Buscar

apol Educação Patrimonial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ava Univirtus
Voltar
CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA: SEGUNDA LICENCIATURA
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Roteiro de Estudo
1
Avaliações
Tutoria
Fórum
1
Trabalhos
Chat
Rádio Web
Avisos
AVALIAÇÃONOVO
DANIEL BARBOSA DA SILVA - RU: 719484 Nota: 80PROTOCOLO: 201911107194842F20B8E
Disciplina(s):
Educação Patrimonial
Data de início:	10/11/2019 08:33
Prazo máximo entrega:	-
Data de entrega:	10/11/2019 08:55
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Educação Patrimonial
Atente para o excerto abaixo: 
“[...] o empenho sistemático e duradouro da educação patrimonial torna-se eficiente se for capaz de promover a formação e a informação acerca do processo de construção de identidades plurais e de propiciar o desenvolvimento de reflexões em torno do significado coletivo da história e das políticas de preservação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PELEGRINI, Sandra. C. A. Patrimônio Cultural: Consciência e Preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009, p.37. 
De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre a função social da propriedade urbana, leia as afirmativas a seguir:
I. O tombamento é um recurso jurídico que valoriza a função comercial da propriedade privada e prejudica a preservação dos bens públicos.
II. Os instrumentos jurídicos podem inserir a transformação da paisagem urbana em uma dinâmica de mercado.
III. O tombamento é uma forma de dar maior peso ao sentido coletivo de um bem imóvel ou móvel.
IV. O Estatuto Paisagístico ampliou o sentido coletivo das propriedades urbanas, em prol do qualitativo desenvolvimento das cidades e do bem-estar dos cidadãos. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	A	I, III, IV
	B	I, II, III
	C	II e III.
Você acertou!
A afirmativa I está incorreta pois o tombamento é uma forma de dar maior peso ao sentido coletivo de um bem imóvel ou móvel, dando mais valor à função social da propriedade privada. Nesse sentido, a afirmativa III é que está correta. A afirmativa II está correta, pois, de fato, os instrumentos jurídicos podem inserir a transformação da paisagem urbana em uma dinâmica de mercado. A afirmativa III está correta, como vimos. E a afirmativa IV está incorreta, pois o Estatuto que ampliou o sentido coletivo das propriedades urbanas em prol do qualitativo desenvolvimento das cidades e do bem-estar dos cidadãos é o Estatuto da Cidade (livro-base, p.68-69).
	D	II, III e IV
	E	III e IV.
Questão 2/5 - Educação Patrimonial
Atente para a citação abaixo: 
“Desenvolver projetos de história local demanda a necessidade de conhecimento e utilização dos bens culturais existentes na comunidade. Significa atuar na perspectiva da Educação Patrimonial tomando como objeto de estudo, como referência para o processo educativo, os suportes do patrimônio cultural do local, região. Os bens culturais de uma comunidade podem ser de ordem ecológica, científica, natural, histórica, artística, religiosa, arquitetônica, arquivística, iconográfica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUPORINI, Teresa. J. Educação patrimonial: projetos para a educação básica. Ciências & Letras, Porto Alegre: n. 31, jan.-jun. 2002, p.335. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente três formas de proteção dos bens culturais:
Nota: 20.0
	A	Direito de Preempção, Estudo de Impacto de Vizinhança, Ações Urbanísticas.
	B	
Estudo de Impacto de Vizinhança, Transferência do Direito de Construir, Ações Culturais.
	C	
Unidades de Conservação, Instrumentos de Preservação, Poder Público.
	D	Direito de Preempção, Estudo de Impacto de Vizinhança, Unidades de Conservação.
Você acertou!
Segundo o livro-base, as formas de proteção dos bens culturais, para além do tombamento e das desapropriações, são: Direito de Preempção, Estudo de Impacto de Vizinhança, Transferência do Direito de Construir, Unidades de Conservação, Incentivos Fiscais e Financeiros, Gestão Participativa das Cidades, portanto, essa alternativa comporta três das alternativas corretas (livro-base, p. 69-70).
