Buscar

Trabalho consumo exessivo e suas consequencias

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
REGIONAL CATALÃO
UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE EDUCAÇÃO - UAEE
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIAS
DOCENTE: Dr.WOLNEY H. FILHO
 
ÂNGELA APARECIDA DA SILVA – 201614726 
CONSUMO EXCESSIVO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
CATALÃO – GO
OUTUBRO – 2019
Em um mundo globalizado, regido pelo capitalismo, o consumo está diretamente associado ao desenvolvimento da sociedade. A tese defendida pelo consumismo é quanto mais se consome, mais elevado deve ser a economia de cada estado e região, entretanto, não é bem isso que acontece, uma vez que quando o consumismo se propaga, cada vez mais vemos problemas financeiros atingirem pessoas e governos.
O consumismo pode ser entendido como uma compra sem necessidade. Assim, os indivíduos que compram compulsivamente não refletem as consequências sociais e pessoais da compra. Os sujeitos consumistas adquirem produtos (roupas, produtos eletrônicos, perfumes, joias, carros, imóveis) sem ter a precisão dos mesmos.
O consumismo é característico das sociedades capitalistas e é instigado pela mídia, tais como, pelas campanhas publicitárias vinculadas, principalmente na TV, cinema e meios de comunicação (revistas, jornais, rádios). Em alguns casos o consumismo pode gerar uma doença (espécie de vício), onde, a pessoa consumista só consegue obter prazer na vida ao comprar coisas.
Com o surgimento da comunicação elétrica, especificamente com a invenção do telégrafo, que, da mesma maneira que a tipografia teve consequências extraordinárias por seus inventores: no caso do telegrafo, levou o mundo além da experiência humana, onde a informação ganhou a velocidade da luz, culminando na televisão e em todos os meios eletrônicos de comunicação hoje existentes. A mídia contribui para o consumismo com suas ótimas estratégias de marketing, atuando como disseminador de ideais consumistas, fazendo com que instigue em nós a necessidade de comprar determinado produto.
Foram surgindo uma série de invenções e meios de comunicação pela imagem que atingiram a estrutura social e intelectual da sociedade e que modificam a construção de pensamento, racionalidade e contextualização imposta pelo mundo letrado. A televisão se instalou nos domicílios lançando todo e qualquer tipo de informações, ensinando e influenciando desde adultos até crianças ao consumismo desenfreado. A mídia nos faz acreditar que sempre tem uma melhor por vir e que a nossa está ultrapassada.
As consequências das condutas consumistas é uma sociedade movida pelos prazeres imediatos, apegada a felicidades passageiras e as tentativas de troca entre bens materiais e relações interpessoais. Observamos dessa forma, que a relação consumismo e mídia vêm ganhando destaque cada vez mais alto em nossa sociedade, sem que haja análise sobre esta relação e de suas consequências em nossas vidas, sejam elas de cunho econômico ou social.
Existem graves resultados em decorrência do consumismo, um dele é o preenchimento desse vazio existencial que ocorre através do consumo desenfreado, uma vez que é temporária, a sensação de prazer que se tem no ato de consumir é momentânea. Esse vazio, portanto, nunca se completa e as pessoas ficam cada vez mais desesperadas por um algo que preencha completamente, o que nunca acontece. Outra consequência é que nota-se, a todas instantes pessoas comprando, como também descartando coisas no meio ambiente, já que acabam comprometendo com a poluição e destruição do planeta.
Já no universo infantil, observa-se, que em muitos casos os pais que não conseguem dedicar tempo suficiente aos filhos e se sentem culpados compensando, assim, tentam suprir a sua ausência com presentes e mimos desnecessários às crianças. Com isso não formam vínculos afetivos na vida sendo que lidar com a frustração faz parte do desenvolvimento, além de desenvolverem nas crianças a ausência de limites prejudicando até mesmo o relacionamento escolar.
Portanto concluímos que o consumo é essencial, o ser humano vive do que consome e isso já faz parte da sociedade desde as antigas civilizações. Porém, a sociedade influenciada pela mídia, tem em mente como forma de prazer o consumo excessivo, o que trás à sociedade e ao ambiente tanto danos presentes quanto futuros.

Continue navegando