Buscar

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		A Lei de Política Nacional do Meio Ambiente dispõe que o poluidor é obrigado a corrigir ou recuperar o ambiente, suportando os encargos daí resultantes, independente da existência de culpa. Essa Lei refere-se tecnicamente ao:
	
	
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	
	
	Princípio da Responsabilidade administrativa
	
	
	Princípio da Restrição ambiental
	
	
	Princípio do Usuário-Pagador
	
	
	Princípio da Responsabilidade ambiental
	
Explicação:
A legislação determina ao poluidor, o dever de corrigir, recuperar e/ou eliminar os efeitos negativos para o meio ambiente.
	
		2.
		A resolução n. 237 do CONAMA, em seu artigo 10, determina que no procedimento de licenciamento ambiental estão previstas algumas etapas. Assinale a alternativa que não corresponde ao procedimento de licenciamento ambiental:
	
	
	
	Deferimento ou indeferimento do pedido de licença, dando-se a devida publicidade
	
	
	Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer jurídico
	
	
	Audiência pública, quando couber, de acordo com a regulamentação pertinente
	
	
	Isenção de requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, principalmente quando os documentos forem apresentados
	
	
	Análise dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados , pelo órgão ambiental competente, integrante do SISNAMA
	
Explicação:
No procedimento de licenciamento ambiental está previsto também o requerimento de licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado de documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realização de vistorias técnicas, quando necessárias.
		3.
		Sobre o licenciamento ambiental e o estudo de impacto ambiental (EIA) no Brasil, considere as seguintes afirmativas:
1. E possivel a dispensa de licenciamento ambiental para obras publicas potencialmente poluidoras mas de relevante interesse social.
2. O estudo de impacto ambiental e obrigatorio somente nos procedimentos de licenciamento ambiental de atividades potencialmente causadoras de significativa degradacao do meio ambiente.
3. No procedimento de licenciamento ambiental, sao expedidas, em regra, licenca previa, licenca de instalacao e licenca de operacao.
4. O documento que resume de forma objetiva as conclusoes do estudo de impacto ambiental (EIA), elaborado em linguagem corrente e adequada a sua compreensao pelas comunidades afetadas, e denominado RIMA (relatorio de impacto ambiental). Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 sao verdadeiras
	
	
	Somente Somente as afirmativas 2, 3 e 4 sao verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 sao verdadeiras
	
	
	as afirmativas 1 e 4 sao verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 sao verdadeiras
	
Explicação:
 
Não é possivel a dispensa de licenciamento ambiental para obras públicas potencialmente poluidoras. Qualquer atividade potencialmente poluidora, precisa do pedido de licenciamento ambiental.
	
		4.
		A(O) _____________________ é ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades que utilizam os recursos ambientais, consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental:
	
	
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	
	
	Licença ambiental
	
	
	Relatório Ambiental Preliminar
	
	
	Educação ambiental
	
	
	Relatório de Impacto Ambiental
	
Explicação:
A licença ambiental é um instrumento de gestão da administração pública.
	 
	
	
		5.
		O procedimento de licenciamento ambiental obedece a um conjunto de etapas. Sobre essas etapas, considere as afirmativas a seguir:
1. Definição pelo órgão ambiental competente, sempre sem a participação do empreendedor, para garantir independência, dos documentos, projetos e estudos ambientais necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida.
2. Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade.
3. Audiência pública, de acordo com a regulamentação pertinente.
4. Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer jurídico.
 Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
	
	
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
	
Explicação:
 Em uma das etapas do licenciamento ambiental, deve ter a definição pelo órgão ambiental competente, com a participação do empreendedor, que deverá apresentar documentos, estudos e projetos pertinentes.
	
		6.
		(CESPE/2016 - PC/CE - Delegado de Polícia) - Conforme previsto na CF, é necessário a realização de estudo prévio de impacto ambiental antes da implantação de empreendimento e de atividades consideradas causadora efetiva ou potencialmente causadoras de degradação ambiental, que constitui exigência que atende ao princípio do (a):
	
	
	
	prevenção;
	
	
	proibição do retrocesso ambiental;
	
	
	poluidor-pagador;
	
	
	função social da propriedade.
	
	
	participação comunitária;
	
Explicação: trata-se de reflexo do princípio do poluidor-pagador o EIA, RIMA e Licença Ambiental.
	
	
		7.
		A resolução n. 237 do CONAMA, em seu artigo 10, determina que o procedimento de licenciamento ambiental obedecerá algumas etapas. Assinale a alternativa que não corresponde a uma das etapas:
 
	
	
	
	Audiência particular, quando couber, de acordo com a regulamentação pertinente, não precisando de audiência pública.
	
	
	Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade;
	
	
	Solicitação de esclarecimentos e complementações pelo órgão ambiental competente, integrante do SISNAMA, uma única vez, em decorrência da análise dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados, quando couber, podendo haver a reiteração da mesma solicitação caso os esclarecimentos e complementações não tenham sido satisfatórios;
	
	
	Análise pelo órgão ambiental competente, integrante do SISNAMA, dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realização de vistorias técnicas, quando necessárias;
	
	
	Definição pelo órgão ambiental competente, com a participação do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais, necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida;
	
Explicação:
Audiência pública, quando couber, de acordo com a regulamentação pertinente.
	
	
		8.
		A Lei de Política Nacional do Meio Ambiente dispõe que o usuário deve contribuir pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos, ou seja, o usuário deve pagar o custo social total decorrente de seu consumo, tendo responsabilidade social pelos custos ambientais provenientes da atividade econômica. Essa Lei refere-se tecnicamente ao:
	
	
	
	Princípio da Responsabilidade administrativa
	
	
	Princípio da Restrição ambiental
	
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	
	
	Princípio do Usuário-Pagador
	
	
	Princípio da Responsabilidade ambiental
	
Explicação:
No princípio do usuário-poluidor, o usuário do recurso deve suportar os custos destinados a tornar possível a utilização do recursos e os custos advindos de sua prória utilização. É um instrumeto para que a responsabilidade
pelos impactos ambientais derivados das atividades econômicas seja partilhada entre todos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando