Buscar

Fixação 1- Semântica e Pragmática

Prévia do material em texto

Semântica e Pragmática
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	sexta, 25 Out 2019, 23:26
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 25 Out 2019, 23:50
	Avaliar
	7,00 de um máximo de 10,00(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Henriques (2016) nos faz observar que a liste de palavras novas se expande dia a dia, possibilitando que as situações vivenciadas no cotidiano possam ser retratadas pelo léxico. Porém, se os neologismos que surgem serão duradouros ou terão uso passageiro irá ser determinado pelo uso que a comunidade linguística fara dele. Assinale a alternativa correta sobre os neologismos.
Escolha uma:
a. Os limites de identificação de valores sintáticos novos como neológicos podem esbarrar com os do reconhecimento de valores metafóricos antigos.
b. Os neologismos aparentes, na maior parte das vezes, são palavras que têm nítida inspiração em outra(s).
c. Um neologismo aparente pode produzir uma segunda nova formação com vínculos mais fonológicos do que semânticos.
d. Os neologismos morfológicos são aqueles que incorporam novos significados a vocábulos já existentes.
Gabarito: Formados a partir de critérios muito variados, os neologismos lexicais podem constituir-se, num extremo, como a própria invenção de uma palavra, sem nenhuma lógica linguística aparente, a não ser a simples junção de sons ou de letras. É o caso que Ieda Maria Alves (1990) denomina “neologismos fonológicos” (pela criação de um item lexical cujo significante é criado sem tomar como base nenhuma palavra preexistente).
e. Os neologismos fonológicos constituem na própria invenção de uma palavra, sem nenhuma lógica linguística aparente, a não ser a simples junção de sons ou de letras.
Feedback
A resposta correta é: Os neologismos fonológicos constituem na própria invenção de uma palavra, sem nenhuma lógica linguística aparente, a não ser a simples junção de sons ou de letras..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação às operações de enquadramento dos enunciados de um texto, no tocante à conexão e à segmentação, observamos na página 86 de nosso livro, que essas ações possuem unidades fundamentais, responsáveis por costurar os itens lexicais e depois articular ao contexto essas unidades. Essas unidades são:
Escolha uma:
a. os recursos gráficos-frasais e os sinais entonacionais.
b. os conectivos textuais e os recursos gráfico-frasais.
c. os organizadores textuais e os sintagmas nominais.
d. os conetivos textuais e os sinais de pontuação;
e. os organizadores textuais e os sinais de pontuação.
Gabarito: “Uma outra questão envolve as operações de enquadramento dos enunciados de um texto, ainda no que tange à conexão e à segmentação. Suas unidades fundamentais são os organizadores textuais e os sinais de pontuação, que têm a função de primeiro, “costurar” os itens lexicais (selecionados e ajustados, como dissemos na operação A) e, depois, articular ao contexto essas unidades” (HENRIQUES, 2016, p. 86).
Feedback
A resposta correta é: os organizadores textuais e os sinais de pontuação..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o material didático do curso, metáfora e a metonímia são figuras de linguagem cujas bases de reconhecimento devem apresentar quais relações? Assinale a alternativa que apresenta as relações que devem ser consideradas.
Escolha uma:
a. Relação de similaridade semântica (metáfora) e relação de contiguidade semântica (metonímia).
Gabarito: A resposta é Relação de similaridade semântica (metáfora) e relação de contiguidade semântica (metonímia). “Assim, em resumo, devemos considerar como base interpretativa para o reconhecimento dessas duas figuras as seguintes relações: Metáfora – relação de similaridade semântica; Metonímia – relação de contiguidade semântica” (HENRIQUES, 2016, p.52).
b. Relação de complementaridade pragmática (metáfora) e relação de similaridade semântica (metonímia).
c. Relação de contiguidade sintática (metáfora) e relação de similaridade sintática (metonímia).
d. Relação de contiguidade pragmática (metáfora) e relação de complementariedade pragmática (metonímia)
e. Relação de similaridade semântica (metonímia) e relação de contiguidade semântica (metáfora)
Feedback
A resposta correta é: Relação de similaridade semântica (metáfora) e relação de contiguidade semântica (metonímia)..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação às operações de enquadramento dos enunciados de um texto, no tocante à conexão e à segmentação, observamos na página 86 de nosso livro, que essas ações possuem unidades fundamentais: os organizadores textuais e os sinais de pontuação. Sobre os articuladores textuais é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. “Mas, embora, em última análise, porque “são aditivos que compõem a relação de organizadores textuais”“.
b. “Também, além disso, igualmente” são sequenciadores, que possuem a função de organizadores textuais.
c. Os alternativos ou, ora não fazem parte dos organizadores textuais.
d. as expressões “naquele momento, na nossa aldeia, para os trabalhadores, segundo Henriques”, são delimitadores de espaço, tempo ou fonte, que organizam o texto.
