Buscar

APS Direito Constitucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS/FMU – Direito Constitucional – Prof.ª: Leonardo Jorgetto
Aluna: Victoria Kamila Oliveira Silva
RA: 3214332 Turma: 003102A03
 Caso haja necessidade de afastamento de algum parlamentar de sua respectiva função, é necessário que haja avaliação e concordância do Poder Legislativo, e votação m sua casa pertencente. O STF, neste caso, decide que o afastamento do acusado fosse remetido em até 24 horas para o Congresso Nacional, fazendo jus ao artigo 53 § 3º previsto na Constituição Federal de 1988. Sendo assim, o investigado pode ter seu afastamento sem promulgação do Legislativo, somente com o aval do juiz de primeira instância.
 O acórdão 4327 estudado, apresenta o caso do Deputado Aécio Neves que em 2017 (ano do acórdão publicado) era Senador pelo estado de Minas Gerais. Na época houve sim uma inconstitucionalidade durante o processo de investigação e afastamento do mesmo de seu caso, tendo em vista que não houve remetimento de seus autos para o Poder Legislativos conforme o artigo 53 §2º previsto na Constituição Federal.
 Conforme previstas no artigo 319 do Código de Processo Penal, caso algumas de suas medidas cautelares façam a restrição do exercício de sua função o Congresso Nacional entra para fazer a análise do caso. No caso de Aécio Neves, ele foi proibido de manter contato com um determinado indivíduo visto no artigo do CPP acima citado, porém com ênfase no inciso III, causando assim sua inconstitucionalidade, pois não houve analise do Congresso Nacional conforme os trâmites corretos a serem feitos.

Outros materiais