Buscar

Comunicação e redação e Direitos Humanos e Cidadania

Prévia do material em texto

Comunicação e redação e Direitos Humanos e Cidadania
Questão 1/5 - Comunicação e Redação
“Mikhail Bakhtin no início do século XX, dedicou-se aos estudos da linguagem e da literatura. Foi o primeiro a empregar a palavra gênero com um sentido mais amplo, referindo-se também aos textos que utilizamos nas situações cotidianas de comunicação. ” Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 2, p. 79
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Quando pretendemos contar a alguém uma experiência pessoal que vivemos, podemos escrever um relato pessoal.
II – Um jornal que pretende contar aos seus leitores os fatos mais importantes daquele dia, ou do dia anterior, ele faz uso
da notícia.
III – O chefe de uma seção usa o memorando para compartilhar informações com todos os seus subordinados.
IV – Quando desejamos expor oralmente um determinado conhecimento científico, fazemos uso do teatro ou de uma
ópera.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Quando pretendemos contar a alguém uma experiência pessoal que vivemos, podemos escrever um relato pessoal; um jornal que pretende contar aos seus leitores os fatos mais importantes daquele dia ou do dia anterior ele faz uso da notícia; o chefe de uma seção usa o memorando para compartilhar informações com todos os seus subordinados.
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 2, p. 79, adaptado.
Questão 2/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo: 
“O movimento do constitucionalismo (...) representa um avanço nas sociedades modernas, considerando que uma Constituição poderá ter seu conteúdo enfraquecido se não forem efetivadas normas de cunho constitucional material”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
Considerando os estudos realizados na disciplina, leia atentamente os itens abaixo e assinale apenas a alternativa que apresenta a resposta com os itens corretos, sobre o neoconstitucionalismo:
 I. O chamado neoconstitucionalismo pretende que o texto constitucional tenha efetividade no contexto de determinado Estado.
II. O neoconstitucionalismo tem como escopo dar concretude ao texto constitucional.
III. O neoconstitucionalismo, ou “novo Direito Constitucional”, tem como objeto de reflexão: um conjunto amplo de transformações ocorridas no Estado e no direito constitucional.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	B
	Todos os itens (I, II, III) estão corretos.
Você acertou!
Todos os itens estão corretos.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 18 e 19.
	
	C
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	D
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	E
	Apenas o item I está correto.
Questão 3/5 - Comunicação e Redação
“Os desenhos ruprestes foram a principal forma de o homem pré-histórico exteriorizar o que sentia e o que via à sua volta. Muitos milênios se passaram até que essa forma rudimentar de comunicação fosse substituída pela linguagem verbal oral. ” Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 1, pp. 23-24, adaptado
Tendo como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, responda o que é linguagem verbal oral?
Nota: 20.0
	
	A
	É a capacidade de expressão por meio de desenhos.
	
	B
	É a capacidade de se comunicar através do uso da fumaça.
	
	C
	É o uso das cores para comunicar-se com alguém.
	
	D
	É a capacidade de expressão por meio da fala (sons significativos).
Você acertou!
Linguagem verbal oral é a capacidade de expressão por meio de sons significativos: a fala. Fonte: VALLE, Maria Lúcia
Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 1, pp. 23-24,
adaptado
	
	E
	É o uso de desenhos e fumaça para comunicar-se com outra pessoa.
Questão 4/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“O Estado, que é o conjunto das instituições políticas organizadas, necessita de legitimidade e de legalidade para cumprir com suas atribuições. Tal legalidade e legitimidade são emanadas de seus cidadãos, que outorgam esses poderes por meio de um documento escrito, chamado Constituição”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta no que concerne ao (s) sentido (s) da Constituição: 
(   ) Para existir o Estado não necessita de uma Constituição.
(   ) Esse documento, a Constituição, em razão do tipo do Estado e do tipo de governo, pode variar de sentido, ainda que apresente, basicamente, os sentidos sociológico, político e jurídico.
(   ) Seja qual for o sentido da Constituição que estivermos considerando, esta deve ter foça jurídica, política e social suficiente para que funcione como um instrumento de proteção ao titular: o povo daquele Estado, dentro de um regime democrático.
Nota: 0.0
	
	A
	V, V, F.
	
	B
	F, F, V.
	
	C
	F, V, V.
As assertivas II e III são verdadeiras
A assertiva I é falsa: Para existir o Estado necessita de uma Constituição.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 15, 16 e 17.
	
	D
	V, F, V.
	
	E
	V, V, V.
Questão 5/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Há notícias de períodos ainda mais remotos nos quais se identificam fragmentos de uma Constituição”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados para esta disciplina, sobre os fragmentos da Constituição na antiguidade é correto afirmar:
Nota: 0.0
	
	A
	Analisando a Antiguidade Clássica não se identificou o constitucionalismo entre os hebreus.
	
	B
	Os índios norte-americanos já apresentavam na sua cultura uma Constituição instituída.
	
	C
	A experiência das cidades-Estado gregas se consagrava como importante exemplo de democracia constitucional.
Alternativa correta
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 22.
	
	D
	Os romanos foram os primeiros a publicar a sua Constituição para que todos do povo tivessem acesso.
	
	E
	Verificando os registros existentes nota-se que nenhum povo apresentou algum tipo de Constituição até o século XXI.
Questão 1/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda:
“No constitucionalismo francês, percebemos com maior nitidez os momentos de ruptura institucionalcomo momentos de manifestação do Poder Constituinte originário”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, sobre o modelo constitucionalista francês:
(   ) A ausência de lutas na França demonstra a evolução do constitucionalismo francês.
(   ) A influência do modelo de separação dos Poderes surge como “limite do poder pelo poder”.
(   ) O grande marco da primeira Constituição francesa, de 1791, foi a inserção do ideal da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, em seu preâmbulo.
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F.
	
	B
	F, F, V.
	
	C
	F, V, V
Você acertou!
A assertiva I é falsa: As lutas que redundaram na Revolução Francesa demonstram essa evolução do constitucionalismo na França.
As assertivas II e III são verdadeiras
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 30.
	
	D
	V, F, V.
	
	E
	V, V, V.
Questão 2/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Há notícias de períodos ainda mais remotos nos quais se identificam fragmentos de uma Constituição”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados para esta disciplina, sobre os fragmentos da Constituição na antiguidade é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Analisando a Antiguidade Clássica não se identificou o constitucionalismo entre os hebreus.
	
	B
	Os índios norte-americanos já apresentavam na sua cultura uma Constituição instituída.
	
	C
	A experiência das cidades-Estado gregas se consagrava como importante exemplo de democracia constitucional.
Você acertou!
Alternativa correta
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 22.
	
	D
	Os romanos foram os primeiros a publicar a sua Constituição para que todos do povo tivessem acesso.
	
	E
	Verificando os registros existentes nota-se que nenhum povo apresentou algum tipo de Constituição até o século XXI.
Questão 3/5 - Comunicação e Redação
Os textos comunicam nossas ideias e intenções, porém isso não quer dizer que o ouvinte ou o leitor da mensagem conseguirá compreendê-la com a exatidão desejada pelo falante”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 1, p. 34
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Intencionalidade discursiva refere-se às intenções, explícitas ou subentendidas, dos interlocutores que participaram de uma determinada situação comunicativa.
II – Em uma dada situação comunicativa, a intencionalidade discursiva se efetiva apenas se houver o entendimento claro da mensagem comunicada. Dessa forma ela não pode ser subentendia.
III – Numa situação de comunicação, quem produz o texto – o falante ou o escritor – sempre expõe sua intenção, seja de forma clara, seja de forma subentendida.
IV – Caso aquele que envia a mensagem compreende o que falou, a intencionalidade comunicativa já aconteceu, não importando se o indivíduo que recebeu a mensagem entendeu ou não a mesma.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Você acertou!
Intencionalidade discursiva refere-se às intenções, explícitas ou subentendidas, dos interlocutores que participaram de
uma determinada situação comunicativa; numa situação de comunicação, quem produz o texto – o falante ou o escritor
– sempre expõe sua intenção, seja de forma clara, seja de forma subentendida
	
	C
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Comunicação e Redação
“A leitura de um texto se dá primeiramente pelo processo de decodificação, quando entramos em contato com o assunto e buscamos compreendê-lo. Existem elementos que nos ajudam na interpretação dos textos. Por isso, quanto mais variado o campo de conhecimento do leitor, mais facilidade ele encontrará no processo de leitura e compreensão de textos”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 1, p. 38, adaptado.
Tendo como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que traz o conceito de contexto?
Nota: 20.0
	
	A
	Contexto é a capacidade de expressão por meio da fala.
	
	B
	Contexto refere-se às intenções, explícitas ou subentendidas, dos interlocutores que participaram de uma determinada situação comunicativa.
	
	C
	Contexto é a situação de enunciação, o entorno sociocultural e histórico comum aos membros de uma sociedade, armazenado individualmente em forma de modelos cognitivos.
Você acertou!
“Como você percebeu, contexto é a situação de enunciação, o entorno sociocultural e histórico comum aos membros de uma sociedade, armazenado individualmente em forma de modelos cognitivos”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 1, p. 38.
	
	D
	Aquele que sofre ou pratica uma ação em uma frase é chamado de contexto.
	
	E
	O estilo literário que retrata a realidade, os problemas e angústias das pessoas é conhecido como contexto ou contextualismo.
Questão 5/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Como arremate dos movimentos constitucionais e neoconstitucionalistas, temos as lições de Pedro Lenza (2012, p. 61-62): A doutrina passa a desenvolver, a partir do início do século XXI, uma nova perspectiva em relação ao constitucionalismo, denominada neoconstitucionalismo”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, sobre os movimentos constitucionalistas e neoconstitucionalistas descritos por Pedro Lenza, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Busca-se, dentro dessa nova realidade, apenas atrelar o constitucionalismo à ideia de eliminação do poder político.
	
	B
	É importante lembrar que o polo central sempre será o Estado e não o cidadão.
	
	C
	Busca-se a eficácia da Constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, especialmente diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.
Você acertou!
Alternativa correta.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 20.
	
	D
	Para atender ao neoconstitucionalismo não é necessário “constitucionalizar” o direito jurídico e o direito econômico.
	
	E
	A Constituição estadual valida todas as outras normas, as quais, devem buscar raiz na própria constituição.
Questão 1/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“O chamado 'gritodo Ipiranga' teve início o processo de emancipação do Brasil e o surgimento do Império brasileiro”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014).
De acordo com os estudos realizados para esta disciplina, quanto à Constituição de 1824 e suas curiosidades é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Na Constituição de 1824 existia o chamado voto censitário, ou seja, somente podia votar quem tivesse uma renda mínima.
Você acertou!
Alternativa correta
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 37 e 38.
	
	B
	A Constituição de 1824 já defendia um estado laico, permitindo assim que os adeptos de qualquer religião pudessem votar.
	
	C
	Com a Constituição de 1824 o Poder Moderador foi excluído.
	
	D
	Com a proclamação da Constituição de 1824 ficou destituída a sucessão hereditária.
	
	E
	A Constituição de 1824 teve como característica marcante a aproximação do Brasil com a Coroa portuguesa e assim a instituição de uma democracia.
Questão 2/5 - Comunicação e Redação
“A conclusão é o encerramento de todo o texto, e não apenas do último argumento. Ela nunca pode apresentar informações novas. Enquanto houver argumentos em discussão, não a inicie.” Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – É correto terminar um texto simplesmente repetindo a tese central. O nome desse modelo é conclusão por retomada de tese.
II – Quando concluímos um texto reforçando a ideia central usamos a conclusão por retomada da tese. Nesse caso deve-se evitar a redundância ou mera repetição da tese.
III – Uma das formas possíveis de concluir um texto é apresentar uma proposta ou sugestão de soluções para os problemas discutidos. Esse modo é conhecido como conclusão com a apresentação de perspectivas de solução.
IV – Sob hipótese alguma quem escreve um texto deve terminá-lo com um ponto de interrogação.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Você acertou!
Quando concluímos um texto reforçando a ideia central e usando a conclusão por retomada da tese. Nesse caso deve-se evitar a redundância ou mera repetição da tese; uma das formas possíveis de concluir um texto é apresentar uma proposta ou sugestão de soluções para os problemas discutidos. Esse modo é conhecido como conclusão com a apresentação de perspectivas de solução. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3, pg.147 - 148.
Questão 3/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo: 
“Em 05 de outubro de 1988, foi promulgada a Constituição Cidadã, um claro recado à ditadura militar”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
Considerando os estudos realizados na disciplina, leia atentamente os itens abaixo e assinale apenas a alternativa que apresenta a resposta com os itens corretos, sobre a reconstrução democrática na Carta de 1988:
I. Sendo democrática e liberal, a Constituição de 1988, que sofreu forte influência da Constituição portuguesa de 1976, foi a que apresentou maior legitimidade popular.
II. A Constituição de 1988 trouxe em seu espírito um maior compromisso com os cidadãos e com mecanismos efetivos de realização dos ideais democráticos.
III. A Constituição de 1988 foi a primeira a permitir o voto feminino.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas os itens I e II estão corretos.
Você acertou!
Os itens I e II estão corretos.
O item III está incorreto: A Constituição de 1934 autorizou o voto feminino, de acordo com o art. 109.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 46 e 47.
	
	B
	Todos os itens (I, II, III) estão corretos.
	
	C
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	D
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	E
	Apenas o item I está correto.
Questão 4/5 - Comunicação e Redação
“É preciso ter sempre em mente que a argumentação é o corpo do texto. É por meio dela que apresentamos nosso ponto de vista, cujo propósito é convencer alguém a mudar de opinião ou alterar um comportamento”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Para dar credibilidade ao argumento proposto podemos citar pessoas de prestígio, conhecedoras do assunto. Esse é um modelo de argumentação conhecido como argumentação por citação de autoridade.
II – O modelo de argumentação por comprovação é usado quando o autor do texto sustenta a sua argumentação por meio da apresentação de dados, estatísticas e percentuais.
III – Exemplos não podem ser usados como recurso para argumentação. Pois o leitor não sabe se eles são verdadeiros ou não. 
IV – Quando usamos relações de causa (os motivos, porquês) e de consequência (os efeitos), estamos utilizando um modelo de argumentação conhecido como argumentação por causa e consequência.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Para dar credibilidade ao argumento proposto podemos citar pessoas de prestígio, conhecedoras do assunto. Esse é um modelo de argumentação conhecido como argumentação por citação de autoridade; O modelo de argumentação por comprovação é usado quando o autor do texto sustenta a sua argumentação por meio da apresentação de dados, estatísticas e percentuais; quando usamos relações de causa (os motivos, porquês) e de consequência (os efeitos), estamos utilizando um modelo de argumentação conhecido como argumentação por causa e consequência. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3, pp. 143,144 e 146.
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Questão 5/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Os atos institucionais (AIs) foram os decretos que legalizaram, após o golpe de 1964, a atuação dos militares no poder brasileiro”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, sobre os Atos Institucionais e a Constituição de 1967: 
(    ) A Constituição de 1967 aumentou os poderes da União, reduziu direitos e garantias fundamentais e ampliou a competência da Justiça Militar.
(    ) O AI (Ato Institucional) nº 5 foi o famigerado e mais violento ato baixadopela ditadura.
(    ) A Constituição de 1967 concentrou, bruscamente, o poder no âmbito federal, esvaziando os Estados e Municípios e conferindo amplos poderes ao Presidente da República.
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F.
	
	B
	F, F, V.
	
	C
	F, V, F.
	
	D
	V, F, V.
	
	E
	V, V, V.
Você acertou!
Todas as assertivas são verdadeiras.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 44, 45 e 46.
Questão 1/5 - Comunicação e Redação
A carta comercial é um tipo de comunicação impressa, acondicionada em envelope e endereçada a uma ou mais pessoas. Ela é um documento utilizado pelo comércio, pela indústria, por bancos, empresas prestadoras de serviços, profissionais liberais e entre pessoas físicas e jurídicas que têm interesses em comum. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, capítulo 4.
Assinale a alternativa que está correta em relação a como se elaborar uma carta comercial:
Nota: 20.0
	
	A
	A carta comercial pode ser enviada tanto por empresas privadas como públicas.
	
	B
	A abreviatura de atenção nesse tipo de comunicação é Att. 
	
	C
	A forma respeitosamente é usada quando o destinatário é subordinado do remetente.
	
	D
	Não se usa mais colocar o endereço do destinatário logo após a sua designação.
Você acertou!
Não se usa mais colocar o endereço do destinatário logo após sua designação, por uma questão lógica: ele sabe onde fica a empresa, porque é lá que o destinatário trabalha. As outras alternativas estão ao contrário do que é indicado no livro base. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, p.196-199, adaptado.
	
	E
	A carta comercial pode ser enviada somente para as empresas públicas.
Questão 2/5 - Comunicação e Redação
De acordo com o livro base, constituem vícios de linguagem as incorreções no uso da língua falada ou escrita. Resultam do descaso de quem se expressa ou do desconhecimento das exigências linguísticas da norma-padrão. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, capítulo 4.
Escolha abaixo a alternativa que corresponde o vício de linguagem das seguintes frases: 
“(...) é proibido barulho sonoro; baseado em fatos reais; opinião individual de cada um; plebiscito popular; repetir de novo; almirante da Marinha; monopólio exclusivo; anexar junto; ganhar grátis”.
Nota: 20.0
	
	A
	Clichês
	
	B
	Pleonasmo
Você acertou!
Entende-se por pleonasmo a repetição desnecessária de uma ideia. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, p.180.
	
	C
	Gerundismo
	
	D
	Cacofonia
	
	E
	Paralelismo
Questão 3/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“O estudo sobre o Poder Constituinte é essencial por ser este a expressão máxima da soberania do povo em uma democracia, a manifestação e a materialização do poder popular”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados nesta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, depois, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, quanto ao Poder Constituinte:
(   ) O Poder Constituinte pode ser sintético ou analítico.
(   ) O Poder Constituinte, basicamente, é o poder de se fazer ou reformar a Constituição.
(   ) Manifesta-se em momentos de ruptura do povo com as instituições que não mais lhe servem e para acompanhar os novos paradigmas sociais sem rompimento de vínculo com as instituições.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F.
	
	B
	V, V, F.
	
	C
	F, V, V.
Você acertou!
As assertivas II e III são verdadeiras.
A assertiva I é falsa: O Poder Constituinte pode ser originário ou derivado, dependendo do momento do seu exercício.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 59.
	
	D
	V, F, V.
	
	E
	F, F, V.
Questão 4/5 - Comunicação e Redação
As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecer à exigência do uso do padrão culto de linguagem e de certa formalidade de tratamento. Muitas vezes, escrevemos de acordo com a norma-padrão, porém fugimos da contemporaneidade, isto é, empregamos termos arcaicos e em desuso. Contudo, alguns aspectos da modernidade, como o uso de gíria e de ironia, devem ser abolidos. Devem ser evitados, ainda, a adjetivação excessiva e fechos extensos demais ou redundantes. Mais importante que o correto emprego da forma de tratamento exigida por uma autoridade deve ser o respeito à polidez e à civilidade no enfoque dado ao assunto do qual trata a comunicação. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, capítulo 5.
De acordo com o livro base, assinale a alternativa correta correspondente a produção textual abaixo:
Timbre do órgão público.
Tipo e número do documento no alto da folha, à esquerda, seguidos da sigla do órgão remetente. Local e data por extenso.
Vocativo seguido de vírgula (recorra à explicação do emprego de pronomes de tratamento, no próximo capítulo).
Corpo do texto, estruturado da seguinte maneira: parágrafo de abertura, no qual é apresentado o assunto que vai ser tratado.
Os parágrafos
Os parágrafos devem ser numerados a partir do segundo, com o detalhamento do assunto. Se houver muitas informações sobre o assunto, deve ser redigido um parágrafo para cada uma delas.
Conclusão, na qual deve ser reafirmada a posição recomendada para o assunto tratado. Fecho: deve conter uma saudação ao destinatário.
Assinatura do autor.
Identificação do signatário (aquele que envia o documento).
Nota: 0.0
	
	A
	Partes de um memorando.
	
