Buscar

Histologia do sistema endócrino

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de Histologia do sistema endócrino
Diferencie histologicamente a adeno-hipófise e da neuro-hipófise.
Adeno-hipófise É dividida em 3 partes: Pars distalis ou parte distal ou lobo anterior- é a primeira e mais volumosa Pars intermedia ou parte intermédia- entre a neuro-hipófise e pars distalis Pars tuberalis- parte cranial, já a Neuro-hipófise Consiste em: Pars nervosa ou parte nervosa Infundíbulo- contínuo com a eminência mediana
2) Baseado em colorações rotineiras, como são classificadas as células secretoras da pars distalis?
Baseado em colorações rotineiras, as células secretoras são classificadas em cromófobas e cromófilas. As células cromófilas são divididas em 2 subtipos: acidófilas e basófilas. As células cromófobas têm poucos grânulos de secreção e são mais difíceis de serem reconhecidas do que as células cromófilas. As células cromófilas são divididas em 2 subtipos: acidófilas e basófilas. As células cromófobas têm poucos grânulos de secreção e são mais difíceis de serem reconhecidas do que as células cromófilas.
3) Baseado em técnicas imunocitoquímicas, quais são os tipos de células encontradas da pars distalis?
Células somatotrópicas (células GH), Células corticotrópicas (células ACTH), Células gonadotrópicas (células FSH e LH), Células tireotrópicas (células TSH), Células lactotrópicas(células PRL ou mamotrópicas), Células foliculoestreladas
4) Caracterize histologicamente a pars intermedia.
É composta de cordões e folículos repletos de coloide. Contêm células basófilas e cromófabas
5) O que são os corpúsculos de Herring?
porções dilatadas dos axônios próximos de suas terminações. Que Contém vesículas neurosecretoras abundantes, mitocôndrias, alguns microtúbulos e perfis de retículo endoplasmático liso. Contém os hormônios ocitocina e anti-diurético (ADH ou vasopressina) nas vesículas neurosecretora
6) O que são pituicitos, quais são suas características histológicas e onde são encontrados?
São únicas células específicas da neuro-hipófise. Têm formato irregular com muitas ramificações semelhantes aos astrócitos. Apresentam núcleos redondos e ovais. Têm presença de vesículas de pigmento no citoplasma. Possuem filamentos de GFAP. Tem papel de sustentação semelhante ao dos astrócitos.
7) Descreva histologicamente os folículos tireoidianos.
São as unidades estruturais e funcionais da tireoide. São esféricos com uma parede formada por epitélio simples, chamado de epitélio folicular. As células epiteliais são conhecidas como tirócitos. Alguns folículos são grandes e revestidos por epitélio simples cúbico ou pavimentoso. Outros são menores e revestidos por epitélio simples cilíndrico. Contêm uma massa gelatinosa denominada coloide. As superfícies apicais estão em contato com o coloide e as células basais apóiam sobre uma lâmina basal típica.
8) Descreva histologicamente os tipos celulares que compõem os folículos tireoidianos.
Células foliculares ou células principais São responsáveis pela síntese dos hormônios tireoidianos T4 e T3 . O formato e tamanho variam de acordo com o estado funcional da glândula. Apresentam um citoplasma ligeiramente basofílico com núcleos esféricos contendo um ou dois nucléolos proeminentes. Gotículas de lipídeos e gotículas-PAS positivas podem ser identificadas. Complexos juncionais típicos na extremidade apical da célula e microvilosidades curtas na superfície celular apical. Presença de numerosos perfis de retículo endoplasmático rugoso na região basal. Presença de gotículas de reabsorção coloidal e lisossomos no citoplasma.
Células parafoliculares ou células C Estão localizadas na periferia do epitélio folicular e situam-se no interior da lâmina basal dos folículos. Não se expõem a luz do folículo. Secretam o hormônio calcitocina que regula o metabolismo do cálcio. Têm coloração pálida e aparecem como células solitárias ou pequenos agrupamentos de células. Apresentam numerosas vesículas secretoras pequenas e um aparelho de Golgi proeminente.
