Buscar

GESTÃO DOS RISCOS E SEGURANÇA DO TRABALHO - Contratos Coletivos de Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTRATOS COLETIVOS DE TRABALHO
1. Todo acordo escrito relativo às condições de trabalho e de emprego, celebrado entre um empregador, um grupo de empregadores ou uma ou várias organizações de empregadores, de um lado, e, de outro, uma ou várias organizações, representativas de trabalhadores, ou, na falta dessas organizações, representantes dos trabalhadores interessados, por eles devidamente eleitos e credenciados, de acordo com a legislação nacional. Estamos falando de:
A. Contrato Coletivo de Trabalho.
Todo acordo escrito relativo às condições de trabalho e de emprego, de acordo com a legislação nacional, trata-se de Contrato Coletivo de Trabalho, diferente da Convenção Coletiva de Trabalho, que é um instrumento em que dois ou mais sindicatos representativos de diferentes categorias econômicas estipulam condições de trabalho aplicáveis no âmbito das partes envolvidas. Também é diferente do Acordo Coletivo de Trabalho, que é feito entre o sindicato dos empregados e a empresa, sendo assim restrito a essas duas partes. Por sua vez, o Contrato Individual de Trabalho não trata da coletividade, e o Dissídio tem relação com o conflito, não com o acordo.
2. O Contrato Coletivo de Trabalho trata dos interesses de um grupo de pessoas. Entretanto, ele pressupõe qual abrangência?​​​​​​​
A. Nacional
A abrangência do Contrato Coletivo de Trabalho é nacional; assim, pressupõe que se ofereçam as regras básicas para os demais pactos coletivos, não tem abrangência apenas municipal, nem tampouco apenas estadual. O contrato coletivo, como o próprio conceito traz, não é individual e não abrange apenas setores.
3. O Sindicato dos Trabalhadores é também chamado de Sindicato dos Empregados e defenderá os interesses desses. Qual o nome que se dá ao sindicato que defende os interesses da empresa?
A. Sindicato Patronal
O sindicato que defende os interesses da empresa é o Sindicato Patronal – em alusão ao termo patrão, forma usual de se denominar o dono da empresa. Não se trata apenas de um sindicato (por exemplo, dos comerciantes), nem de um setor único (como o calçadista). Tampouco refere-se a ele como Sindicato Institucional, e não se trata apenas de instituições financeiras.
4. Com relação às funções do sindicato, qual das apresentadas abaixo é vedada no Brasil?
D. Política
A representação é uma das principais funções sindicais, pois visa a defender interesses da categoria; da mesma forma, a função negocial, que é o cerne dos acordos, é intrínseca à ação sindical. A função assistencial, como oferecer um departamento jurídico para os sindicalizados, é de extrema importância para a adesão à proposta sindical. Entretanto, a função política é vedada. E a função de arrecadação, embora esteja inserida na função econômica, é permitida, pois os valores arrecadados por meio das contribuições são o meio de manutenção econômica dos sindicatos.
5. A Convenção Coletiva de Trabalho tem caráter normativo, com validade apenas entre as partes contratantes, não incluindo terceiros. Assim, assinale a alternativa correta em relação à Convenção Coletiva.
D. Dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis no âmbito das respectivas representações.
A Convenção Coletiva de Trabalho tem caráter normativo, com validade apenas entre as partes contratantes, não incluindo terceiros. Assim, não se pode ter como objeto de análise em uma convenção regras específicas a empresas de outros setores. A Convenção Coletiva não é válida apenas para a empresa e o empregado, pois essa característica se refere ao Acordo Coletivo. A Convenção não pode unicamente envolver empresas de um determinado setor, sem a interferência de sindicatos de trabalhadores. A Convenção Coletiva é aplicável no âmbito das respectivas representações, ou seja, relativa a empregados e empregadores. Assim, a Convenção não deriva do Dissídio.

Continue navegando