Buscar

MIRNA Plano de comunicação

Prévia do material em texto

Expediente
	 Projeto de Comunicação Integrada 
Trabalho realizado na disciplina Comunicação Organizacional do Curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, em 2015.
Orientação:
Professora Emiliana Monteiro
Alunos:
Helon da Silva Coelho 
Mirna Nayra Gonçalves Monte Verde de Carvalho
Tayana Nazario Fernandes
Yandrei Souza Farias
	Introdução
	 Projeto de Comunicação Integrada
	
Em Parintins existem aproximadamente 850 alunos que apresentam algum tipo de deficiência, sendo elas: física, auditiva, múltipla, de aprendizado ou problemas de linguagem. Essas crianças necessitam de um amparo especial quando se trata de educação, são indivíduos que precisam ser vistos pelos seus desempenhos e não por suas limitações. Em 2008 foi instituída a lei de inclusão da pessoa com deficiência, o capitulo IV respalda que é dever do Estado, da família, comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade a pessoa com deficiência. Porém apesar do avanço na educação inclusiva, a mesma ainda não supri as necessidades dos alunos, pois entre inúmeras carências o fator mais agravante, é o fato de não ser composta por profissionais qualificados que possam vim à compreender essas crianças. 
A Escola de Áudio Comunicação Padre Paulo Manna fundada em 1982 tem como objetivo detectar em cada aluno a sua necessidade específica, para prepará-los educacionalmente e psicologicamente no intuito de inseri-lo nas instituições de ensino regular.
O trabalho do Paulo Manna é indispensável pela quantidade de crianças que precisam de um auxilio especifico em Parintins. No entanto a escola enfrenta problemas que vão desde a falta de estrutura física até a participação de voluntários, além das carências de recursos humanos, didáticos e canais de comunicação para que os interessados possam colaborar com a instituição.
Pela importância social e o compromisso da Escola Pe. Paulo Manna em aparar as crianças com deficiências, a instituição foi escolhida como tema da disciplina de Comunicação Organizacional de 2015 da Universidade Federal do Amazonas a fim de, em conjunto, construir um Plano de Comunicação que contribua para que a escola cumpra com os seus objetivos.
	Justificativa
	 Projeto de Comunicação Integrada
A Escola de Áudio Comunicação “Pe. Paulo Manna” é uma instituição filantrópica da cidade de Parintins que incialmente foi criada com o intuito de atender alunos com deficiência auditiva, atualmente a escola presta assistência educativa a todos os alunos com necessidades educacionais especiais, visto a não existência de nenhuma outra instituição que preste esse auxílio no Município. Nesse sentido, faz-se necessário a construção conjunta de um plano de comunicação para melhorar a assistência aos integrantes vinculados ao Paulo Manna. O projeto enfatiza as condições que a instituição apresenta e busca divulgar suas ações de cunho social para a sociedade, auxiliando-os a cumprir a missão de educar com qualidade para que esses alunos possam vir a ter uma vida digna de verdadeiros cidadãos.
O plano enfatiza as condições que a instituição apresenta e busca divulgar suas ações de cunho social. Com tal meta a ser alcançada, o Projeto de Comunicação abrangerá os seguintes tópicos:
Diagnóstico (análise da situação)
Objetivos
Públicos-Alvo
Ações a serem Desenvolvidas
Estratégias
Recursos Necessários (materiais e humanos)
Execução
Cronograma (organização das ações)
Orçamentos 
Avaliação dos Resultados
	 Diagnóstico
	 Projeto de Comunicação Integrada
Perfil
A instituição Padre Paulo Manna tem como missão formar e conscientizar os alunos com deficiência de seus direitos perante a sociedade. Desenvolve um trabalho que visa a colaborar com o seu aprendizado, realiza atendimento individual para terapia de linguagem. A escola disponibiliza de uma sala de recursos em libras, desenvolve projetos que visa superar as dificuldades com atendimento especializado. O Paulo Manna facilita a comunicação de seus alunos deficiente auditivo, ministrando aulas de libras para ouvintes, pais e familiares. Também dispõe de aulas de artesanato para terapia ocupacional e formação profissionalizante, realiza as atividades de educação física, ginástica e teatro. Além de fazer assistência à saúde, encaminhando os alunos para atendimento odontológico, clínico e fisioterápico nos postos de saúde do município. A instituição busca a melhor condição dos alunos em todos os âmbitos de sua vida.
Infraestrutura
A escola disponibiliza de uma estrutura física mediana para quantidade de alunos que circulam no local, apresenta os seguintes cômodos: oito salas de aula, um banheiro feminino e um masculino, um refeitório, uma quadra e uma área para lazer. A escola possui um computador, uma impressora que atualmente não dispõe de tinta, o local apresenta apenas um bebedouro para toda a densidade da escola. O teto precisa de uma reforma, pois está a ponto de desabar, as cadeiras pelo fato de serem antigas, não apresentam muita resistência. O Paulo Manna também não necessita de utensílios básicos, como lâmpadas, papel higiênico, pinceis e entre outros.
Comunicação interna
A escola Padre Paulo Manna tem como público vinculado 30 professores, uma merendeira e uma faxineira. Presta assistência educativa a 175 alunos permanentes da instituição e 118 alunos participando das atividades de contra turno, perfazendo um total de 293 atendimentos. A escola apresenta algumas ferramentas de comunicação, principalmente para as pessoas com deficiente auditiva, pois a instituição disponibiliza de cartazes e murais em libras. Porem a falta de materiais faz com que a instituição careça de informação.
Análise
O Paulo Manna não possui um site ocial, fanpage ou nenhum outro meio de comunicação digital que pudesse vim a divulgar a imagem da escola, não possui um assessor que repasse os trabalhos produzidos na instituição para os canais de comunicação, a escola precisa ter um bom relacionamento com a imprensa, isso facilitaria fazer uma boa comunicação externa. A instituição recebe doações de algumas escolas parceiras, que disponibilizam merendas, carteiras e outros materiais não mais utilizados. Atualmente a escola sobrevive de doações e com atividades produzidos pelos professores, que buscam angaria recursos para fazer manutenção dos ar condicionados, ônibus, telhados e etc. A escola possui um ônibus próprio, pelo fato da maioria dos alunos morarem em lugares distantes da instituição, porém a escola não disponibiliza de dinheiro para comprar gasolina.
Demandas
Ao analisar as necessidades dos alunos do Paulo Manna vimos o quanto é importante o olhar por esse trabalho. É preciso ampliar a visão do público geral e mostrar que a instituição não necessita apenas de assistência financeira, mas sim de compreensão e respeito. O principal foco do plano comunicacional é mostrar o trabalho real desenvolvido pela Instituição, com isso, queremos também mostrar a importância de firmar parcerias com os veículos de comunicação para que possam fortaleçam a divulgação e aumentar o número de parceiros, doadores e voluntários. Outra demanda é estabelecer um maior contato com os familiares dos alunos, para que eles possam vim a ter um conhecimento abrangente do trabalho do Paulo Manna. Espera-se que com a maior divulgação do seu trabalho e reestruturação da comunicação interna e externa, essas demandas sejam atendidas.
Desafios
É fundamental que haja uma boa comunicação externa, pois ela proporcionará maior visibilidade ao trabalho do Paulo Manna, sensibilizando a sociedade para esta problemática, aumentando assim o número de doações e parcerias. Para isto, é necessário que o Paulo Manna disponibilize de um assessor, ele fará a ponte entre instituição e imprensa, também terá a responsabilidade de criar as páginas nas redes sociais, como: facebook, e-mail e site da escola. Essas ferramentas são indispensáveis para que O Paulo Mannaseja facilmente encontrado por aqueles que precisem de seus serviços, colaboradores e com a imprensa em geral. 
	 Objetivo
	 Projeto de Comunicação Integrada
Objetivo geral
Proporcionar uma maior visibilidade da Escola de Áudio e Comunicação Padre Paulo Manna e estabelecer vínculos com a sociedade e a imprensa em geral.
 
Objetivos Específicos
1º Criar um planejamento que oriente nossas ações de comunicação e, a partir deste, produzir materiais institucionais para diversos suportes (impresso, web, rádio) para uso do Paulo Manna.
2° promover uma estratégia de comunicação que vise a difusão da imagem da instituição e a ampliação do número de integrantes, voluntários e doadores. 
3º Fazer com que haja uma sensibilização por parte da sociedade. Sensibilização tanto no sentido social, de entender a importância desse trabalho para os alunos com necessidades, como de auxiliá-los financeiramente. 
4º Estabelecer um relacionamento mais interativo com a sociedade, para haver uma participação da comunidade nas atividades da escola, consequentemente desenvolverá um trabalho com qualidade.
	 Público Alvo
	 Projeto de Comunicação Integrada 
Um Plano de Comunicação tem sempre a intenção de atingir ao maior número de públicos possíveis, pois na visão da comunicação integrada, qualquer que seja o plano em questão, todos os segmentos sociais podem ser relevantes quando se considera a opinião pública como alvo de suas ações. A Instituição Padre Paulo Manna, assim como as demais do município, já tem um público pré-definido, porém, nada impede que esse público seja ampliado e até acrescido por segmentos ainda não compreendidos como tal.
Os públicos-alvo da Instituição Padre Paulo Manna são:
Meios de comunicação
Poder Público (Prefeitura)
A sociedade Parintinense (pessoas dotadas de influência na cidade que possam colaborar com o desenvolvimento da Escola) 
Em uma perspectiva mais abrangente, este público pode ser resumido como qualquer segmento da sociedade sem distinção, no entanto, particularidades são enquadradas dentro destes públicos para que haja o mútuo interesse das partes envolvidas, ou seja, a “quem se quer atingir” e “quem quer ser atingido” pela mesma ação.
Partindo do princípio básico de definição das ações, cada público pré-estabelecido por essa assessoria, deve ser segmentado e ter uma ação voltada diretamente para suas necessidades, tornando-se capaz de estimular o interesse e promover com êxito suas atividades pré-definidas para a plena execução do Plano de Comunicação a ser proposto.
	Estratégias
	 Projeto de Comunicação Integrada
• Descrição:
Conjunto de atividades e ferramentas desenvolvidas para divulgar Institucionalmente a Escola de Áudio Comunicação Padre Paulo Manna como, aproximação e estreitamento do relacionamento com veículos de comunicação e o público em geral e levantamento das necessidades da Instituição no âmbito da comunicação.
• Objetivo:
Aproximar a Escola de Áudio Comunicação Padre Paulo Manna de seus públicos de interesse, levando a este o conhecimento das atividades realizadas pela mesma, mostrando a importância da escola no cenário de gestão educacional e fazer com que a comunidade tenha participação ativa nas atividades desenvolvidas pela instituição. 
• Elaboração:
1. Mailing: Criação e atualização de uma lista de contatos onde estejam contidos os principais veículos de comunicação de Parintins, como a prefeitura, secretarias municipais, câmara de vereadores e instituições de ensino.
2. Releases: Elaboração e envio de releases para os veículos de comunicação da cidade e a quem possam interessar objetivando despertar o interesse da mídia aos eventos realizados pela Escola e atendimento à imprensa quando demandado.
3. Facebook: Ferramenta disponível na internet para a criação de perfis, tanto sociais como empresariais, com ampla divulgação, por ser uma rede que conecta todos os tipos de pessoas. 
OBJETIVO: 
Criar uma página da Escola de Áudio e Comunicação Padre Paulo Manna no site Facebook, para divulgar as ações desenvolvidas pela Escola visando à participação da sociedade e promover a integração dos Alunos com a sociedade Civil. A página terá o nome da instituição e através dela serão o publicados vídeos, fotos e convites com a intenção de chamar a comunidade a participar de tudo que a escola oferece. 
 
PUBLICO ALVO
	Toda a comunidade parintinense que tenha acesso a essa rede social. 
4. Estabelecer Parcerias: criar parcerias com empresas ou pessoas que possam ajudar no desenvolvimento dos alunos. 
OBJETIVO
Melhorar a qualidade de vida dos alunos e estabelecer parceiras com profissionais que possam ajudar os alunos a se desenvolverem psicologicamente.
PÚBLICO ALVO 
Médicos especialistas (fonoaudiólogos, otorrinolaringologista, psicólogos) e com profissionais de Serviços Sociais.
5. Promover eventos nas datas comemorativas: desenvolver palestras, oficinas de libras, peças teatrais e distribuição de folders com a história da escola e com as principais atividades lá disponibilizadas em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos pais, natal e aniversário da instituição. 
OBJETIVO
	Aproximar a comunidade da instituição para que assim haja uma participação mais ativa.
PÚBLICO ALVO
Todas as pessoas do município
	 Cronograma
	 Projeto de Comunicação Integrada 
Mensamente serão feitas reuniões ordinárias, entre a Escola e o Assessor para fazer o controle e avaliar o desenvolvimento das ações proposta por esse plano. As reuniões serão marcadas previamente e colocadas dentro do cronograma de ações do plano. Nessas avaliações serão feitos os levantamentos de dados que permitirão saber se as ações estão ocorrendo conforme o planejado. Um delas é ver se aumentou o número de pessoas que estão ajudando a escola e/ou participando das atividades que a escola desenvolve junto à comunidade. 
CRONOGRAMA 
O cronograma das atividades propostas neste Plano de Comunicação deve ser estabelecido regressivamente ao sofrer apreciação e aprovação da Escola de Áudio e comunicação de acordo com as metas e objetivos traçados ao planejar cada uma das ações propostas.
CONOGRAMA DE AÇÕES 2015/2016
	Atividade
	Jan
	Fev
	Mar
	Abr
	Mai
	Jun
	Jul
	Ago
	Set
	Out
	Nov
	Dez
	Elaboração do plano de comunicação
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
2015
	
	Apresentação do plano a Escola
	
	
	2016
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Início da Execução do Plano de comunicação
	
	
	
	
2016
	
	
	
	
	
	
	
	
	Contratação: Assessoria de comunicação
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
2015
	
	Criação do perfil no Facebook
	
	
	
	
2016
	
	
	
	
	
	
	
	
	Inicio da divulgação no Rádio
	
	
	
	
2016
	
	
	
	
	
	
	
	
	 Orçamento
	 Projeto de Comunicação Integrada 
Valores aproximados dos praticados no marcado.
	INSTRUMENTO
	PRODUTO
	CUSTO
	
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
	Contratação de um profissional para executar as ações propostas: Mailing e Releases;
	
HÀ UNIVERSIDADE DISPONIBIZARÁ MENSAMENTE UM ALUNO DO CURSO 
	FACEBOOK
	Criação da pagina no site
	NÃO HÁ CUSTOS
	
RÁDIO
	Divulgação das ações da Escola semanalmente
	COMO A INSTITUIÇÃO É FILANTRÓPICA, NÃO HAVERÁ CUSTOS.
	 Resultados
	 Projeto de Comunicação Integrada 
Resultados Gerais Esperados
Diante da situação exposta neste Plano de Comunicação, fica clara a necessidade de que a Escola de Áudio e Comunicação Padre Paulo Manna, precisa de uma assessoria que o ajude a ganhar uma visibilidade e para que a comunidade seja informada, constantemente, sobre as ações que são desenvolvidas para o público em geral. Faz-se necessário atingir as seguintes metas:
- promover a integração entre comunidade e Instituição. 
- Unificar a imagem da instituição em todos os veículos (site, fanpage, releases, cartazes, vídeos).
- Reunir todas as informações para consultas posteriorespara veículos de imprensa e pesquisas acadêmicas.
- Maior e mais esclarecida divulgação da Paulo Manna nos veículos de imprensa. 
- Maior retorno de pessoas interessadas em conhecer mais o projeto e as formas de ajudar o Paulo Manna.
- Aumento do interesse de instituição em firmarem parcerias com a Escola, em especial médicos especializados nas áreas de deficiência como um todo.
- Maior conscientização da população Parintins para aderirem a causa. 
- Mostrar a realidade dos alunos, no intuito de diminuir o preconceito da sociedade. 
- Maior divulgação da Paulo Manna e dos seus serviços prestados.
- Construção da verdadeira imagem da organização, fazendo com que o público conheça de fato a missão da Paulo Manna, que é a de dar todo o tipo de assistência aos alunos com deficiência, para torna-los capaz de realizar todo e qualquer tipo de função na sociedade.
- Aumento do número de voluntários que colaborem com a capacitação dos alunos. 
- Aumento na arrecadação de fundos para a instituição através de ações de empreendedorismo realizados em conjunto, instituição e Universidade.

Continue navegando