Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Ética, Política e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) Ética, Política e Sociedade 
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Facilmente ouvimos algum discurso que utilize os termos ética e moral para reclamar dos desmandos da política, da economia ou das injustiças sociais. A ética e a moral são conceitos que têm diferenças e semelhanças que estão ligadas à estruturação, organização e conduta de uma determinada sociedade. Nesse contexto, explique o papel da ética na sociedade.
	Resposta Esperada:
A ética pode ser relacionada com o discernimento e com a reflexão sobre a conduta individual ou social. A ética se reflete como um instrumento capaz de questionar problemas sociais a exemplo da corrupção, violência e desigualdades sociais. Também pode ser compreendida como uma ciência que estuda a ação e a conduta humana. E é facilmente confundida com o conceito de moral. A ética não trata apenas de decidir o que é o bem ou mal. Trata da complexidade da condição humana. Quer dizer se orientar para que a condição humana seja promovida através da cultura e dos costumes.
	2.
	A ética é um campo teórico da filosofia. Seu conceito básico está ligado à atitude de reflexão sobre as atitudes e os códigos de conduta moral. A ética pode se estender ao meio social, religioso, educacional, científico e até a dimensão do trabalho. Nesse contexto, descreva os aspectos relevantes da ética do trabalho.
	Resposta Esperada:
O trabalho na contemporaneidade tem influenciado na formação e concepção de classe social. Colabora para desenvolver hábitos, valores, sentimentos e princípios de relação entre os indivíduos. A necessidade da ética do trabalho está na condição de novas demandas sociais emergentes por desenvolvimento, produção e prosperidade. A ética do trabalho torna-se relevante, pois as novas demandas por riqueza impõem ao ser humano mais dedicação ao trabalho em prejuízo da qualidade de vida e bem-estar. Como o trabalho se tornou condição de afirmação e realização do ser humano, a ética passou a ser necessária para discutir as consequências sociais dessa dimensão do ser humano. Na história moderna e contemporânea, o trabalho é um fato social que define o que é ser humano. Daí a necessidade de reflexão sobre as condições materiais do trabalho, bem como as características das relações que são definidas na esfera do trabalho. A relevância da ética no trabalho também está no papel de instigar questões como liberdade, igualdade e desenvolvimento humano através da produção de riquezas e transformações sociais e naturais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando