Buscar

APS - Recuperação Judicial e Falência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Recuperação Judicial (Bruna)
Recuperação judicial apresenta-se como um somatório de providencias econômico-financeiras, econômico-produtivas, organazionais e jurídicas, segundo economistas alemães Kruas/Gless, “há a necessidade de ser implementada uma estratégia de saneamento e reestruturação para superação da crise da empresa”, visando a melhoria dos resultados e liquidez da empresa, alcançando uma rentabilidade autossustentável. 
A recuperação judicial deverá ser solicitada pelo devedor com uma ação, no pedido ele deve informar quais as razões de sua crise, a contabilidade dos últimos três anos, as dívidas que possui e a relação dos bens particulares dos proprietários/sócios da empresa.
Sendo aceita a ação do devedor apresentará um plano de recuperação que será analisada pela assembleia de credores, de deverá ser aceito por unanimidade.
Bibliografia: Livro de direito comercial – Sérgio Campinho.
Diferenças entre recuperação Judicial e Falência (Kelly Vitória)
Quanto a finalidade; A falência tem a finalidade de liquidar todos os ativos da empresa, ou seja finalizar e ainda assim satisfazer os credores. A recuperação Judicial é uma “chance” a empresa par que se recupere de uma crise financeira e se mantenha no mercado.
Princípio norteador; A falência pela liquidação (finalização), já a Recuperação é regida pela manutenção da empresa quando a qualidade financeira.
Quanto ao Empresário e Função do Administrador Judicial; No caso da falência o empresário é afastado da administração da empresa passando a responsabilidade para o administrador judicial. Na Recuperação o empresário continua no comando da empresa, com o dever de prestar contas ao administrador judicial que nesse caso atua como uma espécie de fiscal da empresa em recuperação.
Situação Jurídica da Empresa; Empresas não registradas, sociedade de fato, irregulares podem pedir falência, já para obter a Recuperação Judicial as empresas dever ser registradas e regulares.
Referências: 
https://sarahfernandess.jusbrasil.com.br/artigos/584057267/voce-sabe-a-diferenca-entre-recuperacao-judicial-e-falencia

Continue navegando

Outros materiais