Buscar

Indicadores de Morbimortalidade em Idosos

Prévia do material em texto

1)A presença de comorbidade no idoso causa prejuízo em sua capacidade funcional. A avaliação da
capacidade funcional deve contemplar as habilidades que o idoso apresenta e classificá-las como:
Alternativas:
adequadas e impróprias
prejudicadas e conservadas
preservadas e comprometidas
checkCORRETO
adequadas e repetitivas
inadequadas e impróprias
Resolução comentada:
Para avaliar e classificar a capacidade funcional do idoso na avaliação são consideradas as funções e habilidades preservadas e comprometidas para direcionar uma reabilitação e tratamento de acordo com o agravo encontrado na avaliação.
2)No Brasil um modelo de política pública foi implantado após adesão e consequência das reuniões e discussões do Consenso de Washington. Este modelo implantado foi:
Alternativas:
modelo economicista
modelo neoclássico
modelo neoliberal
checkCORRETO
modelo previdenciário
modelo escravocrata
Resolução comentada:
O modelo neoliberal foi implantando após consequência do Consenso de Washington, cujos objetivos foram as discussões de economia globalizada para o desenvolvimento da economia e necessidades dos países. 
3)O processo de transição epidemiológico da população idosa engloba mudança e transição do processo das condições de saúde e doenças que em décadas passadas as mais prevalentes eram as infectocontagiosas, esse processo de transição traz como característica qual tipo de doenças mais prevalente na população idosa.
Alternativas:
doenças transmissíveis de pele
doenças agudas do sistema vascular
doenças crônicas do fígado
doenças crônicas não transmissíveis
checkCORRETO
doenças agudas do pulmão
Resolução comentada:
O processo de transição epidemiológica e o envelhecimento da população idosa trouxeram mudanças no perfil das doenças, até então, em décadas passadas, eram prevalentes as doenças infectocontagiosas, na atualidade com a transição, temos as doenças crônicas não transmissíveis.
4)Com o aumento da população idosa a morbimortalidade, o número de doenças e as condições de saúde são multifatoriais. Quais tipos de doenças são prevalentes nos idosos e que se sobrepõem? 
Alternativas:
doenças do coração e doenças de pele
doenças da artéria e doenças respiratórias
doenças de fígado e doenças alérgicas
doenças infectocontagiosas e doenças crônico-degenerativas
checkCORRETO
doenças do sangue e doenças crônicas
Resolução comentada:
As doenças no envelhecimento se sobrepõem de maneira geral sem especificidade, entre elas as doenças infectocontagiosas e as doenças crônicas degenerativa são comuns e prevalentes nos idosos como consequência de seuestado de saúde.
5)Complete as lacunas abaixo com os dados adequados e, em seguida, marque a alternativa correta.
Dados da ________________________ demonstram que a estimativa dos estudos demográficos aponta a marca de ___________ bilhões de pessoas no mundo. A população idosa com 60 anos e mais deve ________ nos próximos ____anos.
Alternativas:
Defensoria Pública/ 8 bilhões/triplicar/10 anos
Procuradoria do Estado/5 bilhões/quadruplicar/15 anos
Unicef/ 4 bilhões/duplicar/20 anos
Organização Mundial de Saúde/ 7 bilhões/ triplicar /40 anos
checkCORRETO
Assistência Social/7 bilhões/ duplicar/25 anos
Resolução comentada:
O número de idosos deve triplicar nos últimos 40 anos com desafios e demandas deste crescente aumento do número de idosos na população.
6)Complete as lacunas com os termos adequados e, em seguida, marque a alternativa correta.
A população idosa é composta predominantemente pelo sexo____________, fenômeno este tipicamente _____________, sendo que nas áreas rurais o predomínio é de ________________.
Alternativas:
feminino – urbano - crianças
feminino – urbano – jovens
feminino – urbano –homens
checkCORRETO
masculino – urbano - crianças
masculino – urbano – mulheres
Resolução comentada:
A população idosa é composta predominantemente pelo sexo feminino, fenômeno este tipicamente urbano, sendo que nas áreas rurais o predomínio é de homens.
7)A implantação da política pública para a pessoa idosa foi marcada pela adesão de qual Consenso
histórico?
Alternativas:
Consenso de segurança do paciente
Consenso de economia
Consenso de Washington
checkCORRETO
Consenso privado de saúde
Consenso de segurança alimentar
Resolução comentada:
O Consenso de Washington, de janeiro de 1994, foi marcado pelas discussões dos países da América Latina para a implantação do modelo neoliberal cujos temas discutidos foram a economia e o desenvolvimento dos países, com atenção a população e suas necessidades.
8)Para caracterização da saúde e da morbidade dos idosos são utilizados indicadores de morbimortalidade, como estes podem ser considerados?
Alternativas:
uniformes
inadequados
adequados
não uniformes
checkCORRETO
repetitivos
Resolução comentada:
Na caracterização da saúde e da morbidade da população idosa, pela diversidade das condições de saúde e de doenças sobrepostas, os indicadores a serem utilizados não são uniformes, devem ser contemplados vários tipos de indicadores para melhor caracterizar esta população e o acometimento da saúde.
9)Leia a afirmativa e assinale a alternativa que a completa:
As características da população que envelhece devem ser consideradas e compreendidas como um todo, em seu aspecto biopsicossocial, de qualidade de vida, as condições de saúde, a proteção social, as condições de habitação, a composição e inserção do idoso na família, como se dá os arranjos familiares, qual o estado ou condição psicológica e cognitiva do idoso. Essas informações e considerações sobre a população que envelhece são de fundamental importância__________________________________________________________________________________.
Alternativas:
para os bancos devido às questões relacionadas com previdência, indenizações e outros gastos.
para profissionais, gestores e esferas do poder público e privado, para ações sociais, econômicas e de saúde poder atuar com esta população.
checkCORRETO
para a administração pública apenas porque idosos geram impactos sociais.
para o IBGE, a fim de gerar índices e indicadores informativos.
para administração dos planos de saúde devido ao impacto de gastos com doenças crônicas, comuns em idosos.
Resolução comentada:
Essas informações e considerações sobre a população que envelhece são de fundamental importância para profissionais, gestores e esferas do poder público e privado, para ações sociais, econômicas e de saúde poder atuar com esta população que apresenta características e necessidades distintas das demais faixas etárias e tipo de população.
10)As mudanças ocorridas no tempo e nos padrões de morte e adoecimento da população idosa caracterizam um processo de transição em saúde. Qual seria este?
Alternativas:
transição epidemiológica
checkCORRETO
transição da fase crescimento
transição dos jovens
transição de nascidos vivos
transição parasitária
Resolução comentada:
A transição epidemiológica apresenta como cenário mudanças nos padrões de morte e adoecimento da população idosa, com a transição e características das doenças próprias da população que envelhece.

Continue navegando