Buscar

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO. mercado de capitais (1)

Prévia do material em texto

FCV – Faculdade Cidade Verde
Atividade Avaliativa Descritiva
CURSO DE SEGUNDA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Mercado de Capitais
Aluno(a): Jaquesson Luis de Oliveira
Data: 21/09/2019
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA 
INTRODUÇÃO 
Este é um trabalho para a conclusão do curso de segunda graduação em administração, Faculdade Cidade Verde – FCV, onde o referido trabalho aborda sobre uma perspectiva estratégica, procurando ultrapassar os limites da visão tradicional do Mercado de Capitais, apresenta aspectos ligados à área que trata dos assuntos relacionados às operações do Mercado de Capitais, tais como mercado de crédito e mercado monetário, mercado de títulos, mercado primário e secundário, a classificação do sistema financeiro, os principais papeis negociados do sistema financeiro, títulos publico, bolsa de valores, ações, letras regulamentadores, traders, investidores e instrumentos de investimento.
O mercado financeiro vem se expandindo em termos de participantes e de produtos diversificados, principalmente, após a abertura global dos mercados no final da década de 1980 e início da década de 1990, efeito este que ficou conhecido como globalização. Com as fronteiras mercadológicas cada vez mais próximas, diversos países passam a interagir econômico/financeiramente com maior vigor e menos barreiras, balizados sobre legislações locais cada vez mais alicerçadas em normas e regras globais que regem os mercados com mecanismos que incentivam a alocação de recursos em diversos setores e mercados.
 O Mercado de capitais é definido como um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico. No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.
Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.
Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.
O mercado de capitais faz parte do mercado financeiro, que também compreende, segundo uma classificação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários),o mercado de crédito, o mercado de câmbio e o mercado monetário.
2. CONCEITUAÇÃO DA TEMÁTICA 
A conceituação o Mercado de Capitais pode ser definida como uma técnica que trata dos assuntos relacionados ao sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização.
O Mercado de Capitais é uma área que trata dos assuntos relacionados à distribuição de valores, tais como mercado de crédito e mercado monetário, mercado de títulos, mercado primário e secundário, a classificação do sistema financeiro, os principais papeis negociados do sistema financeiro, títulos publico, ações, letras regulamentadores, traders, investidores e instrumentos de investimento, etc.
O mercado de capitais é um sistema que proporciona a distribuição de valores mobiliários para que empresas possam viabilizar a sua capitalização por meio da liquidação dos títulos emitidos por elas.
Um dos objetivos para o funcionamento do mercado de capitais é a disponibilização de recursos financeiros, como a poupança, para a indústria e comércios e outras atividades econômicas.
A negociação de ações é o exemplo mais conhecido no mercado de capitais. É através da Bolsa de Valores que se permite aos investidores à aquisição de ativos das empresas listadas e, consequentemente, a movimentação de capital para custear o desenvolvimento econômico.
Conforme as empresas se desenvolvem é necessário ter acesso a mais recursos, havendo assim 3 meios para conseguir financiar suas atividades, são eles:
Empréstimos de terceiros;
Reinvestimentos dos lucros;
Participações de acionistas.
Esse último é o que mais nos interessa neste artigo, pois você leitor deve ter chegado até aqui com o interesse de saber mais sobre o mercado de capitais com foco no mercado de ações.
