Buscar

Perspectivas Profissionais - Avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	As pessoas que aprenderam a lidar com as tecnologias precocemente têm mais facilidade de adaptação aos novos modos de comunicação e informação. Coelho (2012, p. 89) explica que essa nova geração é formada, especialmente, por indivíduos que não se amedrontam diante dos desafios expostos pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e experimentam e vivenciam múltiplas possibilidades oferecidas por novos aparatos digitais. Sobre os nativos digitais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COELHO, Patrícia Margarida Farias. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto livre: Linguagem e tecnologia, v. 5, n. 2, p. 88-95, 2012.
	 a)
	Os nativos digitais são conhecidos pelo fato de nascerem e crescerem rodeados da tecnologia, seu acesso é facilitado pelo fato de conviver com a tecnologia desde o seu nascimento.
	 b)
	Os nativos digitais são os nativos, aqueles que não têm o menor conhecimento da tecnologia e que na medida do possível descobrem algo novo.
	 c)
	Os nativos digitais são identificados pela facilidade que têm em ler livros e revistas, levando em consideração que o mais importante no momento de aprender é ter o material em mãos para manuseá-lo.
	 d)
	Os nativos digitais são as pessoas que nasceram e depois de adultos começaram a ter acesso à era digital, novas tecnologias.
	2.
	Por meio de uma abordagem quantitativa-qualitativa, Behar e Silva (2012) realizaram um mapeamento de competências que julga ser necessário aos alunos da EaD, apresentado os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do aluno que opta por esta metodologia de ensino. Neste estudo, houve uma diferenciação entre as doze competências do aluno da EaD, dividindo-as em grau de competências básicas, medianas e difíceis. Sobre as competências que se enquadram nas competências medianas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEHAR, Patricia Alejandra; SILVA, Ketia Kellen Araújo da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
	 a)
	Autonomia para agir nas situações e planejamento para conseguir alcançar os objetivos.
	 b)
	Autoavaliação constante e comunicação subjetiva com impressões pessoais.
	 c)
	Fluência digital e flexibilidade no uso das tecnologias e comunicação.
	 d)
	Comunicação clara e objetiva e a reflexão com análise crítica das situações.
	3.
	Segundo Pelissoli e Loyola (2004, p. 1), o M-learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem que permite a alunos e professores criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizando para isso dispositivos móveis com acesso à internet. Sobre os dispositivos móveis que possibilitam o uso do M-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PELISSOLI, Luciano; LOYOLLA, Waldomiro. Aprendizado móvel (M-Learning): dispositivos e cenários. In: Actas do Congresso Internacional de Educação a Distância, Brasil. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/074-TC-C2.htm>. Acesso em: 8 nov. 2004.
	 a)
	Tablet, laptop e smartphone.
	 b)
	Redes sociais e televisão.
	 c)
	Computadores pessoais e redes de computadores.
	 d)
	Televisores e aparelhos de DVD.
	4.
	O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como a internet, classificadas como tecnologias conectadas, altera radicalmente o mundo atual em que vivemos. Basta olhar a nossa volta e perceber que a cada dia as pessoas estão mais e mais conectadas pelo uso destas tecnologias. O impacto disso na sociedade como um todo também se faz intensamente nas escolas e nos processos educativos em geral. Sobre estes impactos da inserção e desenvolvimento de novas TIC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Novas linguagens surgiram com os recursos digitais, tornando a sociedade mais complexa, fato que indica a necessidade de preparação das pessoas para este mundo atual.
(    ) Na educação faz-se necessário primeiro equacionar os problemas presentes para posteriormente focar no ingresso nas redes de conexões digitais.
(    ) Ocorre uma exclusão do estudante que não tem acesso contínuo às redes digitais, o que certamente acarreta em consequências negativas para a sua aprendizagem no mundo atual.
(    ) Pesquisas em bases de dados on-line, bibliotecas digitais, portais educacionais, publicações, compartilhamentos e discussões on-line, são alguns exemplos de serviços digitais que integram a educação no mundo atual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	A educação a distância, modalidade em plena ascensão, é conhecida por fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, permitindo a interação entre docentes e acadêmicos em diferentes espaços e tempo. A partir do século XXI, alguns autores conceituaram o ensino a distância conforme seus estudos e entendimentos, apresentando algumas especificidades que os diferenciam, mas sobretudo mantendo um padrão semelhante de pensamento. De forma geral, essa metodologia de ensino utiliza recursos tecnológicos de informação e comunicação. Sobre as características do conceito geral que define o ensino a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Educação a distância é uma forma de ensino na qual o estudo individualizado não faz parte de sua formatação, tendo em vista que o estudo em grupo amplia os horizontes e facilita a aprendizagem.
	 b)
	É a modalidade de ensino que ganhou mercado por apresentar algo inovador, onde professor e aluno estão no mesmo local, interagindo e tirando dúvidas acerca do conteúdo estudado.
	 c)
	É a modalidade de ensino idêntica ao presencial, existe um professor para tirar dúvidas e abordar o conteúdo de forma clara e objetiva.
	 d)
	A educação a distância vem ganhando mercado por se destacar como algo inovador, em que aluno e professor estão conectados, estudando, porém ambos encontram-se separados em tempo e espaço.
	6.
	Em muitos países, a educação a distância é conhecida há mais de dois séculos, trazendo consigo um marco importante para esta modalidade de ensino. Este marco ocorreu por meio de um anúncio feito pela Gazeta de Boston, no ano de 1728, na edição de 20 de março. Assim, no século XIX, a educação a distância começou a existir institucionalmente em vários espaços da sociedade. Sobre o contexto que identificou o marco inicial da educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Oferecia material para o ensino e tutoria por correspondência nos cursos ofertados.
	 b)
	Os alunos poderiam se matricular em mais de um curso.
	 c)
	Os professores organizavam as aulas por videoconferência.
	 d)
	As aulas eram ofertadas em palestras divulgadas pela internet.
	7.
	A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. Ademais, a UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade e ao uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
	 b)
	A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
	 c)
	A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, em que ocorrem as pesquisas científicas.
	 d)
	A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido às instituições de ensino confessionais.
	8.
	No atual cenário educacional, com as mudanças tecnológicas e nas metodologias de ensino, o perfil do aluno também acabou sofrendo alterações. Assim, o professor necessita ter o conhecimento do perfil dos alunos, principalmente com relaçãoaos temas e assuntos que dominam. Sobre as características que são necessárias para o aluno aprender de forma on-line, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aluno precisa ser capaz de se motivar e responsabilizar pelo seu processo de aprendizagem.
(    ) O aluno pode aguardar as indicações do professor que agendará os momentos de estudo e o acompanhará.
(    ) O aluno precisa interagir com seus colegas, mantendo boas relações com os tutores e professores.
(    ) O aluno pode fazer seus prazos de entrega e encaminhar o trabalho assim que estiver pronto ao professor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	Os estilos de aprendizagem apresentam as características específicas que cada aluno demonstra para aprender, principalmente quando opta pelo ensino a distância. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA que se refere ao estilo auditivo, quando se trata da resolução de problemas:
	 a)
	Demonstra ação, vai diretamente no problema, escolhe solução que envolvam muitas atividades.
	 b)
	Elabora um planejamento antes, consegue organizar seus pensamentos.
	 c)
	Fala sobre os problemas, testa as soluções de forma verbal.
	 d)
	Lembra-se das coisas que fez, mas não das coisas que ouviu.
	10.
	O ensino a distância iniciou em 1965 com as TVs educativas, com um formato de ensino por meio de programas gravados, que ofereciam cursos para aperfeiçoamento pessoal e profissional. Ao longo dos anos, várias mudanças ocorreram com relação às TIC e ao ensino EaD, estruturando as gerações de ensino a distância. Sobre as características que conceituam o E-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Consiste em um programa que permite interação em tempo real entre as pessoas por videoconferência.
	 b)
	Consiste na modalidade de ensino organizada por meio de correspondências e materiais encaminhados pelo correio.
	 c)
	Consiste numa ferramenta que conecta as pessoas com as tecnologias, com maior rapidez na atualização dos conteúdos.
	 d)
	Consiste em uma forma de comunicação que as pessoas conseguem pesquisar conteúdos diferenciados na instituição de ensino.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Outros materiais