Buscar

Todas as Apols de Direito Constitucional e Técnicas de Comunicação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 1 – Direito Constitucional e Técnicas de Comunicação
Questão 1/5 - Tecnicas de Comunicação
“Mikhail Bakhtin, no início do século XX, dedicou-se aos estudos da linguagem e da literatura. Foi o primeiro a empregar a palavra gênero com um sentido mais amplo, referindo-se também aos textos que utilizamos nas situações cotidianas de comunicação. ” Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 2.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Quando pretendemos contar a alguém uma experiência pessoal que vivemos, podemos escrever um relato pessoal.
II – Um jornal que pretende contar aos seus leitores os fatos mais importantes daquele dia, ou do dia anterior, faz uso da notícia.
III –  O chefe de uma seção usa o memorando para compartilhar informações com todos os seus subordinados.
IV –  Quando desejamos expor oralmente um determinado conhecimento científico, fazemos uso do teatro ou de uma ópera.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Você acertou!
Quando pretendemos contar a alguém uma experiência pessoal que vivemos, podemos escrever um relato pessoal; um jornal que pretende contar aos seus leitores os fatos mais importantes daquele dia ou do dia anterior faz uso da notícia; o chefe de uma seção usa o memorando para compartilhar informações com todos os seus subordinados. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 2, p. 79, adaptado.
�
Questão 2/5 - Direito Constitucional
“Para José Afonso da Silva (2008, p. 37-38), o conceito de Constituição parte da premissa de que ‘todo Estado tem constituição, que é o simples modo de ser do Estado’”. Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 31.
A respeito das Constituições brasileiras, assinale a alternativa que contenha, corretamente, apenas Constituições promulgadas.
Nota: 20.0
	
	A
	1824 e 1967
	
	B
	1891 e 1937
	
	C
	1934 e 1937
	
	D
	1946 e 1988
Você acertou!
“Partindo da premissa de que não há Estado sem Constituição, concluímos que o Brasil sempre teve Constituição. Desde a sua independência, o país já teve oito Constituições diferentes, quatro delas promulgadas (1891, 1934, 1946 e 1988) e quatro outorgadas (1824, 1937, 1967 e a Emenda Constitucional de 1969)”. Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 1, p. 47)
	
	E
	1967 e 1988
�
Questão 3/5 - Direito Constitucional
“Em 1930, aconteceu a Revolução em que Getúlio Vargas subiu ao poder, dando atenção ao aspecto social, regulamentando as questões relacionadas ao trabalho e privilegiando a educação e a cultura. Ele convocou a Assembleia Constituinte, que, em 1934 promulgou, com o mesmo nome de 1891, a Constituição dos Estados Unidos do Brasil.” Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – A Constituição de 1934 estabeleceu o voto feminino.
II – A Constituição de 1934 estabeleceu o poder moderador. Dessa forma o Brasil voltou a ser uma Monarquia Constitucional.
III – A Constituição de 1934 criou a Justiça Eleitoral e os Tribunais de Contas.
IV – O regime parlamentarista foi estabelecido pela Constituições de 1934. O regime presidencialista seria retomado no Brasil, apenas em 1961.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
Você acertou!
A Constituição de 1934 estabeleceu o voto feminino; a Constituição de 1934 criou a Justiça Eleitoral e os Tribunais de Contas. Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 1, p. 48, adaptado.
	
	B
	Todas as assertivas estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
 
�
Questão 4/5 - Tecnicas de Comunicação
“Na construção de um texto, usamos mecanismos para permitir ao interlocutor a compreensão do que ele lê ou ouve. Esses mecanismos linguísticos, que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito/dito, são recursos de coesão textual e são fundamentais para que haja coerência”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 2, adaptado.
Tendo como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que traz a definição de conjunção:
Nota: 20.0
	
	A
	Conjunção é a palavra que tem a função de unir dois elementos linguísticos da mesma classe gramatical.
Você acertou!
Conjunção é a palavra que tem a função de unir dois elementos linguísticos da mesma classe gramatical. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 2, p. 90.
	
	B
	Conjunção é aquele que sofre ou pratica uma ação em uma determinada oração.
	
	C
	A palavra que se refere a um nome é classificada na língua portuguesa como conjunção.
	
	D
	Conjunção é um tipo de comunicação feito apenas pela fala.
	
	E
	Conjunção é o gênero literário que usamos quanto pretendemos fazer uma exposição oral de um conteúdo científico e/ou filosófico.
�
Questão 5/5 - Direito Constitucional
“Estado Democrático é um Estado em que as decisões são tomadas com a participação de todos e pela vontade da maioria livre. Quando falamos em participação de todos, devemos considerar efetivamente todos, independentemente da classe social, nível educacional, sexo, cor, religião, raça ou qualquer outro traço que possa ser usado para distinguir dois seres humanos”. Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – O Estado de Direito envolve a regência do Estado pelo Direito. Isso acarreta a existência de uma Constituição democraticamente promulgada e o respeito a ela.
II – No Estado Democrático a participação é restrita aos ricos e pessoas com curso superior. Por isso, a expressão Estado Democrático tem como sinônimos Estado Oligárquico e Estado Aristocrático.
III – O Estado Democrático de Direito é um Estado em que as decisões são tomadas pela maioria, após a participação de todos, e essas decisões tomam a forma de leis e da Constituição, que têm observância obrigatória.
IV – No Estado Democrático de Direito, o parlamento ou o presidente da república podem atuar à margem da lei, contrariando assim a Constituição e a leis infraconstitucionais. A justificativa para tal possibilidade é a defesa do Estado, que muitas vezes se choca com a Constituição.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
Você acertou!
O Estado de Direito envolve a regência do Estado pelo Direito. Isso acarreta a existência de uma Constituição democraticamente promulgada e o respeito a ela; o Estado Democrático de Direito é um Estado em que as decisões são tomadas pela maioria, após a participação de todos, e essas decisões tomam a forma de leis e da Constituição, que têm observância obrigatória. Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos
e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 2, p. 59, adaptado.
	
