Buscar

relatório de estágio ensino médio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
 
 
Adriane Cristina Kafer Borges Kersch-RU:1671634
Aline Klein de Lima-RU:1649790
Cleonice Klein de Lima-RU:1649778
TURMA: 02/2017 - Licenciatura em Pedagogia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO
 
Santa Rosa
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 
 
Adriane Cristina Kafer Borges Kersch-RU:1671634
Aline Klein de Lima-RU:1649790
Cleonice Klein de Lima-RU:1649778
TURMA: 02/2017 - Licenciatura em Pedagogia
MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO
 
 
Memorial Reflexivo de Estágio Supervisionado Ensino Médio: apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Polo de Apoio Santa Rosa
Tutora Isabel Ludtke
 
 
SANTA ROSA
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .........................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO .............................................................................5
 2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA ....................................5
 2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA .....................................5
 2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES ...............6
 2.3.1 Caracterização estrutural ...........................................................6
 2.3.2 Caracterização dos profissionais que atuam na escola .............7
 2.3.3 Caracterização da Turma observada .........................................7
 2.3.4 Perfil do Professor observado durante o Estágio .......................7
 2.3.5 Descrição das aulas observadas ................................................8
3. PLANO DE OFICINA PEDAGÓGICA .....................................................10
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................12
REFERÊNCIAS ...........................................................................................13
ANEXOS .....................................................................................................14
FICHAS DE FREQUÊNCIA .........................................................................15
INTRODUÇÃO
Este Memorial Reflexivo apresenta informações do Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz, além de relatos das noites em que foram observados os alunos do Ensino Médio. O estágio foi realizado no período de 27 de maio a 07 de junho de 2019, inteirando 30 horas/aula.
A Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz tem como filosofia um ensino de qualidade, a partir da realidade do aluno, sendo ele o participante da construção do seu saber, com um conteúdo significativo, onde sejam trabalhadas as diferenças individuais, objetivando o acesso e sua permanência na escola. Em síntese, pode-se considerar que a aprendizagem é um processo de mudança, resultante de observações, práticas ou experiências anteriores. É um movimento intelectual individual e coletivo que não se limita à mera repetição. A escola é o espaço por excelência da promoção do diálogo dos diferentes saberes, reconhecendo seu poder de transformar a realidade.
O ensino pedagógico tem como princípio educativo a transformação de sujeitos com responsabilidade, organização, criticidade criativa e competência em atitudes positivas e profissionais. A escola tem como princípios fundamentais a socialização das decisões e das responsabilidades, levando seus integrantes a um permanente exercício de cidadania.
A escola tem como objetivo a construção do conhecimento a partir da realidade, vivenciando os valores, usando uma metodologia dinâmica e desafiadora, desenvolvendo no aluno a capacidade criadora e o senso crítico na transformação da sociedade, buscando assim a formação de sujeitos cada vez mais capacitados para interagir e agir na sociedade da qual fazem parte. A escola busca construir o conhecimento como processo de produção e organização da vida social, buscando assegurar a educação, a autonomia e o desenvolvimento de competências cognitivas culturais e humanas.
Este Estágio irá nos propiciar um aprofundamento científico e a vivência de práticas profissionais, nos confrontando frente a realidade e nos mostrando os conhecimentos entre a teoria e a prática.
 DESENVOLVIMENTO
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA: 
A Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz está localizada na Rua Pirapó, 190, Jardim Petrópolis, Santa Rosa, RS. O telefone é (55) 3512-2385 e o E-mail é pedromeinerz17cre@educacao.rs.gov.br ou sro.meinerz@gmail.com.
Em 09 de fevereiro foi autorizado o funcionamento da habilitação do Técnico em Mecânica que funcionava em convênio com o SENAI. Seu nome é uma homenagem ao Sr. Pedro Meinerz, antigo proprietário da área de terra, onde se localiza este estabelecimento de Ensino. 
 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA: 
O Projeto Político Pedagógico é resultado da construção coletiva de toda a Comunidade Escolar, com a participação e aprovação do Conselho Escolar respeitando as disposições legais e a Gestão Democrática do ensino, considerando a realidade onde a escola se localiza e suas relações para além deste espaço. 
Para VEIGA (1995), 
... a escola seja palco de inovações, investigações e grandes ações fundamentadas no referencial teórico metodológico que permita a construção de sua identidade e exerça seu direito à diferença, à singularidade, à transparência, à solidariedade e à participação. (VEIGA, 1995, p. 27)
O Projeto Político Pedagógico agrega como princípios orientadores:
- Parte-totalidade: é a apropriação de um fato ou fenômeno estendendo esta apropriação a totalidade e compreender a realidade como um todo e a articulação das partes que a compõem, transitar de forma articulada entre análise e síntese.
- Reconhecimento de saberes: A construção curricular tem como centralidade as práticas sociais, nas quais o diálogo realiza a mediação entre estas práticas e o conhecimento científico universalizado, entendendo que a transformação da realidade se dá pela ação dos próprios sujeitos;
- Teoria-prática: É um processo contínuo de fazer, teorizar e refazer. A teoria constituída por ideias e hipóteses que levam a representação abstrata, constrói os conhecimentos que somente serão consubstanciados na prática.
A Escola tem como:
Visão: Ser referência em qualidade de ensino, primando pelo respeito e valorização do ser, oportunizando através de novas tecnologias e metodologias a participação efetiva do estudante na investigação e construção do saber.
Missão: Valorizar e ampliar o conhecimento do estudante, formando cidadãos capazes de transformar sociedade, promovendo desenvolvimento e inovação.
Valores e Princípios: 
Os valores que nossa escola cultiva são:
Respeito à individualidade e a hierarquia;
Responsabilidade; Solidariedade; Comprometimento;
Estímulo à reflexão crítica e Apoio à inovação.
Os princípios que nossa escola defende são:
Ética; Respeito às diferenças;
Valorização do ser; Pontualidade.
 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
Caracterização estrutural
A Escola, quanto aos aspectos físicos, possui 15 salas de aula, 2 laboratórios de informática, 1 laboratório de Ciências, 1 biblioteca, 1 sala de professores, 1 sala de coordenação, 1 sala de orientação, 1 sala de vice direção, 1 sala de direção, 1 sala de assistente administrativo, 2 salas de reuniões, um saguão coberto, 1 quadra coberta, 1 quadra aberta, 12 banheiros, 1 sala de leitura, 1 cantina, 3 despensas, 1 cozinha com refeitório, 1 secretaria, 1 sala de arquivo passivo, 1 hall de entrada, um laboratório de soldagem, 1 laboratório de metrologia e eletricidade e 1 laboratório de produção industrial. 
Caracterização dos profissionais que atuam na escola:
A Escola está organizada com direção, vice direção (nos três turnos), orientação educacional,
coordenação pedagógica, coordenação de curso (Técnico em Mecânica), assistente financeiro, Conselho Escolar e ACPM, além dos setores como secretaria, biblioteca e Grêmio Estudantil.
O quadro de pessoal está composto por diretor, vice diretores (um em cada turno), assistente financeiro, coordenadores pedagógicos (em todas as séries), orientadora Educacional, professores e funcionários.
Caracterização da Turma observada:
A turma observada foi a do 2º ano do Ensino Médio, nas aulas de Sociologia e Filosofia. Ela é composta por 29 alunos, sendo 15 meninos e 14 meninas. No modo geral a turma é entrosada, tem um bom relacionamento entre si. É um pouco agitada, mas é muito participativa, sempre muito envolvidos com as atividades, onde gostam muito de trabalhar em grupo.
Perfil do Professor observado durante o Estágio Supervisionado:
As aulas são ministradas pelo Professor Paulo Sérgio que tem formação em Licenciatura Plena em História, Pós-Graduação em Ciências Sociais em História e Geografia do Brasil, Tecnologias da Educação e Educação Especial. Possui uma experiência de 31 anos em sala de aula. As aulas ministradas pelo professor são bastantes diversificadas, onde é usado todos os recursos disponíveis como Datashow, livros, Internet, Notebook, apresentação em slides. O professor apresenta uma postura muito tranquila em relação aos alunos, é muito simpático, carismático, se preocupa com o bom andamento da aula.
Descrição das aulas observadas:
O papel dos conteúdos desenvolvidos durante as aulas ministradas para a formação do aluno, leva em conta a prática social e a teoria, que deve contribuir para uma ação transformadora pra a realidade. Para tanto, a metodologia empregada das aulas ministradas foi coerente com o conteúdo ensinado, pois a metodologia empregou a Interdisciplinaridade, que é o diálogo das disciplinas e áreas do saber, que aliam teoria e prática, por ações pedagogicamente integradas pelo professor. Em suas aulas ele expôs seus conteúdos com exposição dialogada e utilização de recursos audiovisuais como Datashow. Durante as aulas o professor promoveu sempre a participação dos alunos em suas aulas através de leitura em voz alta, diálogos e questionamentos sobre o conteúdo. Em relação a interação dos alunos entre si durante a aula, ocorreu sobre a forma de trabalho em grupos.
Para a pesquisadora em educação Maria Lúcia de Arruda Aranha:
O importante é que os novos recursos, como o computador, a televisão, o cinema, os vídeos, não sejam usados apenas como instrumentos, mas se tornem capazes de desencadear transformações estruturais na velha escola. Só assim a função do professor pode ser revitalizada, libertando-o da aula de saliva e giz e estimulando o aluno a uma posição menos passiva e mais dinâmica. Como fazer, é um desafio para a imaginação. [...] (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, 1996, p. 239)
O professor integra e contextualiza os conhecimentos de forma a contribuir para o desenvolvimento das habilidades, atitudes e conceitos, as quais são ações importantes para o aluno em seu convívio na sociedade. A organização do processo de ensino-aprendizagem facilita a compreensão favorecendo as aprendizagens dos estudantes.
27/05/2019 Filosofia 2º ano
O professor iniciou a aula com os seguintes temas:
Unidade 5 - O conhecimento – Capítulo 13: A preocupação com o conhecimento.
O conhecimento e os primeiros filósofos;
O Cristianismo e a teoria do conhecimento;
A teoria do conhecimento e a consciência.
Os alunos deverão fazer um resumo de um dos assuntos, para ler e discutir na próxima aula.
29/05/2019 Sociologia 2º ano
A aula iniciou-se com os seguintes tópicos:
Comunicação e cultura: Meios de comunicação em massa atingem um número maior de pessoas (rádio, TV, revista).
O que é cultura: são os hábitos, costumes, tradições que podem ou não sofrer transformações ao longo do tempo.
Diversidade Cultural na Sociedade Brasileira: Ex.: Rio Grande do Sul-chimarrão, carne assada. Nordeste – a fala;
Mudanças culturais na sociedade global: Não existir fronteiras (globalização).
Indústria Cultural e Práticas Sociais;
A cultura que se mundializa.
O professor passou uma atividade individual, fazer um resumo sobre os tópicos acima, com Peso 3.
03/06/2019 Filosofia 2º ano
Início do 2º Trimestre 
O conhecimento- A preocupação com o conhecimento.
Quando falamos em conhecimento, muitas vezes pensamos em acúmulo de saberes. Para a filosofia, porém, a preocupação com o conhecimento começa com questões mais elementares, que dizem respeito à própria como conhecemos. Seja quando vamos a um laboratório realizar um experimento, seja quando nos surpreendemos com nossas sensações e percepções diante de um conhecimento inesperado, mobilizamos nossa razão para buscar compreender como nos relacionamos e somos afetados pelas coisas e seres do mundo.
Fazer leitura dos conteúdos e síntese do assunto:
O conhecimento e os primeiros filósofos;
O Cristianismo e a teoria do conhecimento;
A Teoria do conhecimento e a consciência.
05/06/2019 Sociologia 2º ano
O professor iniciou a aula com a chamada.
Depois o professor foi corrigindo as atividades dos que terminaram o trabalho que foi iniciado na aula anterior. Resumo sobre Cultura. 
PLANO DE OFICINA PEDAGÓGICA:
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário (a): Adriane Kersch, Aline de Lima, Cleonice de Lima
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz 
Disciplina: Sociologia
Turma: 2º ano Ensino médio
TEMA: Identidade
JUSTIFICATIVA: Para termos consciência de nós, nosso papel, importância, origem e história, é o que nos permite ser atuantes no meio em que vivemos.
OBJETIVOS:
Introduzir a temática da identidade cultural;
Apresentar a proposta de trabalho educacional para o segundo trimestre;
Conhecer os alunos e a estrutura física da escola.
SÍNTESE DO ASSUNTO: Sempre lembramos a importância de refletirmos sobre quem somos. Conhecer e entender os nossos sentimentos e comportamentos não é uma tarefa fácil e requer um longo histórico de experiências e vivências. Freud reforça esta ideia ao mostrar que o caminho em direção ao autoconhecimento é essencial para conseguirmos ter sucesso em outros aspectos da vida! Como dizia Sigmund Freud: “Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer”.
DESENVOLVIMENTO DA OFICINA: 
1° Momento: Apresentação da música “Teatro dos Vampiros”.
Discussão acerca da letra da música, buscando identificar qual das preocupações contidas nela dizem respeito ao jovem de hoje.
2° Momento: Preenchimento do questionário sobre a “identidade” de cada aluno.
Debate do tema em sala de aula.
RECURSOS: 
Data show;
Aparelho de som e CD da Legião Urbana com a música “Teatro dos Vampiros”;
Modelo de Identidade fotocopiado.
 ANEXOS:
 
 REFERÊNCIAS
LEGIÃO URBANA. Teatro dos Vampiros. In: ______. Acústico
MTV. S.l: EMI Records, 1992. 1 disco sonoro.
 https://www.cafecomsociologia.com/dica-de-aulas-identidade-muito-mais-que/
https://www.pensador.com/frases_de_freud_para_refletir/
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante a realização do estágio tivemos um bom aproveitamento durante as aulas observadas. Fomos muito bem recebidos na escola, tanto pelos professores e funcionários como pelos próprios alunos da instituição estagiada. Tivemos a oportunidade de observar a rotina de um professor á nível de ensino médio, uma realidade que ainda não tínhamos conhecimento, suas dificuldades, alegrias, tudo que um professor pode passar durante a rotina de trabalho. Acreditamos que tudo que vivenciamos e observamos neste período de estágio, agregara para nossos conhecimentos acadêmicos, contribuindo para a nossa formação pedagógica. 
 Podemos identificar durante esse curto espaço de tempo que estivemos dentro da instituição a importância do aprimoramento dos conhecimentos na área estagiada, tento assim uma visão das necessidades sociais, buscando praticas atuais, onde o professor é um grande pesquisador de novos saberes. Onde podemos ter bem claro a importância de
uma educação de qualidade, feita com carinho e respeito para com seus alunos, onde eles não são meros espectadores, mas sim parte desse contexto, onde a responsabilidade não é somente da escola e do professor, mas de um todo. Onde o professor Paulo Sérgio nos mostrou que podemos dar o nosso melhor, mostrando que ser professor é ter amor ao ser humano, mostrou pra nós o que é ter vocação e que nada justifica à falta de assistência ao aluno, dando como exemplo que a profissão atende pessoas que precisam desenvolver a sua aptidão intelectual, para que possam viver de forma digna em sociedade. O professor nos mostrou a habilidade de transformar a realidade de cada aluno em um novo conhecimento. 
 Portanto com a realização deste trabalho, nos conscientizamos de que a escola através do processo de educação deve oferecer alternativas, instrumentos, para que o aluno, possa se tornar um indivíduo pensante, capaz de formar sua própria opinião, quando estiver vivendo em sociedade. De acordo com Toro (2002, p.25):
A escola tem a obrigação de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social nas quais todos possam viver com dignidade. Para que seja eficiente e ganhe sentido, a educação deve servir um projeto da sociedade como um todo.
REFERENCIAS
RANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2ª Edição – São Paulo: Editora Moderna, 1996.
TORO, Berna. O que os novos pensadores têm a ensinar. Revista Nova Escola. São Paulo: agosto. Ano 17.n.154, agosto 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas/ SP: Papirus, 1995.
ANEXOS
 
 
 
FICHAS AVALIATIVAS:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando