Buscar

APS Desenvolvimento da Infância

Prévia do material em texto

TABELA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS CICLOS DA INFÂNCIA
Ciclo/Características da 1º infância:
Faixa etária: do nascimento aos três anos.
Características Fisiológicas: Todos os órgãos e sentidos funcionam desde o nascimento em graus variáveis. Há um aumento no tamanho do cérebro e na sua complexidade. O desenvolvimento físico é rápido, ganham peso (triplicam o peso em um ano), crescem em média 2,5cm por mês no primeiro ano.
Características motoras: O desenvolvimento da habilidade motora é rápido.
Características Cognitivas: Possuem capacidade de aprender e lembrar-se desde as primeiras semanas de vida, embora as memórias explícitas de longo prazo, só ocorrerão a partir dos 18 meses. Percebe-se como o sujeito de ação e começa a agir intencionalmente. Correspondendo assim, ao estágio sensório motor, descrito por Piaget.
Características Sociais: A imitação é a primeira interação social da criança. A recém-nascida obtém a capacidade de imitar os adultos tirando a língua para fora e fazendo outras expressões faciais. Imitarão outros seres humanos, mas não imitam objetos. O apego é um vínculo emocional recíproco e duradouro entre um bebê e um cuidador, cada um contribuindo para a qualidade do relacionamento social da sua maneira.

Continue navegando

Outros materiais