Buscar

GESTÃO DOS RISCOS E SEGURANÇA DO TRABALHO - Das Normas Especiais de Tutela do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DAS NORMAS ESPECIAIS DE TUTELA DO TRABALHO
1. A concretização da igualdade material (ou substancial) é efetivada pela aplicação de dispositivos legais que consideram as especificidades inerentes ao sujeito de direitos. Maristela, enfermeira, grávida de 13 semanas, ao atender uma emergência, teve uma queda de pressão arterial e desmaiou. Pela manhã, ao acordar em um leito, foi comunicada de que sofreu um aborto espontâneo.
Nesse contexto, sob o ponto de vista jurídico, assinale a alternativa que apresenta corretamente um direito de Maristela:
A. Repouso remunerado de duas semanas.
A estabilidade permanente de emprego não encontra guarida em nosso ordenamento jurídico. Embora o atendimento psicossocial e a atenção médica humanizada sejam muito importantes à recuperação da saúde de Maristela, não há previsão legal específica sobre eles. Por fim, Maristela tem direito ao repouso remunerado de duas semanas, na forma do artigo 395 da Consolidação das Leis do Trabalho.
2. Em nosso sistema jurídico, o trabalho do menor é devidamente protegido pelo legislador. Larissa, uma menina de 9 anos, estudiosa e dedicada, gostava muito de ajudar a sua mãe a varrer a casa e a cuidar das hortaliças. Ciente da proteção jurídica ao trabalho do menor, Violeta, a vizinha, denunciou a situação ao Ministério Público, que, em diligência, foi averiguar a situação. Em visita à casa de Larissa, o promotor verificou que a carteira de vacinação estava em dia, a frequência e as notas escolares estavam boas e que a infante apresentava boas condições de saúde. Além disso, a criança relatou não ser obrigada a exercer tais atividades.
Sobre as atividades de varrer e de cuidar das hortaliças, assinale a alternativa que contém a orientação correta dada pelo promotor à mãe de Larissa:
A. A mãe de Larissa pode manter os hábitos, pois tem proteção jurídica para isso.
De fato, o ordenamento jurídico protege ampla a integridade das crianças e dos adolescentes. Conforme o contexto da questão, a mãe de Larissa poderá manter os hábitos, posto que não há ofensa à legislação trabalhista, tampouco danos à integridade da infante. Além disso, há proteção jurídica, na forma do artigo 1.634, da Lei nº 10.406. Por essas razões, não há ilícito e, portanto, inexiste necessidade de orientar a mãe a cessar os hábitos ou de proceder ao recolhimento/apreensão da infante.
3. O legislador, cautelosamente, restringiu as atividades laborais a idades compatíveis com o desenvolvimento humano.
Sendo assim, caso um comerciante pretenda contratar alguém com a menor idade possível para trabalhar como aprendiz, em conformidade com a legislação, deve contratar uma pessoa com a idade de:
D. 14 anos.
No Brasil, a idade mínima para o exercício de atividades laborais é de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, o que permite que pessoas de 14 anos sejam contratadas. Por isso, a alternativa correta é a “d”, e as demais estão incorretas. O fundamento legal sobre o contrato de aprendizagem é o artigo 403 da Consolidação das Leis do Trabalho.
4. O Direito do Trabalho estabelece à mulher gestante proteções compatíveis com sua condição, a fim de preservar sua saúde durante esse período.
De acordo com o ponto de vista jurídico (em regra), se uma gestante trabalha em condições de insalubridade de grau médio e apresenta uma documentação adequada, ela será:
B. afastada durante a gestação, mediante atestado médico.
Conforme preceitua o artigo 394-A da Consolidação das Leis do Trabalho, a gestante, mediante a apresentação de atestado médico (documento hábil para tanto), será afastada durante o período da gravidez. Para eventual afastamento durante a lactação, é necessária a apresentação de um novo atestado.
5. O trabalho do menor, devido à necessidade de proteção à infância e à adolescência, é objeto de rígida regulamentação no Brasil. Certo dia, Bernardo, dono de um bar e de um supermercado, contratou formalmente Caio (17 anos de idade) para trabalhar com o controle de estoques no supermercado, pois o jovem tinha muitos conhecimentos de informática. Entretanto, um dos garçons que trabalhava no bar sofreu um acidente de trânsito, por isso, precisou ficar afastado por 30 dias. Bernardo, preocupadíssimo com a inviabilidade financeira de contratar outro funcionário, ordenou que Caio trabalhasse como garçom por um mês.
De acordo com o contexto e com os seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:
A. Bernardo agiu de forma temerária, considerando o contexto legal.
Bernardo agiu de maneira imprudente ao permitir que Caio, sendo menor de idade, conforme o artigo 402 da CLT, trabalhasse em um estabelecimento associado à venda varejista de bebidas alcoólicas, o que é expressamente proibido pelo artigo 405, § 3º, alínea d, da Consolidação das Leis do Trabalho. Mesmo em situações emergenciais, é imprescindível respeitar as normas trabalhistas, portanto, a atitude de Bernardo foi inadequada diante do claro prejuízo à moralidade e à evidente idade de Caio. Assim, a contratação, conforme o contexto delineado, foi lícita.

Continue navegando