Buscar

Apol 1 - História e Historiografia do Brasil República - APOL nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CORRIGIDO – TODAS CORRETAS – APOL nota 100 
Questão 1 -  História e Historiografia do Brasil República
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a eleição de Juscelino Kubitschek, analise as seguintes afirmativas:
I. A oposição antigetulista se organizou para impedir a posse de Juscelino Kubitschek, pois via nele a continuidade do projeto político de Vargas.
II. A UDN (União Democrática Nacional) tentou articular um golpe contra a posse de Juscelino Kubitschek, ainda mais quando este obteve mais de 50% dos votos nas eleições, o que representaria uma força perigosa.
III. A eleição de Juscelino Kubitschek mostrou uma intensa, porém dividida atividade política das Forças Armadas contra e a favor da posse do presidente eleito.
IV. As Forças Armadas chegaram a desencadear o início de um golpe contra a posse do presidente Kubitschek, mas foram impedidas pela unidade de políticos civis. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III pg 78
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I, III e IV
Questão 2 - História e Historiografia do Brasil República
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a democratização do Brasil após o Estado Novo, é correto afirmar que:
	
	A
	O fragmento da notícia acima mostra os limites da redemocratização do período após 1945, os quais forma impostos, também, pela nova configuração geopolítica mundial caracterizada pela Guerra Fria. pg 62 a 64
	
	B
	A cassação do registro do PCB aconteceu pelo apoio que o partido havia dado a Getúlio Vargas no movimento Queremista, ligando-o ao Estado Novo.
	
	C
	O PCB foi posto na ilegalidade, o que não representou grande alteração no cenário político, devido ao seu tamanho ínfimo e nenhum representante parlamentar.
	
	D
	O trecho “despertou [...] interesse [...] nos países continentais, que estavam em busca de uma orientação, que se uniformizará” mostra o alinhamento da América do Sul com a União Soviética no cenário de Guerra Fria.
	
	E
	O trecho “não poderá [...] difundir a [...] doutrina cosmopolita” refere-se ao comunismo, que se caracteriza pelo nacionalismo e, por isso, é também chamado de cosmopolita.
Questão 3 - História e Historiografia do Brasil República
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o processo de abertura da ditadura civil e militar, marque a alternativa correta:
	
	A
	Apesar da tentativa de manter o controle sobre a abertura política, a Aliança Renovadora Nacional (Arena) não conseguiu criar um novo partido para seus aliados devido ao desgaste do regime.
	
	B
	A Lei Orgânica dos Partidos de 1979 foi mais um passo na lenta e controlada abertura política, em que os apoiadores do regime estiveram abrigados no novo Partido Democrático Social (PDS). pg 165
	
	C
	Além de caminhar para a abertura política, estudiosos dizem que a LOPP serviu para enfraquecer o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que se dividiu em diversos partidos e deixou de existir.
	
	D
	Durante a criação de novos partidos, houve a reedição do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e o fato de Brizola criar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) mostrava seu rompimento político com o seu legado trabalhista histórico.
	
	E
	O PT, também conhecido como Partido Trabalhista, foi o herdeiro natural do legado de Vargas, João Goulart e Juscelino Kubitschek.
Questão 4 - História e Historiografia do Brasil República
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o Plano Real, analise as seguintes afirmativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O Plano Real era a décima terceira tentativa de equilibrar a economia desde 1979, mas também falhou no seu objetivo de conter a inflação.
II. (  ) O Plano Real, diferentemente dos planos anteriores, teve sucesso em conter a inflação, pois rompeu com a lógica neoliberal iniciada por Collor.
III. (  ) O sucesso inicial do Plano Real garantiu a Fernando Henrique, seu idealizador, uma vitória tranquila no primeiro turno das eleições de 1994. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – F
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – V – V
	
	D
	F – F – V pg 193 a 196
	
	E
	V – V – V
Questão 5 - História e Historiografia do Brasil República
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) A citação acima evidencia um sentimento de que a chegada de Getúlio Vargas ao poder em 1930 significou um ataque contra o estado de São Paulo e seus interesses.
II. ( ) Quando Mário de Andrade diz que a “a revolução não se fizera contra um regime detestável”, isso reflete o apoio unânime do povo de São Paulo ao Governo Provisório de Vargas.
III. (  ) A afirmação “a revolta contra os que indevidamente se apropriaram do patrimônio paulista” diz respeito a uma acusação ao governo Vargas, pois a Revolução de 1930 significou a perda de hegemonia do estado paulista. 
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
	
	A
	V – V – V
	
	B
	V – F – V pg 27,28 e 31
	
	C
	V – F – F 
	
	D
	F – V – V
	
	E
	F – V – F

Outros materiais