	B
	Partes de um e-mail.
	
	C
	Partes de um ofício.
Ofício é o meio de comunicação escrita utilizado pelos órgãos públicos. As instituições civis, religiosas ou comerciais não enviam ofícios. O que define um documento como ofício não é apenas a formatação, mas o caráter oficial de seu conteúdo. Isso não significa que a linguagem deva ser sofisticada. Ela deve ser sóbria, mas clara e objetiva. Segundo Odacir e Mariúsa Beltrão (2007, p. 279), “nos processos administrativos, as citações, notificações e intimações são feitas, em geral, por meio de ofício. A citação judicial é feita por mandato, edital, precatória ou rogativa”. O papel em que é redigido o ofício deve conter timbre, símbolo, armas ou apenas o carimbo do órgão público que o expede. Em 1991, a Presidência da República criou uma comissão para escrever um manual de redação oficial, cujo objetivo era padronizar e simplificar as normas que regulamentam a produção escrita de documentos e atos oficiais. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, pp. 229-230.
 
	
	D
	Partes de uma ATA.
	
	E
	Partes de uma escritura.
Questão 5/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Podemos classificar, em um primeiro momento, a Constituição como liberal ou social”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, quanto àscaracterísticas da Constituição liberal e da Constituição social, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: 
(    ) A Constituição será liberal quando o Texto Magno fundar-se nas liberdades individuais como limites da atuação estatal.
(    ) Por seu turno, será uma Constituição social aquela que se fundar na necessidade de uma proteção aos direitos sociais, aos direitos dos trabalhadores.
(    ) Os modelos (liberal e social), infelizmente, não podem conviver harmonicamente em um mesmo contexto constitucional.
 
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F.
Você acertou!
A terceira alternativa é incorreta (falsa), tendo em vista que ambos os modelos podem conviver harmonicamente em um mesmo contexto constitucional. 
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 50.
	
	B
	F, F, V.
	
	C
	F, V, F.
	
	D
	F, V, F.
	
	E
	F, V, V.
Questão 1/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“É importante enfatizar que os direitos e as garantias fundamentais, embora sejam a positivação constitucional dos direitos humanos, devem ser dirigidos aos indivíduos e garantidos pelo Estado”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, no que se refere à teoria geral dos direitos humanos, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: 
(    ) Os direitos e garantias fundamentais criam uma relação entre o indivíduo e o Estado – teoria vertical dos direitos fundamentais, de acordo com a qual o Estado, em condição de superioridade, trava conflito em face do privado, em condição de inferioridade.
(   ) A teoria da eficácia horizontal dos direitos fundamentais ocorre quando o conflito se dá entre os entes privados que se encontram no mesmo patamar, ou seja, sem relação de superioridade.
(   ) A teoria da transcendência dos direitos humanos ocorre quando inexistem conflitos.
 
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F.
Você acertou!
A assertiva III é falsa: A teoria informada não existe.
As assertivas I e II são verdadeiras.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 95.
	
	B
	F, F, V.
	
	C
	F, V, V.
	
	D
	V, F, V.
	
	E
	V, V, V.
Questão 2/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda:
“Os direitos fundamentais, atualmente inseridos e reconhecidos nas constituições, são resultado de uma evolução histórica, impulsionada por meio de lutas, revoluções e rupturas sociais que miravam a exaltação da dignidade da pessoa humana, e foram causa de incalculáveis mortes, necessárias para esse reconhecimento” (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados para esta disciplina, no que se refere aos direitos e às garantias fundamentais é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Os direitos e as garantias nasceram na Antiguidade, permitindo assim a sua evolução.
	
	B
	Os direitos e as garantias fundamentais surgiram logicamente para limitar os indivíduos em defesa do Estado.
	
	C
	Os direitos e as garantias fundamentais, na atualidade, já estão consolidados, devido a uma sociedade evoluída e que respeita as diferenças, sem mais necessitar da intermediação da justiça.
	
	D
	Os direitos e as garantias fundamentais claramente nasceram da universalização de inúmeros direitos humanos que foram fundamentados no direito constitucional das nações.
Você acertou!
Alternativa correta.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 85.
	
	E
	As expressões "direitos do homem" e "direitos fundamentais" são expressões frequentemente utilizadas como antagônicas.
Questão 3/5 - Comunicação e Redação
Os adjetivos “anexo” e “incluso” concordam com o substantivo a que se referem em gênero e em número.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 6, adaptado.
Com base nessa regra, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta quanto à concordância.
I. Anexa ao pacote, vai a relação das peças que foram consertadas.
II. Seguem anexos os pareceres das comissões técnicas.
III. Mandei os relatórios em anexos.
IV. Remeto-lhe inclusa uma fotocópia do recibo.
 
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
Você acertou!
Gabarito: Apenas os itens I, II e IV estão corretos. Anexa ao pacote, vai a relação das peças que foram consertadas. Seguem anexos os pareceres das comissões técnicas. Remeto-lhe inclusa uma fotocópia do recibo.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 256.
	
	B
	Apenas os itens I, II e III estão corretos.
	
	C
	Apenas os itens II e IV estão corretos.
	
	D
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	E
	Apenas os itens I e II estão corretos
Questão 4/5 - Comunicação e Redação
Ata é um documento que tem por finalidade relatar as ocorrências verificadas em uma reunião, uma assembleia, um congresso, uma convenção, tanto na administração pública quanto no particular.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 6.
Quanto à elaboração de uma ata analise as assertivas abaixo: 
I. Em caso de omissão ou erro, emprega-se a palavra “digo” seguida da forma correta.
II. Se a falha só for percebida depois de a ata ter sido redigida, emprega-se a expressão “em tempo”. 
III. É permitido o uso de abreviaturas em atas.
IV. A ata deve ser lavrada em livro próprio. 
Assinale a alternativa correta em relação à elaboração de uma ata:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a afirmação III está correta.
	
	B
	Estão corretas apenas as afirmações I, II e IV.
Você acertou!
Gabarito: Estão corretas apenas as afirmações I, II e IV. Não é permitido o uso de abreviaturas em atas.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 295-298.
	
	C
	Estão corretas apenas as afirmações I e IV.
	
	D
	Estão corretas apenas as afirmações II e III.
	