	B
	Todas as assertivas estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
Apol 2 – Direito Constitucional e Técnicas de Comunicação
Questão 1/5 - Tecnicas de Comunicação
“Constituem vícios de linguagem as incorreções no uso da língua falada ou escrita. Resultam do descaso de quem se expressa ou do desconhecimento das exigências linguísticas da norma-padrão”. 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 4.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I – Cacofonia é o uso de palavras que formam um som desagradável ou sentido ridículo, quando unidas numa frase. Exemplo: paguei por cada livro R$ 25,00
II – Outro vício de linguagem bastante comum é o pleonasmo, que é a repetição desnecessária de ideias. Exemplo: é proibido barulho sonoro.
III –  Um dos mais conhecidos vícios de linguagem é o gerundismo. A rejeição ao gerúndio se concentra na construção em que a forma gerundial vem antecedida pela dupla vou estar/vamos estar
IV –  Os clichês existem porque expressam verdades básicas. Além disso, não há consenso entre os linguistas sobre quais são os clichês da língua portuguesa. Por isso, ele não é considerado um vício de linguagem
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
Você acertou!
Cacofonia é o uso de palavras que formam som desagradável ou sentido ridículo, quando unidas numa frase. Exemplo: paguei por cada livro R$ 25,00; outro vício de linguagem bastante comum é o pleonasmo, que é a repetição desnecessária de ideias. Exemplo: é proibido barulho sonoro; um dos mais conhecidos vícios de linguagem é o gerundismo. A rejeição ao gerúndio se concentra na construção em que a forma gerundial vem antecedida pela dupla vou estar/vamos estar.
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 4, pp. 178, 179, 180.
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
�
Questão 2/5 - Direito Constitucional
“Como visto anteriormente, o Brasil é uma Estado democrático de direito e, por isso, submete-se à Constituição e às leis. O art. 5º, II, nesse sentido, impõe o chamado princípio da legalidade, que é também um direito fundamental do particular.” 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 3.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I – Os funcionários públicos, investidos do poder do Estado, podem tomar decisões que se contrapõem a Constituição Federal em casos que essas ações são necessárias para salvaguardar os interesses nacionais.
II – Não se aplica o princípio constitucional da legalidade ao Presidente da República. Ele pode tomar atitudes incompatíveis com a Constituição, pois seu objetivo maior é defender a soberania do Estado. Por isso ele deve ter o mínimo de amarras.
III – Todas as obrigações do indivíduo devem estar impreterivelmente contidas nas leis. Estas últimas, por sua vez, devem ser democraticamente criadas e aprovadas pelo Poder Legislativo em consonância com o processo determinado pela Constituição. 
IV – Qualquer limitação aos direitos ou a liberdade dos indivíduos e qualquer obrigação imposta serão válidas apenas se estiverem previstas pela lei. Portanto, ninguém será obrigado a fazer alguma coisa senão em virtude da lei.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	B
	As assertivas I, II, III e IV estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
Você acertou!
Todas as obrigações do indivíduo devem estar necessariamente contidas em lei democraticamente aprovadas pelo Poder Legislativo de acordo com o processo determinado pela Constituição; qualquer limitação a direito ou liberdade, qualquer obrigação imposta a indivíduo só serão válidas se previstas em lei. Portanto, ninguém será obrigado a fazer alguma coisa senão em virtude da lei. Esse princípio de aplica, inclusive, ao presidente da República e aos funcionários públicos, uma vez que os mesmos não possuem poderes ilimitados. 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 3, adaptado.
�
Questão 3/5 - Tecnicas de Comunicação
“A conclusão é o encerramento de todo o texto, e não apenas do último argumento. Ela nunca pode apresentar informações novas. Enquanto houver argumentos em discussão, não a inicie.” 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3.
 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I – É correto terminar um texto simplesmente repetindo a tese central. O nome desse modelo é conclusão por retomada de tese
II – Quando concluímos um texto reforçando a ideia central usamos a conclusão por retomada da tese. Nesse caso deve-se evitar a redundância ou mera repetição da tese.
III –  Uma das formas possíveis de concluir um texto é apresentar uma proposta ou sugestão de soluções para os problemas discutidos. Esse modo é conhecido como conclusão com a apresentação de perspectivas de solução.
IV –  Sob hipótese alguma quem escreve um texto deve terminá-lo com um ponto de interrogação.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
Você acertou!
Quando concluímos um texto reforçando a ideia central e usando a conclusão por retomada da tese. Nesse caso deve-se evitar a redundância ou mera repetição da tese; uma das formas possíveis de concluir um texto é apresentar uma proposta ou sugestão de soluções para os problemas discutidos. Esse modo é conhecido como conclusão com a apresentação de perspectivas de solução.
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3, pp. 147 - 148.
�
Questão 4/5 - Tecnicas de Comunicação
Leia o texto abaixo:
"A GERAÇÃO DIGITAL NÃO SABE NAVEGAR
No início dos anos 90, uma coleção de enciclopédias tinha o mesmo valor educacional que um microcomputador tem hoje em dia — eram ótimas ferramentas de pesquisa para os estudantes. Para quem tem menos de 20 anos, pode parecer incompreensível. Como uma coleção de livros de capa dura, grandes, pesados e difíceis de manusear, pode ser tão eficaz quanto os programas de busca da internet, que nos colocam a dois cliques de qualquer resposta? A geração que nasceu depois do surgimento da internet tem à sua disposição o maior volume de informação da história. Mas novos estudos sugerem que a intimidade dos jovens com o mundo digital não garante que eles sejam capazes de encontrar o que precisam na internet.
Uma pesquisa da Universidade de Charleston, nos Estados Unidos, mostra que a geração digital não sabe pesquisar. Acostumados com a comodidade oferecida por mecanismos de busca como o Google, eles confiam demais na informação fácil, oferecida por esses serviços. O estudo mostrou que os estudantes usam sempre
os primeiros resultados que aparecem após uma busca, sem se importar com sua procedência. No estudo, os pesquisadores pediram a um grupo de universitários que respondesse a algumas perguntas com a ajuda da internet. Mas fizeram uma pegadinha: fontes de informação que não apareciam no topo da lista de respostas do Google foram apresentadas propositalmente como primeira opção. Os estudantes nem notaram a troca: usaram as primeiras respostas acriticamente. Outro estudo realizado pela Universidade Northwestern, também nos Estados Unidos, pedia que 102 estudantes [...] buscassem termos diversos em sites de pesquisa on-line. Todos trouxeram os resultados, mas nenhum soube informar quais eram os sites usados para obter as respostas: se veio da Internet, já estava bom. 
A conclusão dos cientistas é que os estudantes de hoje confiam demais nas máquinas. Em princípio, esse comportamento faz sentido, porque os sistemas de buscas oferecem conteúdos cada vez mais relevantes. Mas um efeito colateral é preocupante: a perda da capacidade crítica. "Precisamos ensinar os alunos a avaliar a credibilidade das fontes on-line antes de confiar nelas cegamente", diz um dos pesquisadores da Universidade de Charleston. As escolas deveriam ajudar os estudantes a julgar melhor as informações."
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3.
No texto acima, ‘A geração digital não sabe navegar’, podemos verificar que que a autora já nos antecipa a ideia central do texto ou tese que irá defender. Além disso, o texto é claramente dividido em introdução, desenvolvimento das ideias e conclusão.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina sobre a estrutura do texto, capítulo 3 do livro-base, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I – A forma mais comum de iniciar um texto é por meio de conceituação ou definição de uma ideia ou situação.
II – A trajetória histórica é um procedimento de conclusão. Jamais dever ser usado como procedimento introdutório, ou seja, para iniciar um texto
III –  O primeiro parágrafo de um texto é muito importante, porque nele o autor precisa indicar com clareza o assunto que vai ser apresentado
IV –  Há uma diferença entre tema e título. Enquanto o tema compreende o assunto proposto para discussão, o título sintetiza o conteúdo discutido. O título dever ser dado, preferivelmente, após a elaboração do texto.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
Você acertou!
Há uma diferença entre tema e título. Enquanto o tema compreende o assunto proposto para discussão, o título sintetiza o conteúdo discutido. O título dever ser dado, preferivelmente, após a elaboração do texto; o primeiro parágrafo de um texto é muito importante, porque nele o autor precisa indicar com clareza o assunto que vai ser apresentado; a forma mais comum de iniciar um texto é por meio de conceituação ou definição de uma ideia ou situação. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3, pp. 129 -130.
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
�
Questão 5/5 - Direito Constitucional
"Direitos individuais são aqueles concebidos como 'direitos fundamentais do homem-indivíduo, que são aqueles que reconhecem autonomia aos particulares, garantindo a iniciativa e a independência aos indivíduos diante dos demais membros da sociedade política e do próprio Estado’ ". (SILVA apud HACK, 2012, p. 79). (Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 3).
A respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	São direitos que permitem ao Estado o exercício do seu poder de império de forma absoluta, sem qualquer tipo de limitação.
	
	B
	Os poderes estatais são considerados prerrogativas; desta forma, as prerrogativas do Estado são ilimitadas.
	
