Buscar

Relatório Abatimento do Cone

Prévia do material em texto

Relatório: Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone em concretos - ABNT NM 67:1998.
TEMA DA EXPERIENCIA (do que se trata): 
Tema da experiência foi determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone em concretos.
PROBLEMATIZACAO (o que se busca conhecer tecnicamente de positivo para se PREVINIR TECNICAMENTE CAUSAS E EFEITOS NEGATIVOS):
Se busca verificar a consistência do concreto que está diretamente ligada com as características inerentes do próprio material, com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. Quando mudamos o grau de umidade que define a consistência do concreto, também modificamos suas características de plasticidade, permitindo mais ou menos deformação do mesmo, mediante aos esforços.
DEFINICAO: EXPLIQUE O EXPERIMENTO (um passo a passo itenizado):
Montar o equipamento (placa, molde e colarinho), apoiar os pés sobre as aletas do molde e preenchê-lo em 3 camadas de mesma altura, adensando cada camada antes da colocação da camada seguinte. 
( Adensar cada camada com 25 golpes uniformes distribuídos pela haste de socamento, de modo que atinja a camada anteriormente adensada. 
( Manter um excesso constante de concreto na borda superior ao adensar a última camada. 
( Retirar o colarinho e rasar a superfície. 
( Pressionar as alças do molde para baixo, retirar os pés das aletas e, num tempo de 5 a 10s, levantar cuidadosamente o molde, na direção vertical. 
( Determinar a diferença entre a altura do molde e a altura média da amostra assentada e expressá-la em milímetros, com aproximação de 5 mm. 
( Determinar a diferença entre a altura do molde e a altura média da amostra assentada e expressá-la em milímetros, com aproximação de 5 mm.
Utilizar concreto com um traço pré-estabelecido (utilizar a pratica 10 como sugestão para definir o traço).
METODOLOGIA UTILIZADA (instrumentos e materiais utilizados e COMO foram utilizados):
Molde tronco-cônico (100 mm x 200 mm x 300 mm). 
Colarinho metálico. 
Placa metálica quadrada (500 mm x 500 mm). 
Haste de socamento com extremidade semi-esférica (16mmx600mm).
Régua metálica graduada (300 mm).
Concha
OBJETIVOS (metas itenizadas):
O objetivo desse ensaio é fornecer uma metodologia simples e convincente para se controlar a uniformidade da produção do concreto em diferentes betonadas.
PRECAUCOES DURANTE O ENSAIO (em relação a segurança e ao uso dos materiais):
Foi utilizado óculos de proteção individual.
Ocorrendo o desmoronamento deve-se fazer o ensaio novamente; 
( Evitar que ocorra trepidação durante o ensaio; 
( Cumprir o tempo de desmoldagem; 
( Executar o ensaio interruptamente, no tempo máximo de 2,5 minutos.
COMENTARIOS E OBSERVACOES LIVRES SOBRE O EXPERIMENTO (como a experiência pode contribuir para o desenvolvimento da vida profissional):
O teste de slump avalia a relação entre a resistência e a trabalhabilidade do concreto. A trabalhabilidade está relacionada a facilidade de moldar o concreto nas formas, quanto maiores os resultados do teste de slump, maior sua fluidez, maior a quantidade de água, menor a resistência, e com isso surge a necessidade de aumentar a quantidade de cimento, o que encarece a obra. Quanto menores os resultados do teste de slump, menor sua fluidez, maior sua resistência e maior necessidade de água. Ou seja, o ideal é se aproximar o máximo possível do ponto de equilíbrio entre a trabalhabilidade e a resistência do concreto, para assim, atender a resistência especificada em projeto e ao mesmo tempo ter uma boa produtividade e melhor preenchimento das formas.
CONCLUSOES E ANALISES DOS RESULTADOS:
Concluímos então a extrema importância dos testes de laboratório para o concreto, visto que esse é o principal elemento estrutural da obra aliado ao aço. Os testes averiguam de forma precisa, confirmam e garantem a correta execução da obra.
REFERENCIAL TEORICO (embasamento cientifico, tais como autores, bases teóricas, leis, normas, formulas e etc.)
- NBR NM 67

Continue navegando