Buscar

questionario introdução a psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201910831250)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Psicanálise tem sua fundação marcada pela publicação do livro A Interpretação dos Sonhos, em 1900, por Freud. Sobre a perspectiva psicanalítica, não é possível dizer:
		
	
	A Psicanálise parte de uma perspectiva de sujeito que revela seu inconsciente a partir de seus sonhos e atos falhos, por exemplo.
	 
	A Psicanálise oferece contribuições relevantes para a Psicologia. No entanto, não pode ser considerada como científica nos dias de hoje.
	
	O foco da psicanálise é o entendimento do sujeito a partir de seu crivo psíquico inconsciente.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	A Psicanálise foi uma proposta de difícil aceitação no campo científico pois propunha uma epistemologia de termos próprios, além de conceitos que iam de encontro aos valores vitorianos como a sexualidade na infância.
	Respondido em 28/10/2019 16:22:12
	Compare com a sua resposta: Verdadeira. ( A aluno deve construir sua argumentação diferenciando estes saberes não psicológicos dos psicológicos, quanto aos critérios científicos. Cuidando para não desqualificar estes saberes, apenas por não serem científicos).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201910831209)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Marque a alternativa correta:
		
	 
	A ciência é sistemática e organizada
	
	O senso comum é um conhecimento profundo
	 
	A ciência não é sistemática, mas é organizada
	
	A ciência tem como objetivo apenas esclarecer dúvidas do senso comum
	
	O senso comum é indispensável para o conhecimento científico
	Respondido em 28/10/2019 16:12:28
	Compare com a sua resposta: Não, pois o psicólogo não utilizou de técnicas científicas comprovadas pela ciência psicológica.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201910831206)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A partir do que existe na literatura sobre Introdução a Psicologia, analise as seguintes afirmações e indique quais seriam as afirmações falsas e quais as corretas:
		
	 
	O senso comum, na produção do conhecimento empírico, percorre um caminho que vai do hábito à tradição, a qual, quando estabelecida, passa de geração para geração. Assim, aprendemos com nossos pais a atravessar uma rua, a fazer o liqüidificador funcionar, etc. O senso comum mistura e recicla todos esses saberes e os reduz a um tipo de teoria simplificada, pragmática (de uso comum), produzindo uma determinada visão-de-mundo. Formam-se assim os paradigmas ou modelos mentais.
	 
	A ciência é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender e elucidar o cotidiano, a partir de seu estudo sistemático. Quando o psicólogo faz ciência, ele se baseia na realidade cotidiana e pensa sobre ela. Ele se afasta dela para refletir e conhecer além de suas aparências.
	 
	O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação o que permite a construção do conhecimento científico sobre o real.
	 
	Apenas com o conhecimento empírico é possível atender todas as exigências de desenvolvimento da humanidade. O homem, desde os tempos primitivos, foi ocupando cada vez mais espaço neste planeta, e usando esse tipo de conhecimento intuitivo veio a dominar a Natureza em seu próprio proveito. Desta forma, não há porque na prática do psicólogo os conhecimentos serem obtidos de outra forma. Obter-se o conhecimento de forma programada e sistemática, afastaria o psicólogo do cotidiano e não permitiria a verificação de sua validade.
	 
	Exemplo de Senso Comum: Uma dona de casa, quando usa a garrafa térmica para manter o café quente, sabe (conhecimento empírico) por quanto tempo ele permanecerá razoavelmente quente, sem fazer nenhum cálculo complicado e, muitas vezes, desconhecendo completamente as leis da termodinâmica. Ela não entende o porquê daquele fato ocorrer daquela forma (conhecimento científico), no entanto o simples conhecimento do cotidiano da garrafa lhe basta.
	Respondido em 28/10/2019 16:16:42
	
Compare com a sua resposta: Não, pois o psicólogo não utilizou de técnicas científicas comprovadas pela ciência psicológica.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201910831287)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a ciência, considere as afirmativas a seguir: 
I. Utiliza uma linguagem precisa e rigorosa.
II. Os conhecimentos científicos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.
III. A ciência é intuitiva e espontânea.
IV. A ciência aspira à objetividade e suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção, para, assim, tornarem-se válidas para todos.
São característica do conhecimento científico:
		
	 
	apenas as afirmativas I, II e IV.
	
	todas as afirmativas.
	
	apenas as afirmativas I e IV.
	
	apenas as afirmativas I, II e III.
	
	apenas as afirmativas III e IV.
	Respondido em 28/10/2019 16:19:43
	
Compare com a sua resposta: Não. Tendo em vista que a Psicologia contribui no campo das Ciências Humanas com o estudo da subjetividade do homem, não é possível afirmar que haja um só objeto de estudo, pois a subjetividade em sua complexidade nos fornece vários objetos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201910831430)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao senso comum é INCORRETO afirmar:
		
	
	A partir de um senso comum é possível se desenvolver pesquisa científica.
	
	No senso comum não existe estudo sistemático e linguagem rigorosa.
	
	As superstições fazem parte do senso comum.
	
	O senso comum pode ser transferido de geração em geração.
	 
	O pensamento do senso comum é objetivo e neutro.

Continue navegando