	E	
Unidades de Conservação, Ações Urbanísticas, Transferência do Direito de Construir.
Questão 3/5 - Educação Patrimonial
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Nada substitui o objeto real como fonte de informação sobre a rede de relações sociais e o contexto histórico em que foi produzido, utilizado e dotado de significado pela sociedade que o criou. Todo um complexo sistema de relações e conexões está contido em um simples objeto de uso cotidiano, uma edificação, um conjunto de habitações, uma cidade, uma paisagem, uma manifestação popular, festiva ou religiosa, ou até mesmo em um pequeno fragmento de cerâmica originário de um sítio arqueológico”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HORTA, Maria de L. P., GRUNBERG, Evelina, MONTEIRO Adriane Q., Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. p.9. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre o Programa de Cidades Históricas, leia as afirmativas a seguir:
I. No decorrer dos anos 1970, o Ministério do Planejamento e a Coordenação Geral do Brasil implantaram o Programa de Cidades Históricas.
II. O objetivo da implantação deste Programa foi integrar a preservação do patrimônio cultural às macropolíticas de desenvolvimento econômico.
III. Em 1979 surgem as duas facetas da política patrimonial: o tangível (patrimônio cultural) e o excepcional (patrimônio natural).
IV. Nos anos 1960, o IPHAN já estava inserido em uma discussão mais ampla, tanto pelos debates em nível internacional, quanto pela necessidade de regrar e comprometer as demais esferas governamentais na política preservacionista.
V. Nos anos 1960, o conceito patrimônio cultural já era um consenso, embora, além do IPHAN, mais instituições permeassem a questão patrimonial. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	A	I, II, III.
	B	I, III, IV.
	C	I, II, IV.
A afirmativa I está correta, já que foi no decorrer dos anos 1970 que o Ministério do Planejamento e a Coordenação Geral do Brasil implantaram o Programa de Cidades Históricas. A afirmativa II também está correta, uma vez que o objetivo da implantação do Programa foi integrar a preservação do patrimônio cultural às macropolíticas de desenvolvimento econômico. A afirmativa III está incorreta, porque as duas facetas da política patrimonial vêm a ser o tangível e o intangível. A afirmativa IV está correta, porque, de fato, o IPHAN já estava inserido em uma discussão mais ampla, tanto pelos debates em nível internacional, quanto pela necessidade de regrar e comprometer as demais esferas governamentais na política preservacionista. A afirmativa V está incorreta, já que nos anos 1960 o conceito patrimônio cultural não era um consenso, visto a existência dispersa de mais de uma instituição que permeava a questão patrimonial, além do IPHAN (livro-base, p.70-72)
	D	II, III, V.
	E	III, IV, V.
Questão 4/5 - Educação Patrimonial
Atente para a seguinte citação: 
“O inventário, desvinculado de políticas pragmáticas de inclusão e valorização humana, pouco interessa, mobiliza ou compromete os segmentos, instituições e pessoas envolvidas na produção e proteção
dos bens culturais. Nesse sentido, cabe destacar como foi fundamental a interface dos inventários com ações e recursos complementares [...] tais como oficinas de repasse de técnicas, adequação de espaços de produção, viabilização de matérias-primas, exposições e edição de catálogos que valorizam e divulgam a colocação diferencial de produtos no mercado de bens culturais...” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIANNA, L. Patrimônio imaterial: legislação e inventários culturais. A experiência do Projeto Celebrações e Saberes da Cultura Popular. In: LONDRES, c. et al. Celebrações e saberes da cultura popular: pesquisa, inventário, crítica, perspectivas. Rio de Janeiro: Funarte/Iphan/CNFCP, 2004, p.19. 
