Buscar

avaliação empreendorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Analisando o modo como os empreendedores tomam as decisões, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram o princípio da efetuação. Sara Sarasvathy (apud HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009) afirma que o processo de tomada de decisão baseado na efetuação resulta em cinco princípios. Sobre esses princípios, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	fundo_transparente_16x16.png a)
	Princípio da perda suportável: aqui o que se mensura é quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno.
	Ícone representando resposta correta b)
	Princípio do piloto de avião: neste caso, sugere-se confirmar e assumir contingências, utilizando os imprevistos ao invés de evitá-los, a intenção deve ser superá-los ou adaptar-se a eles.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	Princípio do pássaro na mão: aqui a ênfase é na negociação com qualquer um ou com todos os stakeholders, realmente dispostos a participar do projeto, sem preocupações com custos e tempo.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	Princípio da colcha de retalhos: princípio de ação orientado por meios e não metas.
	2.
	O intraempreendedorismo ocorre quando o processo empreendedor se desenvolve internamente, ou seja, dentro da organização. Dessa forma, independente do porte da organização, ela pode estimular e desenvolver ações empreendedoras com seus empregados. Com relação à geração e à retenção de profissionais intraempreendedores nas organizações, assinale a alternativa CORRETA:
	Ícone representando resposta correta a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	Ícone representando resposta incorreta c)
	Somente a sentença I está correta.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	As sentenças II e III estão corretas.
4.O intraempreendedor é qualquer pessoa, dentro da empresa, que utiliza seu talento para criar e conduzir o projeto de caráter empreendedor no interior da organização. Segundo Hashimoto (2006), este intraempreendedor se comporta de maneira diferente, com competências diferenciadas dos demais. Sobre as competências do intraempreendedor, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.fundo_transparente_16x16.png a)Possui habilidade para compreender o setor e as implicações de suas tendências e mudanças.Ícone representando resposta correta b)Possui habilidade para criar uma rede de contatos com pessoas de pouca influência.fundo_transparente_16x16.png c)Possui habilidade para motivar e influenciar o comportamento dos subordinados.fundo_transparente_16x16.png d)Possui habilidades para entender o produto, o desenho, a concepção e o potencial do produto.
5.O conceito de empreendedorismo sofreu uma evolução histórica. Com isso surgiram várias escolas, como a bibliográfica, a clássica, entre outras. O que caracteriza a escola da liderança?fundo_transparente_16x16.png a)Marcado pelo trabalho realizado sozinho e não em equipe.fundo_transparente_16x16.png b)Estuda os empreendedores a partir de características comportamentais e de personalidade.fundo_transparente_16x16.png c)Estuda a vida e a história de grandes empreendedores, mostrando os traços que são inatos, pois aceita que se nasce empreendedor.Ícone representando resposta correta d)O empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo.
6.Muito se fala sobre o tema empreendedorismo, porém nem tudo o que ouvimos ou lemos pode ser verdade. Existem alguns aspectos que pesquisadores classificam como mitos sobre o empreendedor. Sobre os mitos e as verdades do empreendedorismo, assinale a alternativa INCORRETA:Ícone representando resposta correta a)Empreendedores trabalham sozinhos e não trabalham em equipe, é uma verdade.fundo_transparente_16x16.png b)Empreendedores já nascem prontos para o sucesso, é um mito.fundo_transparente_16x16.png c)Empreendedores assumem riscos altíssimos, é um mito.fundo_transparente_16x16.png d)Empreendedores de sucesso acumulam habilidades, contatos e experiências com o passar do tempo, é uma verdade.
7.O empreendedorismo pode acontecer por oportunidade ou necessidade. No Brasil, segundo dados da GEM (2014), os empreendedores empreendem em sua maioria por necessidade e existe um número expressivo de empresas criadas recentemente. Para Hashimoto (2006), o empreendedorismo por necessidade é distinto do empreendedorismo por oportunidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    )  Um funcionário que abandona o emprego de forma consciente, ou seja, por livre espontânea vontade  para começar seu próprio empreendimento está empreendendo por oportunidade.
(    ) Um funcionário é desligado de uma empresa e não consegue se realocar no mercado de trabalho, e para sobreviver arrisca colocar um empreendimento, fazendo isso não porque quer mas porque precisa, esse tipo de empreendimento é caracterizado por necessidade. 
(    ) Quando alguém empreende por necessidade, sem preparo técnico, competências gerenciais, sem possuir redes de relacionamento, entre outras fatores, isso pode configurar um cenário de insucesso e provável fechamento do empreendimento. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GEM. Empreendedorismo no Brasil: 2015. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo et al. Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2014.
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.fundo_transparente_16x16.png a)V - F - F.fundo_transparente_16x16.png b)V - V - F.fundo_transparente_16x16.png c)F - V - V.Ícone representando resposta correta d)V - V - V.
