Buscar

FILOSOFIA DA CIÊNCIA 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201906447329)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um dos principais pensadores do mundo social dos últimos séculos foi Karl Marx. Na visão do sociólogo alemão, qual a principal forma de explicação dos problemas sociais?
		
	
	Cultural
	
	Política
	
	Educacional
	 
	Econômica
	
	Artística
	Respondido em 02/11/2019 18:33:41
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201906379384)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.
ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).
O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427¿346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
		
	
	e)  Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.
	
	c)  Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
	 
	d)  Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
 
	
	b)  Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
	
	a)  Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
	Respondido em 02/11/2019 18:39:52
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201905714906)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência".
Estamos tratando de qual vertente teórica na citação acima exposta?
		
	
	Positivismo
	
	Gestalt
	
	Personalismo
	
	Marxismo
	 
	Fenomenologia
	Respondido em 02/11/2019 18:42:02
	
Compare com a sua resposta: O neo tomismo pode ser vinculado ao Serviço Social de duas maneiras: uma de caráter histórico, visto que a profissão (mesmo que ainda incipiente) nasce na seara da Igreja Católica atrelada à doutrina social da Igreja, na qual o respeito à pessoa humana torna-se primordial como forma de dar conta de um projeto societário justo que contemplasse a pessoa humana em sua dignidade. A outra, num segundo momento, podemos nos reportar ao fundamento epistemológico do Neotomismo que guarda um princípio metafísico decisivo para compreender a maneira como os primeiros assistentes sociais compreenderam a questão social.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201906292218)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Unioeste 2012) "O que significa aqui o dizer-se que a existência precede a essência? Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define. O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer. (¿) O homem é, não apenas como ele se concebe, mas como ele quer que seja, como ele se concebe depois da existência, como ele se deseja após este impulso para a existência; o homem não é mais que o que ele faz. (¿) Assim, o primeiro esforço do existencialismo é o de por todo o homem no domínio do que ele é e de lhe atribuir a total responsabilidade de sua existência. (¿) Quando dizemos que o homem se escolhe a si, queremos dizer que cada um de nós se escolhe a si próprio; mas com isso queremos também dizer que, ao escolher-se a si próprio, ele escolhe todos os homens. Com efeito, não há de nossos atos um sequer que, ao criar o homem que desejamos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem como julgamos que deve ser". Sartre.
Considerando a concepção existencialista de Sartre e o texto acima, é incorreto afirmar que
		
	
	o homem é o que se lança para o futuro e que é consciente deste projetar-se no futuro.
	
	o homem é um projeto que se vive subjetivamente.
	 
	por haver uma natureza humana determinada, no homem a essência precede a existência.
	
	o homem é um ser totalmente responsável por sua existência.
	
	em suas escolhas, o homem é responsável por si próprio e por todos os homens, porque, em seus atos, cria uma imagem do homem como julgamos que deve ser.
	Respondido em 02/11/2019 18:53:03
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201906257746)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Há, pelo menos, quatro tipos de conhecimento que os seres humanos fazem uso para buscar compreender a realidade: o conhecimento empírico, o conhecimento científico, o conhecimento filosófico e o conhecimento teológico.
Sobre "A crença da força da Lua influenciando o crescimento dos cabelos", que tipo de conhecimento possivelmente se produziu?
		
	
	filosófico
	
	científico
	
	nenhuma alternatica contempla uma resposta correta ao tipo de conhecimento utilizado.
	 
	senso comum ou empírico
	
	teológico
	Respondido em 02/11/2019 18:54:07

Continue navegando