PROVA FINAL DE ANATOMORFOFISIOLOGIA
6 pág.

PROVA FINAL DE ANATOMORFOFISIOLOGIA


DisciplinaAdministação de Condomino101 materiais215 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor (17493)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460394) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13827275
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Durante a gravidez, ocorre uma série de alterações no corpo da mulher, muitas vezes decorrentes da ação de hormônios. Com relação a esses hormônios secretados após a fecundação e na amamentação, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Gonadotrofina humana coriônica.
II- Ocitocina. 
III- Hormônio melanotrófico. 
IV- Prolactina.
(    ) Mantém o corpo lúteo durante a gravidez, inibe a menstruação e é o hormônio detectado no teste de gravidez. 
(    ) Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias, após sua prévia sensibilização pelos hormônios progesterona e estrogênio. Sua produção acentua-se no final da gestação, aumenta após o parto e persiste enquanto durar o estímulo da sucção. 
(    ) É secretado em grande quantidade no momento do parto, agindo na musculatura lisa do útero para estimular as contrações uterinas. 
(    ) Atua em células denominadas melanócitos, responsáveis pela liberação de melanina, o que aumenta a pigmentação da aréola do seio, abdômen e face.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - IV - I.
	 b)
	I - IV - II - III.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	IV - II - III - I.
	2.
	A leptina é um hormônio produzido nos adipócitos, constituído de 167 resíduos de aminoácidos. Este hormônio é levado pelo sangue até o cérebro, onde atua nos receptores do hipotálamo, controlando a ingestão alimentar. A ação da leptina no hipotálamo, em mamíferos, promove a redução da ingestão alimentar, o aumento do gasto energético atua na regulação da função neuroendócrina e no metabolismo da glicose e de lipídios. Além de seu importante papel no metabolismo, controla o sistema hematopoiético, o sistema imune, o sistema reprodutor e o sistema cardiovascular. O mecanismo de ação da leptina está representado na figura anexa.  Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- O aumento da síntese de leptina, é responsável por inibir a sua produção pelo tecido adiposo, caracterizando o processo de retroalimentação positiva.
II- O aumento da concentração de leptina sinaliza a sensação de saciedade, acarretando a diminuição da ingestão de alimento.
III- O aumento da massa corporal gera maior deposição de tecido adiposo, diminuindo, assim, a síntese de leptina.
IV- A diminuição da liberação de leptina estimula a atividade do hipotálamo, levando a diminuição do consumo de alimentos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.inesul.edu.br/revista_saude/arquivos/arq-idvol_8_1338902733.pdf. Acesso em: 18 out. 2019.
FONTE DA IMAGEM: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2017/05_. Acesso em: 18 out. 2019.
	
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	A deglutição resulta de um mecanismo neuromotor que tem por finalidade transportar o bolo alimentar da boca até o estômago de forma efetiva. É um procedimento complexo e dinâmico, fundamental para a nutrição e hidratação do organismo. Didaticamente, pode ser dividido nas seguintes fases: antecipatória, preparatória-oral e oral; faríngea e esofágica. Com relação ao processo de deglutição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A fase oral é uma fase voluntária, onde a língua, principal estrutura, é responsável por empurrar o alimento do seu ápice para trás, levando o bolo alimentar em direção a faringe.
(    ) A fase faríngea é uma fase voluntária, nela, o bolo alimentar, através da pressão exercida pelo esôfago, culmina com a inibição da respiração.
(    ) Fase esofagiana é uma fase involuntária, onde o bolo alimentar é transportado do esôfago até o estômago através de movimentos peristálticos.
(    ) A fase preparatória é uma fase voluntária onde o alimento chega à boca, é triturado pelos dentes e misturado à saliva, passando a ser chamado bolo alimentar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, R. C. A.; HAQUETTE, R. C. B.; ANDRADE, I. S. N. de. Deglutição com e sem comando verbal: achados videofluoroscópicos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 3, p. 291-297, 2011.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	Existem duas glândulas suprarrenais em nosso corpo, localizadas superiormente a cada um de nossos rins. Cada glândula suprarrenal contém regiões que produzem hormônios diferentes, o córtex que fica externamente, e a medula que fica internamente. Baseado nesse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A medula produz e secreta adrenalina e noradrenalina, ambas liberados em situações de estresse e durante exercícios.
(    ) O córtex produz aldosterona, que é um mineralocorticoide, além de produzir hormônios relacionados à puberdade e ao cortisol.
(    ) As glândulas suprarrenais elaboram, produzem e armazenam a urina temporariamente.
(    ) As glândulas suprarrenais são as unidades filtradoras dos rins e participam indiretamente na produção de urina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/cientistas-alertam-para-contaminacao-por-desreguladores-endocrinos/. Acesso em: 18 out. 2019.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	O sistema digestório é composto por um tubo longo que se estende da boca até o ânus, nos quais passam os alimentos que a pessoa ingere. O esquema a seguir traz alguns órgãos que compõem esse sistema. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o número do órgão em que ocorre a absorção dos nutrientes que foram digeridos:
FONTE: ARAGUAIA, Mariana. "Sistema digestório"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-digestivo.htm. Acesso em 30 de setembro de 2019.
	
	 a)
	Número IV, que corresponde ao intestino delgado.
	 b)
	Número III, que corresponde ao fígado.
	 c)
	Número II, que corresponde ao pâncreas.
	 d)
	Número I, que corresponde ao estômago.
	
	O trabalho dos rins é filtrar o sangue, produzindo a urina. Os rins filtram pouco mais de 100 ml de sangue por minuto. Se houver água de sobra, o rim tira mais água de circulação, você fica com vontade de urinar mais rápido e o líquido sai mais diluído. E se você não bebe muita água, a urina obviamente fica mais concentrada e menos frequente. Com relação à formação da urina, a filtração, a reabsorção e a secreção ocorrem respectivamente:
FONTE: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/quanto-tempo-demora-para-um-copo-dagua-sair-em-forma-de-xixi/. Acesso em: 10 out. 2019.
	 a)
	No glomérulo renal, na alça de Henle e no túbulo distal.
	 b)
	No ducto eferente, no túbulo proximal e na alça de Henle.
	 c)
	Na alça de Henle, na cápsula de Bowman e na bexiga.
	 d)
	Na cápsula renal, no túbulo proximal e no ducto coletor.
	 *
	Observação: A questão número 6 foi Cancelada.
	7.
	Tanto o sistema nervoso quanto o endócrino diferem dos demais sistemas corporais, pois, ambos não são compartimentados ou localizados em um segmento anatômico específico do corpo, mas suas estruturas estão distribuídas ao longo de vários segmentos. A similaridade entre os dois sistemas não está relacionada apenas na topografia anatômica, mas sim, em componentes, devido ao fato de ambos compartilharem estruturas anatômicas e mecanismos fisiológicos para um único objetivo: manter as condições constantes do meio interno do