Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE ECONOMIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
Muitos teóricos se debruçaram sobre o estudo da Economia, procurando compreender e interpretar aspectos relevantes sobre a geração da riqueza da pobreza, do modo de produção, domínio de mercado e muitos outros fatores sobre o desenvolvimento da economia no capitalismo. Nesse sentido, disserte sobre as peculiaridades da dinâmica do desenvolvimento do capitalismo sob a perspectiva da globalização.
RESPOSTA ESPERADA:
A dinâmica do desenvolvimento do capitalismo perpassa algumas fases ou processos de crescimento e adaptação, inicialmente compreendia a etapa do liberalismo econômico, depois a etapa do capitalismo planejado e estruturado (controlado), e, a última fase, contemporânea, refere-se à globalização.
A fase da globalização pode ser entendida pelas dinâmicas da reestruturação produtiva em escala mundial numa dinâmica internacionalizada, do sistema neoliberal com políticas de apoio ao capitalismo contemporâneo e incentivo e acúmulo do capital financeiro.
A dinâmica da globalização compreende a dinâmica do desenvolvimento do capitalismo em sua fase mais acirrada e competitiva, sendo intensificada desde 1980. 
Mesmo com tantas contradições do capitalismo, a globalização também trouxe alguns benefícios, ferramentas e condições do ponto de vista técnico e científico que propiciaram novos cenários para o desenvolvimento da humanidade e sociedades atuais.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
A Economia enquanto ciência teve um longo percurso na história, a atividade econômica desenvolvida na Antiguidade data do período em que o homem deixa o nomadismo e começa a desenvolver práticas comercias e a criação dos estados-nações. Neste contexto, os pensadores gregos e romanos fizeram algumas contribuições importantes para o pensamento econômico. Assim, disserte sobre o pensamento econômico na Antiguidade.
RESPOSTA ESPERADA:
O trabalho braçal no período grego não era valorizado, cabendo somente ao escravo este ofício, pois o trabalho intelectual e filosófico era mais importante na época. Assim, era valorizado o trabalho mental, principalmente relativo às finanças e à administração pública.
Os filósofos enfatizam conceitos importantes na época, porém mais direcionados à política do que à economia. No entanto, os romanos abordavam temas como justiça e moral, ou seja, subjetivamente enfatizavam temas relacionados com a economia no que diz respeito à modalidade de juros, ao lucro justo, entre outros aspectos.

Outros materiais