A partir da leitura da citação acima e dos conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre a implantação de ações que buscam remontar a consolidação de uma política pública nacional baseada na diversidade cultural, leia as afirmativas a seguir: 
I. O diferencial da identidade brasileira ocorre quando o IPHAN assume todas as funções relativas ao patrimônio imaterial.
II. Foi somente a partir da Conferência da UNESCO que passou a haver a identificação, conservação e proteção das manifestações culturais.
III. O desmembramento do Ministério da Educação e Cultura ocorreu pela necessidade da separação entre cultura hegemônica e cultura popular.
IV. O Grupo de Trabalho do Patrimônio Imaterial foi criado para estabelecer critérios e formas de preservação do patrimônio intangível. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	A	I, II e IV.
Você acertou!
A afirmativa I está correta, pois o IPHAN, além de assumir as funções, também manteve o antigo trato com as questões referentes ao tombamento dos bens edificados. A afirmativa II está correta, já que, a partir da Conferência Geral da UNESCO, foi aprovado um documento denominado “Recomendações sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular”, que passou a regulamentar as ações necessárias para as manifestações culturais. A afirmativa IV está correta, pois houve consenso quanto a importância da questão, uma vez que era claro que os procedimentos para assegurar o resguardo de bens materiais se mostravam complexos quanto à aplicação prática de uma definição do patrimônio, tendo, de um lado, os bens edificados; e do outro, os intangíveis. A afirmativa III está incorreta, pois o desmembramento do Ministério da Educação e Cultura ocorreu porque tinha chegado a hora de elaborar instrumentos jurídicos próprios que garantissem a amplitude do espaço que vinha alcançando o patrimônio cultural em nível internacional (livro-base, p. 62-63).
	B	II, III e IV
	C	III e IV.
	D	I e III.
	E	I, II e III.
Questão 5/5 - Educação Patrimonial
Atente para a afirmação a seguir: 
“A educação patrimonial na contemporaneidade vem adquirindo proeminência e apontado possibilidades de inclusão do cidadão e do desenvolvimento de economias locais por meio do turismo cultural e do desenvolvimento sustentável, fortalecendo o sentimento de pertencimento e de fraternidade entre os membros de distintas comunidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PELEGRINI, Sandra. C. A. Patrimônio Cultural: Consciência e Preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009, p.41. 
De acordo com o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil relativos à Educação Patrimonial, leia as afirmativas a seguir:
I. Um dos primeiros e mais marcantes projetos de iniciativa do MEC (Ministério da Educação e Cultura) foi o Projeto Interação, que logo conseguiu interlocução ao longo da sua existência (entre 1981 e 1986).
II. O Projeto Interação contou com a participação de órgãos federais vinculados à cultura. A aplicação da sua metodologia se dava mediante parcerias com poderes estaduais, municipais e instituições envolvidas em processos educacionais.
III. O Projeto Interação apoiava a uniformidade e homogeneização, contestando o reconhecimento das diferenças culturais.
IV. Ao longo de 1982, foram aplicados mais de oitenta projetos em localidades diferentes, abarcando todo o território nacional. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	A	I e III.
	B	I e II.
	C	I, II, IV.
Você acertou!
A afirmativa I está correta, já que um dos primeiros e mais marcantes projetos de iniciativa do MEC foi o Projeto Interação, que logo angariou interlocução ao longo da sua existência (entre 1981 e 1986). A afirmativa II está correta, pois o Projeto Interação contou com a participação de todos os órgãos federais vinculados à cultura, bem como a aplicação da sua metodologia se dava mediante parcerias com poderes estaduais, municipais e demais instituições envolvidas com processos educacionais formais e não-formais. A afirmativa III está incorreta, porque o Projeto Interação contestava a uniformidade e homogeneização em favor do reconhecimento das diferenças culturais. A afirmativa IV está correta, uma vez que, ao longo do ano de 1982, foram aplicados mais de oitenta projetos em localidades diferentes, abarcando todo o território nacional. p.91-93).
	D	II, III, IV.
	E	III e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais