Buscar

Av. Mulher

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703187625)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A diferença entre Trabalho de Parto Prematuro e Aborto recai:
		
	
	sobre o peso do concepto
	
	sobre o comprimento do concepto
	
	nenhuma das anteriores
	 
	todas as anteriores
	
	sobre o tempo de gestação
	Respondido em 18/09/2019 10:36:24
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703187630)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual item não está relacionado à violência intra-familiar?
		
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Pode ser acometido dentro ou fora da casa por um membro da família.
	
	É toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar.
	 
	Toques e carícias não permitidas.
	
	Interfere na liberdade e no direito ao pleno desenvolvimento.
	Respondido em 18/09/2019 10:37:18
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703187207)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Entende-se como morte materna aquela que, de alguma forma, relaciona-se direta ou indiretamente com o processo reprodutivo, a partir do início da gestação. Inclui, portanto as mortes que resultam de gravidez ectópica ou de abortos precoces, assim como aqueles que derivam de complicações no puerpério. Tendo como base que a mortalidade materna ainda é um dos principais problemas que afetam as mulheres, marque a alternativa INCORRETA sobre os principais conceitos dessa temática:
		
	 
	Também considera-se morte materna as situações que levam ao óbito materno provocadas por fatores acidentais ou incidentais.
	
	A medida da mortalidade materna proposta pela OMS é a razão de mortalidade materna (RMM) que se calcula pelo número de mortes maternas dividido pelo número de nascidos vivos de uma mesma área geográfica durante um ano, multiplicado por 100.000.
	
	Morte materna (óbito materno) é a morte da mulher durante a gestação ou num período de 42 dias após o seu término, independente da duração ou da localização da gravidez, por qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.
	
	As mortes obstétricas diretas são aquelas resultantes de complicações na gravidez, parto e puerpério, devidas às intervenções e omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer das causas acima relacionadas.
	
	As mortes obstétricas indiretas são resultantes de doenças existentes antes da gravidez ou de doenças que se desenvolveram durante a gravidez, não devidas a causas obstétricas diretas, mas que foram agravadas pelos efeitos fisiológicos da gravidez.
	Respondido em 18/09/2019 10:38:37
	
Compare com a sua resposta: Método OGINO-KNAUS (Ritmo, Calendário ou Tabelinha) A mulher deverá registrar, durante pelo menos 6 meses, o primeiro dia de cada menstruação (o primeiro dia de menstruação é sempre contado como dia 1). E assim, verificar a duração (número de dias) de cada ciclo, contando desde o primeiro dia da menstruação (primeiro dia do ciclo) até o dia que antecede a menstruação seguinte (último dia do ciclo). Depois disso, identificar nos seis ciclos o mais curto e o mais longo ciclo, para assim, calcular a diferença entre eles. Se a diferença entre o ciclo mais longo e o mais curto for de 10 dias ou mais, a mulher não deve usar este método. Para determinar a duração do período fértil, o enfermeiro deve subtrair 18 (dezoito) do ciclo mais curto, para obter o início do período fértil e subtrair 11 (onze) do ciclo mais longo, para obter o fim do período fértil. Assim, a mulher que não deseja engravidar deve evitar sexo desprotegido durante o período fértil
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703187172)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	em 2003, houve a necessidade de articulação política com áreas técnicas diversas e a proposição de novas ações para as mulheres. A partir daí, entre outras questões, a atual Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2004/2009) ampliou seus propósitos e diretrizes abrangendo hoje diversas esferas sociais identificadas naquela época. Em relação aos grupos de mulheres mencionadas por essa política (2004/2009), podemos afirmar que essas mulheres:
		
	 
	d) Presidiárias, indígenas e lésbicas foram contempladas por essa política.
	
	a) Presidiárias não foram contempladas por essa política.
	
	e) somente presidiárias foram contempladas por essa política.
	
	b)Indígenas não foram contempladas por essa política.
	
	c) Lésbicas não foram contempladas por essa política.
	Respondido em 18/09/2019 10:37:35
	
Compare com a sua resposta: Dilatação - primeiro período clínico do parto - tem início com as contrações regulares e termina com a completa dilatação e apagamento do colo uterino. Expulsão - segundo período clínico do parto - começa com a completa dilatação e apagamento do colo uterino e termina com a completa expulsão do feto. Dequitação - terceiro período clínico do parto - tem início com a completa expulsão fetal e termina com o completo desprendimento placentário. Período de Greenberg - quarto período clínico do parto - caracteriza a primeira hora após o desprendimento placentário, quando espera-se a formação do Globo de segurança de Pinard.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703187166)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Gestante no 20ª semana, submete-se a exames pré-natais constata tratar-se de feto com Sindrome de Down. A mulher pede ao seu médico que interrompa a gravidez, sem consentimento do marido, no que é atendida; trata-se de:
		
	
	abortamento legal, pois o abortamento eugênico é permitido por lei.
	 
	abortamento criminoso.
	
	abortamento legal por ter sido praticado por médico.
	
	Não é abortamento devido a idade gestacional
	
	abortamento ilegal pela falta de consentimento expresso do marido.
	Respondido em 18/09/2019 10:38:18
	
Compare com a sua resposta: Posição fetal flexionada, o que reduz a área exposta; vasoconstrição periférica; e termogênese sem tremores e calafrios, através do metabolismo da gordura marrom. Quando esses mecanismos falham, o resultado é hipotermia.
	1a Questão (Ref.:201703187494)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os métodos contraceptivos disponíveis, estão aqueles conhecidos como comportamentais, aquele,tido como natural que baseia-se na identificação do período fértil da mulher por meio da observação das características do muco cervical é:
		
	
	Tabelinha
	
	Temperatura basal
	
	Coito interrompido
	
	Ogino-Knaus
	 
	Billings
	Respondido em 18/10/2019 10:14:12
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703187190)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a realização da coleta do exame preventivo do colo de útero, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequencia correta. ( ) a coleta do material deve ser realizada na ectocérvice e na endocérvice. Coleta única em lâmina dupla. ( ) Na ectocérvice utiliza-se a espátula de madeira (espátula de ayre), do lado que apresenta reentrância encaixando a ponta mais longa no orifício externo do colo, fazendo uma raspagem na mucosa em movimento rotativo de 360º em torno do orifício cervical ( ) na endocérvice recolhe-se o material introduzindo uma escova endocervical fazendo um movimento giratório de 360º, percorrendo todo contorno do orifício cervical. ( ) O esfregaço deve ser fixado após 30 minutos para evitar dessecamento do material a ser estudado.
		
	
	F, V, F, F
	
	F, F, V, V
	
	V, V, V, F
	 
	F, V, V, F
	
	V, V, F, F
	Respondido em 18/10/2019 10:15:52
	
Compare com a sua resposta: Ser baseado no uso de tecnologia apropriada, o que se define como conjunto de ações que inclui métodos, procedimentos, tecnologia, equipamento e outras ferramentas, todas aplicadas para resolver um problema específico. Ser baseado pela melhor evidência científica disponível e por estudos controlados aleatorizadose apropriados ser regionalizado e baseado em sistema eficiente de referência de centros de cuidado primário para centros de cuidado secundário e terciário. Ser multidisciplinar e multiprofissional, com a participação de médicos(as), enfermeiras(os), técnicos(as) de enfermagem, agentes comunitários de saúde, educadores, parteiras tradicionais e cientistas sociais.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703187330)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A educação e a orientação antecipada para as mulheres em perimenopausa devem começar na faixa dos trinta anos de idade. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
		
	
	Na menopausa, raramente ocorre lapso de vários meses entre os períodos menstruais.
	
	Durante a menopausa, o pH vaginal diminui, predispondo as mulheres a contraírem infecções bacterianas, que resultam em prurido e sensação de queimação.
	
	Os contraceptivos orais não proporcionam às mulheres em perimenopausa proteção contra câncer de útero e ovário.
	
	A perimenopausa é o período que se estende desde os primeiros sinais de menopausa, como as ondas de calor, ressecamento vaginal ou menstruações irregulares, até a cessação completa da menstruação.
	 
	As alterações que ocorrem durante a menopausa aumentam o risco de arteriosclerose, angina, doença coronariana e osteoporose, necessitando a mulher de orientação e acompanhamento.
	Respondido em 18/10/2019 10:17:22
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703187618)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As pesquisas apontam que as vulvovaginites são as responsáveis pela maior parte das consultas ginecológicas que, em sua grande maioria, não são consideradas graves, mas causam desconfortos e incômodos que levam as mulheres a procurar o serviço médico. As mais frequentes são: candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana. Ainda que essas afecções não sejam consideradas graves, devem ser tratadas a fim de evitar complicações, que segundo estudos, pode levar à esterilidade, causadas pela: (IESES/2014_ Instituto Federal Santa Catarina)
		
	
	Doença Inflamatoria Vulvica
	
	Doença Inflamatória Vaginal
	
	Doença Inflamatoria do Vestibular
	 
	Doença Inflamatoria Pelvica
	
	Doença Inflamatória Cândida
	Respondido em 18/10/2019 10:18:46
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703187394)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à Herpes Genital, marque a alternativa incorreta:
		
	
	O paciente que contrái o vírus será portador do mesmo sempre, já que não há cura para a doença
	
	Pode ser causada pelos Herpes simplex vírus tipos 1 e 2
	 
	A transmissão é exclusivamente sexual
	
	Pode ocorrer reinfecção e esta normalmente está associada a episódios de imunocomprometimento
	
	Caracterizada por pequenas vesículas em sua fase inicial
	1a Questão (Ref.:201703187178)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A conduta correta para uma gestante cujo ultimo parto aconteceu há 5 (cinco) anos e com história incerta para vacinação contra o tétano é:
		
	
	não vacinar.
	 
	iniciar esquema vacinal de 3 (três) doses.
	
	administrar dose de reforço.
	
	considerar a gestante imunizada.
	
	iniciar imunização passiva com soro antitetânico (SAT).
	Respondido em 18/10/2019 10:22:29
	
Compare com a sua resposta: Além de estimular o aleitamento sob livre demanda, é preciso realizar e orientar quanto a necessidade de ordenha manual da aréola se ela estiver tensa antes da mamada, de forma a deixá-la macia e assim, facilitar a pega do bebê. Realizar e orientar quanto às massagens delicadas das mamas com movimentos circulares, particularmente nas regiões mais afetadas pelo ingurgitamento. Esclarecer quanto a necessidade de suporte para as mamas com uso contínuo de sutiã com alças largas e firmes para aliviar a dor e manter os ductos em posição anatômica. Orientar quanto o uso de compressas frias em intervalos regulares após as mamadas ou no intervalo das mamadas, devendo permanecer por no máximo 20 minutos em cada aplicação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703187189)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	de acordo com dados de estudos sentinelas, a a infecção por HIV tem prevalência em gestantes de 0,6%. O diagnóstico durante a gestação, ou ainda no momento do trabalho de parto, com instituição de medidas apropriadas, pode reduzir significativamente a transmissão vertical (da mãe para o filho). Portanto, o teste anti-HIV deve ser oferecido na primeira consulta de pré-natal e repetido próximo a qual semana de gestação?
		
	
	20ª semana gestacional
	 
	30ª semana gestacional
	
	5ª semana gestacional
	
	10ª semana gestacional
	
	40ª semana gestacional
	Respondido em 18/10/2019 10:24:17
	
Compare com a sua resposta: Ser baseado no uso de tecnologia apropriada, o que se define como conjunto de ações que inclui métodos, procedimentos, tecnologia, equipamento e outras ferramentas, todas aplicadas para resolver um problema específico. Ser baseado pela melhor evidência científica disponível e por estudos controlados aleatorizados e apropriados ser regionalizado e baseado em sistema eficiente de referência de centros de cuidado primário para centros de cuidado secundário e terciário. Ser multidisciplinar e multiprofissional, com a participação de médicos(as), enfermeiras(os), técnicos(as) de enfermagem, agentes comunitários de saúde, educadores, parteiras tradicionais e cientistas sociais.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703187335)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O diagnóstico de gravidez determina o início do acompanhamento pré-natal, através da consulta de enfermagem. Assinale a alternativa correta
		
	
	O diagnóstico de gravidez é dado apenas pela Altura Uterina
	
	Para as mulheres com atraso menstrual menor do que 16 semanas, a confirmação do diagnóstico da gravidez é realizada por meio de palpação obstétrica e toque vaginal.
	
	Na palpação obstétrica, a situação fetal direita é a mais frequente.
	 
	Para as mulheres com atraso menstrual maior que 16 semanas ou que já saibam estar grávidas, o teste imunológico para gravidez é dispensável, devendo-se iniciar o acompanhamento pré-natal, objetivando a captação precoce.
	
	Para a mensuração da altura de fundo uterino, deve-se fixar a fitamétrica da borda inferior da sínfise púbica e estender até fundo uterino.
	Respondido em 18/10/2019 10:25:40
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703187498)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo os fatores de risco para o Câncer Cérvico-Uterino, assinale a opção incorreta.
		
	
	Único parceiro sexual masculino com múltiplas parceiras sexuais
	
	Coitarca precoce.
	 
	Não ser portador do Papilomavírus humano
	
	Multiparidade.
	
	Radiações ionizantes.
	Respondido em 18/10/2019 10:27:23
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703187620)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Carolina, adolescente de 15 anos de idade, preocupada com atraso menstrual de sete dias, buscou atendimento relatou atividade sexual nos dois últimos meses, com dois parceiros, sem uso de preservativo e de anticoncepcional. A conduta adequada do enfermeiro frente a essa situação é: (ENADE 2010)
		
	
	Orientar Carolina para observar os sinais de gravidez, os sinais e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis e agendar consulta de pré natal
	
	Registrar a queixa de Carolina no prontuário, encaminhar para consulta pré-natal e grupo de gestantes adolescentes na unidade de saude
	 
	Encaminhar Carolina para exame laboratorial de gravidez, orientar acerca dos sinais e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis e agendar consulta de pré natal
	
	Investigar sinais de gravidez no exame físico, encaminhar Carolina para a realização de exame laboratorial para gravidez e orientar a respeito dos riscos de contaminaçãode doenças sexualmente transmissiveis
	
	Realizar exame físico em Carolina para investigar os sinais gravídicos, orientar a respeito dos riscos de doenças sexualmente transmissíveis e agendar consulta de pré natal
	1a Questão (Ref.:201703187166)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Gestante no 20ª semana, submete-se a exames pré-natais constata tratar-se de feto com Sindrome de Down. A mulher pede ao seu médico que interrompa a gravidez, sem consentimento do marido, no que é atendida; trata-se de:
		
	
	abortamento legal, pois o abortamento eugênico é permitido por lei.
	
	abortamento ilegal pela falta de consentimento expresso do marido.
	
	abortamento legal por ter sido praticado por médico.
	
	Não é abortamento devido a idade gestacional
	 
	abortamento criminoso.
	Respondido em 25/10/2019 10:14:04
	
Compare com a sua resposta: Posição fetal flexionada, o que reduz a área exposta; vasoconstrição periférica; e termogênese sem tremores e calafrios, através do metabolismo da gordura marrom. Quando esses mecanismos falham, o resultado é hipotermia.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703187338)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que se refere a anticoncepção de emergência (AE), assinale a opção correta.
		
	 
	O prazo para início da AE pode ser ampliado até o quinto dia após relação sexual, não devendo, portanto, ser limitado ao período de 72 horas após a relação.
	
	Há contraindicações para o uso de AE em adolescentes, devido aos aspectos de maturidade do útero nessa faixa etária, o que restringe a sua prescrição a essa população.
	
	O método de Yuzpe, que utiliza anticonceptivos hormonais combinados, é o mais indicado como AE.
	
	É cientificamente comprovado que a utilização desse método pode resultar em aborto.
	
	O enfermeiro que prescrever AE estará sujeito às sanções previstas no código de ética da categoria.
	Respondido em 25/10/2019 10:15:02
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703187161)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como princípios norteadores:
		
	
	A proibição do aborto inseguro e das cesáreas desnecessárias e atenção obstétrica à mulher.
	 
	A integralidade e a promoção da saúde num enfoque de gênero, buscando consolidar os avanços no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase na melhoria da atenção obstétrica, no planejamento familiar, na atenção ao abortamento inseguro e no combate à violência doméstica e sexual.
	
	A promoção a saúde da mulher a prevenção de doenças e de seus direitos sexuais e reprodutivos.
	
	A integralidade e promoção da saúde de todas as mulheres com HIV/AIDS e das portadoras de câncer ginecológico e de pulmão, excluindo as portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
	
	A promoção a saúde da mulher e de seus direitos sexuais e reprodutivos.
	Respondido em 25/10/2019 10:16:10
	
Compare com a sua resposta: Posição fetal flexionada, o que reduz a área exposta; vasoconstrição periférica; e termogênese sem tremores e calafrios, através do metabolismo da gordura marrom. Quando esses mecanismos falham, o resultado é hipotermia.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703187508)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/HIV/AIDS), ou atualmente conhecidas como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), qual a opção correta?
		
	
	O preservativo masculino protege contra as doenças sexualmente transmissíveis, menos do HIV.
	
	No atendimento motivado por DST, os profissionais de saúde devem conhecer anatomia e fisiologia do trato genital, sendo recomendado realizar exames clínico e genital minuciosos. Durante o exame físico, devem ser feitas as coletas das secreções e materiais de lesões para exame laboratorial, sempre que disponíveis, exceto material para o exame de colpocitologia oncológica.
	
	O aconselhamento não é um instrumento importante para a quebra na cadeia de transmissão das DSTs.
	
	Durante a anamnese da consulta de enfermagem ginecológica, deve-se atentar que, quando a mulher informa ter um único parceiro sexual, isso significa que ela tem uma reduzida probabilidade de contrair DSTs.
	 
	A infecção pelo HPV é mais comum entre indivíduos jovens e sexualmente ativos, de alta prevalência. Espera-se que 70 a 80% da população sejam infectadas durante a vida.
	Respondido em 25/10/2019 10:16:49
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703187131)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O processo de hipervolemia induzida pela gravidez tende a suprir as necessidades de um útero extremamente aumentado, com um sistema vascular muito hipertrofiado, além de salvaguardar a mãe das perdas sanguíneas desencadeadas no processo de parturição. Todavia, fisiologicamente na gestante é comum o quadro de hemodiluição. Este efeito é devido ao aumento:
		
	
	da retenção hídrica, que excede o aumento da taxa de filtração glomerular.
	
	da volemia, que excede o aumento do índice de reabsorção tubular.
	 
	do volume plasmático, que excede o aumento da produção de hemácias.
	
	ao aumento de progesterona que diminui a motilidade gastro-esofágica, intestinal e biliar.
	
	do débito cardíaco, que excede o aumento da velocidade da hematopoiese.
	Respondido em 25/10/2019 10:18:16
	
Compare com a sua resposta: Dentre os cuidados imediatos, o aluno poderá responder: receber o RN em campo esterilizado e aquecido, impedindo o seu resfriamento; aspirar as vias aéreas superiores, se necessário, identificar o recém-nascido com pulseira própria; avaliar a vitalidade do neonato (APGAR); entregar o recém-nascido à mãe para que o coloque ao seio;proceder à creidêização com Nitrato de Prata a 1 %; administração de vitamina K1 (Kanakion), para prevenção da doença hemorrágica do RN; Administração da 1ª dose da Hepatite B; Como cuidados mediatos o aluno deverá escrever: avaliação dos parâmetros vitais do RN; realizar a higiene corporal do RN; verificar medidas antropométricas (peso, estatura, perímetro cefálico, torácio e abdominal); realizar curativo do coto umbilical; avaliar eliminações de urina e mecônio; proceder ao exame físico detalhado. Colocar o recém-nascido em decúbito lateral ou ventral.

Continue navegando