Buscar

o perfil ideal de professor no século XXI

Prévia do material em texto

O perfil ideal de profissional no mercado de trabalho: habilidades, conhecimentos e atitudes de um operador de caixa.
	Dissertar acerca de um perfil profissional na atualidade tem sido uma tarefa cada vez mais complexa, excepcionalmente pela perspectiva de se traçar um ideário profissional que acompanhe as necessidades empresariais.
	O processo de globalização e a informatização do mercado profissional alteraram profundamente as exigências profissionais das empresas, de modo que o questionamento sobre “qual o perfil profissional adequado” a uma determinada organização é cada vez mais frequente. 
	De maneira geral, podem ser expostas algumas características/requisitos indispensáveis a um profissional ideal. A saber, com boa qualificação, formação e capacitação, além de pré-disposição para o trabalho em conjunto e com inclinação à liderança. Um bom profissional, independentemente da área, deve ter um amplo conhecimento de mercado e visão ampliada quanto aos seus desafios, ser disciplinado, criativo, organizado, otimista, proativo, persistente, ter facilidade de aprendizado, ser flexível e apto a receber opiniões e críticas.
	Embora as características mencionadas acima funcionem de uma maneira universal enquanto requisitos técnicos a um bom profissional, é importante ressaltar um outro ponto de extrema relevância ao colaborador da modernidade, desta vez, no tocante aos valores do sujeito humano, de modo que este deva ser altruísta, empático o suficiente para compreender as capacidades e limitações de um profissional de função diferente da sua, compassivo, tolerante, íntegro, ético, complacente, entre muitos outros aspectos.
	Em se tratando do operador de caixa propriamente dito, há que se considerar uma série de questões. Este profissional, de modo resumido, recebe do cliente e registra as mercadorias em PDV, de modo que esta é uma das mais importantes funções de todo o ramo empresarial varejista na atualidade.
	Pelo contato com o operador passarão todos os clientes de uma empresa e sua atuação é determinante para a criação, na mente do consumidor, de uma rotulação do estabelecimento. O operador deve saber utilizar os equipamentos de frente de caixa, fazer recebimentos em qualquer forma de pagamento, saber lidar com o público e prestar um bom atendimento ao cliente. Algumas características como gentileza e educação são de total imprescindibilidade a este profissional, uma vez que é sua responsabilidade, verificar se o cliente foi bem atendido; verificar se o cliente encontrou o que procurava; encantar o cliente na finalização da compra; dar informações sobre os produtos; ajudar o cliente a escolher a melhor forma de pagamento; finalizar com a atenção necessária para fazer o cliente voltar.
	Se de algum modo o cliente não se sentiu bem assistido quanto ao atendimento de modo geral na empresa, sua passagem pelo caixa deve ser o último recurso da instituição para sanar este problema e convencê-lo de um retorno, o consumidor é o maior patrão de um profissional, e ser um bom profissional permite aprovação por parte dele.
	Em tese, a inexistência dessas características em um indivíduo não quer dizer um possível fracasso no meio profissional, uma vez que, todos os pontos aqui enfatizados dizem respeito a um ideário de perfil deste sujeito em relação ao mercado moderno, mas sua incorporação permite um melhor enquadramento às conjunturas de trabalho atualmente.

Continue navegando