	C
	O poder do Estado é limitado e pode ser utilizado apenas quando e na medida em que for necessário.
Você acertou!
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 3, p. 80.
	
	D
	Direitos individuais se sobrepõem de forma unânime e absoluta em relação ao Estado, devendo o Estado observá-los e em hipótese alguma pode interferir nesses direitos.
	
	E
	Os direitos individuais são apenas aqueles previstos estritamente no artigo 5º da Constituição de 1988.
Apol 3 – Direito Constitucional e Técnicas de Comunicação
Questão 1/5 - Direito Constitucional
Leia o texto abaixo e responda:
“O chefe do seu Poder Executivo é o governador, como os Estados. Seu poder legislativo é exercido pela Câmara Legislativa, que parece ser um nome decorrente da junção da Câmara dos Vereadores do município com a Assembleia Legislativa dos estados.” 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4, p. 117.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa  correta:
I – O Distrito Federal não pode ser considerado nem como um estado e nem município, uma vez que ele é um ente federativo distinto dos demais. Nesse sentido, o Distrito Federal possui características de estado e de município.
II – O Distrito Federal não possui autonomia política e administrativa, sobretudo por causa da sua posição estratégica no território brasileiro. Em razão disso, a sua gestão é de responsabilidade do Senado Federal e das Forças Armadas.
III – A Constituição determina que o Distrito Federal acumule as competências dos estados e dos municípios, ou seja, ele pode legislar e atuar nas mesmas atividades e funções dos estados e dos municípios.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a assertiva III está corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
Você acertou!
O Distrito Federal não é estado nem município, é um ente federativo distinto dos demais. Ele tem características de estado e município; a Constituição determina que o Distrito Federal acumule as competências dos estados e dos municípios, ou seja, ele pode legislar e atuar nas mesmas atividades e funções dos estados e dos municípios.
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4, p. 117, adaptado.
	
	D
	As assertivas I, II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
�
Questão 2/5 - Tecnicas de Comunicação
“A pontuação está serviço da compreensão e, para isso, vale-se de sinais gráficos que devem ser utilizados de acordo com a estrutura interna do enunciado”. 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 5, p. 213.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – A vírgula não deve ser usada para separar data e endereços. Exemplo: A Semana da Arte Moderna ocorreu em São Paulo entre 13 e 19 de fevereiro de 1922.
II – A vírgula não pode ser usada para separa o vocativo (chamamento) das frases. Exemplo: Dr. Otávio deixei em sua mesa todos os recados anotados.
III – Usa-se a vírgula par isolar o aposto (termo explicativo) nas frases. Exemplo: Castro Alves, famoso poeta do romantismo brasileiro, nasceu na Bahia.
IV – A vírgula deve ser usada para separa os elementos de enumeração. Exemplo: Marcela, Ana, Clara, alguém me ajude.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas
I e II estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
Você acertou!
A vírgula deve ser usada para separa os elementos de enumeração. Exemplo: Marcela, Ana, Clara, alguém me ajude. Usa-se a vírgula par isolar o aposto (termo explicativo) nas frases. Exemplo: Castro Alves, famoso poeta do romantismo brasileiro, nasceu na Bahia. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 5, p. 214.
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
�
Questão 3/5 - Direito Constitucional
Leia o texto e responda:
“Assim quando falamos em Administração Pública, estamos falando de todo o aparato estatal, isto é, órgãos públicos, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas e todos os demais entes que exerçam atividades relacionadas à função do Estado”. 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta:
 
I – O Direito Administrativo é o ramo do direito responsável pelo estudo da Administração Pública. 
II – A Constituição Federal não estabelece os princípios básicos que devem orientar a administração pública. Todavia, no art. 37 do documento define-se que os governos possuem autonomia para fixar os parâmetros e normas relativos à administração dos bens públicos. 
III – De acordo com o artigo 37 da Constituição de 1988, a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
IV – As regras da administração pública aplicam-se apenas o poder executivo, e não aos poderes legislativo e judiciário.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Você acertou!
A Administração Pública é estudada pelo ramo do direito denominado direito administrativo; segundo o artigo 37 da Constituição Federal de 1988, a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4, p. 119, modificado
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
�
Questão 4/5 - Direito Constitucional
Leia o trecho a seguir: 
"Os estados possuem Constituições estaduais, de acordo com as suas competências. As Constituições dos estado não podem contrariar o que diz a Constituição Federal, já que esta é a norma do topo do ordenamento jurídico. Ainda, as Constituições obedecem a uma regra de simetria com a Constituição Federal, de maneira que as disposições desta geralmente se repetem naquelas, adaptadas aos estados".
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4.
Tendo em conta o texto citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina com relação aos estados e à Constituição Federal, assinale a alternativa correta: 
Nota: 20.0
	
	A
	São reservados aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição Federal.
Você acertou!
Como pode ser observado no livro base a Constituição Federal  dispõe no artigo 25 que são reservados aos estados as competências que não lhes sejam vedadas por essa Constituição. 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4, p. 116.
	
	B
	São reservados aos Estados todas as competências que essas entidades entenderam necessárias.
	
	C
	São reservados aos Estados apenas as competências elencadas pelo plano de integração nacional.
	
	D
	São reservados aos Estados todas as competências que os governadores decidiram implementar durante os seus mandatos.
	
	E
	São reservados aos Estados as competências circunscritas no plano de desenvolvimento local.
�
Questão 5/5 - Tecnicas de Comunicação
Veja a imagem abaixo:
Fonte: Dik Browne, O melhor de Hagar, o horrível, L&PM. 
No quadrinho acima, podemos conferir os adjetivos empregados na primeira oração, como "esbelto, bonito e espirituoso". Sabemos que o adjetivo é a palavra que vai caracterizar o substantivo, acrescentando a ele uma qualidade. 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos do capítulo seis do livro-base, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I – O adjetivo pode indicar qualidade, defeito ou modo de ser.
II – Palavras que indicam origem ou nacionalidade não são classificadas como adjetivos. Essas palavras são classificadas como sujeito na língua portuguesa.
III – Os adjetivos não indicam estado ou aspecto. A classe de palavras que faz isso na língua portuguesa é o pronome.
IV – Na expressão mesa baixa, a palavra baixa indica adjetivo de modo de ser
 
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas
Você acertou!
O adjetivo pode indicar qualidade, defeito ou modo de ser; na expressão mesa baixa, a palavra baixa indica adjetivo de modo de ser.
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 6, p. 251.
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
Apol 4 – Direito Constitucional e Técnicas de Comunicação
Questão 1/5 - Direito Constitucional
“A Constituição aponta que o Poder Executivo é exercido pelo presidente da República, auxiliado pelos ministros de Estado. Por simetria, o executivo estadual é exercido pelo governador, auxiliado pelos secretários estaduais, e o municipal, pelo prefeito municipal, auxiliado pelos secretários municipais”. 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 5.  
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa  correta:
 
I – O sistema de governo brasileiro é o chamado presidencialista, de modo que a chefia do Estado e também do governo é exercida pelo Presidente da República.
II – No Brasil é adotado o semi-presidencialismo, no qual o Presidente da República divide os poderes com um Primeiro-Ministro indicado pelo Congresso Nacional. Nesse caso, o primeiro-ministro é o chefe de governo e o Presidente da República é o chefe de Estado
III –  O Brasil adota o parlamentarismo, no qual o Presidente da República é indicado pelo Congresso Nacional. O poder de fato está nas mãos do Primeiro-Ministro, que é eleito pelo voto direto, em eleições de dois turnos.
IV – Em casos nos quais o presidente ou o vice-presidente não possam estar a frente do governo, serão chamados para exercer a Presidência da República Federativa do Brasil, nesta ordem, o presidente da Câmara Federal, o do Senado Federal e o do STF.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas
Você acertou!
Nosso sistema é o chamado presidencialista, em que a chefia de estado e de governo é exercia pelo Presidente da República; caso faltem o presidente e o vice,
são chamados para exercer a presidência, nesta ordem, o presidente da Câmara Federal, o do Senado Federal e o do STF.
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 5, pp. 148-149, adaptado.   
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
�
Questão 2/5 - Tecnicas de Comunicação
“Os verbos ter e por têm emprego em uma ampla gama de contextos, por isso é comum que nós os utilizamos com muita frequência.” 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 7, p. 319.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I – Os verbos pôr e ter não possuem substitutos, por isso a sua repetição é normal. Cabe ressaltar que essa repetição não leva a um empobrecimento do texto. 
II – Devemos evitar o uso excessivo do verbo ter, e colocar verbos mais específicos em seu lugar. Exemplo: Meu quarto tem uma estante de livros. Ao invés disso podemos escrever da seguinte forma: Há uma estante de livros no meu quarto. 
III – A frase “Já pus os livros na estante” pode ser escrita da seguinte forma: “Já coloquei os livros na estante”. Isso evita o uso excessivo do verbo pôr, e torna o texto mais rico.
IV – O uso frequente dos verbos pôr e ter não empobrecem o texto. A repetição excessiva de verbos, qualquer verbo, é uma demonstração de excelência na escrita.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
Você acertou!
Devemos evitar o uso excessivo do verbo ter, e colocar verbos mais específicos em seu lugar. Exemplo: Meu quarto tem uma estante de livros. Ao invés disso podemos escrever da seguinte forma: Há uma estante de livros no meu quarto;  a frase “Já pus os livros na estante” pode ser escrita da seguinte forma: “Já coloquei os livros na estante”. Isso evita o uso excessivo do verbo pôr, e torna o texto mais rico.
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 7, p. 319-320.
�
Questão 3/5 - Tecnicas de Comunicação
“O verbo é a classe de palavras mais rica em flexões. Ela varia de acordo com as necessidades do texto para indicar a pessoa do discurso, o número, o tempo, o modo e a voz. Além disso, o verbo exprime ação, estado, fato ou fenômeno”. 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 7.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I – Verbos que indicam um fato certo, ou real, estão no modo subjuntivo.
II – Na frase “As crianças correm livres pelo quintal” o verbo está na 1ª pessoa do plural e, por indicar um fato certo, real, está no modo imperativo.
III – Na frase, “As crianças correm livres pelo quintal” a forma verbal correm está na 3ª pessoa do plural para concordar com o sujeito criança. Por indicar um fato certo, real, o verbo correm está no modo indicativo.
IV – Na frase “Nevou essa madrugada em São Joaquim”, a forma verbal nevou está na 3ª pessoa do singular e indica um fenômeno da natureza. Por esse motivo, não apresenta sujeito. Sempre que o sujeito é inexistente, o verbo se flexiona na 3ª pessoa do singular”.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
Você acertou!
Na frase, “As crianças correm livres pelo quintal” a forma verbal correm está na 3ª pessoa do plural para concordar com o sujeito criança. Por indicar um fato certo, real, o verbo correm está no modo indicativo; na frase “Nevou essa madrugada em São Joaquim”, a forma verbal nevou está na 3ª pessoa do singular e indica um fenômeno da natureza. Por esse motivo, não apresenta sujeito. Sempre que o sujeito é inexistente, o verbo se flexiona na 3ª pessoa do singular”.
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 7, p. 315-316.
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
�
Questão 4/5 - Direito Constitucional
“No plano federal, o Legislativo adota o sistema bicameral, em que as deliberações devem passar por ambas as casas antes de serem aprovadas. Assim, temos o Congresso Nacional, composto por suas duas casas: Senado Federal e Câmara dos Deputados.” HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 5, p. 135
 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – O número de deputados federais varia de acordo com a população do estado representado. A Constituição determina, todavia, que nenhum estado terá menos que 8 ou mais que 70 deputados.
II – A Câmara Federal é composta por 513 deputados. O mandato a deputado federal é de 4 anos, sendo que sua eleição se dá no âmbito estadual pelo sistema proporcional.
III –  Cada estado da federação elege o mesmo número de deputados federais, 19 no caso.
IV – A eleição para deputado federal se dá em âmbito nacional, dessa forma os candidatos podem buscar votos em todo o território nacional. O sistema adotado para eleger os deputados federais é o majoritário. Portanto, os 513 candidatos mais votados do país são eleitos.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
Você acertou!
O número de deputados federais varia de acordo com a população do estado representado. A Constituição determina, todavia, que nenhum estado terá menos que 8 ou mais que 70 deputados; a Câmara Federal é composta por 513 deputados. O mandato a deputado federal é de 4 anos, sendo que sua eleição se dá no âmbito estadual pelo sistema proporcional. HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 5, p. 136, adaptado.
	
	D
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
�
Questão 5/5 - Direito Constitucional
Leia o trecho a seguir: "O Município não tem Constituição; o que tem é a chamada lei orgânica, que trata de assuntos semelhantes aos de uma Constituição e que são determinados pela Constituição Federal. Esta é específica ao determinar o número máximo de vereadores em função da população da cidade e ao fixar limites à remuneração máxima destes". 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4.
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina relacionado às competências dos municípios de acordo com a Constituição Federal, analise as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa que apresente apenas as corretas:
I. As competências dos municípios envolvem, sobretudo, à organização do território, Por conseguinte, os municípios são responsáveis pela legislação relativas ao uso do solo, zoneamento e criação de distritos. 
II. O municípios ainda tem como uma importante competência a preservação dos seus limites territoriais com outros municípios e, em casos de municípios que fazem fronteiras com outros países, promover acordos internacionais. 
III. Os municípios devem também tratar dos assuntos de atendimento à população local.
Dessa forma, os serviços de educação infantil e fundamental e serviços de saúde são de responsabilidade do município. 
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I, II e III estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
Você acertou!
De acordo com o livro base as assertivas I e III estão corretas, uma vez que as competências dos municípios envolvem, sobretudo, à organização do território, Por conseguinte, os municípios são responsáveis pela legislação relativas ao uso do solo, zoneamento e criação de distritos e os municípios devem também tratar dos assuntos de atendimento à população local. Dessa forma, os serviços de educação infantil e fundamental e serviços de saúde são de responsabilidade do município. A assertiva III está correta porque os municípios devem tratar dos assuntos de atendimento à população local. Dessa forma, os serviços de educação infantil e fundamental e serviços de saúde são de responsabilidade do município. A assertiva III está incorreta porque a Constituição não indica como uma competência dos municípios a preservação dos seus limites territoriais com outros municípios. Também não aponta que em casos de municípios que fazem fronteiras com outros países, esses devem promover acordos internacionais. Assim, isso não quer dizer que esses municípios não possam se engajar em atividades dessa esfera. Porém, isso não está fixado na constituição como uma competência. 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4, p. 116.
	
