Buscar

DIREITO AMBIENTAL - questões discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
A Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA - é uma política pública que te m objetivos institucionais, econômicos, gerenciais e ecológicos. Explique o que vem a ser tal objetivo econômico. 
Resposta: O objetivo econômico é a sanção para danos no Meio Ambiente que ocasione perdas com necessidades de indenização. 
Gabarito: Refere-se ao ato de compatibilizar o desenvolvimento econômico -social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. 
Fundamentação do (a) Professor (a): Refere -se ao ato de compatibilizar o desenvolvimento econômico -social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio eco lógico. 
Em relação às sanções penais cominada s a pessoas que tenham causado algum dano ambiental, existem penas restritivas de direitos. 
Cite três exemplos de penas restritivas de direitos que pode m ser aplicadas nesse contexto. 
Gabarito: Elas podem ser: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos; suspensão total ou parcial de atividades; prestação pecuniária ou recolhimento domiciliar. 
Fundamentação do (a) Professor(a ): Elas pode m ser: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos; suspensão total ou parcial de atividades; prestação pecuniária ou recolhimento domiciliar.
O princípio do poluidor-pagador está previsto na Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, assim como o do usuário-pagador. De acordo com os conhecimentos apreendidos em nossas aulas apresente seu entendimento sobre ambos justificando sua aplicação. 
Gabarito: O princípio do poluidor pagador impõe ao poluidor o dever de arcar com as despesas de evitar a ocorrência de danos ambientais e, ocorrido o dano, em razão da atividade desenvolvida, ser responsável por sua reparação. O princípio do usuário-pagador visa a imposição, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos. 
O Art.225 da Constituição Federal impõe ao Poder Público definir espaços territoriais especialmente protegidos, em todas as unidades da Federação. A Lei 9.985/00 instituiu o SNUC, regulamentando o dispositivo previsto no art.225. Responda: como são denominados esses espaços territoriais especialmente protegidos pela Lei 9.985/00 e qual a finalidade de sua criação?
Gabarito: São denominadas unidades de conservação. Dentre as finalidades de criação das Unidades de Conservação: conservar a diversidade biológica, proteger as espécies ameaçadas de extinção, preservar e restaurar a diversidade de ecossistemas, proteger as paisagens naturais, promover a sustentabilidade do uso dos recursos ambientais. As unidades de conservação se diferenciam também quanto à forma de proteção e usos permitidos: aquelas que precisam de maiores cuidados, pela sua fragilidade e particularidades, as de proteção integral e aquelas que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo tempo, as de uso sustentável.
Em relação às sanções penais cominadas a pessoas que tenham causado algum dano ambiental, existem penas restritivas de direitos. Cite três exemplos de penas restritivas de direitos que podem ser aplicadas nesse contexto.
Gabarito: Elas podem ser: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos; suspensão total ou parcial de atividades; prestação pecuniária ou recolhimento domiciliar.
Maria da Silva constata que o condomínio ao lado de sua residência está despejando esgoto in natura na lagoa próxima a sua casa. Preocupada com o dano que está sendo causado ao meio ambiente, Maria procura a associação de proteção ao meio ambiente do seu bairro, que esta regularmente constituída há três anos, narrando o ocorrido. Você, na qualidade de advogado da associação deverá propor qual ação cabível para a proteção do meio ambiente? 
Gabarito: Resposta: Ação Civil Pública, Lei 7.347/85. A Ação Civil Pública visa à proteção do meio ambiente conforme artigo 1°, inciso I da lei. A legitimidade ativa da associação está prevista no artigo 5°, inciso V.
Explique o que você entende pela expressão "ïmpacto ambiental". 
Resposta: Impacto ambiental é toda atividade que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, segurança e o bem-estar da população e que criem condições adversas as atividades sociais e econômicas. 
Gabarito: É o termo designado a fazer referência a qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante de atividade humana, que afetam, dentre outras coisas, a saúde, a segurança e o bem-estar das pessoas.
A contaminação do solo tem-se tornado uma das preocupações ambientais, uma vez que a contaminação interfere no ambiente global da área afetada, podendo mesmo estar na origem de problemas de saúde pública. 
Responda: Como ocorre a contaminação do solo? Ela decorre de que tipos de atividades? Quais suas consequências? 
Resposta: A contaminação do solo ocorre através de resíduos sólidos, material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, ela decorre por atividades de mineração, cemitérios horizontais, queimadas, etc. O poluidor poderá responder civilmente, administrativamente ou até criminalmente. 
Gabarito: A contaminação do solo ocorre sempre que houver adição de compostos ao solo, modificando suas características naturais e sua utilização, produzindo efeitos negativos, chamados de poluição. Atividades tais como a deposição não controlada de produtos que podem ser resíduos perigosos; efluentes sólidos e líquidos; efluentes decorrentes de atividades agrícolas; lixeiras e/ou aterros sanitários não controlados que trazem como consequência a contaminação do solo, assim como também das águas superficiais e subterrâneas; do ar, fauna e vegetação.
 
Amélia de Souza, cidadã brasileira comprometida com a proteção ao meio ambiente, descobre que determinada obra pública em sua cidade foi realizada em desacordo com as normas ambientais vigentes. Preocupado com o dano ambiental que será causado, Amélia resolve denunciar o fato ao Ministério Público. Você, na qualidade de promotor de justiça, deverá propor qual ação cabível visando à proteção do meio ambiente? 
 
Diferencie o Princípio da Prevenção e o Princípio da Precaução no Direito Ambiental. 
Gabarito: O princípio da prevenção traz a ideia de agir antecipadamente ao dano. É preferível prevenir a mitigar o dano ambiental, ou seja, o conhecido ditado popular "prevenir para não remediar". O princípio da precaução não se confunde com o da prevenção. O princípio da prevenção tem lugar nas hipóteses em que há certeza da possível ocorrência de dano ambiental, ou seja, há um juízo de probabilidade. A ocorrência do dano é esperada e previsível. No que diz respeito ao princípio da precaução há incerteza da ocorrência do dano ambiental. O dano ambiental não é esperado nem admitido como previsível. Porém, sua ocorrência não está descartada, a par da baixa probabilidade. Ainda assim as medidas de precaução devem ser adotadas, uma vez que se aplica a máxima in dubio pro ambiente. A ação de se precaver é anterior à menor manifestação de perigo. O princípio da precaução foi o décimo quinto enunciado da Declaração do Rio (1992): ..."a ausência de absoluta certeza cientifica não deve ser utilizada como razão para postergar medidas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental". 
Em março de 2003 a Indústria Cataguazes de Papel e Celulose, região da Zona da Mata mineira, causou o maior impacto ambiental de que se tem notícia no Brasil. Com o rompimento de um dos tanques onde estavam armazenados 1,2 milhões de litros de resíduos químicos contaminou o Rio Pomba e, consequentemente, a parte média da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul até seu estuário. O acidente atingiu diversos municípios da Zona da Mata e 8 cidades fluminenses, causando um rastro de devastação e prejuízos. 
Responda: o que significa bacia hidrográfica e qual as consequênciasda contaminação de um recurso hídrico? 
Gabarito: Bacia hidrográfica designa uma região cujas águas das chuvas escorrem e drena partículas de solo e material dissolvido para um ponto de saída comum de um rio ou curso de água e seus afluentes e subafluentes. É a unidade territorial para implementação da política nacional de recursos hídricos. Consequências da contaminação de um recurso hídrico: alterar a qualidade da água significa prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dela dependem. Contaminando-a, ela torna-se nociva ao consumo ensejando na destruição desses organismos causando, assim, a modificação de maneira desfavorável e irreversível, do meio vivente.
Julgamento em 26/10/2010 Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, EMENTA: AMBIENTAL. DERRAMAMENTO DE ÓLEO. RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA. AGENTE POLUIDOR. EVENTO DANOSO. NEXO CAUSAL. LAUDO PERICIAL. DANO AMBIENTAL INCONTROVERSO. OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR. A despeito de não se encontrar minuciosamente delimitada e quantificada a extensão do dano causado ao meio ambiente, este restou plenamente comprovado, através da perícia judicial, consistente na poluição advinda do derramamento de óleo ao mar, que, indubitavelmente, gera um desequilíbrio ecológico ocasionando inúmeros efeitos deletérios às espécies e ao ecossistema local, assim como evidente impacto para as comunidades costeiras, impondo-se à apelante a obrigação de repará-lo em face da prática do evento poluidor. Diante da presente ementa, justifique a aplicação da responsabilidade civil objetiva e apresente o seu entendimento sobre a responsabilização civil objetiva do agente poluidor no caso em tela. 
Gabarito: Na seara ambiental, vigora a teoria da responsabilidade civil objetiva; desnecessária, portanto, a comprovação do dolo ou culpa para caracterização da responsabilidade civil, bastando a prova do dano e do nexo causal para impor ao infrator o dever de indenizar pelo dano a que deu causa. A Política Nacional do Meio Ambiente - Lei n. 6.938/81 criou, em seu artigo 14, § 1º, o regime da responsabilidade objetiva pelos danos causados ao meio ambiente, independentemente de culpa. Dessa forma, é suficiente a existência da ação lesiva, do dano e do nexo com a fonte poluidora ou degradadora para atribuição do dever de reparação.Paulo Bessa Antunes orienta que a principal fonte do direito ambiental é a Constituição Federal e que a existência do Art.225 e todas as menções constitucionais ao meio ambiente e à sua proteção demonstram que o direito ambiental é essencialmente um direito constitucional. A Constituição Federal de 1988 foi a primeira Carta brasileira a tratar da questão ambiental a nível constitucional, dedicando-lhe um capitulo próprio, dentro do título da ordem social, nos termos do artigo 225. Justifique a importância do art.225 apresentando seu conceito. 
Por que o meio ambiente passa a ser consagrado como um direito constitucional fundamental, diante da previsão deste conceito? 
Gabarito: CF. Artigo 225- Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Por que o conceito insere que o direito ao meio ambiente é um direito de TODOS, a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Continue navegando