Buscar

GEOPROCESSAMENTO AMBIENTAL 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		No final do século XVIII, a Europa vivenciou a Primeira Revolução Industrial, fato que marcou o começo dos tempos modernos, sobretudo para a cartografia. A Revolução Industrial foi importante para o desenvolvimento da cartografia por que:
	
	
	
	A Revolução Industrial permitiu que os diferentes cientistas do globo pudessem se encontrar na Inglaterra e trabalharem juntos em prol do desenvolvimento cartográfico
	
	
	Com a geração de riquezas, foi possível um maior investimento na produção de cartas e instrumentos, que melhoraram a precisão dos trabalhos;
	
	
	Durante a Revolução Industrial, surgiu a bússola, um instrumento importante de precisão, para a localização no espaço geográfico;
	
	
	Nesse período, surgiu a internet, o que facilitou a troca de trabalho feitos por cientistas do mundo inteiro;
	
	
	O desenvolvimento cartográfico estava estagnado, desde a História Antiga, quando os homens descobriram o astrolábio;
	
Explicação:
No final do século XVIII, a Europa vivenciou a Primeira Revolução Industrial, fato que marcou o começo dos tempos modernos, sobretudo para a cartografia. A Revolução Industrial foi importante para o desenvolvimento da cartografia por que, com a geração de riquezas, foi possível um maior investimento na produção de cartas e instrumentos, que melhoraram a precisão dos trabalhos
	
	
		2.
		Atualmente, é fundamental, para o homem comum, saber se localizar no espaço geográfico e ferramentas como o Google Earth tem sido bastante importante para esse aprendizado.
Observando a malha cartográfica do desenho apresentado, as coordenadas geográficas dos pontos A e B são, respectivamente:
	
	
	
	3º de latitude Sul e 4º de longitude Leste / 3º latitude Sul e 2º de longitude Leste.
	
	
	2º de latitude Sul e 4º de longitude Leste / 3º latitude Sul e 2º de longitude Leste.
	
	
	4º de latitude Leste e 2º de longitude Sul / 2º de latitude Leste e 3º e 30º de longitude Norte.
	
	
	2º de longitude Leste e 4º de latitude Norte / 3º e 30º de longitude Leste e 2º de latitude Norte.
	
	
	2º de latitude Sul e 4º de longitude Leste / 4º e 30º de latitude Sul e 2º de longitude Leste.
	
Explicação:
Primeiro, é preciso identificar a Latitude (dizendo se é norte ou sul) e depois a longitude (dizendo se é leste ou oeste). Mas, preste atenção que, considerando as linhas verticais (a longitude), verifique que elas aumentam para a leste, ou seja, é para Leste do Meridiano de Greenwiche.  Enquanto que as linhas verticais aumentam para sul, o que demonstra que estão abaixo da linha do equador. 
Resposta: 2º de latitude Sul e 4º de longitude Leste / 3º latitude Sul e 2º de longitude Leste.
	
	
		3.
		VUNESP/Pref. De São Paulo/2011
Observe a figura a seguir:
Com o auxílio da rosa dos ventos, pode que o segmento de reta que apresenta o sentido Sudoeste ¿ Nordeste está representado no mapa pelo número:
 
	
	
	
	2
	
	
	4
	
	
	3
	
	
	1
	
	
	5
	
Explicação:
Primeiro, localize o Sudoeste (SO), dentro da Rosa dos Ventos, e depois o Nordeste (NE).  Ao fazer o traçado de SO para NE, poderá observar que corresponde ao número 01
		4.
		IBGE/ Agente de Pesquisa e Mapeamento/CESGRANRIO/2007 As coordenadas geográficas são convenções para a localização de qualquer ponto na superfície da Terra e na sua representação cartográfica. Um ponto da superfície da Terra cuja latitude é de 90° N está localizado:
	
	
	
	Na Antártica
	
	
	Próximo ao Trópico de Câncer
	
	
	Próximo ao Trópico de Capricórnio
	
	
	No Himalaia
	
	
	No Ártico
	
Explicação:
As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. É através da interseção de um meridiano com um paralelo que podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. Suas coordenadas são os paralelos e os meridianos. Latitude é o ângulo formado entre o Equador e um ponto estimado. Todos os pontos do Equador possuem latitude geográfica igual a 0º. Pontos situados ao norte do equador têm latitudes maiores que 0º, variando até 90º, que é a latitude do pólo geográfico norte. Da mesma forma variam as latitudes ao sul do equador terrestre, desde 0º a 90º, latitude do pólo geográfico sul. 
O Pólo norte apresenta o máximo de latitude, 90º ao Norte.
 
	
		5.
		s coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	O paralelo é uma circunferência imaginária, que pode ser traçado até 180 vezes sobre a superfície terrestre
	
	
	Tanto as latitudes quanto as longitudes são medidas em graus, minutos e segundos
	
	
	Os principais paralelos e meridianos que cortam o território brasileiro são: Equador e Tordesilhas
	
	
	A longitude é determinada pelo ângulo formado pela posição de um determinado ponto e o plano meridional, podendo variar de zero a 90 graus
	
	
	Coordenada geográfica é o ponto em que duas latitudes se cruzam
	
Explicação:
As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. É através da interseção de um meridiano com um paralelo que podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. 
	
	
	
	
	
	
		6.
		Concurso Público para Prefeitura Municipal de São Luís A rede de paralelos e meridianos sobre a qual desenhamos um mapa constitui o que denominamos de:
	
	
	
	Projeção cartográfica
	
	
	GPS
	
	
	Aerofotogrametria
	
	
	Coordenadas geográficas
	
	
	Convenção cartográfica
	
Explicação:
As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. É através da interseção de um meridiano com um paralelo que podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. Suas coordenadas são os paralelos e os meridianos.
	
	
		7.
		Para localizar pontos específicos na superfície terrestre foram criadas ascoordenadas geográficas. Nesse sentido, analise as afirmativas.
I. As linhas imaginárias que servem de base para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre são os paralelos e os meridianos.
II. Os paralelos indicam a longitude e os meridianos, a latitude.
III. A longitude varia de 0º a 180º, iniciando na linha do Equador.
IV. A latitude varia de 0º a 90º e pode ser norte ou sul.
V. O meridiano de Greenwich é o meridiano principal e divide a terra em dois hemisférios: ocidental e oriental.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Apenas III, IV e V estão corretas.
	
	
	Apenas I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas I, IV e V estão corretas.
	
	
	Apenas II, III e V estão corretas.
	
Explicação:
Latitude
Latitude é o ângulo formado entre o Equador e um ponto estimado. Todos os pontos do Equador possuem latitude geográfica igual a 0º. Pontos situados ao norte do equador têm latitudes maiores que 0º, variando até 90º, que é a latitude do pólo geográfico norte. Da mesma forma variam as latitudes ao sul do equador terrestre, desde 0º a 90º, latitude do pólo geográfico sul. Para se diferenciar os valores, atribui-se sinal positivo para as latitudes norte e negativo para as latitudes sul.
 
Longitude
É o ângulo formado entre o meridiano que passa por determinado lugar e o meridiano de Greenwich. A longitude é medida de 0º a 180º, para leste ou para oeste de Greenwich. Por convenção, atribui-se também sinais para as longitudes: negativo para oeste e positivo para leste. Ao termos os valores da latitude e da longitude de um local desejado, teremos determinado as coordenadas geográficas do mesmo.
  
	
		8.
		Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico
com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Escolha, dentre as opções abaixo, aquela que represente esse momento dos europeus e que muito permitiu o desenvolvimento da cartografia:
	
	
	
	Queda do Muro de Berlim
	
	
	Guerra franco-prussiana
	
	
	Guerra Fria
	
	
	Revolução Industrial
	
	
	Grandes Navegações
	
Explicação:
Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI), os cartógrafos foram extremamente importantes. Cada expedição levava um especialista em mapas, pois era importante que as embarcações não se perdessem nos vastos oceanos. Foi no século XVI que os primeiros mapas do continente americano e também do Brasil foram elaborados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais