Buscar

PROBLEMAS METAFÍSICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Filosofia Geral: Problemas Metafísicos
Considere a citação:
“O estoicismo pensa o universo como um grande ser vivo provido de um sopro vital, estendido como a alma, e que garante a coesão de tudo que existe.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRAGA JUNIOR, Antônio Djalma. LOPES, Luís, Fernando. Introdução à filosofia antiga. Curitiba: InterSaberes, 2015, p. 208.
Tendo em vista a citação e os conteúdos da Aula 3 (Vídeo 1), assinale a afirmativa que define a primeira solução, de acordo com os estoicos, para o dualismo platônico:
	D	
Viver corretamente é o caminho da felicidade.
Esta é a afirmativa correta. De acordo com a Aula 3 (Vídeo 1, 2'08" a 2'47"), a solução estoica tinha como princípio que a virtude era único caminho para a felicidade e, para chegar a ela, tem-se de negar as sensações, tudo o que está relacionado ao corpo, pois o prazer é um inimigo. Assim, os estoicos buscavam os conceitos universais como solução dos problemas humanos.
Questão 2/5 - Filosofia Geral: Problemas Metafísicos
Considere a passagem a seguir:
“No estudo da história da filosofia, os primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos. Apesar de passar a ideia de que existiram antes de Sócrates, o termo pré-socrático indica uma tendência de pensamento, estando relacionado também com filósofos que viveram na mesma época de Sócrates e até mesmo depois dele”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponívelem: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/presocraticos.htm> Acesso em 30 maio 2018.
Entre os pré-socráticos, Anaxágoras se destacou pelo seu posicionamento diferenciado. De acordo com o livro-baseOs caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, qual a visão metafísica desse filósofo?Leia as alternativas que seguem e assinale aquela que contém a resposta correta:
	B	
Anaxágoras se tornou o primeiro defensor da visão dualista entre a matéria-espírito.
“Anaxágoras é o primeiro a afirmar, decididamente o dualismo matéria-espírito (noûs); O noûs universal, que coordena tudo, rege tudo, conhece tudo, é sem mistura (de partes materiais)”. (Livro-base, p. 76)
Questão 3/5 - Filosofia Geral: Problemas Metafísicos
Leia o fragmento de texto a seguir?
“Para Parmênides (515-c. 450 aC), o ‘material’ básico do cosmos está sendo. Tudo o que existe ‘é’. Ele tem a propriedade de ‘é ser’, porque ‘existe’. Isto está em contraste com a não ser ou ‘não coisalidade’ (nada). Para Parmênides, a mudança era uma ilusão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em:<http://www.afilosofia.com.br/post/pre-socraticos-escola-eleatica/456>Acesso em 30 maio 2018.
A posição de Parmênides não era consensual em sua época; muitos o contestaram. Empédocles, por exemplo, tinha uma visão bem diferente da de Parmênides. Tomando como referência os conteúdos do livro-base Os caminhos da reflexão metafísica: 	E	A alma é uma mistura de elementos numa dupla realidade de amor e ódio, que a movem; já o corpo é movido pela alma.
Você acertou!
“Empédocles vê a alma como mistura dos elementos, o que a capacita de conhecer os vários entes compostos destes mesmos elementos. [...] A alma é portadora das duas forças (amor e ódio) que a movem, e pelas quais o corpo é movido”. (Livro-base, p. 76)
Questão 4/5 - Filosofia Geral: Problemas Metafísicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O primeiro esforço filosófico de cunho metafísico, realizado pelo homem foi obra dos Gregos, como instrumento de discernimento entre a existência real, como uma existência em si mesmo, e a existência fenomênica ou aparente”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integramente ele está disponível em:<http://www.webartigos.com/artigos/a-metafisica-dos-pre-socraticos/78652/#ixzz41DDjDcFR> Acesso em 30 maio 2018.
Considerando o esforço dos pré-socráticos em explicar racionalmente a realidade do mundo e, tomando como referência o livro-base Os caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, assinale a alternativa que melhor descreve a concepção de alma de Tales de Mileto:
	B	
Na visão de Tales, a alma é movimento e sua essência tem relação com água princípio originário de todas as coisas.
“Segundo Tales, a alma é algo que se move. Segundo filósofos posteriores, a opinião de Tales, de que ‘tudo está repleto de deuses’, mostraria que o universo mesmo parece uma alma. Em que relação está à alma humana com esta alma do cosmos? Qual a sua origem, a sua natureza? Tudo isto são perguntas que os poucos fragmentos que possuímos de Tales, não nos permitem responder. Como, porém, Tales viu na água o princípio de todas as coisas, é possível supor que ele tenha visto na alma humana algo essencial algo material (posto que tênue), que tira sua origem de algo úmido (o sêmen)”. (Livro-base, p. 73)
Questão 5/5 - Filosofia Geral: Problemas Metafísicos
Observe a imagem a seguir:
Após esta avaliação caso queira ler o texto integramente ele está disponível em:<https://sites.google.com/site/matematica2014cpel/2-introduccion> Acesso em 20 maio 2018.
A imagem apresentada anteriormente ilustra o famoso teorema de Pitágoras. Pitágoras inaugura uma mudança de perspectiva na forma de interpretar a realidade. Mesmo após o fim do período medieval, uma das pinturas clássicas dessa época trazia uma hierarquia dos saberes. Pitágoras figurava no topo.Tomando como referência o livro-baseOs caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, marque a alternativa que expressa, de forma correta,a concepção pitagórica sobre a alma:
	C	
Os pitagóricos entendiam que alma como sendo imaterial e a essência do mundo é matemática, podendo ser representada em números.
“Por um lado, a alma aparece como algo independente da matéria (ao menos da matéria grosseira dos corpos físicos), algo imortal, encerrado neste corpo mortal, e que migra de organismo em organismo. Por outro lado, os pitagóricos não parecem descrevê-la como idêntica ao hálito, e às vezes, a consideram como harmonia do corpo. Seja como for, ao menos em alguns fragmentos pitagóricos aparece de maneira bem clara o dualismo alma-corpo e a imortalidade da alma. Um argumento indireto de que os pitagóricos tenham considerado a alma humana como algo diferente e superior aos outros seres aparece na relativamente abundante especulação moral (doutrina das virtudes, que Pitágoras reduz aos números)”. (Livro-base, p. 74)

Outros materiais