DESENVOLVIMENTO 
No Brasil, a formação do sistema financeiro teve seu início com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808, quando foi criado o Banco do Brasil. Com o tempo novas instituições foram surgindo, como a Inspetoria Geral dos Bancos (1920), a Câmara de Compensação do Rio de Janeiro (1921) e de São Paulo (1932), dentre outros bancos e instituições privadas e as Caixas Econômicas fortalecendo o Sistema. Após a Segunda Guerra Mundial, nascem novas instituições financeiras mundiais, como o FMI e o Banco Mundial. Em 1945 é criado no Brasil a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), que futuramente em 1964, pela lei 4.595, daria lugar ao Banco Central do Brasil. Nas décadas de 50 e 60, com a criação do BNDES, do Sistema Financeiro da Habitação, do Banco Nacional da Habitação e do Conselho Monetário Nacional, o país passa por um novo ciclo econômico e o Sistema Financeiro Nacional passa a ser regulamentado através do CMN e do Banco Central (BC ou BCB), que se tornam os principais órgãos do sistema. O surgimento de bancos de investimento e a facilitação dada pelo CMN às empresas para obtenção de recursos exteriores possibilitou um aumento no fluxo de capitais no país. Em sete de dezembro 1976, é criada a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que facilita a obtenção de recursos pelas empresas, e o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), criado em 1979, passou a realizar a custódia e liquidação com títulos públicos como as Letras do Tesouro Nacional e as Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional. A Constituição de 1988, que buscou estruturar o Sistema Financeiro Nacional de forma a promover o desenvolvimento e equilíbrio do país e a servir aos interesses da coletividade, e a estabilidade econômica, dão nova cara ao SFN. Mercados, como o de previdência privada, passam a ganhar envergadura e exigir maior atenção. Em 1996, no Governo FHC (Fernando Henrique Cardoso) é criado o Copom, ligado ao BCB, que estabelece as diretrizes da política monetária, como a Taxa SELIC.
Dentro da introdução o mercado de Capitais está estritamente ligada à Economia e Contabilidade, podendo ser vista como uma forma de economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos, como também em dados contábeis para suas análises.As áreas mais importantes da administração financeira podem ser resumidas ao se analisar as oportunidades profissionais desse setor. Essas oportunidades em geral caem em três categorias interdependentes: o operacional, os serviços financeiros e a administração financeira.
Estrutura do Mercado de Capitais
O mercado de capitais é formado por:
Corretora de valores
Bolsas de valores
Instituições financeiras autorizadas
Os principais ativos mobiliários e derivativos (no caso das opções de ações, por exemplo) negociados são:
Ações
Títulos que representam a menor fração do capital de uma empresa listada na Bolsa de Valores.
Ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio dela (acionista), e participa dos resultados, como a distribuição de lucros e dividendos.
As ações podemser:
Ordinárias - o acionista tem direito de voto em assembléias;
Preferenciais - o acionista recebe dividendos (percentual de participação nos resultados da empresa).
Debêntures
São títulos emitidos por sociedades anônimas para captar recursos com o objetivo de proporcionar investimento ou financiamento de capital de giro. Conhecida também como título de dívida.
Apesar de não ser tão populares, as debêntures são a forma mais conhecida de captação de recurso através de títulos. O investidor que adquire tais títulos recebe uma remuneração em um prazo pré-determinado.
Commercial papers
Trata-se de um título privado de curto prazo emitido por empresas para captação de recursos financeiros.
Opções sobre ações
São direitos de compra e venda de ações negociadas com preço (preço de exercício) e prazo (data de vencimento) preestabelecidos.
Este mercado é utilizado pelos investidores como uma forma de proteger suas ações contra possíveis perdas devido ao sobe e desce da Bolsa. As opções são derivativos, ou seja, contratos que derivam de um ativo, nesse caso, ações.
Esses são alguns exemplos de ativos e derivativos que podem ser negociados no mercado de capitais por qualquer investidor pessoa física.
Outros papéis negociados são: Títulos Públicos, Letras de Câmbio (LC), CDB, direitos e recibos de subscrição.
Além de contratos derivativos, como: contratos a termo, contratos futuros e minicontratos de BM&F, swaps e opções que destacamos acima.
Você investidor pode participar de qualquer um desses mercados. Uma grande vantagem de negociar no mercado de capitais, como compra e venda de ações é a não obrigatoriedade de um valor mínimo obrigatório.
Antigamente, muitas corretoras exigiam valores iniciais altos - o que dificultava o acesso do investidor neste mercado.
Hoje, como não há custo de abertura de conta em uma corretora, e nem valor mínimo para começar a investir, está muito mais fácil para qualquer pessoa começar seus investimentos seja no mercado de renda variável ou de renda fixa.
Tipos de Mercado
Há dois tipos no mercado de capitais:
Mercado primário
Mercado secundário
Explicando de forma básica, funciona assim: no mercado primário o ativo é disponibilizado pela primeira vez e adquirido por um investidor.
Quando esse investidor negocia esse título e vende a uma terceira pessoa, já estamos falando no mercado secundário.
É a partir daí, no mercado secundário, que acontece o grande volume de negociações de ativos, como a compra e venda de ações no Home Broker, por exemplo.
Mercado Primário
Aqui é onde tudo começa. Quando uma empresa como a Petrobras, por exemplo, precisa de recursos para financiar as suas atividades, uma das possibilidades para se fazer isso é por meio do IPO.
O IPO, sigla que deriva do inglês (Initial Public Offering), conhecido como Oferta Pública Inicial, é o meio utilizado para que as ações de uma empresa sejam oferecidas aos investidores na Bolsa de Valores pela primeira vez.
O preço da ação lançada em um IPO é pré-determinado e os investidores participantes, muitas vezes, entram nessa operação com o objetivo de ganhar na diferença do preço - caso a ação se valorize após o seu lançamento.
Mercado Secundário
É neste mercado que acontecem a compra e venda de ações por meio do Home  Broker. O investidor vende a sua ação para outro investidor, a fim de reaver o seu capital.  
Sendo assim, o capital é transferido de um participante para o outro, e não mais para a empresa que emitiu o título como explicamos acima.
Veja que um mercado depende diretamente do outro. Pois, se não há lançamento de ações via IPO, não é possível que os investidores negociem a compra e venda entre si.
É interessante notar que você pode participar dos dois mercados, seja na aquisição de ações pela primeira vez ou negociar no mercado secundário.
Apesar de nosso exemplo ser restrito ao mercado de ações, vale lembrar que no mercado secundário é possível negociar outros  títulos de renda variável e também de renda fixa, tais como:
Renda Variável: ações, S&P 500, contratos e minicontratos de BM&F, Fundos Imobiliários e derivativos. São negociados em Bolsa de Valores e as operações realizadas, via home broker ou sistemas de negociação.
Renda Fixa: títulos públicos do Tesouro Direto. LCI e LCA, CDBs, LC etc. São negociados no mercado aberto e as operações são realizadas por meio da plataforma de investimentos da corretora de valores.
Bolsa de Valores
A Bolsa de Valores (BM&FBOVESPA) é uma das maiores bolsas do mundo e lidera no mercado da América do Sul.
Por meio dela que são oferecidas, via pregão eletrônico, as negociações de ações, contratos futuros, de opções, termos, fundos imobiliários e também ouro, dólar (mercado cambial) e títulos públicos federais.
É na Bolsa de Valores que o investidor tem acesso a um ambiente altamente seguro que garante a liquidação das operações, ou seja, a disponibilização do dinheiro caso venda o ativo ou do título em seu nome, caso seja o comprador.
É importante saber que a ação comprada por você não fica guardada na corretora de valores e sim custodiada, em seu nome e em seus CPF, na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) - ligada à BM&FBovespa.
Além de a Bolsa ter seus próprios instrumentos que dêem segurança e transparência a todos os processos, o investidor ainda conta como um reforço adicional, a CVM.
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é uma entidade ligada ao Ministério da Fazenda com o objetivo de finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.
É através da sua atuação de fiscalização que são assegurados ao investidor o cumprimento de todas as regras que envolvem o mercado de capitais.
A CVM (Comissão de Valores Imobiliários) acompanha o processo para que todas as regras sejam seguidas e até mesmo a conformação do preço.
A corretora de valores, através de sua plataforma e home broker, atua como a ponte que liga você à BM&FBovespa - proporcionando assim uma infinidade de possibilidades para ganhar dinheiro por meio dos investimentos.
Evolução e Importância No Brasil
Felizmente, e graças a educação financeira e a maturidade dos investidores, o número de pessoas físicas na Bolsa de Valores está aumentando.
Isso porque já entenderam que o mercado de capitais é democrático, por não obrigar um valor mínimo obrigatório, e por ter vasto material gratuito na Internet para aprender a respeito. Assim como esse post!
Além disso, perceberam também que é possível ganhar dinheiro no mercado de renda variável sem ser um expert. E que é importante diversificar seus investimentos para além da renda fixa.
Devido ao bom desempenho da Bolsa em 2016, com ganho de 39% no índice Bovespa, milhares de brasileiros começaram a operar nesse mercado.
No ano passado, o aumento de pessoas físicas nas negociações foi de 17%, totalizando 564.024 investidores. 
A forte valorização do Ibovespa gerou excelentes oportunidades para investidores que seguem diferentes estratégias - desde aqueles que operam no curto prazo, day trade, até mesmo os mais conservadores que compram ações para formação de portifólio de longo prazo.
Aprenda o Segredo dos Milionários Para Investir no Mercado de Capitais
Há diversas estratégias para ganhar muito dinheiro no mercado de capitais.
Mas se possui perfil arrojado, saiba que há uma estratégia especial. E aqui na Rico você conta com todo serviços, suporte e ferramentas necessárias para ser um vencedor no mercado de capitais.
O Day Trade é uma estratégia de operação avançada e muito utilizada por operadores experientes que conseguem ganhar muito dinheiro em apenas algumas horas de pregão.
Trata-se de uma operação de compra e venda de um ativo em curtíssimo prazo. A chave do sucesso está no ganho entre as variações de preço de compra venda ou de venda e compra do mesmo ativo.
Veja um exemplo simples como funciona: imagine que você comprou hoje às 10h30 ações da Petrobras (Petro4) por R$20,00 e vendeu por R$22,00às 15h30.
Ao realizar essa operação em um mesmo pregão, você fez um day trade e obteve lucro de R$2,00 por ação. Esse valor pode parecer pouco, mas os traders operam com volumes maiores, tendo ganhado suficientes, até mesmo, para viver disso.
A estratégia de alavancagem para operações day trade
Uma grande vantagem para os mais experientes é o uso da alavancagem no day trade. Trata-se de um limite disponível no Home Broker que possibilita operar um valor que pode chegar até 25x o seu capital na corretora.
Esse multiplicador varia conforme o papel que o operador tem em carteira. O ativo em carteira é chamado de "garantia", podendo ser ações ou títulos do Tesouro Direto.
Essa é uma forma muito utilizada para potencializar as possibilidades de ganhos nas operações de compra e venda no mercado de capitais.
A Bolsa de Valores no Mercado de Capitais
Para ter acesso ao mercado de ações e operar na Bolsa de Valores a fim de realizar estratégias como day trade, é preciso ter uma conta em uma corretora de valores.
Nós, as corretoras, proporcionam o seu acesso à Bolsa de Valores através do Home Broker. Mas um dos grandes diferenciais do Rico é oferecer serviços e ferramentas que vão, além disso.
Para se tornar um operador de sucesso é preciso investir em conhecimento. E não estamos falando em fazer leituras chatas, longas e com a monotonia de se dedicar aos estudos individualmente.
Você pode aprender diretamente com profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado de ações. E, o melhor, sem precisar pagar qualquer quantia por isso.
Aqui na Rico você tem acesso a diversos benefícios sem custos para se tornar um operar de sucesso no mercado de capitais. Confira alguns destaques que separamos:
InvesTV - uma programação ao vivo e com chat sobre investimentos, análises de mercado e estratégias, para investidores experientes e avançados. Para você, leitores separam dois programas imperdíveis:
Ponto a Ponto - o analista Leandro Martins, uma dos mais respeitados do mercado, acompanha você e outros investidores no dia a dia da Bolsa, além de fazer recomendações e ensinar suas estratégias.
Portal do Trader - nesta sala de aula, investidores experientes compartilham sua experiência ao vivo durante o pregão.
Além disso, a Rico realiza eventos exclusivos para clientes interessados em operações avançadas no mercado de acionário.
Uma oportunidade de conhecer presencialmente os profissionais que comandam as salas de aula em lugares incríveis como a Bolsa de Valores.
Ferramentas gráficas para Day Trade - no Home Broker você tem acesso gratuito ao principal gráfico avançado utilizado nas operações day trade.
Plataforma profissional para trader - a Rico é uma das poucas corretoras que oferece um sistema desktop de negociação próprio, de alto desempenho e que proporciona ao trader tudo que ele precisa para aproveitar todas as oportunidades do mercado. 100% grátis para clientes.
O caminho mais curto para vencer no mercado de capitais é aprender com aqueles que já estão colhendo os frutos de anos de aprendizado e que se dispõem a ensinar. 
Juntando pessoas para te ajudar e ferramentas certas para operar, só depende de você para vencer nesse mercado e ganhar dinheiro.
4. CONCLUSÃO 
Foram abordados neste trabalho os conceitos do Mercado de Capitais , tais como: mercado de crédito e mercado monetário, mercado de títulos, mercado primário e secundário, a classificação do sistema financeiro, os principais papeis negociados do sistema financeiro, títulos publico, ações, letras regulamentadores, traders, investidores e instrumentos de investimento; 
Resumindo, o Mercado de Capitais é uma ciência objetivada a determinar o processo empresarial mais eficiente de captação e alocação de recursos e capital. Como dito ao longo do texto, O Mercado de Capitais é altamente acessível e democrático. Não há valor mínimo obrigatório para comprar e vender ações.
Tanto um investidor conservador pode montar uma carteira de ações de longo prazo, como um operador pode fazer diversas operações de day trade alavancadas.
O importante é dar o primeiro passo que é abrir a conta em uma corretora de valores sem custo. É assim que você terá acesso ao Home Broker, à plataforma de investimentos e conhecerá melhor o seu perfil de investidor.
E é com o apoio da equipe de atendimento, dos especialistas que fazem recomendações de investimentos e dos profissionais que ensinam a operar, que você tomará as melhores decisões para ganhar e rentabilizar o seu dinheiro.
Em geral, o Mercado de Capitais é uma ferramenta utilizada para controlar de forma mais eficaz a concessão de créditos, o planejamento e a análise de investimentos, as viabilidades financeiras e econômicas das operações. É importante ressaltar que, diante da crescente complexidade do mercado empresarial (principalmente no que tange o lado financeiro do negócio), o administrador financeiro não deve ficar restrito apenas aos aspectos econômicos. As decisões financeiras precisam levar em consideração a empresa como um todo, uma vez que todas as atividades empresariais possuem participação direta ou indireta nas questões financeiras da organização. Acima de tudo, os resultados financeiros de uma empresa são reflexos das decisões e ações empresariais que são tomadas, independentemente do setor responsável pela ação. Portanto a administração financeira e orçamentária deve apresentar uma postura questionadora, ampliando sua esfera de atuação e importância dentro do negócio.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRIGHAM, Eugene F.; EHRHARDT, Michael C. Administração financeira: teoria e prática. Tradução da 13ª edição norte-americana e 2ª edição brasileira. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BM&FBOVESPA. O que a bolsa faz. Disponível em: http://www.bmfbovespa.com.br. Acesso em 21/09/2019.
TOPINVEST. O que é e o que faz o Mercado de Capitais. Disponível em: https://www.topinvest.com.br/o-que-e-e-como-funciona-o-mercado-de-capitais/. Acesso em 21/09/2019.

Continue navegando