concepções de ciência existentes historicamente, descritas por Marilena Chauí, são
a) ( ) racionalista, empirista e construtivista. d) ( ) dialética, crítica e fenomenológica.
b) ( ) racional, empírica e hipotético-dedutiva. e) ( ) teórica, pragmática e dialógica.
c) ( ) sistemática, experimental e empírico-formal.
6) (UFV) Sobre a chamada Revolução Científica, marque a afirmativa INCORRETA:
a) A lei da gravitação universal foi formulada por Newton, a partir da teoria heliocêntrica e da teoria do movimento dos astros.
b) O método da observação e da experimentação, aliado a razão matemática, contribuiu para o desenvolvimento das ciências modernas.
c) A Revolução Científica foi um movimento de legitimação do poder absoluto monárquico e de aumento do poder eclesiástico.
d) As novas descobertas científicas possibilitaram as grandes navegações e a ascensão da burguesia.
e) As ideias racionalistas de Descartes e a física newtoniana influenciaram o pensamento iluminista do século XVIII.
7) Observe a imagem e responda:
A revolução científica do século XVII introduziu a ideia de tecnologia, associada à técnica e à ciência para alcançar novos conhecimentos e inventar objetos, por meio das máquinas. Cite as principais mudanças tecnológicas ocorridas messe período e sua relação com a experiência cotidiana humana.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Por que se diz que os objetos tecnológicos são autômatos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Leia o texto:
 De onde vem o mundo? De onde vem o universo? Tudo o que existe tem que ter um começo. Portanto, em algum momento, o universo também tinha de ter surgido a partir de uma outra coisa. Mas, se o universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa também devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia, alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Existe uma substância básica a partir da qual tudo é feito? A grande questão para os primeiros filósofos não era saber como tudo surgiu do nada. O que os instigava era saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida podia se transformar em árvores frondosas ou flores multicoloridas. Adaptado de: GAARDER, J. O Mundo de Sofia. Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 43-44.
Assim como no texto “O Mundo de Sofia”, temos muitas perguntas sem respostas em nossas vidas, nossos mundos. Externe suas concepções a respeito.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Tendo em vista que a ciência modernanasce junto com o capitalismo, ela também serve à exploração da natureza e à ampliação da capacidade de trabalho humano. Nesse sentido, a ciência moderna está intimamente vinculada
a) ( ) ao pessimismo liberal. d) ( ) à promoção do ecoturismo.
b) ( ) ao combate ao comunismo. e) ( ) à degradação ambiental.
c) ( ) ao desenvolvimento tecnológico.
10) (Enem PPL 2012 - Adaptada) Pode-se viver sem ciência, pode-se adotar crenças sem querer justificá-las racionalmente, pode-se desprezar as evidências empíricas. No entanto, depois de Platão e Aristóteles, nenhum homem honesto pode ignorar que uma outra atitude intelectual foi experimentada, a de adotar crenças com base em razões e evidências e questionar tudo o mais a fim de descobrir seu sentido último. ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2002. Tomando por base o pensamento de Zingano (2002), analise as possibilidades de vida humana com e sem a Ciência.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Boa sorte!
Um abraço, Rose Amaral

Outros materiais

Perguntas Recentes