Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
 PÓS GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Fichamento de Estudo de Caso
Seu nome
	
Gestão da Segurança no SDLC Prof. Carlos Alberto de Farias
Rio de Janeiro
2019
Título da obra: Sample6: Fazendo uma parceria para tornar alimentos mais seguros
Referência Bibliográfica: Robert F. Higgins, Kirsten Kester. Sample6: Fazendo uma parceria para tornar alimentos mais seguros. Havard Business School, 2013
O caso se trata de um de um desafio para um startup, juntamente com líderes da indústria alimentícia que tinham como objetivo lançar uma plataforma inovadora e surpreendente que aumentaria a segurança alimentar nos Estados Unidos. (p.1)
Nota-se que a indústria alimentar obteve uma mudança no comportamento dos consumidores que devido à diversas doenças que eram refletidas por sua alimentação, resolveram consumir mais alimentos naturais. Além de consumidores que tinham o intuito de colaborar com a ecologia, levando também ao consumo de alimentos mais saudáveis e menos tóxicos. (p.3)
Surtos de doenças, contaminações de alimentos fizeram com que a mídia desse mais importância e atenção aos casos e como consequência, as empresas do ramo alimentício iniciaram um processo de melhoria no monitoramento, visibilidade e rastreabilidade dos alimentos na cadeia de abastecimento global e os consumidores passaram a se interessar com as tecnologias que identificavam a integridade dos alimentos. (p.4)
A indústria de diagnósticos de segurança alimentar possuía soluções para ajudar as empresas do ramo alimentício a garantir a integridade dos produtos e estar em conformidade com as normas e regulamentações exigidas, obteve um grande crescimento de faturamento, devido a situação alimentar e as consequências que as mesmas estavam trazendo aos Estados Unidos. (p.8)
A indústria alimentícia realizava as análises de dados com os elementos que elas possuíam, sejam testes manuais feitos com papel e caneta, ou testes feitos em casa. Porém, a necessidade de melhorar os seus testes para estar conforme as regulamentações tornou cada vez maior, fazendo com que as empresas alimentícias buscassem software e soluções para auxiliar na administração dessas análises de dados. (p.9-10)
Conforme a necessidade do mercado alimentício, a startup embarcou no objetivo de melhoria da saúde e a segurança dos consumidores, desenvolvendo sistemas que detectava rapidamente bactérias perigosas e indesejáveis, além dos sistemas de monitoramento, permitindo que as empresas analisassem, rastreassem os testes e seus resultados em tempo real, permitindo que o contratante modelasse de acordo com as necessidades de segurança alimentar. (p.10)
Diversas empresas no ramo alimentício como fábrica de queijos, hortifrutigranjeiros orgânico, peixaria e frutos do mar, grupo de alimentos diversos, massas, lanches, sopas. Estavam interessados no desenvolvimento do startup, pois tinham o objetivo de serem as melhores empresas, cada uma em seu ramo, respeitando as regulamentações. (p. 13-16)
A startup por sua vez estava impressionada com o seu crescimento e o CEO da mesma se questionava em relação as maiores empresas que estavam interessadas na solução, não sabia se deveria focar somente em uma categoria específica de alimentos, nem quais os benefícios dos produtos eram mais importantes para essas empresas. Além disso, o CEO não sabia até onde as análises de dados faziam parte da solução de segurança alimentar avançado. No deslocamento até a reunião com os interessados, notou que as agências regulamentadoras estariam ausentes. De certa forma, não só os interessados tinham dúvidas e queriam soluções, mas também a startup (p.17)
Os anexos demonstram listas de doenças causadas por alimentos (divididas em bactéria, parasita e vírus), avanços na segurança alimentar, as maiores empresas de diagnóstico de segurança alimentar nos Estados Unidos (bioMérieux era a maior), imagem do kit de teste ambientais e do Luminômetro da Sample6, imagens da ferramenta da análise de dados Sample6ANALYZE, resultados de pesquisa com futuros clientes do startup, tempo de resultado da startup em comparação com as demais ferramentas e metodologias (a startup demonstra estar muito mais desenvolvida que as demais). (p.18-19-20-21-22-23-24)