9) Como é composto o parênquima das paratireoides?
O parênquima da paratiroide é composto por cordões de células epiteliais separados por capilares sanguíneos. Existem 2 tipos de células epiteliais. Células principais Células oxífilas
10) Descreva histologicamente os tipos celulares da paratireoide.
células principais São as células parenquimatosas mais numerosas das paratireoides. São responsáveis pela regulação da síntese, armazenagem e secreção de grandes quantidades do paratormônio (PTH). São pequenas e poligonais com núcleo vesicular localizado na região central. O citoplasma é fracamente acidófilo, contém vesículas de lipofucsina, grandes acúmulos de glicogênio e gotículas lipídicas. Presença de pequenas vesículas densas limitadas por membrana.
Células oxífilas Constituem a porção menor das células parenquimatosas. Não tem papel secretor conhecido. São encontradas isoladamente ou em agrupamentos. São maiores do que as células principais. Têm um citoplasma distintamente acidofílico. Mitocôndrias com formato e tamanho irregular são responsáveis pela forte acidofilia. Escassez de retículo endoplasmático rugoso e vesícula secretora. São encontrados lisossomos ocasionais, gotículas lipídicas e glicogênio distribuídos entre as mitocôndrias.
11) Cite as regiões definidas histologicamente das glândulas suprarrenais.
Possuem 2 regiões claramente definidas: Córtex- porção secretora de esteroide; se situa abaixo da cápsula Medula- porção secretora de catecolaminas; forma o centro da glândula. São cobertas por uma cápsula espessa de tecido conjuntivo, da qual trabéculas se estendem até o parênquima transportando vasos sanguíneos e nervos.
12) Diferencie histologicamente as zonas que compõem o córtex adrenal.
É dividido em 3 zonas concêntricas baseado no arranjo de suas células. 
Zona glomerular do córtex adrenal É composta por células relativamente pequenas e piramidais ou cilíndricas, arranjadas em cordões arqueados ou grupos ovais de células, envolvidos por uma rede de capilares sinusoides fenestrados. As células desta zona têm retículo endoplasmático liso em abundância, múltiplos complexos de Golgi, mitocôndrias grandes, ribossomos livres e algum retículo endoplasmático rugoso. Gotículas lipídicas são esparsas.
Zona fasciculada do córtex adrenal As células desta zona são grandes e poliédricas, dispostas em longos cordões retos com espessura de 1 ou 2 células, e são separadas pelos capilares sinusoides. As células têm um núcleo esférico levemente corado. São comuns células binucleadas. As células têm um retículo endoplasmático rugoso altamente desenvolvido que confere ligeira basofilia a algumas partes do citoplasma. Elas têm também mitocôndrias com cristas tubulares, um aparelho de Golgi bem desenvolvido e numerosas gotículas lipídicas. O citoplasma é acidofílico e aparece vacuolizado. Devido a esta vacuolização, as células são chamadas de espongiócitos.
Zona reticular do córtex adrenal Contém células menores do as células da zona fasciculada. As células são dispostas em cordões anastomosados separadas por capilares sinusoides. Elas têm uma quantidade relativamente pequena de gotículas lipídicas, retículo endoplasmático liso bem desenvolvido, numerosas mitocôndrias alongadas com cristas tubulares e pouco retículo endoplasmático rugoso. Os núcleos das células são mais profundamente corados. São observadas células claras e escuras. As células escuras têm grandes e numerosos grânulos de lipofucsina e núcleos profundamente corados.
13) Como é composto o parênquima da medula adrenal?
O parênquima da medula adrenal é composta por grandes células epitelioides denominadas células cromafins ou células medulares, tecido conjuntivo, vários capilares sanguíneos sinusoidais e nervos. Células cromafins ou células medulares São células poliédricas organizadas em cordões interconectantes curtos ou aglomerados arredondados. São envolvidas por uma abundante rede de vasos sanguíneos. São inervadas por terminações colinérgicaas dos neurônios simpáticos pré-ganglionares. Apresentam numerosas vesículasde secreção contendo catecolaminas (norepinefrina e epinefrina), ATP, cromograninas, dopamina bhidroxilase e encefalinas.
