Buscar

Métrica Utilizada Para Medir Desempenho - KPI

Prévia do material em texto

O que são KPIs?
As métricas utilizadas para medir o desempenho de um determinado processo ou área são chamadas de Key Performance Indicators, ou KPIs. No português, essas métricas são identificadas como Chaves de Performance. Os KPIs são de suma importância para a avaliação de resultados de qualquer operação, pois contribuem para a redução de custos e prolongam o tempo de vida útil da frota de veículos. 
Importância do monitoramento
Os KPIs não se limitam a medições relacionadas a finanças, sendo fundamentais para apontar pontos de melhoria, desvios e efeitos de ações executadas. O comparativo entre os indicadores pode ser utilizado para a análise do desenvolvimento do processo, além de servir de base para um alinhamento de medidas para que objetivos do setor ou da empresa sejam alcançados.Para isso, há uma disponibilidade de indicadores que contribuem para essa avaliação. 
Os 10 KPIs da sua frota de veículos
Disponibilidade do veículo
Um veículo com desempenho reduzido tem sua produtividade e sua qualidade afetadas. Quando esse veículo não passa por manutenções adequadas, a disponibilidade do equipamento também é reduzida. A disponibilidade de uma frota de veículos depende diretamente da confiabilidade e das manutenções realizadas no equipamento.Outros fatores que afetam a disponibilidade passam pelo treinamento dos mantenedores e limpeza e condição geral do equipamento. 
Combustível
O consumo médio de combustível é um dos indicadores usados para calcular a performance do veículo. Essa métrica é feita pela relação entre a quantidade de quilômetros rodados e a quantidade de combustível que foi necessária para percorrer esse trecho. 
Custo de manutenção
Os indicadores de custos são fundamentais para que possamos compreender os gastos operacionais de uma frota de veículos. Um desses é o de custos com manutenção. Empresas que ficam em dia com a manutenção da frota só têm a ganhar.Uma importante modalidade é a de manutenção preditiva, que atua no acompanhamento periódico das máquinas, baseando-se na análise de dados coletados por meio de monitoramentos ou inspeções em campo. O principal objetivo da manutenção preditiva é a verificação pontual dos equipamentos, a fim de antecipar eventuais problemas que possam causar mais gastos com manutenções corretivas, acarretando, assim, uma considerável redução de custos para a empresa. 
Materiais
Para identificar falhas e encontrar soluções de melhorias, é necessário criar indicadores que mostrem o nível de eficiência no processo de transporte e movimentação e materiais. O manuseio, a armazenagem no veículo e o transporte estão entre as principais causas de avarias nas mercadorias. 
Logística reversa
A logística reversa está intrinsecamente relacionada ao ciclo de vida dos produtos e o reaproveitamento e reciclagem. Quando esse processo é implementado, um dos indicadores mais geridos está ligado à economia da ocupação do veículo. 
Estoque
A gestão eficaz do estoque contribui para a redução de custos, além de diminuir a incidência de avarias e desperdícios. A organização de um estoque possui influência direta no tempo que um funcionário gasta procurando determinado item ou ferramenta. Dessa forma, haverá também um aumento da produtividade no local. 
Percentual da capacidade
Esse KPI indica o percentual da capacidade total de carregamento do veículo. O índice de capacidade ociosa traz prejuízos para a empresa, uma vez que um veículo rodando mais vazio faz com que a mercadoria que não foi enviada ocupe espaço em outro veículo posteriormente. 
Performance
Esse indicador possibilita a análise da performance do motorista em relação ao consumo de combustível, prazos e cuidado com o veículo. Dessa forma, a empresa pode criar e estabelecer metas individuais, a fim de aperfeiçoar o desempenho da frota de veículos. 
Entrega
O índice de entrega está ligado ao índice de satisfação dos clientes, sendo fundamental para se compreender o cumprimento dos prazos de entrega. Esse indicador é calculado com base na comparação do tempo gasto no transporte e o tempo de distribuição. 
Reclamação dos clientes
O KPI de reclamações é um dos maiores termômetros de uma operação. Atrasos na entrega, avarias, extravios e conduta do motorista estão entre as principais reclamações. Para as empresas, controlar esse indicador ajuda a identificar os maiores geradores de insatisfação, assim como o que pode ser feito para resolver o problema. 
Conclusão
Os KPIs são peças essenciais para o sucesso de uma empresa. Por meio desses indicadores, os gestores podem mensurar resultados, possuindo em mãos dados capazes de identificar falhas e criar ações de correção em relação ao problema.É importante ressaltar que métodos corretivos podem ser evitados com a manutenção preditiva. Com a manutenção preditiva, é possível antecipar as necessidades de intervenção em peças, impedir trocas e descartes desnecessários, além de evitar a parada de equipamentos e aumentar o grau de confiança quanto ao desempenho. Dessa forma, há uma redução de custos e a frota de veículos passa a operar de forma ainda melhor. Faça a manutenção preditiva da sua frota com a Oilcheck, especialista em análise de óleos.

Continue navegando