Buscar

Anatomia das aves - Esqueleto Axial e Apendicular - Sistema Respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANATOMIA DAS AVES
Esqueleto axial: crânio, coluna vertebral e tórax
Esqueleto apendicular: é dividido em membro torácico e membro pélvico. 
ESQUELETO AXIAL:
CRÂNIO:
É cinético (móvel) e quem dá essa mobilidade é a articulação fronto-nasal e osso quadrado (que articula a mandíbula superior – processo zigomático com a caixa craniana). 
Possui órbitas bem desenvolvidas, além disso, há um septo interorbital que divide as duas órbitas. No final (caudal) do septo há o forame óptico que sai o nervo óptico. 
O osso maxilar/mandíbula superior: há um prolongamento afilado que é o processo zigomático/processo jugal que se estende até o osso quadrado. 
Osso pré-maxilar: é onde se encontra o bico.
Occipital: há um único côndilo que irá se articular com o atlas que é bem diferente com formato de anel. 
Teto da cavidade craniana: osso frontal e parietal caudal.
Teto da cavidade nasal: osso nasal 
Mandíbula inferior: há 5 ossos, na vida embrionária, não eram fundidos, depois de nascer, se fundem. Articula-se com os côndilos do quadrado. 
Osso articular: prolongamento que se articula com os côndilos do quadrado. 
COLUNA VERTEBRAL:
Atlas: possui formato de anel devido ao occipital ter apenas um côndilo. 
Áxis
Mais vértebras cervicais (número variado – muitas, normalmente mais que 7)
Fusão de vértebras torácicas: folha
ESTERNO:
É a estrutura mais ventral, tem formato de calha. Essa calha serve como superfície óssea para a origem dos principais músculos do voo, sendo assim, quando mais voadora, mais formato de calha ele tem. 
Voo: m. supracoracóide e m. peitoral. 
Possui manúbio bem desenvolvido que recebe o osso coracóide, que também é muito desenvolvido. 
ESQUELETO APENDICULAR:
Cíngulo peitoral: clavícula, escápula e coracóide. 
2 Clavículas fundidas e se unem na fúrcula (osso da sorte). Ossos delgados e hastes.
Coracóide: se articula dorsal com a clavícula e ventral com o manúbio do esterno. É o maior osso do cíngulo peitoral. Osso robusto. 
Escápula: nos mamíferos há espinha da escapula que ficava lateralmente, mas nas aves fica paralela a coluna vertebral se dirigindo caudalmente. São longas e planas.
MEMBRO TORÁCICO: úmero, cabeça do úmero, tubérculo dorsal, tubérculo ventral nas aves. O úmero se articula com o rádio e ulna que será mais espessa que o rádio. Dois ossos do carpo que se articula com o rádio que o radial e o que se articula com o ulnar é o carpo ulnar. O carpometacarpo se chama assim porque é um osso único que é formado pela fusão dos II (mais rudimentar), III e IV metacarpícos. Entre o III e IV há um espaço interosseo. Os dedos: II, III e IV articulam-se com o metacarpo respectivamente com seus números. O III dedo é o mais longo pois tem duas falanges, diferente do II e IV. 
Cíngulo pélvico: coxal, ísquio e púbis	
Íleo, ísquio e púbis: há um forame que fica entre o íleo e o isquio que é o forame ileoisquiático. Há o foram obturatório entre o isquio e o púbis, há o acetábulo que é perfurado na fossa do acetábulo. O cíngulo pélvico muda o formato em relação as espécies diferentes de aves. 
MEMBRO PÉLVICO: Fêmur, tibiotarso (osso maior das aves e articula-se com o tarsometatarso), fíbula, tarsometatarso e dígitos. 
Fêmur: articula-se proximal com o coxal e distal com o tibiotarso e fíbula. Cabeça do fêmur, forame nutrício, côndilo externo ou lateral, fossa intercondilar, côndilo interno ou medial, tróclea, trocânter maior. 
Tibiotarso se articula com o tarsometatarso e fíbula e fêmur. 
Tarsometatarso articula-se com os dígitos e com o tarsometatarso. É resultante da união dos metartarsianos II, III, IV. Caudal há o primeiro metatarsiano se articula com o tarsometatarso, sem fazer parte. Os dígitos levam os mesmos nomes dos metarsianos formado por falanges, I dedo (2 falanges), II dedo (3 falanges), III dedo (4 falanges) e IV dedo (5 falanges). Nos machos sai do tarsomatatarso. 
SISTEMA DIGESTÓRIO DAS AVES:
Orofaringe, esôfago, estômago (2), intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo) e grosso (ceco, cólon e reto não se diferencia o início), cloaca (ânus). Fígado pâncreas, glândulas salivares, língua e bico. 
Não tem dentes e nem lábios, os dentes serão substituídos pelo bico. Não possuem palato mole, diferente dos mamíferos, isso irá formar junto com a cavidade oral e faringe a orofaringe. 
		No teto da orofaringe há o palato duro que é incompleto e ainda possui uma fenda que é a fenda da coana que serve para comunicar a orofaringe com a região nasal e depois o ar vai para o hádito da laringe > traquéia > pulmão. Há a fenda infundibular que é onde desemboca as tubas auditivas das aves.
		No assoalho da orofaringe, possui língua triangular e rígida e possui no meio um sulco mediano. 
ESÔFAGO: comunica a orofaringe com o estômago. Posiciona-se no lado direito do pescoço e depois volta para o meio e então tem uma dilatação que se chama papo ou ingluvio que tem como função de armazenar alimento por um curto tempo. Quando possui filhote: ela produz leite de papo ou pombo com células de deescamação, que possui lipídios e é branco, com isso, ela regurgita e dá para o filhote. 
ESTÔMAGO: é subdividido em duas porções: proventrículo e moela. O proventrículo é o estômago glandular que secreta ácido clorídrico para deixar ácido, e ativar o pepcionogênio e pepcina quebra proteínas. Moela (estômago muscular) (aglandular) (porção mecânica, triturar). Vai para o intestino delgado (duodeno que só tem duodeno ascente, flexura duodenal e duodeno descente que, entre eles há o pâncreas), jejuno (possui as voltinhas/alças) íleo (em ambos do seu lado há cecos direito e esquerdo do intestino grosso que tem função de digerir celulose e hemicelulose e é mais longe em perus e galinhas domésticas) cólon seguindo o íleo e coacla (ânus).
PÂNCREAS: entre duodeno ascendente e descendente que libera suco pancreático que possui enzima digestivas. 
MOELA/VENTRÍCULO: possui 4 músculos: músculo crâniodorsal, músculo lateraldorsal que é coberto pela aponeurose (tecido conjuntivo), musculo caudoventral e musculo lateralventral. 
FÍGADO: há o lobo direito e esquerdo (é mais curto). Vesícula é fusiforme e situa-se na face visceral do lobo direito. Periquitos e bombom não possuem vesícula biliar.
SISTEMA RESPIRATÓRIO:
NARINA: é o opérculo que é uma camada.
	Entre o ar pelos orifícios > cavidade nasal > entra pela concha rostral > concha nasal média > concha nasal caudal > sai pela abertura da coana (orofaringe) > ádito da laringe (ao redor há a cartilagem aritenoite, ela se fecha, e ao se fechar, não entra corpo estranho para o trato respiratório, seguindo a comida para o esôfago) > traquéia > pulmão. Há as glândulas salinas que ficam acima dos olhos que tem como função de eliminar sódio em excesso e manter a osmolaridade em aves marítimas e aquáticas. 
LARINGE: há o ádito da laringe, não possui epiglote o restante possui as cartilagens (cricoide, tireoide, aritenoide)
TRAQUEIA: há os anéis da traqueia, e são completos e se estendem-se até um pouco antes da siringe que é o órgão de vocalização das aves domésticas, como se fosse a prega vocal). A siringe fica bem na bifurcação nas traquéias. Após isso, é bifurcada em brônquios principais direito e esquerdo. 
PULMÃO: estrutura achatada, rígida e quase retangular. Estão ligados também os sacos aéreos (acessórios) que dão a leveza ao animal que tem relação aos ossos pneumáticos facilitando o voo, proteção térmica. Há os sacos aéreos cervicais (exceto o atlas e áxis), após possui o saco aéreo clavicular (localiza-se na região da clavícula que tem função de ventilar os ossos pneumáticos do membro torácico), saco aéreo torácico cranial e caudal, saco aéreo abdominal que ventila o sinsacro e cintura pélvica.

Outros materiais