Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

CASOS CLÍNICOS: ADMINITRAÇÃO DE MEDICAMENTOS 
Caso 01
■ João Carlos, 2 meses de idade, foi levado por seus pais a UBS Melo Jaborandi para consulta de puericultura. A enfermeira Larissa identifica as seguintes medidas antropométricas: pc: 39 cm, pt: 37 cm, estatura: 53 cm e peso: 4,4 kg. Ao observar o cartão vacina observou que as vacinas indicadas para a faixa etária da criança não foram administradas. Rotavírus, pentavalente, VIP e pneumocócica. 
■ Quais as vias de administração de cada uma dessas vacinas? 
R: Rotavirus- (Oral)
Pentavalente- (Intramuscular)
VIP- (Intramuscular)
Pneumocócica- (Intramuscular)
■ Qual o local de aplicação da (s) vacina (s) Intramusculares? 
R: A injeção intramuscular pode ser aplicada no glúteo, no braço ou na coxa.
■ Descreva a técnica em Z.
R: De acordo com PRADO (2002) esta técnica de aplicação para injeções IM é indicada quando medicações irritantes, como o ferro, podem infiltrar-se para tecidos subcutâneos e pele, inclusive manchando esta última.
Após aspiração do volume correto de medicação e uma bolha de ar de 0,3 a 0,5ml, substituir a agulha utilizada para aspirar a medicação. Procede-se, assim, para proteger a pele de qualquer medicamento existente na agulha.
Depois disso, coloca-se o paciente em decúbito ventral preferencialmente.
Nesse método, escolhe-se o local e, a seguir, puxa-se firmemente a pele para a face externa da nádega.
O local da injeção é reexaminado e limpo com solução desinfetante e, a seguir, introduz-se uma agulha em um ângulo de 90° até a profundidade desejada.
Puxa-se, então, levemente, o êmbolo para determinar se agulha penetrou em algum vaso sanguíneo. Caso não apareça sangue, a solução é lentamente injetada. Após injetar a solução, aguarda-se 10 segundos, para permitir que a medicação se disperse no interior do músculo e também para que haja relaxamento muscular.
Retire a agulha após esse tempo, e remova sua outra mão do local, liberando o tecido. Fazer massagem após aplicação para evitar hematoma.
De acordo com PRADO (2002), esse método em Z faz com que a agulha, ao ser tracionada, faça uma alteração no seu trajeto de saída, mantendo a medicação no interior do músculo e prevenindo, assim, infiltração de drogas irritantes nos tecidos adjacentes.
Caso 02 
■ José Antônio, 72, hipertenso, diabético, tabagista, comparece a consulta de HIPERDIA na UBS Messejana com o enfermeiro Fabrício. Glicose pós-prandial: 345mg/dl e pressão arterial : 130x80 mmHg. Faz uso de: Metformina 500mg ( 3 vezes ao dia); Losartana 50 mg (1 cp 12/12h), Omeprazol 20 mg ( 1 cp ao dia), Sinvastatina 20 mg (1 cp ao dia), Insulina NPH (10UI após a ceia) e recentemente passou a participar do grupo de combate ao tabagismo onde lhe foi prescrito um adesivo de nicotina para controlar o desejo de fumar. 
■ Quais as vias de administração de medicamentos estão sendo usadas por cada fármaco?
R: Metformina 500mg (oral)
Losartana 50 mg (oral)
Omeprazol 20 mg (oral)
Sinvastatina 20 mg (oral)
Insulina NPH (subcultânea)
■ Organize os horários da administração dos medicamentos. Construa um quadro. 
No caderno
■ Quais os cuidados a respeito da administração e armazenamento da insulina? 
R: As insulinas lacradas devem ser mantidas em geladeira (entre 2 a 8 graus) e a data de validade será a impressa na embalagem pelo fabricante, cerca de 2 a 3 anos após a data de fabricação. Já as insulinas em uso, podem ser mantidas na geladeira ou em temperatura ambiente (até 30 graus), em local fresco, ao abrigo da luz e de oscilações de temperatura.
O local mais adequado para armazenar as insulinas em geladeira doméstica, são as prateleiras do meio para baixo, próxima ou na gaveta de verduras. Dessa forma, evita que as insulinas sejam expostas a temperaturas inferiores a 2 graus, ocasionando o congelamento e perda de efeito.
Recomenda-se mantê-las em sua embalagem original, dentro de recipientes de metal ou plástico com tampa. A porta da geladeira não é indicada para o armazenamento, pois com as frequentes aberturas da porta causam variação de temperatura, podendo danifica-las. Quando mantida em geladeira, recomenda-se a retirada com 15 a 30 minutos antes da aplicação, a fim de evitar desconforto e irritação no local.
Os fabricantes não recomendam guardar a caneta recarregável em geladeira, para prevenir danos no mecanismo interno e interferência no registro da dose, ela deve ser mantida em temperatura ambiente. Já as canetas descartáveis, podem ser armazenadas em geladeira ou temperatura ambiente. Quanto à validade, após a abertura da insulina, são válidas de 4 a 8 semanas conforme orientação em bula. Após este prazo, deve ser descartada, mesmo que ainda contenha insulina e tenha sido armazenada em geladeira.
■ Quais as orientações de enfermagem para seu José ?
R: O cuidado de enfermagem no tratamento do paciente diabético, é basicamente uma orientação e educação para o cliente ter uma rotina saudável, como por exemplo, mantendo uma dieta adequada, realizando exercícios físicos, parando de fumar, realizando exames periódicos, como forma de diminuir a ocorrência de complicações advindas de um tratamento diabético ineficaz. Monitorar o paciente e educar quanto ao tratamento farmacológico prescrito pelo médico, retira dúvidas quanto à realização do tratamento domiciliar, usa mecanismos para que o paciente não esqueça os horários das medicações e explica a ele sobre reações e atitudes frente ao uso de hipoglicemiantes
Caso 03 
■ Josefina, 29 anos, comparece a UBS Pedro Marcelo para realizar seu exame preventivo do câncer do colo do útero com o enfermeiro Hélder. G1P1A1, em uso de anticoncepcional oral, menstruação regular com duração de até 5 dias, história de câncer de mama (tia materna), nega tabagismo e etilismo, parceiro sexual fixo, refere dispa reunia. Queixa-se de corrimento branco, ser odor fétido, prurido e disúria. 
■ A enfermeira tem duas opções de tratamento: Fluconazol 150 mg ou nitratrato de miconazol. 
O fluconazol é indicado para o tratamento de candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente (de repetição), como profilaxia (prevenção) para reduzir a candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano), balanite por Candida (infecção fúngica da região conhecida popularmente como “cabeça do pênis”) e dermatomicoses (infecções fúngicas na pele e nos seus anexos, por exemplo, unha, conhecidas popularmente como micoses) como: Tinea pedis, Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea unguium (onicomicoses) e infecções por fungos do gênero Candida.
Nitrato de miconazol é um medicamento com ação anti-fúngica, por isso é muito utilizado para o tratamento de infecções causadas por leveduras de fungos na pele ou mucosas. Ele pode ser encontrado na forma de creme vaginal, tendo uma ótima eficácia para o tratamento da Candidíase vaginal.
■ Realiza a prescrição dos dois fármacos (posologia) e faça as recomendações necessárias dos cuidados de enfermagem
Fluconazol 150mg: Para o tratamento de candidíase vaginal, deve ser administrada 1 dose única oral de fluconazol de 150mg. Para reduzir a incidência de candidíase vaginal recorrente, deve-se utilizar uma dose única mensal de fluconazol de 150mg, durante 4 a 12 meses, mediante a recomendação do médico.13 de mai de 2019
Nitrato de Miconazol: Posologia, dosagem e instruções de uso de Tinidazol + nitrato de miconazol. Lave as suas mãos com sabonete e água antes e após usar o medicamento. Aplique o conteúdo de 1 aplicador cheio (aproximadamente 5 g de creme), por via intravaginal, 1 vez por dia, antes de deitar, durante 7 dias seguidos.

Mais conteúdos dessa disciplina