Buscar

Apresentação Logística Reversa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LOGÍSTICA REVERSA FOGÕES MUELLER
ANDRÉ CAMARGO
CLAUDIO ALVES DOS SANTOS
JAIR LOPES
TIAGO MORAES
1
1
	A logística reversa é um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada".
LOGÍSTICA REVERSA
LOGÍSTICA REVERSA FOGÕES MUELLER
	Este projeto tem como objetivo, desenvolver um processo, de retorno dos produtos, “Logística Reversa” na empresa Mueller Fogões, provenientes do pós-venda e pós- consumo.
2
3
OBJETIVO	
LOGÍSTICA REVERSA FOGÕES MUELLER
3
	O trabalho justifica-se através do momento econômico e ambiental que se apresenta o país e o mundo, onde baixar custos significa principalmente eliminar despesas, e a consciência ambiental onde o foco principal é evitar os desperdícios de materiais e o reaproveitamento dos mesmos.
JUSTIFICATIVA	
LOGÍTICA REVERSA FOGÕES MUELLER
4
	EMPRESA
LOGÍSTICA REVERSA FOGÕES MUELLER
 
	Mueller, há mais de 60 anos no coração da família Brasileira, Fundada em 1949 no município catarinense de Timbó, no pujante vale do Rio Itajaí, a companhia desde sempre primou pela criação de produtos que satisfazem e atendem as mais variadas necessidades da família brasileira.
 
	A Mueller é uma empresa consolidada, com mais de seis décadas de história e presença em todo o Brasil e países da América Latina, África, Ásia e Oceania. Com parques fabris em áreas de mais de 139 mil metros quadrados, certificações ISO 9001 e ISO 14001, tendo o fogão como um de seus principais produtos.
6
		Produto que servirá de exemplo para a implantação da Logística reversa na empresa Mueller.
FOGÃO PIACERE INOX
O novo Fogão 5 bocas Piacere Inox da Mueller possui:
Mesa em inox e avançada
Botões removíveis e sobrepostos à mesa
Queimadores de aço esmaltado em easy clean
Categoria "A" no consumo de gás
Tampa de vidro temperado
Proteção térmica com duplo vidro no forno
Puxador de metal escovado
Acabamento em inox escovado
PRINCIPAIS MATÉRIAS PRÍMAS UTILIZADAS NA 
FRABRICAÇÃO DOS FOGÕES 
AÇO
PLÁSTICO
VIDRO
RECICLAGEM
Reciclagem é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista a sua reutilização. Por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados. 
.
O AÇO
O PLÁSTICO
O VIDRO
	Pensando nisso a empresa Mueller oferece dois programas diferenciados no pós-vendas e pós-consumo de seus produtos, Assistência Técnica On Demand e Logística Reversa com Troco na Troca
ASSISTÊNCIA TÉCNICA ON DEMAND
Assistência Técnica ON Demand é ter a disposição do cliente, serviços diferenciados, suprindo suas demandas, na hora, que o mesmo mais necessite.
Com certificações ISO 9001 e ISO 14001, contamos com centro de treinamento de ultima geração, técnicos especializados, veículos para deslocamento e toda flexibilidade necessária para buscarmos a excelência em nossos serviços. 
 	Buscamos parcerias onde, empresas interessadas em trabalhar com produtos Mueller, prestando assistência técnica, compram uma franquia e se tornam parceiras.
 As empresas franqueadas passam por rigorosos treinamentos, sobre a cultura da Mueller e seus produtos, para oferecerem serviços de assistência técnica de qualidade.
Como funciona nossa assistência técnica?
A empresa garante o recebimento de um atendimento 
personalizado.
A realização de uma visita do técnico após a compra.
A disponibilidade de uma equipe de suporte técnico
 qualificada.
Garantia de um ano de assistência técnica.
Garantia estendida. 
Como funciona nosso suporte?
Equipe treinada e qualificada.
Atendimento personalizado.
Soluções diferenciadas
Os serviços funcionam:
 Segunda a Sexta feira das 07:00 as 19:00 Horas
 Sábado e Domingo das 08:30 as 12:00 Horas
 Além de plantão e atendimento On Site.
 
Como Funcionam nossos serviços? 
 	On-site, o cliente agenda uma data em nosso sistema e um técnico credenciado se desloca até sua casa, gerando mais comodidade.
 	O serviço em balcão trata-se de um trabalho diferenciado, onde buscamos diariamente prestar o melhor atendimento no menor tempo. 
Garantia estendida são para pessoas que necessitam de atendimento diferenciado, dentro de prazos pré-estabelecidos e com mais agilidade.
	Assim com a Assistência Técnica On Demand a Empresa Mueller consegue oferecer uma assistência de qualidade no pós-venda de seus produtos, verificando que este programa é satisfatório.
LOGÍSTICA REVERSA COM 
TROCO NA TROCA
 	Logística Reversa com Troco na troca. Consiste em, na compra de um fogão Mueller novo, o cliente em troca de benefícios atraentes, entregará seu fogão velho, independentemente da marca.
 		Com isso a empresa Mueller dará o destino correto a este produto, de pós-consumo. 
Mas como este programa será atraente 
para o cliente?
As propostas da empresa Mueller são:
 Na compra de um fogão novo o cliente ganhará 10% de desconto no preço do produto, e mais 10% de desconto no custo do frete, para receber o produto novo, e entregar seu fogão usado Mueller. 
E no caso do fogão for de outra marca, serão os mesmos 10% na compra do produto novo, porem frete grátis, para receber o produto novo, e entregar o fogão usado. 
Desta forma se constatou, mediante pesquisas que os clientes teriam interesse em entregar seu produto usado ao invés de descarta-los de forma incorreta.
Mas como este programa será lucrativo para a empresa?
Para a empresa a Logística Reversa se torna um negócio lucrativo através da reciclagem de produtos, recolhidos dos clientes, provenientes do pós-consumo, que consiste em Aço, Plástico e Vidro.
Todos os fogões recolhidos são enviados as assistências técnicas mais perto dos pontos de vendas, para serem desmontados, as peças em boas condições de uso catalogadas para o reaproveitamento e o resto dos materiais separados, onde serão enviados para a reciclagem.
A empresa Mueller tem todo o controle deste processo através de auditorias, sistemas de gestão e indicadores que as empresas credenciadas preenchem a cada vez que chega um fogão para desmonte.
O Aço, Plástico e Vidro, segregados são disputados, por empresas recicladoras, onde estes materiais serão vendidos ou entregues em forma de permuta a estas empresas, gerando lucro e descontos para compra de matéria prima.
Dessa forma a empresa Mueller torna seus processos mais sustentáveis, contribuindo com o meio ambiente, gerando uma nova fonte de renda, tornando o programa, Logística Reversa com Troco na Troca viável.
CONCLUSÃO
O trabalho desenvolvido alcançou seu objetivo principal que é demonstrar a evolução da Logística Reversa de pós-venda e pós-consumo, na empresa Mueller.
Portanto, a implantação do processo de Logística Reversa na empresa, pode aumentar as possibilidades de adquirir um diferencial competitivo que, além de agregar valor ao produto, pode prover à mesma uma maior rentabilidade, além de cumprir às leis ambientais, e atendendo necessidades e expectativas dos clientes.
OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando