Buscar

PERICIA CONTABIL/PROVA/10

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Priscilla Kelly Gomes da Cruz (853425)
	
	Disciplina:
	Perícia Contábil (CON40)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460659) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13524351
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O perito, para desempenhar o exercício das suas atividades com qualidade e idoneidade, necessita cumprir todos os procedimentos e atos na busca dos documentos, coisas, informações ou quaisquer outros elementos circunstanciais que sirvam como elemento de prova, assim como os subsídios necessários à elaboração do laudo pericial contábil e do parecer pericial contábil. Desta forma, para que o perito possa utilizar esses documentos, informações, entre outros, somente poderá fazê-lo mediante:
	 a)
	Critérios da perícia.
	 b)
	Síntese do objeto da perícia.
	 c)
	Forma circunstanciada.
	 d)
	Termo de Diligência.
	2.
	Uma das técnicas que o perito adota para a elaboração do seu trabalho pericial e, consequentemente, levantar informações é a utilização do documento pericial para a obtenção do testemunho pessoal daqueles que têm ou deveriam ter conhecimento dos fatos ou atos concernentes ao que está sendo periciado. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona com essa técnica:
	 a)
	Certificação.
	 b)
	Avaliação.
	 c)
	Arbitramento.
	 d)
	Indagação.
	3.
	Uma vez conceituada a perícia contábil e conhecido o seu objetivo, o item seguinte contempla o planejamento. Não é possível elaborar a perícia contábil sem primeiro elaborar os atos preparatórios da perícia. Para isso, deve haver o planejamento, e nesse planejamento deverão ser contemplados os seus objetivos. Sobre os objetivos do planejamento da perícia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conhecer o objeto da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide.
(    ) Definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames a serem realizados, em consonância com o objeto da perícia, os termos constantes da nomeação, dos quesitos ou da proposta de honorários oferecida pelo juiz que julgará o litígio.
(    ) Estabelecer condições para que o trabalho seja cumprido no prazo estabelecido.
(    ) Identificar potenciais problemas e riscos que possam vir a ocorrer no andamento da perícia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	4.
	Todo o trabalho pericial deverá ser elaborado de forma clara, objetiva, direta e, para que um laudo possa classificar-se como de boa qualidade, o perito deve evitar palavras e argumentos inúteis ao caso, deve ser bem redigido, precisa ater-se ao assunto e responder satisfatoriamente. Evitando-se assim, inclusive, interpretações dúbias que possam prejudicar a opinião do juiz. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um requisito para o laudo pericial:
	 a)
	Concisão.
	 b)
	Exatidão.
	 c)
	Argumentação.
	 d)
	Objetividade.
	5.
	Atualmente, a legislação prevê que o perito na função de assistente técnico é responsável pela emissão do parecer pericial contábil. Por este motivo, deve obedecer a algumas regras básicas para a elaboração e emissão do parecer pericial com qualidade. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Resumo do laudo oficial. 
II- Comentários técnicos ao laudo pericial contábil. 
III- Parecer pericial contábil. 
(    ) Nesta etapa, o assistente técnico emitirá sua opinião técnica favorável, desfavorável, ou parcialmente favorável, a respeito do laudo pericial contábil que foi submetido à sua apreciação técnica, de forma imparcial e de acordo com os princípios éticos, moral e justiça.
(    ) O assistente técnico deverá utilizar toda a sua criatividade técnica no sentido de realçar os aspectos do laudo oficial que deverá apontar requisitos necessários, favoráveis às razões técnicas de quem o indicou para a função. 
(    ) Nesta etapa, o trabalho pericial sintetiza toda a matéria técnica tal e qual consta no laudo pericial contábil gerado pelo perito judicial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - II - III.
	6.
	Para o desenvolvimento das atividades que o profissional perito desenvolve em Perícia Contábil e Arbitragem, de acordo com o objeto da perícia e os demais elementos disponíveis para a realização das atividades, é necessário identificar e estabelecer o objetivo da perícia, ou seja, qual a finalidade para a qual estão sendo examinadas determinadas atividades. Assinale a alternativa CORRETA que está relacionada com o objeto da perícia:
	 a)
	Técnicas de amostragem.
	 b)
	Técnicas científicas.
	 c)
	Técnicas básicas.
	 d)
	Técnicas preliminares.
	7.
	O profissional que realiza o trabalho da perícia necessita aprofundar-se nos temas levantados pelo seu cliente e procurar (através de todos os meios lícitos e éticos, segundo os seus conhecimentos adquiridos) as razões que favoreçam a parte que o constituiu. A que esse assunto se relaciona?
	 a)
	Perito das partes (ou do réu, ou do autor).
	 b)
	Se não for perícia judicial, mas administrativa.
	 c)
	Perito nomeado pelo juiz.
	 d)
	Perito assistente ou da parte.
	8.
	Para a realização do trabalho pericial, o perito necessita realizar a apreensão do estado do objeto no momento do exame que está sendo realizado, assim como o testemunho da parte envolvida como instância usuária. Neste momento do exame, o perito está efetuando:
	 a)
	A vistoria.
	 b)
	A certificação.
	 c)
	A indagação.
	 d)
	O arbitramento.
	9.
	Em todas as atividades profissionais necessitamos o amparo em técnicas legais para a sua realização de modo que não deixe dúvidas quanto ao resultado apurado. Para o desenvolvimento das atividades de perícia, o profissional perito também deve aplicar técnicas específicas (técnicas básicas), de modo que fique transparente o resultado apurado. Como técnicas básicas aplicadas ao exame pericial, podemos identificar:
I- Exame.
II- Sentenciamento.
III- Indagação.
IV- Vistoria.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II e IV estão corretas.
	10.
	As atividades periciais requerem profundo conhecimento do perito que está executando-as. Para tanto, essas atividades envolvem diversas situações que o perito deverá se adequar, como o ramo de atuação da empresa, entre outros. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que melhor atende às perspectivas para a execução dos trabalhos de perícia:
	 a)
	Os planos periciais necessitam obter o máximo de conteúdos que as partes litigantes devem fornecer ao juiz pericial. Assim, é possível padronizar, pois muitos são os casos que ocorrem.
	 b)
	Os trabalhos elaborados pelo perito devem atender a todas as premissas que o juiz nomeou, pois, devido à similaridade das atividades entre as partes litigantes, sua facilidade permite atender aos requisitos jurídicos.
	 c)
	Os planos periciais possuem o conteúdo suficiente para que a opinião seja transmitida pelo perito, de modo que satisfaça os que a requereram. Não é possível padronizar, pois muitos são os casos que ocorrem esses planos periciais, e cada caso deverá ser analisado de forma específica.
	 d)
	Os planos periciais podem ser executados com as informações obtidas pelos litigantes. Esses trabalhos podem ser padronizados, pois muitos são os casos em que ocorrem de forma semelhante.
Provafinalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando