Buscar

Poder Moderador e Judicialização da Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 4
a) O que caracterizou o chamado Poder Moderador no âmbito do Primeiro Império?
R: À época era um dos poderes constituintes do Brasil, isto é, juntamente aos poderes legislativo, executivo e judicial, era a base da legitimidade política e da soberania brasileira. Era, portanto, um quarto poder, considerado por seus ideólogos um “poder neutro”, responsável por “harmonizar” os demais e atribuído apenas ao imperador.
b) Relacione a fala da Ministra com a crítica de que a atuação do Poder Judiciário como um poder moderador acaba desaguando em uma judicialização da política.
R: Ao indicar os problemas da atuação do judiciário na realização de julgamentos de caráter político, acaba fomentando uma judicialização desse campo, o que desfavorece a atuação civil e popular na condução da democracia representativa, limitada pelo poder do STF (Superior Tribunal Federal), a quem acaba sendo atribuído o poder decisório sobre todas as situações de caos que se vive numa nação.
O STF, ao tratar da política, supera suas obrigações iniciais e torna-se uma corte de uso não mais extraordinário, mas ordinário, e, com isso, banaliza a relação entre os três poderes.

Continue navegando