Buscar

No poder público a função da criminologia é utilizar métodos para o controle da criminalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No poder público a função da criminologia é utilizar métodos para o controle da criminalidade.
 A criminologia faz o uso da Filosofia, Direito, Biologia, psicologia e sociologia, entre outros para decifrar o comportamento do criminoso e suas consequências.
Já na escola sociológicas o estudo é feito sobre as influências da cidade sobre a criminalidade em uma área determinada, meio ambiente urbano e espacial, como espaços abertos e ruas sem iluminação, sobre o agente na facilidade do cometimento do crime.
Um exemplo clássico é o que está acontecendo acerca da criminalidade na cidade de Barra Mansa. Texto: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/05/falta-de-iluminacao-em-preocupa-moradores-de-distrito-de-barra-mansa.html
São vários fatores que levam a um sujeito a praticar o Delito.
Nas teorias subculturais certas pessoas possuem valores distintos do comportamento da sociedade de bem, são delinquentes juvenis, ou seja jovens presentes nas gangues, torcidas organizadas, lutadores de ruas etc...
Eles não querem mudar a sociedade, fazem manifestações agindo segundo seus valores, demonstrando uma certa superioridade cometendo atos ilícitos como: arrastões, furtos e saques.
Nas teorias contra cultura é uma manifestação consciente, um movimento artístico, querendo mudanças na sociedade, são Ripes, Artistas e Poetas, mas mesmo sendo pacíficos em relação a subcultura que é violenta prestam atos ilícitos como: uso de drogas atentado ao pudor etc..
Nas teorias de conflito entende-se que a civilização é constituída por dois grupos de classes de pessoas: Burgueses e classe operária.
A elite burguesa (classe alta) e a classe operária (classe baixa) precisam estar em equilíbrio para que não haja criminalidade.
Mas para controlar o crime, novas leis são criadas pela elite para que não haja criminalidade, mantendo o bem estar comum e seu controle sobre a classe operária.
No princípio da legalidade são as classes dominantes que dominam o país, pois, quem cria as leis são os legisladores (Estado) tudo em interesse político, onde diz que a lei é pra todos, mas na verdade ela é parcial, pois, somos governados pelas classes dominantes, que são essas pessoas que estão no poder e que em nada nos representa, pois quando se cria uma lei ela irá a agir segundo seus interesses da classes dominantes.
O legislador cria as leis para obter controle sobre a sociedade e sobre as classes perigosas pois ele se vê como vítimas dos delinquentes.
Exemplo disso é o aumento da criminalidade da cidade de Barra Mansa, onde o povo, se encontra abandonado pelas classes governantes que estão no poder e que nunca andaram sobre a Rua da Figueira, no distrito de Santa Rita de Cássia, em Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro.
Então como representar esse povoado se eles não conhecem a realidade desse povoado.

Continue navegando