	E
	Estão corretas apenas as afirmações I e III.
Questão 5/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Os direitos fundamentais podem até sofrer mutações; no entanto, essas mutações devem trazer avanço aos direitos e garantias fundamentais, jamais podendo suprimi-los”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
 
De acordo com os estudos realizados nesta disciplina, quanto a algumas das características dos direitos e garantias fundamentais, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, depois, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: 
(   ) Universalidade: os direitos fundamentais são universais, umavez que são inerentes à condição humana.
(   ) Inalienabilidade: os direitos fundamentais são inegociáveis e intransferíveis, bem como não possuem conteúdo econômico ou patrimonial.
(   ) Vinculação dos poderes públicos: todos os poderes públicos estão vinculados aos direitos fundamentais, no sentido de que não se trata de simples programas ou cartas de intenções, mas de normas revestidas de imediata efetividade.
 
Nota: 0.0
	
	A
	V, F, F.
	
	B
	V, V, F.
	
	C
	F, V, V.
	
	D
	V, V, V.
Todas as assertivas são verdadeiras.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 103, 104 e 107.
	
	E
	F, F, V.
Questão 1/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Várias são as classificações das gerações de direitos fundamentais: direitos humanos de primeira geração; direitos humanos de segunda geração; direitos humanos de terceira geração e direitos humanos de quarta geração”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014).
De acordo com os estudos realizados nesta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, depois, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, sobre a evolução dos direitos fundamentais (gerações de direito): 
(    ) Direitos humanos de primeira geração: são direitos da pessoa humana em relação ao Estado autoritário.
(    ) Direitos humanos de segunda geração: são direitos sociais e correspondem aos direitos econômicos, sociais e culturais que exigem a ação estatal.
(   ) Direitos humanos de terceira geração: são direitos coletivos, denominados direitos de solidariedade e fraternidade.
(   ) Direitos humanos de quarta geração: são os direitos das maiorias, não envolvendo a globalização.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F, V.
	
	B
	V, V, V, F.
Você acertou!
As assertivas I, II e III são verdadeiras.
A assertiva IV é falsa:  Direitos humanos de quarta geração: são os direitos das minorias; são os novos direitos sociais decorrentes da evolução da sociedade e, principalmente, da globalização.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 113, 114 e 115.
	
	C
	F, V, V, F.
	
	D
	V, F, V, F.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 2/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Uma das questões mais importantes que envolvem os direitos e as garantias fundamentais e que se discute com muita ênfase e paixão diz respeito à sua eficácia horizontal”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados para esta disciplina, sobre a horizontalização dos direitos fundamentais é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	A horizontalização (relação entre privados) não corresponde aos termos essenciais no debate jurídico.
	
	B
	A horizontalização é a forma de interpretação do direito constitucional em relação às normas e aos princípios constitucionais.
	
	C
	Pela visão da horizontalidade, estamos admitindo que os direitos e garantias fundamentais não alcançam apenas os particulares em suas relações com o Estado, mas também os indivíduos e os grupos coletivos entre si.
Você acertou!
Alternativa correta.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 169.
	
	D
	Os princípios funcionam como eixos de interpretação, ao mesmo tempo, limitam a vontade subjetiva do aplicador do direito, ou seja, nesse momento a horizontalização é o último recurso para que os aplicadores do direito exercitem sua razoabilidade e seu senso de justiça.
	
	E
	Os valores marcantes que se estabeleceram no neoconstitucionalismo estão claramente representados pela horizontalização.
Questão 3/5 - Comunicação e Redação
No livro da disciplina foram observados muitos exemplos de regência verbal na qual ocorreu a presença da crase. Sendo que se estudou que a crase não se trata de um acento, ela se trata da fusão entre a preposição “a” e o artigo definido “a”, identificada pela presença do acento grave (`).
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013.
Considerando o contexto acima e os estudos feitos na disciplina, analise as assertivas abaixo em relação ao uso da crase e, após, assinale a alternativa que apresenta a análise correta:
I. O orador aspirava à notoriedade.
II. O prisioneiro preferiu a morte à escravidão. 
III. Ontem assisti à partida de vôlei na TV.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	B
	Estão corretas as afirmações I, II e III.
Gabarito: Estão corretas as afirmações I, II e III. *O orador aspirava à notoriedade. *O prisioneiro preferiu a morte àescravidão. *Ontem assisti à partida de vôlei na TV. O que ocorre é que os verbos exigiram a preposição a e os substantivos seguintes vieram antecedidos pelo artigo definido a. confira: *O orador aspirava a a notoriedade. *O prisioneiro preferiu a morte a a escravidão. *Ontem assisti a a partida de vôlei na TV.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 355-356.
 
	
	C
	Somente está correta a afirmação I.
	
	D
	Somente está correta a afirmação II
	
	E
	Estão corretas apenas as afirmações I e II.
Questão 4/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, para prestar socorro ou, durante o dia, por determinação judicial (Brasil, 1988, art. 5º, XI)”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, sobre a inviolabilidade da moradia, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, depois, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: 
(    ) Somente nos casos em que um crime está sendo praticado ou na iminência de sê-lo (ou, ainda, em uma emergência para prestar socorro), é que não constitui crime a entrada ou permanência em casa alheia.
(     ) Mesmo em estado de sítio o direito de inviolabilidade da moradia permanece garantido, sem possibilidade de ser destituído por algum decreto.
(   ) A inviolabilidade não alcança somente a “casa”, residência do indivíduo; alcança, também, qualquer recinto fechado, não aberto ao público, ainda que de natureza profissional.
 
Nota: 0.0
	
	A
	V, V, F.
	
	B
	F, F, V.
	
	C
	F, V, F.
	
	D
	V, F, V.
As assertivas I e  III são verdadeiras:
As assertivas II é falsa: Obviamente que, no caso de estado de sítio, esse direito pode ser superado, se fizer parte do decreto presidencial que for referendado pelo Congresso Nacional.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 121 e 122.
	
	E
	V, V, V.
Questão 5/5 - Comunicaçãoe Redação
Estudou-se no livro da disciplina sobre concordância verbal e que na sua regra geral o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa, por exemplo: “Surgiram inesperadamente fatos novos”. Porém existem casos especiais de concordância verbal, sendo apresentados alguns casos particulares de concordância verbal.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 7.
Considerando o contexto acima e os estudos feitos na disciplina, analise as assertivas abaixo em relação aos casos particulares de concordância verbal, e após assinale a alternativa que apresenta a análise correta:
I – Pedro ou Paulo será o novo presidente da empresa (se a frase apresentar sentido de exclusão, o verbo obrigatoriamente ficará na 3ª pessoa do singular).
II – Ilhabela ou Búzios me parecem ótimos lugares para uma lua de mel (quando o sujeito é formado por dois núcleos unidos por ou, se o sentido da frase for de inclusão, o verbo ficará na 3ª pessoa do plural).
III – Os Maias, belíssima obra de Eça de Queirós, transformou-se em minissérie de tevê. (O verbo ficará na 3ª pessoa do singular, se o sujeito for representado por um título de obra).
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	D
	Todas as assertivas estão corretas
Gabarito: Todas as assertivas estão corretas. Quando o sujeito é formado por dois núcleos unidos por ou, se o sentido da frase for de inclusão, o verbo ficará na 3ª pessoa do plural. Exemplo: Ilhabela ou Búzios me parecem ótimos lugares para uma lua de mel. Se a frase apresentar sentido de exclusão, o verbo obrigatoriamente ficará na 3ª pessoa do singular. Exemplo: Pedro ou Paulo será o novo presidente da empresa. O verbo ficará na 3ª pessoa do singular, se o sujeito for representado por um título de obra. Exemplo: Os Maias, belíssima obra de Eça de Queirós, transformou-se em minissérie de tevê.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 320-323.
	
