Buscar

teste 8 psicologia

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	
	
	O cérebro das crianças desenvolve-se tão rapidamente quanto o corpo durante os anos escolares. Portanto, como se poderia esperar, as habilidades intelectuais são dominadas por meio da motivação, da orientação e da prática. A criança em idade escolar tem avidez por aprender, é capaz de focalizar sua atenção, a lembrar fatos, a dominar operações lógicas e a utilizar vários códigos linguísticos. Crianças entre os 7 e os 11 anos do mundo inteiro têm recebido algum tipo de esforço para treiná-la, ensiná-la e educá-la. Porém, ainda existem muitas diferenças na forma como as técnicas de ensino são oferecidas. Com relação a este aspecto, está INCORRETO afirmar que: 
		
	
	de um modo geral, as crianças em idade escolar que acreditam em seus esforços são mais motivadas e envolvidas nas atividades.
	
	a comunicação é uma habilidade importante e as crianças aprendem pela palavra, pela escrita e pela leitura.
	
	métodos nos quais os alunos são proibidos de falar, ou interagir durante a aula facilitam o aprendizado, pois permitem aumentar a concentração.
	
	a interação social entre as crianças com níveis diferentes de desenvolvimento é fundamental para o ato de aprender.
	
	o professor deve servir como orientador, guia e amigo no lugar de um disciplinador autoritário. 
	Respondido em 31/10/2019 21:42:40
	
Explicação: 
Trata-se da relevância de se permitir que o aluno seja sujeito ativo, participe ativamente das atividades escolares.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Teoria na qual não interessava se a criança acertava ou errava ao responder, mas sim a maneira como pensava no problema proposto, a forma como pensando para chegar a solução de um problema; dando origem ao método clínico, a compreensão acerca de como o indivíduo estava raciocinando. Trata-se do teórico:
		
	
	Erik Erikson
	
	Jean Piaget
	
	Skinner
	
	Binet
	
	Freud
	Respondido em 31/10/2019 21:42:42
	
Explicação: 
Jean Piaget foi autor do método clínico, sua proposta era compreender como o aluno chegou a determinado resultado, como estava raciocinando.
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	No que se refere a manifestação do pensamento da criança em seu processo de desenvolvimento cognitivo, e de acordo com a teoria Construtivista, no período chamado das Operações Concretas, a criança consegue, EXCETO: 
		
	
	E) Elaborar hipóteses. 
	
	C) Trabalhar com ideias sob dois pontos de vista, simultaneamente. 
	
	D) Formar o conceito de número. 
	
	A) Sequenciar ideias ou eventos. 
	
	B) Estabelecer corretamente as relações de causa e efeito e de meio e fim. 
	Respondido em 31/10/2019 21:42:48
	
Explicação: 
Elaborar hipótese é no estágio operatório formal.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Ao lidar com representações, a criança constrói aos poucos verdadeiros sistemas, objetivos, coerentes e reversíveis, ou seja, ela começa a operar. Esse trecho refere-se a qual período da teoria de Jean Piaget?
		
	
	Operações Formais 
	
	Operações Concretas 
	
	Sensório-motor 
	
	Pré-operacional 
	
	Personalismo
	Respondido em 31/10/2019 21:42:54
	
Explicação: 
A criança começa a apresentar a reversibilidade do pensamento; exemplo: descrever o caminho da casa a escola e vice versa; mas primeiro é preciso passar pela experiência, no plano concreto.
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Sobre o estágio das operações concretas, marque a opção que não corresponde a uma característica dessa fase do desenvolvimento: 
		
	
	A criança torna-se, então, capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais, embora limitadas pelo mundo real. 
	
	A criança torna-se capaz de resolver diversos tipos de problemas de conservação, ou seja, a criança pode encontrar as respostas mentalmente sem precisar medir ou pesar objetos.
	
	A criança torna-se capaz de cooperar, porque não confunde mais seu próprio ponto de vista com o dos outros, dissociando-os mesmo para coordená-los. 
	
	A criança torna-se capaz de exercer o raciocínio científico e de lógica formal e pode aceitar a forma de um argumento, denominado raciocínio indutivo.
	
	A criança torna-se capaz de a reversibilidade, que é a compreensão de que às vezes uma coisa que foi modificada pode voltar ao estado original revertendo-se o processo de mudança.
	Respondido em 31/10/2019 21:43:00
	
Explicação: 
Raciocínio científico, operatório formal é apenas na adolescência, segundo Piaget.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Na aprendizagem dos cálculos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental, é frequente a utilização do ábaco pelas crianças, o que ilustra a necessidade e a característica do modelo de pensamento de uma das fases do desenvolvimento propostas por Piaget, em sua teoria que busca explicar como o sujeito constrói conhecimento. Que fase seria esta?
		
	
	Operatório
	
	Sensório Motor
	
	Operações concretas
	
	Pré-operatório
	
	Operações formais
	Respondido em 31/10/2019 21:43:38
	
Explicação: 
  Neste estágio a criança para realizar operações necessita de materiais concretos pois seu pensamento se organiza tendo como base elementos da realidade.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	De forma geral, podemos afirmar que as crianças em idade escolar passam mais tempo na escola do que fora dela, estudam mais e brincam menos. Esse fato se dá pela capacidade que as crianças têm de aprender. Nessa fase da vida aumenta a importância de a criança frequentar a escola. Com relação a esse aspecto, está INCORRETO afirmar que: 
		
	
	os processos de raciocínio das crianças em idade escolar são inteiramente diferentes dos processos das crianças mais novas. A capacidade de direcionarem o pensamento e se tornarem aprendizes mais eficazes é muito maior.
	
	a base de conhecimento cresce a cada ano escolar, tornando mais fácil a assimilação de novas informações.
	
	professores e pais, em parceria, podem contribuir acompanhando as tarefas escolares da criança. 
	
	uma notável melhora ocorre na capacidade das crianças de se concentrar na tarefa em andamento e de ignorar distrações.
	
	alguns dos progressos do pensamento nos anos escolares são consequência da maturação do cérebro, por isso não devemos nos preocupar com os métodos, pois todas as crianças irão alcançar as mesmas habilidades.
	Respondido em 31/10/2019 21:43:57
	
Explicação: 
Devemos nos preocupar com o método, sim, pois se trata da importância, influência do meio.
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A criança já consegue ter noção da conservação de líquido, volume e massa. Consegue ter reversibilidade no pensamento e usa explicações causais para compreender os fatos. O que ela ainda não consegue é lidar com o pensamento abstrato em sua plenitude. Que período é este? 
		
	
	abstrato
	
	pré-operatório
	
	sensório-motor
	
	operatório formal
	
	operatório concreto
	Respondido em 31/10/2019 21:44:03
	
Explicação: 
Todas a scaracteríticas faladas se referem ao estágio oepratório-concreto, pois a criança é conservadora e compreende a reversibilidade.
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando