Buscar

Principios da Contabilidade - Contextualizada

Prévia do material em texto

Ser Educacional
AdministraçãoParte superior do formulário
Fundamentos Contábeis - 20192.B
Professor: Tarciana Borges Ferreira
Adelaide Souza do Nascimento Figueiredo
A “Constrular” é uma empresa que comercializa Material de Construção, a mesma foi fundada em 25 de dezembro de 1965 pelo pai do Senhor José Bonifácio. No prédio onde a mesma está instalada possui dois andares, no andar de cima funciona o escritório de arquitetura “Requinte” da esposa do Sr. José e no andar de baixo são as instalações do comércio.
O Sr. José não possui um controle de separação das contas, ou seja, as contas de água, luz, telefone são compartilhadas pelos dois imóveis, as mesmas também são pagas com o dinheiro da empresa Constrular. Além disso, o comércio utiliza um sistema simplificado de contabilização de receitas e despesas. São contabilizadas como receitas apenas os recebimentos de vendas à vista e só são contabilizadas as despesas realmente pagas durante o mês, receitas e despesas a prazo só serão contabilizadas quando os recebimentos e pagamentos de fato ocorrerem.
Analisando os casos descritos podemos afirmar que a empresa Constrular está ferindo quais princípios contábeis? Justifique o teor dos princípios em questão relatando o descumprimento e a medida adequada.
A essência da Contabilidade e de suas doutrinas são os Princípios de Contabilidade. Eles norteiam e ditam as regras que devem ser seguidas. Nos casos acima descritos, encontramos alguns erros, comuns até, mas, que podem trazer resultados indesejados.
O Sr. José não possui um controle de separação das contas, ou seja, seu José fere o principio da Entidade, Onde diz que o patrimônio é o objeto da contabilidade, e que ele deverá ser separado, o patrimônio da empresa com o patrimônio particular, ou de qualquer outro patrimônio existente. Talvez seu José, faça esta confusão, devido ser esposo da dona do escritório que funciona no andar de cima de sua loja, logo se sentindo na obrigação de custear os gatos da esposa. O problema é que, essas atitudes configura uma desorganização na contabilidade podendo trazer serias dividas e uma possível falência da empresa. Logo, refe o principio da Oportunidade.
	Quanto ao sistema simplificado, não se pode contabilizar apenas as entradas e saídas efetuadas a vistas, e deixar para contabilizar as feitas a prazo para o momento da entrada ou da saída posteriores. Neste caso, os principios feridos em questão é o principio da Competência, onde as despesas e receitas devem ser contabilizadas, apuradas no mesmo período ao que se refere, ou seja, no mesmo período que foram geradas, independente de ser recebimento ou desembolso, elas devem ser registradas no momento que ocorre e não no momento do pagamento. Ferindo também, o princípio da Oportunidade, que diz respeito a integridade e a tempestividade dos registros patrimoniais, ou seja, ele assegura a confiabilidade das informações e os registros devem ser feitos no momento que ocorreu.

Continue navegando