14) Descreva os tipos celulares que constituem a medula adrenal.
15) Descreva os tipos celulares encontrados na glândula pineal.
Pinealócitos- são as principais células da glândula pineal. São dispostos em agrupamentos ou cordões dentro dos lóbulos formados por septos e tecido conjuntivo que se estendem para o interior da glândula a partir da pia-máter que recobre a sua superfície. Têm um núcleo grande de perfil irregular ou lobado contendo nucléolos proeminentes. Contêm gotículas lipídicas no citoplasma. Apresentam organelas típicas com vesículas limitadas por membranas e núcleo denso em seus prolongamentos alongados e desenvolvidos. Os prolongamentos contêm vários feixes paralelos de microtúbulos. As terminações expandidas em formato de bastão dos prolongamentos estão associadas aos capilares.
Células intersticiais (gliais)- constituem cerca de 5% das células na glândula. Têm características de coloração e ultraestruturais semelhantes aos astrócitos.
16) O que são areias cerebrais ou acérvulos cerebrais ou corpos arenáceos?
A pineal é caracterizada pela presença de concreções calcificadas denominadas de areias cerebrais, acérvulos ou corpos arenáceos. Estas concreções parecem ser derivadas da precipitação de carbonatos e fosfatos de cálcio.
17) Descreva histologicamente o pâncreas exócrino.
É uma glândula acinosa ou tubuloacinosa composta por uma rede de ductos que transportam as secreções exócrinas para o duodeno. É formada por epitélio simples de células serosas de formato piramidal. Células serosas Têm um formato piramidal com uma superfície luminal estreita e uma superfície basal ampla. Sintetizam e secretam precursores de enzimas no duodeno que são essenciais para a digestão no intestino. Formam uma massa esférica denominada ácino.
18) Descreva histologicamente o ácino pancreático.
É uma massa central formada por células secretoras adjacentes unidas por complexos juncionais. Contem um lúmen central. São descritos 3 tipos de ácinos: 
Ácinos serosos- contém somente células serosas e são geralmente esféricos. 
Ácinos mucosos- contêm somente células mucosas e são geralmente tubulares.
Ácinos mistos- contêm células serosas e mucosas.
19) O que são células centroacinosas e onde estão localizadas?
Células centroacinosas São o início do sistema ductal do pâncreas exócrino. São células ductais localizadas no interior do ácino pancreático. Constituem a parte intra-acinosa do ducto intercalar. São encontradas exclusivamente nos ácinos pancreáticos.
20) Cite os ductos que compõem o sistema ductal do pâncreas exócrino.
Ductos intercalares São ductos iniciais que partem do lúmen dos ácinos. São curtos e drenam para os ductos coletores intralobulares. Suas células secretam um volume rico em sódio e bicarbonato. Ductos intralobulares Sua rede ramificada complexa drena para os ductos interlobulares grandes. São revestidos por epitélio cúbico simples.
Ducto interlobular sao. revestidos por epitélio cilíndrico baixo ou cuboidal simples. Podem ser encontradas células enteroendócrinas e células caliciformes ocasionais. Drenam diretamente para o ducto pancreático principal.
Ducto pancreático principal (de Wirsung) Estende-se através do comprimento da glândula e se esvazia no duodeno na ampola hepatopancreática (de Vater). Ducto pancreático acessório (de Santorini) Segundo ducto grande que origina-se na cabeça do pâncreas
21) Caracterize histologicamente as ilhotas de Langerhans?
São dispersas por todo o pâncreas em agrupamentos celulares de tamanhos variados. São mais numerosas na cauda do pâncreas. São constituídas por células poligonais, dispostas em cordões irregulares e curtos que são profusamente revestidos por uma rede de capilares fenestrados. São envolvidas por uma fina camada de conjuntivo que separa do pâncreas exócrino. São possíveis identificar 3 tipos principais de células: células A ou a, células B ou b e células D ou d.

Continue navegando