	E
	Apenas as assertiva III está correta
Questão 1/5 - Comunicação e Redação
Estudou-se no livro da disciplina sobre concordância verbal e que na sua regra geral o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa, por exemplo: “Surgiram inesperadamente fatos novos”. Porém existem casos especiais de concordância verbal, sendo apresentados alguns casos particulares de concordância verbal.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 7.
Considerando o contexto acima e os estudos feitos na disciplina, analise as assertivas abaixo em relação aos casos particulares de concordância verbal, e após assinale a alternativa que apresenta a análise correta:
I – Pedro ou Paulo será o novo presidente da empresa (se a frase apresentar sentido de exclusão, o verbo obrigatoriamente ficará na 3ª pessoa do singular).
II – Ilhabela ou Búzios me parecem ótimos lugares para uma lua de mel (quando o sujeito é formado por dois núcleos unidos por ou, se o sentido da frase for de inclusão, o verbo ficará na 3ª pessoa do plural).
III – Os Maias, belíssima obra de Eça de Queirós, transformou-se em minissérie de tevê. (O verbo ficará na 3ª pessoa do singular, se o sujeito for representado por um título de obra).
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	D
	Todas as assertivas estão corretas
Você acertou!
Gabarito: Todas as assertivas estão corretas. Quando o sujeito é formado por dois núcleos unidos por ou, se o sentido da frase for de inclusão, o verbo ficará na 3ª pessoa do plural. Exemplo: Ilhabela ou Búzios me parecem ótimos lugares para uma lua de mel. Se a frase apresentar sentido de exclusão, o verbo obrigatoriamente ficará na 3ª pessoa do singular. Exemplo: Pedro ou Paulo será o novo presidente da empresa. O verbo ficará na 3ª pessoa do singular, se o sujeito for representado por um título de obra. Exemplo: Os Maias, belíssima obra de Eça de Queirós, transformou-se em minissérie de tevê.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 320-323.
	
	E
	Apenas as assertiva III está correta
Questão 2/5 - Comunicação e Redação
No livro da disciplina foram observados muitos exemplos de regência verbal na qual ocorreu a presença da crase. Sendo que se estudou que a crase não se trata de um acento, ela se trata da fusão entre a preposição “a” e o artigo definido “a”, identificada pela presença do acento grave (`).
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013.
Considerando o contexto acima e os estudos feitos na disciplina, analise as assertivas abaixo em relação ao uso da crase e, após, assinale a alternativa que apresenta a análise correta:
I. O orador aspirava à notoriedade.
II. O prisioneiro preferiu a morte à escravidão. 
III. Ontem assisti à partida de vôlei na TV.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	B
	Estão corretas as afirmações I, II e III.
Você acertou!
Gabarito: Estão corretas as afirmações I, II e III. *O orador aspirava à notoriedade. *O prisioneiro preferiu a morte àescravidão. *Ontem assisti à partida de vôlei na TV. O que ocorre é que os verbos exigiram a preposição a e os substantivos seguintes vieram antecedidos pelo artigo definido a. confira: *O orador aspirava a a notoriedade. *O prisioneiro preferiu a morte a a escravidão. *Ontem assisti a a partida de vôlei na TV.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 355-356.
 
	
	C
	Somente está correta a afirmação I.
	
	D
	Somente está correta a afirmação II
	
	E
	Estão corretas apenas as afirmações I e II.
Questão 3/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Várias são as classificações das gerações de direitos fundamentais: direitos humanos de primeira geração; direitos humanos de segunda geração; direitos humanos de terceira geração e direitos humanos de quarta geração”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014).
De acordo com os estudos realizados nesta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, depois, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, sobre a evolução dos direitos fundamentais (gerações de direito): 
(    ) Direitos humanos de primeira geração: são direitos da pessoa humana em relação ao Estado autoritário.
(    ) Direitos humanos de segunda geração: são direitos sociais e correspondem aos direitos econômicos, sociais e culturais que exigem a ação estatal.
(   ) Direitos humanos de terceira geração: são direitos coletivos, denominados direitos de solidariedade e fraternidade.
(   ) Direitos humanos de quarta geração: são os direitos das maiorias, não envolvendo a globalização.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F, V.
	
	B
	V, V, V, F.
Você acertou!
As assertivas I, II e III são verdadeiras.
A assertiva IV é falsa:  Direitos humanos de quarta geração: são os direitos das minorias; são os novos direitos sociais decorrentes da evolução da sociedade e, principalmente, da globalização.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 113, 114 e 115.
	
	C
	F, V, V, F.
	
	D
	V, F, V, F.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 4/5 - Direitos Humanos e CidadaniaLeia o texto abaixo e depois responda: 
“Como regra, conferindo estabilidade às relações jurídicas, o legislador constituinte originário estabeleceu que a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
Considerando os estudos da disciplina, correlacione as colunas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta quanto aos seguintes elementos: 
( D ) Direito adquirido.
( A ) Ato jurídico perfeito.
( C ) Coisa julgada. 
(   ) Decisão judicial da qual não caiba mais recurso.
(   ) Ato já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se realizou.
(   ) Direito que o seu titular, ou alguém em nome dele, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha termo prefixo, ou condição preestabelecida inalterável a arbítrio de outrem.
Nota: 20.0
	
	A
	D, A, C.
	
	B
	A, C, D.
	
	C
	C, A, D.
Você acertou!
Alternativa correta.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p, 123 e 124.
	
	D
	C, D, A.
	
	E
	A, D, C.
Questão 5/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Várias são as garantias relacionadas ao processo, mas algumas delas têm especial implicação por seu significado; além disso, por serem fundamentais, não podem ser relacionadas pelas normais infraconstitucionais”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados para esta disciplina, leia o texto abaixo e assinale a alternativa que apresenta uma das garantias fundamentais do processo que corresponde ao texto: 
“Muitas vezes confundido com a ampla defesa (Brasil, 1988, art. 5º, LV) consiste em uma garantia constitucional diversa, pressupondo à parte o direito de contra-atacar, e não apenas de se defender, como ocorre na ampla defesa”.
Nota: 20.0
	
	A
	Ampla defesa.
	
