Buscar

Características do Romance Medieval e Moderno

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0243_EX_A9_201902581441_V10 
	04/11/2019
	Aluno(a): SANDRA REGINA PEREIRA
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0243 - TEORIA DA LITERATURA I 
	201902581441
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Embora também receba a designação de "romance", o romance de cavalaria medieval não se articula com o romance surgido no século XVIII porque:
		
	 
	o romance trabalhava em torno de valores individuais e do mundo burguês ao contrário do romance de cavalaria, cujos valores cultivados eram de honra e lealdade em defesa da fé e da pátria.
	
	os valores burgueses e laicos da cavalaria se incompatibilizavam com os valores místicos expressos pelo romance a partir do século XVIII
	
	o romance seguia uma convenção moral, ética e social em torno das noções de honra e lealdade, ao contrário dos romances de cavalaria centrados apenas nas aventuras frívolas da cavalaria
	
	o romance de cavalaria era escrito em prosa, já o romance do século XVIII era escrito em verso
	
	o romance de cavalaria era escrito exclusivamente em verso, já o romance do século XVIII era escrito em prosa
	Respondido em 04/11/2019 17:48:03
	
Explicação:
Os romances ou novelas de cavalaria eram narrativas identificadas com os valores medievais de defesa do território e da fé. Seus heróis em nada se assemelhavam com os heróis problemáticos do romance moderno. Eram íntegros, leais, honrados e corajosos, capazes de qualquer sacrifício em nome dos ideais da cavalaria.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No romance não há a presença potente da narrativa oral. Logo, sobre o leitor do romance podemos dizer que:
		
	
	O leitor de romances não é um solitário, a experiência da leitura romanesca não permite a partilha no momento de sua performance.
	 
	O leitor de romances é um solitário, a experiência da leitura romanesca não permite a partilha no momento de sua performance.
	
	O leitor de romances é um solitário, a experiência da leitura romanesca permite a partilha no momento de sua performance.
	
	O leitor de romances não é um solitário, a experiência da leitura romanesca permite a partilha no momento de sua performance.
	
	O leitor de romances é um solitário, a experiência da leitura romanesca às vezes permite a partilha no momento de sua performance.
	Respondido em 04/11/2019 17:48:49
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"Somente com o declínio da poesia épica, a partir do início do século XVIII, a ficção em prosa, assumindo o papel da epopeia de expressão da totalidade da vida, passou a adquirir o estatuto de gênero literário. O romance, considerado o filho bastardo da epopeia, tornou-se, então, a forma literária que melhor exprimia os anseios da nascente burguesia, produto das Revoluções Comercial e Industrial, que derrubaram o absolutismo político e cultural."(D'ONOFRIO. S. Teoria do texto - prolegômenos e teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1999, p. 117). Sobre o romance moderno, NÃO se pode afirmar que:
		
	 
	voltou-se aos valores da coletividade e desprezou a representação das individualidades
	
	inaugurou uma tradição de heróis problemáticos, homens comuns, chamados de anti-heróis, deixando de lado os heróis modelares da epopeia e das novelas de cavalaria
	
	empenhou-se em caracterizar o ambiente de forma detalhada, rompendo com adequação às convenções poéticas clássicas que orientaram o romance renascentista
	
	privilegiou os conflitos individuais, a vida cotidiana das personagens, os seus conflitos íntimos e os seus pequenos dramas pessoais, familiares e amorosos.
	
	assumiu uma postura literária que rompia com a tradição, no sentido de veicular verdades permanentes. Ao contrário, o romance tentava ser um relato de experiências autênticas e particularizadas
	Respondido em 04/11/2019 17:48:59
	
Explicação:
O romance, ao contrário da epopeia, centrou-se nas individualidades, na representação dos dramas íntimos do universo privado. Até mesmo quando o romance tematiza questões sociais e coletivas, ele não abdica de representar e de reforçar as individualidades envolvidas no conflito.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Não é um ramo da poesia épica, mas torna-se, no século XIX, uma forma literária dominante, a ponto de o filósofo Georg Lukács afirmar "o ____________ é a epopeia de um mundo que saiu dos trilhos". Com tal proposição, Lukács postula a substituição da epopeia pelo ____________, como forma narrativa predominante.
Trata-se do:
		
	 
	romance
	
	auto medieval
	
	drama burguês
	
	ensaio
	
	conto
	Respondido em 04/11/2019 17:49:10
	
Explicação:
Trata-se do romance: o gênero de maior prestígio no século XIX. É uma narrativa longa, dividida em capítulos e escrita em prosa.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre as novelas de cavalaria ou romances de cavalaria, é INCORRETO afirmar:
		
	
	A difusão das novelas de cavalaria se deu tanto pela população letrada, quanto pela ágrafa.
	
	Surgiram na Idade Média, alcançaram o século XVI, através, principalmente, da transmissão oral.
	 
	Dialogam sempre com os fatos históricos e mantêm essa natureza até o século XVI.
	
	Construíram-se como uma mescla do histórico e do ficcional e se assumiram, posteriormente, como ficção independente dos acontecimentos históricos.
	
	O romance "Amadis de Gaula" é um exemplo de narrativa que se estrutura independentemente dos fatos históricos.
	Respondido em 04/11/2019 17:49:30
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Leia o fragmento:
 
Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear.
Linha clara, para começar o dia. Delicado traço cor da luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto lá fora a claridade da manhã desenhava o horizonte.
Assinale a alternativa que classifica corretamente o narrador do trecho citado:
 
		
	 
	Narrador onisciente em terceira pessoa
	
	Narrador em terceira pessoa com visão interna
	
	 Narrador personagem com visão total
	
	Narrador  testemunha intruso
	
	Narrador em primeira pessoa, com visão parcial
	Respondido em 04/11/2019 17:49:47
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre as Novelas de Cavalaria, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os romances de cavalaria eram, inicialmente, escritos na forma de versos, embora tenham assumido a forma de prosa, posteriormente.
	
	Mantinham um tom épico ao narrarem grandes aventuras de heróis corajosos e defensores da fé cristã.
	
	São consideradas narrativas de cavalaria: "A canção de Rolando" e "As cantigas de Santo Graal".
	
	O termo cavalaria refere-se aos jovens cavaleiros medievais, que tinham na cavalaria uma convenção moral, ética e social a seguir, em torno das noções de honra e lealdade.
 
	 
	 Articulam-se ao romance originado no século XVIII, que trabalhava em torno da representação de valores individuais e do mundo burguês.
	Respondido em 04/11/2019 17:50:09
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O romance é um gênero narrativo, surgido no século XVIII. Trata-se de uma narrativa longa, em prosa e dividida em capítulos. A respeito desse gênero moderno, é correto afirmar:
		
	
	O romance moderno surge como um gênero atrelado à nobreza, falando sobre e para a classe, recentemente, hegemônica.
	
	O romance é derivado da narrativa épica.
	
	Os romances de cavalaria estão articulados ao romance originado no século XVIII, no que tange à representação de valores individuais e do mundo burguês.
	
	Para Lukács, Dom Quixote poderia ser considerado como o primeiroromance por representar um herói épico, que luta, corajosamente, em nome de seu povo.
	 
	Um dos traços indicativos da individuação no romance moderno seria o nome das personagens.
	Respondido em 04/11/2019 17:50:18

Continue navegando