Buscar

artigo_marketing FORMATADO FALTA CONCLUSÃO

Prévia do material em texto

MARKETING 4.0 E SUA EVOLUÇÃO
Marina dos Santos Oliveira marinaoliveira10452@gmail.com
Mayla da Silva Assunção maylaassunção.1997@gmail.com 
Taís This thystais@gmail.com
	 Gestão de Marketing –Sedenilso Moura
Resumo
Este referido trabalho possui como objetivo de estudo espor o fortalecimento e a evolução do marketin e do marketing 4.0, apresentar como esse metodo é extremamente essencial para as organizaçãoes invovaras que já se consolidaram no mercado e novos entrantes, tambem mencionar a transição das etapas do marketing e como aplicar esse método inovador no seu proprio negocio.
Palavras-chave: Evolução. Marketing. Transição. Método. 
Introdução
O marketing percorre um período de grandes mudanças, nos meios de interação, comunicação, de qual forma realizar propaganda com intuito de atingir um publico cada vez maior, que esta cada vez, mas permanecem atarefadas em seu dia a dia. Porém, as pessoas com cotidianos conturbados semprem aruumam um tempo abíl para estar se conectando com a internet, principalmente atentos em redes sociais, seja no caminho para sua casa, para o trabalho, no intervalo de uma atividade e outras. 
Diante dessa mudança criaram-se oportunidades de surgimento de uma nova classe, pessoas e organizações que acompanham o avanço da internet, das midias e redes sociais e fazem uso desse instrumento para seu proprio crescimento, tornando-se conhecida e muito influente no mercado.
1 Entendendo o Marketing 4.0
O marketing 4.0, é o marketing de sentimentos humanos, de transformações sociais, de revoluções de interação na rede. E também é o aconchego dos mais velhos, na boa estrutura de imagens, de textos bem elaborados, que toquem o coração, a razão e a consciência de cada empresário, empregado. 
Segundo Rocha (2010), as organizações permanecerão a fazer marketing tradicional, focado na TV e na mídia impressa, porém, o marketing digital, representado pelas mídias sociais, mobile e internet, crescerá cada vez mais.
Ainda segundo Rocha (2010) para se manter solidas no mercado, as empresas necessitarão saber como envolver e conectar seu marketing tradicional com o marketing digital, vencer os desafios de misturar um público cada vez mais sem tempo e impactado por inúmeros estímulos. O tradicional e o digital estão conectados.
2 Do Marketing 3.0 para o 4.0: o que mudou?
O Marketing 3.0 foi uma evolução recente que ocorreu por conta do avanço tecnológico e popularização da internet. Sua principal característica foi à mudança de foco, tornando o consumidor o centro das atenções em uma abordagem mais humanizada por parte das marcas.
Esse movimento contrastou, significativamente, com os conceitos utilizados pelo marketing das décadas anteriores. 	 No Marketing 1.0, nascido com a Revolução Industrial, época da produção em massa e a padronização, o foco estava no produto. Toda a comunicação voltava-se para as características dos produtos e o porquê os consumidores deveriam comprá-los. 
Não existia preocupação com as necessidades ou desejos das pessoas. Também não existia concorrência, o que contribuía para que as empresas não investissem em diferenciação de marcas. O segundo movimento, chamado Marketing 2.0, surgiu com a Era da Informação, com a popularização do rádio e televisão. Nessa época, os consumidores começaram a comparar preços e características dos produtos.   
Portanto, obter a preferência do consumidor era o objetivo. Nascia a concorrência, com as empresas competindo entre si e buscando diferenciar seus produtos. Começaram a ser aplicados os 4 P’s do Marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção.
Somente na virada para o século XXI, chegamos ao Marketing 3.0.
As empresas tiveram que se adaptar a um novo consumidor, que pesquisa por soluções no Google, quer se conectar emocionalmente e interagir com as marcas.
Ele também apóia movimentos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, economizando recursos naturais e preservando o meio ambiente. Sustentabilidade, colaboração e soluções criativas passaram a fazer parte do dia a desse consumidor.
E as empresas estão buscando adaptar sua comunicação, produtos e serviços para contemplar esses anseios e expectativas.
Para alcançar esse objetivo, elas devem concentrar suas ações para posicionar seu produto na mente dos consumidores, de maneira única. Antes de vender, é necessário conquistar uma conexão emocional, mostrando às pessoas por que elas precisam de determinado produto ou serviço e como isso pode mudar suas vidas.
O Marketing 3.0 valoriza os relacionamentos, tanto da marca com o consumidor, quanto entre os próprios consumidores. As opiniões e reclamações das pessoas passaram a ter um valor nunca visto, onde depoimentos sobre bom ou mau atendimento são usados para decidir. 
3 As 3 mudanças que fizeram surgir o Marketing 4.0.
Agora caminhamos para o marketing 4.0, onde as inserções de novas tecnologias e as utilizações da internet no dia a dia estão moldando nossos comportamentos e afetando todos os setores da sociedade.
Essa nova fase mostra um aprofundamento das características do Marketing 3.0, tornando-se ainda mais centrado no cliente.
Nesse cenário, existem três mudanças importantes que marcam a migração para o Marketing 4.0:
Google: O Google se tornou a referência em mecanismo de buscas pela internet,  revolucionando a maneira como as pessoas procuram por informações, produtos e serviços.
Colocar um link para o site da empresa na primeira página de uma busca realizada pelo seu cliente pode ser a diferença entre ele comprar o seu produto ou ir para a concorrência.
No entanto, para conquistar esse posicionamento, a empresa deve entender, profundamente, o que os clientes buscam na internet, suas dores, problemas e dúvidas.
E, baseado nessas informações, investir em um site ou blog responsivo, com conteúdo de qualidade relacionado aos anseios das pessoas.
É esse trabalho que vai fazer com que a sua empresa se destaque dos concorrentes e consiga atrair mais atenção para os seus produtos e serviços
	Redes Sociais: Está cada vez mais difícil capturar a atenção das pessoas e mantê-la o tempo suficiente para convencê-la sobre algo. Conseguir estabelecer um diálogo e fidelizar a atenção das novas gerações é cada vez mais desafiador para as marcas e empresas. E esse desafio parece só aumentar a cada ano.
Televisão, rádio e TV a cabo já não atingem boa parte do público jovem e as marcas estão tendo de aprender rapidamente a construir novas formas de construir confiança em novos canais de comunicação.
Nesse cenário, as redes sociais se tornaram os novos canais de comunicação em massa, com viralizações de vídeos e surgimento dos influenciadores digitais, personalidades que influenciam comportamentos e impulsionam marcas, produtos e serviços.
Por estes motivos, todas as informações sobre o seu negócio devem estar claras, atualizadas em tempo real e objetivas, atraindo um consumidor que está sempre se distraindo com algo novo.
Negocios Digitais: A internet também possibilitou uma revolução no mercado de prestação de serviços, impulsionando o surgimento de aplicativos e empresas que oferecem desde hospedagem em casas de família, passando por caronas compartilhadas, até pesquisas em tempo real para qualquer coisa que você necessite.
É a era da prestação de serviços inovadores, compartilhados e colaborativos, criados por startups que estão revolucionando segmentos tradicionais de mercado. Amazon, Netflix, Uber, AirBNB e Spotify são alguns dos exemplos mais comuns.
4 Como aplicar o marketing 4.0 no meu negócio.
Agora que já conhecemos o que é marketing 4.0 vamos aprender quais são as estratégias para a implementação do marketing4.0 na sua empresa, Aqui vão algumas dicas:
Humanização da marca 
A humanização da marca é tornar sua marca mais proxima do seu público , se aproximando do cliente de forma mais intima. Entender ele comouma pernona que tem vontades, desafios e necessidades. Com a grande concorrencia do mercado optar nessa estrategia deixa a marca mais conectada ao seu público alvo.
Marketing de Conteúdo 
 Copyblogger define assim:
Marketing de conteúdo significa criar e compartilhar conteúdo valioso e gratuito para atrair e converter consumidores potenciais em clientes, e clientes em repetidos compradores. O tipo de conteúdo que você compartilha está relacionado ao que você vende.(COPYBLOGGER 2006).
O marketing de conteúdo com uma estratégia bem formada gera credibilidade com o cliente , aumenta as vendas e cria um cliente apaixonado e fiel a marca. 
Experiência Multicana
Multicanal é investir em diferentes canais para o cliente comprar o seu produto da forma que for mais interessante para ele. Isso vem na forma de pontos de contato presenciais, como as lojas físicas, e on-line, em aplicativos móveis, e-commerces, redes sociais, e-mails, chat entre outros.
Mais opções de compra para a comodidade do seu público alvo. 
 Experiência Mobile
Mobile marketing é uma estratégia de marketing digital que busca alcançar o público-alvo em seus smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, através de e-mails, mensagens SMS, redes sociais e aplicativos.
são melhorias que irão facilitar o contato com seus clientes e a forma com a qual eles encontram os produtos e serviços que ela comercializa.
Momento WOW
WOW Moment é o momento em que uma pessoa atinge um sucesso rápido (quick win) dentro do seu produto, por meio da execução de uma ou mais ações-chave.
Esse é um momento específico na jornada do cliente, onde ele diz “WOW! Esse negócio realmente funciona e resolve o meu problema“. O momento onde você encanta uma pessoa, pois o problema dela começou a ser resolvido com a sua solução.
Clientes Promotores
O cliente promotor é aquele satisfeito e engajado, que divulga de forma espontânea os produtos e serviços da sua empresa. Ele faz isso simplesmente por acreditar na qualidade da marca e por ter vivenciado situações positivas.
Além de indicar o negócio para amigos e familiares, o consumidor promotor age proativamente e defende a empresa em situações diversas, inclusive no boca a boca.
Agora vamos conhecer alguns exemplos de empresas que já utilizam o Marketing 4.0 com eficiência.
Walmart
A Walmart oferece funcionalidades no seu app mobile dentro da lógica omnichannel. O cliente pode fazer a lista online e só retirar na loja, ou o aplicativo pode mostrar onde encontrar o produto desejado nas prateleiras.
Amazon
A Amazon inaugurou o seu “supermercado do futuro”, o Amazon Go, onde não existem atendentes, nem a necessidade de passar as compras no caixa.
Os clientes podem retirar o produto da prateleira e o aplicativo da Amazon adiciona à lista de compras, automaticamente. Para isso, foi instalado um sistema de (muitas) câmeras e QR Codes que sinaliza quando um produto é retirado da gôndola.
Starbucks
A Starbucks é uma empresa que sabe usar muito bem os conceitos do Marketing 4.0 no quesito experiência dos clientes.
A empresa usa o espaço físico das suas lojas como uma extensão da personalidade da marca, fornecendo uma boa conexão wi-fi e ambientes confortáveis e decorados com a mesma paleta de cores.
Esses elementos, entre outros, fazem com que o cliente tenha praticamente a mesma experiência em qualquer uma das lojas da rede, identificando uma Starbucks mesmo sem ver o nome da marca estampado na porta. Ao oferecer uma experiência única, a marca conquista os clientes a ponto deles se tornarem divulgadores naturais da marca.
Considerações Finais(Marina substituir sua conclusão aqui pois já está formatado.)
Para as referências, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências. No caso de obras consultadas, porém não referenciadas deve-se indicar na Bibliografia Consultada. Seguem os exemplos no item referencias.
A entrega do artigo deve ser dia 16 de setembro de 2019 até 23:59, no seguinte e-mail: sedenilso.machado@sebsa.com.br. Apenas um artigo por grupo, contendo o nome completo de todos os integrantes. O aluno que não estiver com nome em nenhum artigo estará automaticamente zerado neste trabalho que tem peso 3,5 na nota. O grupo que entregar o artigo após a data e horário previsto, sofrerá desconto de 0,5 na nota.
Referências
AUTOMAÇÃO DE VENDAS. O que é Marketing 4.0? O que mudou em relação ao 3.0 Entenda. Disponível em: <http://automacaodevendas.com/o-que-e-marketing-4-0/> Acessado em: 28 Agostos. 2019.
 Disponível em:< https://klickpages.com.br/blog/mobile-marketing-o-que-e/> Acessado em: 01 Setembro 2019. 
KLICKPAGES BLOG Mobile Marketing: o que é, vantagens, exemplos de ações e dicas
KLICKPAGES BLOG. Marketing de conteúdo: o que é, como fazer e exemplos. Disponível em:<https://klickpages.com.br/blog/marketing-de-conteudo-o-que-e/> Acessado em: 01 Setembro 2019. 
MUTANTBR. Cliente promotor: como fazer os clientes se apaixonarem por sua marca Disponível em: <https://mutantbr.com/blog/cliente-promotor-como-fazer-os-clientes-se-apaixonarem-por-sua-marca/> Acessado em: 01 Setembro 2019. 
USERONBOARDING. WOW Moment – Como encantar seus clientes no primeiro contato com seu produto – Parte 2 Disponível em: <http://useronboarding.com.br/wow-moment/> Acessado em: 01 Setembro 2019.

Continue navegando