Buscar

estudo de caso - PANC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de PANC? Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática? Como a professora pode propor a inclusão de PANC na alimentação dos alunos de suas famílias? *Responda as questões em uma única resposta-texto.
Através da leitura de artigos e reportagens, é possível conhecer um pouco mais sobre o PANC (plantas alimentícias não convencionais). O Brasil é considerado um grande exportador de alimentos, e em época de grande produção, onde a mesma é maior em relação a demanda de compra, muitos alimentos acabam sendo descartados. Infelizmente a demanda para compra,significa que muitas vezes a produção poderia ser igualada com a demanda, mas o que acontece é que a população mais carente acaba não tendo acesso a esses alimentos devido a não ter o poder de compra.
Sendo assim, há estudos sobre a utilização dessas plantas alimentícias não convencionais, como por exemplo os talos de beterraba, brotos de samambaia entre outras plantas, que podem ser utilizadas na alimentação. 
A professora pode pedir para os alunos trazerem pequenas porções de alimentos que usualmente ingerem em casa. Vale qualquer tipo de alimento, como grãos crus de arroz, feijão, frutas . A professora levará para escola alguns tipos de PANCS, como sementes de abóbora, caules de beterraba, cenoura e falar que essas plantas também podem ser consumidas através de diversos tipos de preparo.
As aulas de ciências e matemática podem ser relacionada com o clima, produção e custo de alguns alimentos. Por exemplo, aqui no Rio Grande do Sul o plantio e consumo da Jaca não é comum, assim como o plantio das uvas na região Nordeste do país não é comum (a professora pode falar sobre as condições climáticas em cada região). Como a produção de uvas no Nordeste é difícil devido ao clima muito quente, significa que a região Nordeste compra esse alimento da região sul, aumentando o custo do produto. Pode relacionar também que quando um alimento tem em grande quantidade, ou seja, maior que a procura, o preço tende a baixar e quando a demanda aumenta mas a produção é menor o custo também aumenta. A professora pode também durante o ano propor pesquisa em mercado com os alunos. Ver por exemplo a época de colheita de melancia e comparar o preço do alimento em diversas épocas do ano.
A professora pode propor a inclusão do PANC inclusive para demonstrar que o mesmo realmente é comestível através de experimentos culinários na cozinha da escola. Ela juntamente com os alunos podem preparar bolinhos assados de talos de beterraba, propondo assim a redução do desperdício de alimentos e uma alimentação mais saudável

Continue navegando