8.Nos Estado Unidos, em 1990, houve um rápido crescimento econômico, inflação baixa e desemprego em queda, isso foi resultado do empreendedorismo que era percebido no país como um combustível do crescimento econômico. Diversos pesquisadores assemelham essa situação ao que vem ocorrendo no Brasil. No entanto, o empreendedorismo no Brasil apresenta características próprias conforme exaltam Dornelas (2008) e GEM (2014). Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(  ) No Brasil faltam políticas públicas que sejam duradouras e direcionadas ao empreendedorismo.
(  ) No Brasil não faltam políticas públicas que sejam duradouras e direcionadas ao empreendedorismo.
(  ) No Brasil, o empreendedorismo são negócios simples que buscam complementar a renda familiar. 
(  ) No Brasil, os negócios são pouco inovadores e com um número pequeno de funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
GEM. Empreendedorismo no Brasil: 2015. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo et al. Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2014.fundo_transparente_16x16.png a)V - V - F - V.Ícone representando resposta correta b)V - F - V - V.fundo_transparente_16x16.png c)F - V - F - V.fundo_transparente_16x16.png d)F - V - V - F.
9.Ao longo de sua vida, você já deve ter ouvido alguém falar que uma pessoa é competente ou incompetente. As competências são formadas por um conjunto ou a soma de três elementos essenciais que são conhecidos como CHA, sigla, que significa conhecimentos, habilidade e atitudes. Além disso, pode-se incluir, ainda, que as competências são aspectos ligados à natureza humana, que são observáveis e trazem ganho/retorno às organizações. Dentro do CHA, existe uma separação entre competências técnicas e comportamentais. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:fundo_transparente_16x16.png
a)A atitude e o conhecimento são competências técnicas.Ícone representando resposta correta b)A atitude - querer fazer - está relacionada às competências comportamentais.fundo_transparente_16x16.png c)O conhecimento - saber - está relacionado às competências comportamentais.fundo_transparente_16x16.png d)A habilidade - saber fazer - está relacionada às competências comportamentais.
10.Diversos autores trazem características similares aos empreendedores de sucesso, algumas consideradas mais completas, outras mais restritivas. No entanto, pode-se destacar que os empreendedores de sucesso possuem características voltadas à inovação, à criatividade, ao trabalho em equipe, mas, nem sempre o empreendedor de sucesso terá todas essas características. Todavia, as que possuírem promoverão um trabalho incessante e a conquista de sonhos e ideias. Sobre as características reunidas por Filion (2000) e suas definições, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FILION, L. J. Visão e relações: elementos para um metamodelo empreendedor. Revista de administração de empresas light. v. 7, n. 3 jul/set. 2000.Ícone representando resposta correta a)Valores e cultura de empreendedorismo adquiridos por intermédio de contato com pelo menos um empreendedor na juventude; experiência em negócios; diferenciação; intuição; envolvimento; trabalhadores incansáveis; sonhadores realistas (visionários); líderes; trabalham em rede com moderação; tem próprio sistema de relações com empregados; controladores do comportamento das pessoas a seu redor; e aprendizagem dos próprios padrões.fundo_transparente_16x16.png b)Empreendedores são administradores e administradores são empreendedores; nunca consideram a intuição na resolução de problemas; são bons líderes; possuem alto grau de envolvimento com seus fornecedores; não gostam de trabalhar em equipe; tem dificuldades em aprender com o insucesso.fundo_transparente_16x16.png c)Quando se fala em valores e cultura pode-se enfatizar que são adquiridos ao longo da vida sem precisar ter conhecido pessoas que atuam na área; não é necessário experiência em negócios; os empreendedores são irrealistas; não são bons líderes; e são individualistas.fundo_transparente_16x16.png d)Para adquirir valores e cultura é necessário trabalhar em rede; os visionários; não gostam de controlar quem trabalha consigo; possuem um grau baixo de envolvimento com o negócio; usam sempre a razão; e possuem facilidade de aprendizagem acima da média.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
	Ícone representando resposta correta a)
	Quando a empresa proporcionar aos seus colaboradores a oportunidade de fazer com que suas ideias se realizem, o intraempreendedorismo ganha força.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	Os intraempreendedores fazem toda a diferença dentro da organização, todavia oferecer premiações faz com que a ação empreendedora seja desestimulada.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	O estímulo ao intraempreendedorismo se concretiza quando a empresa não oferece patrocínio e liberdade de ação.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	Incentivar o intraempreendedorismo dentro da organização faz com que a empresa se torne mais burocrática e menos competitiva.
	3.
	Sempre existe o questionamento se o gestor e o empreendedor têm as mesmas características. Há uma comparação entre os gerentes tradicionais, empreendedores autônomos e empreendedores corporativos, seu modo de agir e de ver os negócios se diferencia em vários aspectos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Gerentes tradicionais: valorizam a promoção e outras recompensas corporativas tradicionais, como escritório, auxiliares e poder corporativo.
II- Empreendedores autônomos: quanto a orientação ao tempo, estão entre os gerentes tradicionais e os empreendedores, dependendo da urgência em atingir o cronograma autoimposto e corporativo.
III- Empreendedores corporativos: não têm nenhuma preocupação com símbolos de status tradicionais.
Assinale a alternativa CORRETA:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais