Buscar

Conceitos Fundamentais de Sociologia Jurídica

Prévia do material em texto

Disc.: SOCIOLOGIA JURÍDICA   
	Aluno(a): 
	Matríc.: 
	Acertos: 0,5 de 0,5
	28/10/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201710930388)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	. A concepção sociológica da origem do Direito pressupõe, EXCETO:
		
	
	As normas são concebidas como tendências que só se tornam parte do ser humano se forem coercitivas.
	 
	A ideia de leis naturais, eternas e imutáveis, dirigindo tanto o universo quanto as relações humanas, desponta como algo inerente à nossa própria natureza.
	
	O direito seria um fato social imposto às pessoas como algo externo.
	
	O direito adquire significação e se reproduz nas ações individuais, transformando-se em padrões de comportamento e condutas regulares.
	
	a Escola Monista, na realidade, defende o duplo grau de jurisdição, permitindo que diferentes juízes se manifestem em um mesmo processo.
	Respondido em 28/10/2019 19:39:54
	
Compare com a sua resposta: Mediação e conciliação, que é uma forma mista de composição de conflito. Diferencia-se das demais formas por valorizar a participação dos litigantes na composição do conflito, contando com mediação consentida pelas partes.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710930887)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os Aspectos sociais do fenômeno jurídico segundo a teoria tridimensional do direito de Miguel Reale tem três dimensões: a ___________________ dedica-se ao direito em seu aspecto valorativo, a norma é estudada pela _________________ e finalmente a Sociologia Jurídica tem o direito como _________________.
		
	
	Teoria da Norma, Ciência do Direito e Fato social
	
	Ciência do Direito, Teoria da Norma e Fato social
	
	Ciência do Direito, Filosofia do Direito e Direito.
	 
	Filosofia do Direito, Ciência do Direito e Fato social
	
	Filosofia do Direito, Sociologia e Fato Social.
	Respondido em 28/10/2019 19:40:26
	
Compare com a sua resposta:
a) O avanço sem precedentes das tecnologias de comunicações e de transportes fez com que as ligações entre pessoas, empresas, governos, ONGS, etc. se tornasse mais rápidos, quase que instantâneos. Daí, a percepção que se difundiu de que o mundo tornou-se menor.
b) A resposta deste item trabalha aspectos como os que estão descritos abaixo:
"a pressão econômica da globalização dos mercados financeiros apontam no sentido de uma uniformização dos ordenamentos jurídicos nacionais. A necessidade de uma maior eficiência do Poder Judiciário já foi tema de debates calorosos no Banco Mundial através do documento 319 (estudo sobre o Judiciário na  Latina e no Caribe), publicado em meados de 1996, nos EUA e que sinaliza pela aproximação dos ordenamentos jurídicos de países em desenvolvimento dos chamados países desenvolvidos. O referido documento internacional ainda faz alusão à necessidade efetiva de alterações legislativas e de procedimentos administrativos bem como nos códigos de processo a fim de que o processamento das demandas seja mais célere e eficiente sem abrir mão da segurança e certeza jurídica."
HOGEMANN, Edna Raquel Sociologia jurídica e judiciária.Rio de Janeiro : SESES, 2015. p.117
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710930703)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tomando como base a Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale, é possível afirmar que o objeto de estudo da Sociologia do Direito é:
		
	
	o Direito como norma jurídica
	
	o Direito como fenômeno jurídico
	 
	o Direito como fato social
	
	O Direito como dogmática científica
	
	o Direito como valor
	Respondido em 28/10/2019 19:42:21
	
Compare com a sua resposta: Sugestão de gabarito: A partir da leitura do trecho acima, responda: a) Podemos afirmar que os casos de juízes e Justiça sob suspeita, influenciam a opinião pública acerca do Direito e das instituições jurídicas? Em que medida? Resposta: Sim, na medida em que contribuem para a sensação de ineficácia do Direito e para enodoar a imagem do Poder Judiciário com um todo b) qual a importância da opinião pública no sentido de cobrar a efetividade da Justiça? Resposta: O sentimento social sobre o que é o justo e o injusto e o papel do direito é sinalizado pelo próprio pensamento social coletivo, funcionando como uma bússola, aponta e orienta esses operadores no que a sociedade necessita e espera do Estado em sua função de distribuir a justiça e manter a paz social. c) De que forma a população deverá agir para que o Poder Judiciário cumpra eficazmente a sua função? Resposta: A opinião pública nos países de livre manifestação de pensamento constitui elemento decisivo de interação social entre a sociedade e as instituições estatais. Tem especial importância, pois age como um verdadeiro termômetro, revelando ao legislador e demais autoridades que atuam na área jurídica o sentimento social em torno de questões sociais relevantes e indicando as mudanças necessárias nas leis e instituições jurídicas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710930606)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a origem das normas de conduta previstas pelo Direito, existem duas Escolas de pensamento. Acerca delas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Os juristas por sua vez, acreditam ser a escola pluralista a correta, já que o Direito se faz a partir da prática dos indivíduos que operam o Direito, e eles são muitos.
	
	O direito religioso dos vários povos (canônico, muçulmano, judaico, etc.) evidencia a razão da escola monista, que afirma que a fonte única do Direito é Deus.
	
	Os sociólogos do Direito costumam considerar a escola monista como a correta a respeito da origem das normas, pois a sociedade é um ente único, fonte máxima do Direito.
	 
	A escola monista, na verdade, diz que a fonte do Direito é a vontade do legislador, componente do único grupo apto a criar normas de direito: o grupo político.
	
	A escola pluralista evidencia a origem social das normas principalmente ao mostrar que a moral de uma sociedade é imutável e ela independe da vontade do legislador.
	Respondido em 28/10/2019 19:44:48
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve defender sua posição explicando que a função do direito é preventiva e que ela compõe conflitos e não é exclusivamente punitiva
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710930854)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a importância da Sociologia Jurídica, julgue as afirmativas a seguir: I. PARA O CIDADÃO Possibilita saber quais os limites para a atuação do direito estatal e extraestatal diante do sistema oficial de normas, na perspectiva de sua inclusão social e, como, a partir do conhecimento do cidadão do papel dos diversos instrumentos humanos ligados à Justiça, conseguir a facilitação do acesso à justiça para que grupos excluídos da sociedade atinjam um grau maior de cidadania. II. PARA O JUIZ: não tem relevância para a aplicação mais compatível do direito com as necessidades sociais, pois ao assim agir poderá valer-se de uma interpretação ora extensiva, ora restritiva, ou mesmo por meio da analogia, fazer o direito acompanhar a evolução social. III PARA O ADVOGADO Comporta uma visão maior e mais real do fenômeno jurídico. Mostra que o direito não é somente um amontoado de normas estáticas que devem ser aplicadas independentemente de qualquer finalidade ou objetivo, mas também um fato, a realidade social dinâmica em permanente evolução, à qual as normas devem se acertar, senão findam perdendo sua finalidade, tornando-se ineficazes e obsoletas IV PARA O LEGISLADOR: Não fornece os elementos sociais existentes e nem as relações entre eles existentes, necessários para a elaboração de leis. Isto porque não é fundamental que o legislador esteja antenado com a realidade social para que elabore leis ajustadas às novas realidades sociais, para que a lei não acabe se tornando logo obsoleta ou ultrapassada A alternativa correta é:
		
	
	I e II
	 
	I, III
	
	II
	
	II e III
	
	II e IV
	Respondido em 28/10/2019 19:44:16Compare com a sua resposta:
- Afirmativa I está incorreta. A incorreção está no fato de que os magistrados não podem  perder seus cargos, caso incorram em ilicitudes, em decorrência do resultado de processos em âmbito administrativo. Assim, como há incorreção quanto à vitalicidade ocorrer a qualquer tempo ou anos de carreira.
-  Afirmativa III está incorreta. A irredutibilidade ocorre todos os casos para permitir ao juiz tranquilidade para bem julgar, não importando a vara, comarca ou tribunal em que esteja exercendo suas funções.
As afirmativas II e IV estão corretas.

Continue navegando