Buscar

Adaptação de atividade para aluno com baixa visão

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome e RU: CláudiaTaissa Cruz Oliveira Santos – RU:1123996
Nome e RU: Josenilda Jose da Costa – RU: 2424127
Nome e RU:
Nome e RU:
Polo: Eunápolis Bahia
	Ano/Série e idade do aluno:
6º ano, idade 11 anos
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
O aluno apresenta baixa visão em razão da retinopatia da prematuridade, a doença afeta crianças que nascem antes das 40 semanas de gestação.
Logo, após o nascimento ocorre o comprometimento da visão, com o desenvolvimento dos olhos, a retina vai se deslocando e a criança vai perdendo a visão. Esta perda pode ocorre também durante a primeira infância.
Sendo assim, o discente em questão, ainda possui uma visão de 25% do olho direito e 20% do olho esquerdo, por isso ele ainda consegue vê vultos, distingue a luz, vê as cores mais chamativas, como o preto e o vermelho e possui outros sentidos, como audição, tato e olfato bastante aguçados. 
	Atividade escolhida (marque um X):
( x ) Atividade 1
( ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
 Para a atividade de geografia é necessário que o professor aumente o tamanho das letras de forma que o aluno possa enxergar melhor e use uma fonte como a Arial ou Verdana, que é a mais recomendada, também utilize de um grande contraste.
Além disso, ele pode fazer uso do tiposcópio, que é um cartão vazado em formato de régua, ele facilita ao aluno acompanhar as linhas do texto, ainda é possível empregar uma ferramenta que torne o plano inclinado e utilizar uma lente de aumento, não só para o aluno com baixa visão, mas sim, fazer esta experiência com todos para mostrar como acontece o aumento das letras e o aluno com a deficiência se sinta acolhido por todos.
 Também, ampliar a imagem fazendo com que as cores da figura fiquem mais fortes.
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):
Fazer com que o processo de inclusão dentro da sala de aula ocorra de modo mais satisfatório possível.
Usar essa ideia de adaptação em outras aulas com alunos em situação parecida. 
Construir outros tiposcopio para os alunos, mesmo aqueles que não tenham pouca visão, para que o aluno com deficiência se sinta totalmente incluso.
	Resultados esperados (até 10 linhas):
 Com o material adaptado haja a interação entre o aluno e seus colegas como também, com o professor e melhore a aprendizagem, não só do aluno com pouca visão, mas sim, de todos, além disso, o discente com dificuldade possa enxergar melhor as letras e as imagens nas atividades propostas em sala de aula.
Dessa forma, contribuir para um melhor aprendizado e interação entre os alunos.

Continue navegando