Gabarito: Henriques (2016, p.86) nos diz “Quanto aos organizadores textuais, citemos alguns deles: os aditivos (e, além disso, igualmente, também); os alternativos (ou, ora); os argumentativos (mas, embora, porque, em última análise); os sequenciadores (primeiro, antes, por fim); os delimitadores de espaço, tempo ou fonte (naquela época, na nossa cidade, para os governistas, segundo Platão).
e. “Primeiro, por fim, antes” são argumentativos sequenciadores que possuem a função de organizadores textuais.
Feedback
A resposta correta é: as expressões “naquele momento, na nossa aldeia, para os trabalhadores, segundo Henriques”, são delimitadores de espaço, tempo ou fonte, que organizam o texto..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nilce Sant’Anna Martins (1989, p.72) afirma que as palavras gramaticais são pouco numerosas, mas de altíssima frequência nos enunciados, desempenhando funções de grande importância (HENRIQUES, 2016, p.45). Sobre essas funções podemos afirmar que:
I – elas servem para relacionar o enunciado com a situação de enunciação, indicando os participantes da comunicação, o espaço e o tempo em que ela ocorre.
II – relacionam palavras no sintagma (preposições) e orações na frase (conjunções e pronomes relativos).
III – estabelecem coesão textual, seja dentro de uma frase, seja entre frases diversas,
Escolha uma:
a. I e III estão corretas.
b. Todas estão corretas.
Gabarito: Em síntese, elas (as palavras gramaticais) servem para: relacionar o enunciado com a situação de enunciação, indicando os participantes da comunicação, o espaço e o tempo em que ela se dá (são os dêiticos: eu, tu, e suas variantes, aqui, aí, agora, possessivos e demonstrativos referentes à primeira e à segunda pessoas, etc.); [...] relacionar palavras no sintagma (preposições) e orações na frase (conjunções e pronomes relativos); estabelecer coesão textual, seja dentro de uma frase, seja entre frases diversas (anafóricos, conjunções, operadores argumentativos, etc.).(HENRIQUES, 2016, 45-46)
c. Apenas III estão corretas.
d. Todas estão incorretas.
e. I e II estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As figuras de linguagem, no campo da estilística sintática, se apresentam quando a decisão sobre o modo de construir uma frase insinua ou revela valor expressivo para o que se pretende comunicar. (HENRIQUES, 2016, p. 72). Assinale a alternativa correta sobre as figuras de linguagem do campo sintático.
Escolha uma:
a. A prolepse se caracteriza pela reiteração de uma conjunção coordenada.
b. o pleonasmo sintático é a topicalização de um sintagma sem função sintática.
c. o anacoluto ocorre pela repetição de um termo oracional.
d. A silepse se caracteriza pela relaçãosintática de um elemento da frase ao que está implícito, descumprindo a regra básica de concordância.
Gabarito: No tópico 4.5 do livro da disciplina vemos que o pleonasmo sintático ocorre pela repetição enfática de um termo oracional, geralmente topicalizado; o anacoluto consiste numa topicalização que não tem sequência sintática concreta; a prolepse é uma topicalização refutadoras e que a silepse se caracteriza pela relação sintática de um elemento da frase ao que está implícito, descumprindo a regra básica de concordância.
e. o hipérbato é uma inversão que ocorre por meio de uma topicalização refutadora.
Feedback
A resposta correta é: A silepse se caracteriza pela relação sintática de um elemento da frase ao que está implícito, descumprindo a regra básica de concordância..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Henriques (2016), quando a construção, o uso e a escolha de palavras da frase sugerem um valor expressivo para o que se pretende comunicar, temos figuras de linguagem. De acordo com o campo da estilística descritiva, analise as assertivas sobre essas figuras e assinale a alternativa correta sobre elas.
I - estilisticamente, a metáfora é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade.
II - a prosopopeia, o eufemismo e a catacrese, são figuras de linguagem que possuem base metafórica.
III - A Metonímia (abrangendo a sinédoque) – atua com as relações de contiguidade.
Escolha uma:
a. I e II estão corretas.
b. Todas estão corretas.
c. Todas estão incorretas.
d. I e III estão corretas.
Gabarito: “Metáfora – estilisticamente, é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade; [...] (prosopopeia) um tipo de metáfora que supre, por semelhança, a ausência de uma palavra própria para representar um significado; Metonímia (abrangendo a sinédoque) – atua com as relações de contiguidade [...] (HENRIQUES, 2016, p.51).
e. Apenas II é correta.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No capítulo 3, de nosso livro didático, vimos que é comum na língua portuguesa a atribuição de novos sentidos a palavras já existentes, as quais podem dizer respeito à construção, ao uso e à escolha das palavras, sugerindo dentro da frase uma expressividade para o que se pretende comunicar, ocorrendo dessa forma a presença de figuras de linguagem. Assinale a alternativa incorreta em relação às figuras da linguagem.
Escolha uma:
a. a catacrese é um tipo de metonímia que supre por semelhança a ausência de uma palavra própria para representar um significado.
Gabarito: De acordo com Henriques (2016, p. 51), a catacrese é um tipo de metáfora que supre, por semelhança, a ausência de uma palavra própria para representar um significado.
b. as metáforas conceituais são uma espécie de denominador comum das metáforas cotidianas sobre um mesmo tema.
c. o eufemismo é um tipo de metáfora que tem por objetivo suavizar uma ideia mais forte ou agressiva.
d. a metonímia apresenta uma relação de contiguidade semântica.
e. a metáfora que consiste em dar vida, ação, movimento ou voz a seres inanimados denomina-se prosopopeia.
Feedback
A resposta correta é: a catacrese é um tipo de metonímia que supre por semelhança a ausência de uma palavra própria para representar um significado..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As metáforas conceituais são baseadas em uma visão cognitivista, a qual compreende que os conceitos abstratos subjacentes ao pensamento humano direcionam a linguagem bem como a forma com que nos referimos as coisas que nos cercam, de acordo com a forma que vemos o mundo (HENRIQUES, 2016). Desta formal, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema.
b. Na expressão linguística “Nosso relacionamento chegou a uma encruzilhada” temos a metáfora conceitual “O amor é um relacionamento”.
“Gabarito:” Igualmente interessante é chamar a atenção para as metáforas conceituais, que se baseiam numa visão cognitivista segundo a qual conceitos abstratos que subjazem ao pensamento humano norteiam a linguagem e a maneira como nos referimos aos objetos que nos cercam (revelando, enfim, de que maneira vemos o mundo). “As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema” (HENRIQUES, 2016, p.51)
c. Em “Economize seu tempo”, temos a presença de uma metáfora conceitual. (economia = tempo)
d. Em “O rato roeu a roupa do rei de Roma”, temos a presença da metáfora conceitual e da metonímia.
e. As metáforas conceituais também são denominadas de ironia.
Feedback
A resposta correta é: As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As definições de Estilística variam conforme o recorte teórico a que pertence o analista, mas não se pode negar que sua existência tem uma conexão histórica e semântica com a Poética e a Retórica. A Estilística se baseia nas três funções primordiais da linguagem depreendidas pelo alemão Karl Bühler (1879-1963): representação, expressão e apelo (BÜHLER, 1934). (HENRIQUES, 2016, p. 9). Baseado no conteúdo relacione o segundo grupo de enunciados que correspondem com os enumerados no primeiro grupo.
1- Poética
2- Retórica
3- Representação
4- Expressão
5- Apelo
(__) exteriorização psíquica de nossos anseios e sentimentos
(__) teoria geral das obras literárias
(__) exercício de influência sobre os interlocutores
(__) teoria do discurso
(__) linguagem referencial
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 4, 2, 5, 1, 3
b. 1, 2, 4, 3, 5
c. 3, 2, 4, 1, 5
d. 4, 1, 5, 2, 3
Gabarito comentado: Sequência 4, 1, 5, 2, 3. As definições que seguem foram extraídas do Dicionário Houaiss: - Poética – parte dos estudos literários que se propõe a investigar os processos que dizem respeito às normas versificatórias dos textos, os componentes teóricos de que se revestem, bem como os compêndios de poética que, desde Aristóteles até os nossos dias, abordaram o assunto (POÉTICA, 2004). - Retórica – a arte da eloquência, a arte de bem argumentar; a arte da palavra; conjunto de regras que constituem a arte do bem dizer, a arte da eloquência; oratória (RETÓRICA, 2004). As três funções da linguagem são: representação, expressão e apelo (BÜHLER, 1934). A elas correspondem, respectivamente, as faculdades de inteligência, sensibilidade e desejo ou vontade. REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p.9.
e. 5, 4, 1, 3, 2
Feedback
A resposta correta é: 4, 1, 5, 2, 3.
Parte inferior do formulário

Continue navegando