Buscar

Atividade 01 - Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração de Vendas
Questão 01
Briefinge Análise do Macroambiente Econômico e Sociocultural Empresa Cacau Show
A Cacau Show nasceu durante a Páscoa de 1988, seu fundador (e atual presidente) Alexandre Tadeu da Costa, na época com 17 anos, revendendo chocolates de uma indústria, conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50g. O que ele não imaginava era que aquele tamanho de ovo estava fora de linha e que não era possível produzir ovos com essa gramatura. Com isso, ele comprou matéria-prima eu uma loja especializada do ramo e resolveu fazer os chocolates. Obteve êxito e não parou desde esse episódio.
A empresa, hoje, opera no ramo de chocolates finos e é uma das maiores franqueadoras do Brasil, sendo a maior rede de chocolates finos em número de lojas do mundo. A fabricação dos chocolates e derivados seguem um padrão de qualidade europeu, sendo elaborado com ingredientes selecionados. Os equipamentos para a fabricação são todos importados da Alemanha, Holanda, Itália e Suíça.
A sede mundial está localizada em Itapevi, São Paulo; porém possui filiais funcionando em seis países. Seu maior mercado está concentrado em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. É uma empresa de capital fechado, com faturamento estimado mensal de R$ 800.000,00 e lucro estimado mensal de R$ 510.000,00. Possui cerca de 1040 lojas e 4 fábricas com mais de 1000 funcionários. Atua no segmento de chocolates e produtos derivados, tendo como principais concorrentes: Kopenhagen, Brasil Cacau e Chocolates Brasil.
Cacau Show possui como público alvo amantes de chocolate de qualquer idade, homens e mulheres, das classes A, B e C, tem como perfil pessoas que apreciam chocolate e o usa como forma de suprir alguma necessidade, que busca satisfação e experiência de sabor. Atualmente a Cacau Show estuda transcender o perfil dos seus consumidores, buscando ampliar os pontos de contato entre os diferentes públicos. A empresa está produzindo chocolates de baixo custo em larga escala, proporcionando para que classes mais baixas tenham acesso a seus produtos.
A empresa inovou no sistema de franquias, já que não são cobrados royalties e nem taxa de propaganda. No entanto, há uma exigência do fundador da empresa que o proprietário da filial deve trabalhar na loja em tempo integral. Durante toda sua história, a Cacau Show nunca contou com capital externo, tudo foi construído com o próprio negócio. Como está em constante crescimento, a empresa sempre planeja a abertura de uma nova unidade através de minuciosos estudos de mercado com o objetivo de viabilizar a operação da loja. Quando há abertura de uma nova franquia, a empresa disponibiliza uma assessoria permanente ao proprietário. 
No que diz respeito à responsabilidade social, a Cacau Show está engajada junto a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) no projeto de ação social TELETON que tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção de projetos de inclusão de pessoas com necessidades especiais. A empresa também tem como compromisso a valorização de seus funcionários e com questões de sustentabilidade e meio ambiente.
O mix de marketing da Cacau Show é bem ativo, seus pontos de venda são bem localizados e com uma identidade visual bem característica de associação com a marca. Presente nas redes sociais, divulgação em programas culinários na TV, além de comerciais para aproximar a marca do consumidor final. Com o mercado cada vez mais competitivo, a empresa entende a existência dos concorrentes, estando sempre atenta e utilizando estratégias criativas para com o consumidor.
De acordo com o IBOPE, ocorreu um aumento significativo no consumo de chocolates a partir de 1999, nessa época 57% da população consumia chocolates, em 2006 o número cresce para 67%, e em 2014 essa porcentagem atinge 75%. O Brasil é o segundo país que mais produz ovos de chocolate, atrás apenas da Inglaterra. O mercado nacional, ainda tem uma taxa de 12% de aumento ao ano, enquanto o ritmo mundial é de 6%, não obstante, o Brasil movimenta cerca de 7 bilhões de reais por ano com chocolates.

Outros materiais