Buscar

prova II pericia contabil

Prévia do material em texto

1.
	No trabalho pericial, existe o Termo de Diligência, que é o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos para elaborar seu relatório pericial. O Termo de Diligência também é utilizado para a execução de outros trabalhos que tenham sido solicitados (por direito), podendo orientar ou colaborar nas decisões, judiciais ou extrajudiciais. Sobre o Termo de Diligência, quanto à estrutura, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Identificação do diligenciado.
(    ) Identificação das partes ou dos interessados, e, em se tratando de perícia judicial ou arbitral, o número do processo, o tipo e o juízo em que tramita.
(    ) Identificação do juiz com indicação do número do registro profissional na Ordem dos Advogados do Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
	2.
	Determinadas profissões envolvem elevado cunho técnico para o desenvolvimento das suas atividades. Em alguns momentos, um laudo pericial necessita de uma elevada gama de informações e dados adicionais para fundamentar a opinião do perito e a decisão do julgador. Quando da atividade do perito em elaborar um laudo, e as argumentações forem longas, demandando a evocação de muitos argumentos, o perito pode utilizar anexos para discorrer sobre suas razões e melhor fundamentar as suas opiniões, tornando, desta forma, mais concisa a resposta. Qual requisito do laudo prevê esta situação?
	 a)
	Argumentação.
	 b)
	Concisão.
	 c)
	Objetividade.
	 d)
	Exatidão.
	3.
	As atividades de um perito estão relacionadas em não deixar margem de dúvidas com relação à sua opinião. Desta maneira, um laudo é uma opinião baseada em realidades inequívocas. Havendo insegurança por parte do perito em opinar, este deve abdicar deste trabalho, declarando impossibilidade para responder sobre determinado assunto. Em qual requisito do laudo contempla este caso?
	 a)
	Argumentação.
	 b)
	Exatidão.
	 c)
	Objetividade.
	 d)
	Concisão.
	4.
	O profissional perito deverá realizar a análise de todos os elementos possíveis que constituem os materiais a serem periciados, que pode ser com relação a um elemento qualquer (uma pessoa, um documento, um móvel etc.). Essa separação dos elementos da matéria a ser examinada/periciada em tantas partes quantas forem necessárias, para que o perito tenha condições de formar opinião sobre elas, refere-se à/ao:
	 a)
	Exame.
	 b)
	Vistoria.
	 c)
	Avaliação.
	 d)
	Investigação.
	5.
	Em todas as atividades profissionais necessitamos o amparo em técnicas legais para a sua realização de modo que não deixe dúvidas quanto ao resultado apurado. Para o desenvolvimento das atividades de perícia, o profissional perito também deve aplicar técnicas específicas (técnicas básicas), de modo que fique transparente o resultado apurado. Como técnicas básicas aplicadas ao exame pericial, podemos identificar:
I- Exame.
II- Sentenciamento.
III- Indagação.
IV- Vistoria.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II e IV estão corretas.
	6.
	O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) definiu como Termo de Diligência o instrumento mediante o qual o perito solicita os elementos necessários à elaboração do seu trabalho. Com relação à estrutura do termo de diligência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para o perito iniciar seus trabalhos, a identificação do diligenciado não é parte integrante da estrutura do termo.
(    ) A indicação detalhada dos livros, documentos e demais dados a serem periciados, consignando as datas e/ou períodos abrangidos, podendo identificar quesito a que se refere é fator importante para a composição do termo.
(    ) Não é necessária a identificação do perito-contador ou perito-contador assistente, através do número do registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade, considerando-se importante a divulgação da empresa para que estes profissionais estão trabalhando.
(    ) No termo de diligência, é preciso descrever o local, a data e as assinaturas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	7.
	Uma vez definido o trabalho da perícia contábil e conhecido o seu objetivo, o próximo item contempla o planejamento. Com o planejamento definido, há a necessidade em se definir a execução da perícia. Segundo as determinações do Conselho Federal de Contabilidade, esse item contempla algumas observações a serem cumpridas. Sobre essas observações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O perito contador assistente pode, tão logo tenha conhecimento da perícia, manter contato com o perito contador, pondo-se à disposição para o planejamento, para o fornecimento de documentos em poder da parte que o contratou e ainda para a execução conjunta da perícia. Uma vez recusada a participação, o perito contador pode permitir ao assistente técnico acesso aos autos e aos elementos de prova arrecadados durante a perícia, indicando local e hora para exame pelo assistente técnico.
(    ) O perito contador assistente pode, logo após sua contratação, manter contato com o juiz que o contratou, requerendo dossiê completo do processo para conhecimento dos fatos e melhor acompanhamento dos atos processuais no que for pertinente à execução judicial.
(    ) O perito, enquanto estiver de posse do processo ou de documentos, deve zelar por sua guarda e segurança.
(    ) Para a execução da perícia contábil, o perito deve ater-se ao objeto e ao lapso temporal da perícia a ser realizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	8.
	Para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), é importante observar a formação do perito em Ciências Contábeis e o seu registro habilitado no Conselho Regional de Contabilidade. Para a elaboração dos laudos com relação ao profissional que deve realizar esta atividade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É dever do perito-contador assistente comunicar ao CRC de sua jurisdição, inclusive à parte contratante, a falta de habilitação profissional do perito nomeado.
(    ) Ocorre, por vezes, a nomeação de profissionais de formação diversa, para a elaboração de laudos periciais. Essa situação decorre da falta de profissionais preparados para atuarem com perícia; nesse caso, também podem assinar o laudo pericial.
(    ) O perito-contador assistente apresenta domínio suficiente do conteúdo para poder assinar individualmente o parecer pericial contábil sobre laudo pericial contábil.
(    ) O laudo pericial contábil realmente é um documento de extrema importância e o desenvolvimento dos trabalhos periciais é um assunto sério e exige muita responsabilidade dos profissionais envolvidos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Para a conclusão do trabalho do perito, há a necessidade da elaboração do laudo pericial, conforme as prerrogativas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC, 2009), a qual estabelece etapas que devem ser cumpridas de acordo com os seus procedimentos. Desta forma, o laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil devem conter alguns itens. Sobre esses itens, analise as sentenças a seguir:
I- Metodologia adotada para os trabalhos periciais.
II- Identificação das diligências realizadas.
III- Transcrição e resposta aos quesitos: para o laudo pericial contábil.
IV- Transcrição e respostaaos quesitos: para o parecer pericial contábil, onde houver divergência, transcrição dos quesitos, respostas formuladas pelo juiz e as respostas e comentários do Ministério Público Federal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	10.
	As atividades no trabalho do perito envolvem profundo conhecimento dos procedimentos da perícia, e o Conselho Federal de Contabilidade estabelece as prerrogativas que devem ser cumpridas de acordo com os seus procedimentos. Sobre esses procedimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos procedimentos da perícia envolve o exame e a análise de livros, registros das transações e documentos. 
(    ) A observação documental e confrontação das informações de forma eletrônica envolvem a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto ou de fato relacionado à perícia.
(    ) O ajuste de conduta à oferta pública de títulos da empresa possibilita a qualificação e a quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações. 
(    ) Concluídas as diligências, o perito contador apresentará laudo pericial contábil, e o perito contador assistente apresentará seu parecer pericial contábil, obedecendo aos respectivos prazos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.

Continue navegando