	B
	Contraditório.
Você acertou!
Alternativa correta.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 137.
	
	C
	Plenitude de defesa.
	
	D
	Motivação das decisões.
	
	E
	Duplo grau de jurisdição.
Discursiva
Questão 1/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda:
“No constitucionalismo francês, percebemos com maior nitidez os momentos de ruptura institucional como momentos de manifestação do Poder Constituinte originário”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, sobre o modelo constitucionalista francês:
(   ) A ausência de lutas na França demonstra a evolução do constitucionalismo francês.
(   ) A influência do modelo de separação dos Poderes surge como “limite do poder pelo poder”.
(   ) O grande marco da primeira Constituição francesa, de 1791, foi a inserção do ideal da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, em seu preâmbulo.
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F.
	
	B
	F, F, V.
	
	C
	F, V, V
Você acertou!
A assertiva I é falsa: As lutas que redundaram na Revolução Francesa demonstram essa evolução do constitucionalismo na França.
As assertivas II e III são verdadeiras
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 30.
	
	D
	V, F, V.
	
	E
	V, V, V.
Questão 2/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Há notícias de períodos ainda mais remotos nos quais se identificam fragmentos de uma Constituição”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados para esta disciplina, sobre os fragmentos da Constituição na antiguidade é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Analisando a Antiguidade Clássica não se identificou o constitucionalismo entre os hebreus.
	
	B
	Os índios norte-americanos já apresentavam na sua cultura uma Constituição instituída.
	
	C
	A experiência das cidades-Estado gregas se consagrava como importante exemplo de democracia constitucional.
Você acertou!
Alternativa correta
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 22.
	
	D
	Os romanos foram os primeiros a publicar a sua Constituição para que todos do povo tivessem acesso.
	
	E
	Verificando os registros existentes nota-se que nenhum povo apresentou algum tipo de Constituição até o século XXI.
Questão 3/5 - Comunicação e Redação
Os textos comunicam nossas ideias e intenções, porém isso não quer dizer que o ouvinte ou o leitor da mensagem conseguirá compreendê-la com a exatidão desejada pelo falante”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 1, p. 34
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Intencionalidade discursiva refere-se às intenções, explícitas ou subentendidas, dos interlocutores que participaram de uma determinada situação comunicativa.
II – Em uma dada situação comunicativa, a intencionalidade discursiva se efetiva apenas se houver o entendimento claro da mensagem comunicada. Dessa forma ela não pode ser subentendia.
III – Numa situação de comunicação, quem produz o texto – o falante ou o escritor – sempre expõe sua intenção, seja de forma clara, seja de forma subentendida.
IV – Caso aquele que envia a mensagem compreende o que falou, a intencionalidade comunicativa já aconteceu, não importando se o indivíduo que recebeu a mensagem entendeu ou não a mesma.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Você acertou!
Intencionalidade discursiva refere-se às intenções, explícitas ou subentendidas, dos interlocutores que participaram de
uma determinada situação comunicativa; numa situação de comunicação, quem produz o texto – o falante ou o escritor
– sempre expõe sua intenção, seja de forma clara, seja de forma subentendida
	
	C
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Comunicação e Redação
“A leitura de um texto se dá primeiramente pelo processo de decodificação, quando entramos em contato com o assunto e buscamos compreendê-lo. Existem elementos que nos ajudam na interpretação dos textos. Por isso, quanto mais variado o campo de conhecimento do leitor, mais facilidade ele encontraráno processo de leitura e compreensão de textos”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 1, p. 38, adaptado.
Tendo como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que traz o conceito de contexto?
Nota: 20.0
	
	A
	Contexto é a capacidade de expressão por meio da fala.
	
	B
	Contexto refere-se às intenções, explícitas ou subentendidas, dos interlocutores que participaram de uma determinada situação comunicativa.
	
	C
	Contexto é a situação de enunciação, o entorno sociocultural e histórico comum aos membros de uma sociedade, armazenado individualmente em forma de modelos cognitivos.
Você acertou!
“Como você percebeu, contexto é a situação de enunciação, o entorno sociocultural e histórico comum aos membros de uma sociedade, armazenado individualmente em forma de modelos cognitivos”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 1, p. 38.
	
	D
	Aquele que sofre ou pratica uma ação em uma frase é chamado de contexto.
	
	E
	O estilo literário que retrata a realidade, os problemas e angústias das pessoas é conhecido como contexto ou contextualismo.
Questão 5/5 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Como arremate dos movimentos constitucionais e neoconstitucionalistas, temos as lições de Pedro Lenza (2012, p. 61-62): A doutrina passa a desenvolver, a partir do início do século XXI, uma nova perspectiva em relação ao constitucionalismo, denominada neoconstitucionalismo”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, sobre os movimentos constitucionalistas e neoconstitucionalistas descritos por Pedro Lenza, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Busca-se, dentro dessa nova realidade, apenas atrelar o constitucionalismo à ideia de eliminação do poder político.
	
	B
	É importante lembrar que o polo central sempre será o Estado e não o cidadão.
	
	C
	Busca-se a eficácia da Constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, especialmente diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.
Você acertou!
Alternativa correta.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 20.
	
	D
	Para atender ao neoconstitucionalismo não é necessário “constitucionalizar” o direito jurídico e o direito econômico.
	
	E
	A Constituição estadual valida todas as outras normas, as quais, devem buscar raiz na própria constituição.
PROVA DISCURSSIVA
Questão 1/4 - Comunicação e Redação
A função do artista é esta: meter a mão nessa coisa essencial do ser humano, que é o sonho e a esperança. Preciso ter essa ilusão: a de que estou resgatando esses valores. Explique qual é o significado da expressão: “Meter a mão”.
 
	Resposta esperada: O significado na frase em questão é intrometer-se. CERTA
(Livro: Não Erre Mais – Língua Portuguesa nas Empresas, 1ª Edição, 2013, pág. 202).
Resposta: Bem, a expressão meter a mão, neste contexto, significa: mergulhar de cabeça, fazer as coisas com vontade. 
Questão 2/4 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o trecho abaixo e responda à questão:
Estudamos na disciplina sobre três enunciados: direitos fundamentais, garantias fundamentais e remédios constitucionais, salientando que muitas vezes estes são confundidos como se fossem somente um enunciado de norma fundamental. Seguem as definições para cada um destes enunciados:
 
São bens e vantagens prescritos na norma constitucional em favor dos indivíduos de determinado Estado.
São disposições assecuratórias que fornecem mecanismos de proteção e exercício dos direitos fundamentais.
São instrumentos processuais constitucionais, são uma das espécies do gênero garantia.
(GUIESELER JUNIOR, Luiz Carlos; PEREIRA, José Henrique Cesário; VENERAL, Débora Cristina. (Orgs.). Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias fundamentais. Curitiba: lnterSaberes, 2014).
 Com base nos estudos feitos na disciplina identifique: qual enunciado corresponde à definição descrita no número 1; qual enunciado corresponde à definição descrita no número 2; e qual enunciado corresponde à definição descrita no número 3:
	Espera-se que o aluno saiba identificar conforme segue:
 
DIREITOS FUNDAMENTAIS
GARANTIAS FUNDAMENTAIS. CERTA
REMÉDIOS FUNDAMENTAIS.
Referência: GUIESELER JUNIOR, Luiz Carlos; PEREIRA, José Henrique Cesário; VENERAL, Débora Cristina. (Orgs.). Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias fundamentais. Curitiba: lnterSaberes, 2014, p. 113.
 
Questão 3/4 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o trecho abaixo e responda à questão:
É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados radiofônicos e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação e criminal ou instrução processual pena (BRASIL, arti. 5º, XII). Observando-se que para correio eletrônico (e-mail) este pode se assemelhar à correspondência, podendo ocorrer a quebra de sigilo, e em havendo esta hipótese o responsável responderá penalmente pelo ato. (GUIESELER JUNIOR, Luiz Carlos; PEREIRA, José Henrique Cesário; VENERAL, Débora Cristina. (Orgs.). Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias fundamentais. Curitiba: lnterSaberes, 2014).
 Considerando os estudos feitos na disciplina, para o caso do uso, por parte de funcionário, de correio eletrônico de empresa (e-mail institucional), explique como funciona a questão da quebra do sigilo: 
	Espera-se que o aluno saiba identificar conforme segue:
 No caso do funcionário usar o correio eletrônico de empresa (e-mail institucional), e quando este funcionário usuário for devidamente avisado que o seu uso é monitorado, tal fato não representa quebra de sigilo. CERTA
 Referência: GUIESELER JUNIOR, Luiz Carlos; PEREIRA, José Henrique Cesário; VENERAL, Débora Cristina. (Orgs.). Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias fundamentais. Curitiba: lnterSaberes, 2014, p. 122-123.
 
Resposta: O sigilo é importante em qual atividade profissional, portanto, quando se divulga um e-mail institucional (profissional), o qual o funcionário de determinada empresa tenha acesso, o referido está cometendo uma quebra de sigilo. Sendo assim, o mesmo responderá processo por violar sigilo. 
Questão 4/4 - Comunicação e Redação
O livro base de estudos nos traz informações de como elaborar um texto tendo objetividade e clareza. Explique o que consiste um texto com objetividade textual e clareza.
	Resposta esperada: ser objetivo é dizer apenas o que precisa ser dito. A objetividade textual se traduz mediante o uso de linguagem direta, sem rodeios ou preciosismos. A clareza de um texto é procurar a expressão certa e dizê-la na ordem exata. A clareza facilita a percepção rápida das ideias expostas no texto. (Livro: Não Erre Mais – Língua Portuguesa nas Empresas, 1ª Edição, 2013,p. 102 e 104) CERTA
Questão 1/4 - Comunicação e Redação
Ao escrever uma mensagem aos condôminos do edifício Unique, o síndico produziu o seguinte texto, muito confuso. Reescreva a mensagem, tornando-a clara e adequada à norma culta.
 “Antes de mais nada, quero agradecer o comparecimento dos condôminos a reunião e sabemos que houve pessoas impossibilitadas a comparecerem nesta reunião as quais considero onde as mesmas comunicaram antecipadamente.”
	Resposta esperada: Quero, antes de mais nada, agradecer aos condôminos que compareceram àreunião. CERTA ( Livro: Não Erre Mais – Língua Portuguesa nas Empresas, 1ª Edição, 2013, pág.137)
Questão 2/4 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o trecho abaixo e responda à questão:
 “Em razão do Poder Constituinte derivado, as constituições podem ser alteradas de acordo com as mudanças sociais”. (GUIESELER JUNIOR, Luiz Carlos; PEREIRA, José Henrique Cesário; VENERAL, Débora Cristina. (Orgs.). Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias fundamentais. Curitiba: lnterSaberes, 2014.).
 
Conforme o livro base da disciplina, descreva brevemente o que são as “cláusulas pétreas”:
	São normas constitucionais imutáveis.
Complemento de resposta, não obrigatório: São normas constitucionais imutáveis, que formam o seu “núcleo duro”. CERTA
 
Referência: GUIESELER JUNIOR, Luiz Carlos; PEREIRA, José Henrique Cesário; VENERAL, Débora Cristina. (Orgs.). Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias fundamentais. Curitiba: lnterSaberes, 2014, p. 56.
Resposta: são aquelas da o direito a todos um direito a cidadania e os direitos constitucional de um estado direito a democracia 
Questão 3/4 - Comunicação e Redação
Pleonasmo é um vício de linguagem que usa a repetição desnecessária de uma ideia. Muitas vezes seu uso passa despercebido.
 
 
Reescreva as frases abaixo, retirando os pleonasmos:
 
Eu tenho certeza absoluta que a questão está correta
Foi unanimidade geral o voto para presidente
Vou encarar de frente os problemas que tenho com a língua
É necessário subir pra cima até o sétimo andar
 
	Resposta esperada: 
Eu tenho certeza que a questão está correta
Foi unanimidade o voto para presidente
Vou encarar os problemas que tenho com a língua CERTA
É necessário subir até o sétimo andar
 Livro: Não Erre Mais – Língua Portuguesa nas Empresas, 1ª Edição, 2013, pág.180)
Questão 4/4 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o trecho abaixo e responda à questão:
 
“O Estado Moderno trouxe uma nova realidade de controle e limitação do poder, como ensina Paulo Bonavides (2004, p. 68): ‘o Estado moderno em verdade significa uma nova representação de poder grandemente distinta daquele que prevaleceu em um passado mais remoto ou até mesmo mais próximo, como foi o largo período medieval’. (GUIESELER JUNIOR, Luiz Carlos; PEREIRA, José Henrique Cesário; VENERAL, Débora Cristina. (Orgs.). Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias fundamentais. Curitiba: lnterSaberes, 2014.).
Conforme o livro base da disciplina, verificou-se que o Estado Moderno é, assim, um método de organizar a administração da coisa pública de forma impessoal. Sendo assim, descreva os três elementos ou características essenciais do Estado Moderno:
 
	Soberania, povo e território. CERTA
 
Orientação ao corretor: Considerar nota proporcional no caso do aluno apresentar apenas 1 ou 2 elementos.
Referência: GUIESELER JUNIOR, Luiz Carlos; PEREIRA, José Henrique Cesário; VENERAL, Débora Cristina. (Orgs.). Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias fundamentais. Curitiba: lnterSaberes, 2014, p. 24 e 25.

Continue navegando