Buscar

TRABALHO COACHING APLICADO

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E COACHING
Fichamento de Estudo de Caso
CAMILA TEIXEIRA SANTOS 
Coaching Aplicado ao ambiente Corporativo
 Prof. RITA DE CASSIA 
 SÃO PAULO, 22 DE OUTUBRO DE 2019
	
Estudo de Caso: Lições de Carisma.
	
Referência: Gestão Pessoal, Lição de Carisma por John Antonakis, Marika Fenley e Sue Liechti.
Um indivíduo carismático é aquele dotado de carisma, que possui um conjunto de qualidades que o caracterizam como um sujeito notável, admirável ou fascinante, aos olhos de outros indivíduos.
A demonstração de carisma é uma tática muito comum entre políticos, artistas e demais líderes, na tentativa de encantar e persuadir o povo de maneira sútil. “Táticas de liderança carismática” (TLCs) pode se tornar mais influente, confiável e “parecida a um líder” é a influência resultante da alquimia que Aristóteles, chamou para persuadir os outros, é preciso ter um discurso forte e fundamentado e estabelecer credibilidade pessoal e moral. Isso feito, é hora de despertar a paixão e a emoção dos seguidores. Caso se desincumba bem das três tarefas, o líder será capaz de falar às esperanças e aos ideais dos seguidores, dar a todos um senso de propósito e inspirá-los para que produzam grandes feitos.
Nove de doze TLCs são verbais: metáforas, símiles e analogias, histórias e anedotas, contraste, pergunta retórica, lista de três elementos, expressões de convicção moral, reflexão sobre sentimentos do grupo, adoção de metas elevadas, e demonstração de confiança na capacidade de atingi-las. Três táticas não-verbais: dinâmica vocal, expressões faciais e gestos. Os três recursos também são vitais para o carisma. Não se dão naturalmente para todos, no entanto, são as táticas mais culturalmente sensíveis, para ensinar essas técnicas a gestores, apresentamos o conceito e, em seguida, mostramos trechos de telejornais e filmes com exemplos do meio empresarial, do esporte e da política. Isso feito, o gestor precisa experimentar e praticar as táticas, é observado em líderes que praticam e exercem o carisma, com isso, aumentou aproximadamente 60% da competências dessas pessoas que fizeram o curso e receberam nota acima da média pelos observadores ao falar em público com clareza, e esse pessoal conseguiu empregar as táticas na volta à empresa. O objetivo é usar Táticas de Liderança Carismática (TLCs) não só ao falar em público, mas também em conversas no dia a dia para ser mais carismático o tempo todo. As táticas funcionam porque o ajudam a criar um vínculo emocional com os seguidores e fazer com que pareça mais poderoso, competente e digno de respeito. Há uma grande diferença para quem pratica as táticas de liderança, um destaque é como o comportamento muda diante de uma situação difícil, a forma como passa para a equipe é outra e a forma também de motivá-los, um líder mostra o que foi feito, apresenta qual a proposta e ajuda os seus subordinados a traçar as metas para alcançar os objetivos acordados pela equipe. “Podemos reverter a situação com uma estratégia tripla: primeiro, precisamos olhar para trás e ver o que fizemos certo. Depois, precisamos ver onde erramos. Por fim, precisamos traçar um plano que convença o conselho 
a nos dar recursos para acertar da próxima vez”. Frase de Karin, chefe de divisão de uma empresa industrial.
O contraste é uma TLC crucial, pois combina razão e paixão, deixa clara sua posição ao apresentar a proposta, em geral com efeitos dramáticos. Em nossa experiência, o contraste é uma das táticas mais fáceis de aprender e usar e, mesmo assim, não é empregada o bastante. Expressões de convicção moral e declarações que reflitam o sentimento do grupo, mesmo sendo sentimentos negativos, estabelecem sua credibilidade ao revelar a qualidade de seu caráter aos interlocutores e fazer com que se identifiquem e se alinhem. Um líder só vai conseguir despertar essa paixão se acreditar realmente que a visão e a meta estratégica poderão ser atingidas.
Na hora de elaborar um discurso ou uma apresentação, já vá pensando em como incorporar as táticas. E ensaie. Também incentivamos o líder a pensar nisso antes de uma ocasião na qual tenha de ser persuasivo, como uma conversa privada ou uma reunião com a equipe. A ideia é se armar de um punhado de boas TLCs que combinem com sua personalidade e brotem espontâneamente ou, ao menos, pareçam ter brotado assim. Líderes que treinam trabalharam em grupo para ter mais carisma, um deu feedback ao outro. Os gestores com o menor carisma segundo a avaliação inicial em nosso estudo conseguiram reduzir consideravelmente o fosso que os separava de colegas em quem essas táticas brotam naturalmente. As TLCs podem ajudar a tonar alguém que estuda e pratica mais carismático aos olhos dos seguidores, e isso invariavelmente fará um líder mais eficaz.
�

Continue navegando