	C
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	E
	Apenas a assertiva III está correta
Apol 5 – Direito Constitucional e Técnicas de Comunicação
Questão 1/5 - Tecnicas de Comunicação
“Em se tratando de verbos, a regência determina a presença ou não de preposição entre os termos”. 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 8.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I – É correto usar a preposição “em” com o verbo implicar (sentido de “acarretar”, “gerar”). Exemplo: “Essas atitudes arbitrárias implicam em danos à credibilidade de nossa empresa”.
II – O verbo transitivo direto liga-se diretamente ao complemento, sem necessitar de preposição. Exemplo: “Meu irmão namora (não exige preposição) a Cláudia há seis meses”. 
III – Verbos como varrer, vender, abrir, guardar, visitar, escrever e redigir, também dispensam a presença da preposição para uni-los a seus complementos.
IV – A frase, “Essas atitudes arbitrárias implicam danos à credibilidade de nossa empresa”, está correta, pois é errado usar a preposição “em” com o verbo implicar (no sentido de “acarretar”, “gerar”).
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
Você acertou!
O verbo transitivo direto liga-se diretamente ao complemento, sem necessitar de preposição. Exemplo: “Meu irmão namora (não exige preposição) a Cláudia há seis meses”; verbos como varrer, vender, abrir, guardar, visitar, escrever e redigir, também dispensam a presença da preposição para uni-los a seus complementos; a frase, “Essas atitudes arbitrárias implicam danos à credibilidade de nossa empresa”, está correta, pois é errado usar a preposição “em” com o verbo implicar (no sentido de “acarretar”, “gerar”).
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 8, p. 350-351, adaptado.
Questão 2/5 - Direito Constitucional
Leia o trecho a seguir: "A Constituição prevê dispositivos que permitam ao Estado a manutenção da ordem pública e da segurança. Entre essas medidas, estão previstos na Constituição o estado de defesa e o estado de sítio. Esses estados, necessariamente, precisam estar precisam estar previstos no texto constitucional porque se traduzem em situações de exceção, em que direitos e garantias fundamentais são temporariamente suprimidos ou reduzidos" (Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 180).
Tendo em conta os conceitos apresentados acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente quando o 'estado de defesa' pode ser decretado:
Nota: 20.0
	
	A
	O estado de defesa pode ser decretado em locais determinados e restritos quando se observa a ocorrência de eventos que ameacem a ordem pública e a estabilidade social, sendo esses eventos de origem natural ou não.
Você acertou!
O estado de defesa pode ser decretado pelo presidente da república após consulta ao Conselho da República e ao Conselho de Defesa Nacional. Ele só pode ser decretado em locais determinados e restritos e justifica-se para restabelecer a ordem pública e a paz social quando estas foram ameaçadas por graves instabilidades institucional ou foram atingidas por grandes calamidades da natureza. 
(Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 180).
	
	B
	O estado de defesa pode ser decretado em todo o território nacional quando se observa a ocorrência de eventos que ameacem o equilíbrio biossocial, sendo esses eventos de origem natural.
	
	C
	O estado de defesa pode ser decretado em locais irrestritos quando se observa a ocorrência de eventos que ameacem a ordem ética e moral institucional, sendo esses eventos de origem política.
	
	D
	O estado de defesa pode ser decretado unicamente em localidades urbanas quando se observa a ocorrência de eventos catastróficos, sobretudo de origem natural.
	
	E
	O estado de defesa pode ser decretado em ambientes institucionais quando se observa a ocorrência de eventos que ameacem a ordem corporativa e a estabilidade púbica, sendo esses eventos de origem econômica.
Questão 3/5 - Tecnicas de Comunicação
“A crase também pode resultar da fusão da preposição a com os pronomes demonstrativos aquele (s), aquela (s), aquilo, a (s)”. 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 8.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Com a fusão dos sons vocálicos “a” e “aquela” e um só obtemos o seguinte resultado: “Todos se dirigirão àquela praça ao lado do museu”.   
II – Na frase, “Refiro-me àquilo que está brilhando no céu”, àquilo é resultado da fusão entre “a” e “aquilo”.
III – Com a fusão dos sons vocálicos “a” e “aquela” e um só obtemos o seguinte resultado: “Todos se dirigirão à aquela praça ao lado do museu”.  Nesse caso “a” e “aquela” continuam separados, mas o “a” leva crase.
IV –  Toda vez que ocorre a fusão entre “a” e “aquela” ou “aquilo”, o a é suprimido e os pronomes demonstrativos “aquilo” e “aquele” levam acento agudo: Exemplos: “Refiro-me áquilo que está brilhando no céu”.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
Você acertou!
Com a fusão dos sons vocálicos “a” e “aquela” e um só obtemos o seguinte resultado: “Todos se dirigirão àquela praça ao lado do museu “; na frase, “Refiro-me àquilo está brilhando no céu”, àquilo é resultado da fusão entre “a” e “aquilo”.
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 8, p. 359.
	
	C
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas I e III
estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
Questão 4/5 - Direito Constitucional
"O instrumento militar responsável pela defesa do Brasil é constituído pelas Forças Armadas (...). Instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas sob a égide da hierarquia e da disciplina, as Forças Armadas atuam sob a autoridade suprema do Presidente da República – seu comandante-em-chefe. (...) As Forças Armadas atuam sob a direção superior do Ministério da Defesa (MD), que tem a incumbência de orientar, supervisionar e coordenar as atividades desenvolvidas por essas instituições". Disponível em http://www.defesa.gov.br/forcas-armadas. Acesso em: 23 jun. 2016.
Segundo a Constituição brasileira, compõe as Forças Armadas:
Nota: 20.0
	
	A
	Polícias Civil, Militar e Federal
	
	B
	Política Militar e Exército
	
	C
	Exército e Polícias Nacionais
	
	D
	Exército, Marinha e Aeronáutica
Você acertou!
Conforme a CF/88: Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 181.
 
	
	E
	Polícias e Agência Brasileira de Inteligência
�
Questão 5/5 - Tecnicas de Comunicação
“A preposição é uma palavra invariável que une duas palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência”. 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 8.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Aspirar e assistir são exemplos de verbos que, ao mudarem de sentido, mudam de regência. Exemplo: Aspirar com sentido de inalar e respirar não pede preposição. Aspirar com sentido de desejar, pretender, querer exige a preposição “a”.
II – Carecer de, constar de, depender de, precisar de são exemplos de verbos que exigem uma preposição entre eles e o complemento. Exemplo: Tais informações não constam do processo. 
III – Os verbos querer e visar não pedem preposição em nenhuma ocasião.
IV – Os verbos esquecer e lembrar não pedem preposição. Entretanto, esquecer-se e lembrar-se, como são pronominais, exigem a proposição “de”.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
Você acertou!
Carecer de, constar de, depender de, precisar de são exemplos de verbos que exigem uma preposição entre eles e o complemento. Exemplo: Tais informações não constam do processo; aspirar e assistir são exemplos de verbos que, ao mudarem de sentido, mudam de regência. Exemplo: Aspirar com sentido de inalar e respirar não pede preposição. Aspirar com sentido de desejar, pretender, querer exige a preposição “a”; os verbos esquecer e lembrar não pedem preposição. Entretanto, esquecer-se e lembrar-se, como são pronominais, exigem a proposição “de”.
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 8, p. 352, 353 e 354.
	
	D
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
_1634672592.unknown
_1634674765.unknown
_1634678928.unknown
_1634678936.unknown
_1634678940.unknown
_1634678942.unknown
_1634678943.unknown
_1634678941.unknown
_1634678938.unknown
_1634678939.unknown
_1634678937.unknown
_1634678932.unknown
_1634678934.unknown
_1634678935.unknown
_1634678933.unknown
_1634678930.unknown
_1634678931.unknown
_1634678929.unknown
_1634674773.unknown
_1634674778.unknown
_1634678924.unknown
_1634678926.unknown
_1634678927.unknown
_1634678925.unknown
_1634678920.unknown
_1634678922.unknown
_1634678923.unknown
_1634678921.unknown
_1634674780.unknown
_1634674781.unknown
_1634678919.unknown
_1634674779.unknown
_1634674775.unknown
_1634674776.unknown
_1634674774.unknown
_1634674769.unknown
_1634674771.unknown
_1634674772.unknown
_1634674770.unknown
_1634674767.unknown
_1634674768.unknown
_1634674766.unknown
_1634673794.unknown
_1634673803.unknown
_1634673807.unknown
_1634674761.unknown
_1634674763.unknown
_1634674764.unknown
_1634674762.unknown
_1634674756.unknown
_1634674759.unknown
_1634674760.unknown
_1634674758.unknown
_1634673809.unknown
_1634673810.unknown
_1634674755.unknown
_1634673808.unknown
_1634673805.unknown
_1634673806.unknown
_1634673804.unknown
_1634673798.unknown
_1634673801.unknown
_1634673802.unknown
_1634673800.unknown
_1634673796.unknown
_1634673797.unknown
_1634673795.unknown
_1634672600.unknown
_1634672605.unknown
_1634673790.unknown
_1634673792.unknown
_1634673793.unknown
_1634673791.unknown
_1634673786.unknown
_1634673788.unknown
_1634673789.unknown
_1634673787.unknown
_1634672607.unknown
_1634672608.unknown
_1634673785.unknown
_1634672606.unknown
_1634672602.unknown
_1634672603.unknown
_1634672601.unknown
_1634672596.unknown
_1634672598.unknown
_1634672599.unknown
_1634672597.unknown
_1634672594.unknown
_1634672595.unknown
_1634672593.unknown
_1634672533.unknown
_1634672542.unknown
_1634672588.unknown
_1634672590.unknown
_1634672591.unknown
_1634672589.unknown
_1634672586.unknown
_1634672587.unknown
_1634672583.unknown
_1634672585.unknown
_1634672543.unknown
_1634672582.unknown
_1634672537.unknown
_1634672540.unknown
_1634672541.unknown
_1634672538.unknown
_1634672535.unknown
_1634672536.unknown
_1634672534.unknown
_1634672525.unknown
_1634672529.unknown
_1634672531.unknown
_1634672532.unknown
_1634672530.unknown
_1634672527.unknown
_1634672528.unknown
_1634672526.unknown
_1634672520.unknown
_1634672523.unknown
_1634672524.unknown
_1634672522.unknown
_1634672518.unknown
_1634672519.unknown
_1634672517.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais