Buscar

UMA BREVE HISTÓRIA DA CERVEJA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UMA BREVE HISTÓRIA DA CERVEJA
 
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se na região da Mesopotâmia onde cevada cresce em estado selvagem. Os primeiros registros de fabricação de cerveja têm aproximadamente 6 mil anos e remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico.
A primeira cerveja produzida foi, provavelmente, um acidente. Documentos históricos mostram que em 2100 a.C. os sumérios alegravam-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais.
Na Suméria, cerca de 40% da produção dos cereais destinavam-se às cervejarias, os egípcios logo aprenderam a arte de fabricar cerveja e carregaram a tradição no milênio seguinte, agregando o líquido à sua dieta diária.
PRIMEIRA LEI DA CERVEJA
A mais antiga lei que regulamenta a produção e a venda de cerveja é a Estela de Hamurabi, que data de 1760 a.C. Nela, se condena à morte quem não respeita os critérios de produção de cerveja indicados.
Incluía várias leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, relacionando direitos e deveres dos clientes das tabernas. O Código de Hamurabi também estabelecia uma ração diária de cerveja para o povo da Babilônia: 2 litros para os trabalhadores, 3 para os funcionários públicos e 5 para os administradores e o sumo sacerdote.
O código também impunha punições severas para os taberneiros que tentassem enganar os seus clientes.
.
OS EGÍPCIOS A CERVEJA GANHA IMPORTÂNCIA
A extrema relevância da cerveja para os egípcios refletia-se não só na existência de um alto funcionário encarregado de controlar e manter a qualidade da cerveja produzida, como também na criação de hieróglifos extra que descrevessem produtos e atividades relacionadas com a cerveja.
 Além de bebida, servia também como remédio para certas doenças. Um documento médico, datado de 1600 a.C. e descoberto nas escavações de um túmulo, descreve cerca de 700 prescrições médicas, das quais 100 contêm a palavra cerveja.
CERVEJAS CHEGAM AOS MONASTÉRIOS LÚPULO É ADICIONADO À RECEITA
Na Idade Média, vários mosteiros fabricavam cerveja, empregando diversas ervas para aromatizá-la, como mírica, rosmarinho, louro, sálvia, gengibre e o lúpulo, este utilizado até hoje e introduzido no processo de fabricação da cerveja entre os anos 700 e 800. O uso de lúpulo para dar o gosto amargo da cerveja e para preservá-la é atribuída aos monges do Mosteiro de San Gallo, na Suíça. Os monges por serem os únicos que reproduziam os manuscritos da época, puderam conservar e aperfeiçoar a técnica de fabricação da cerveja.
LEI DE PUREZA ALEMàCONSTITUI UM DOS MAIS ANTIGOS DECRETOS ALIMENTARES DA EUROPA.
A lei da pureza da cerveja instituiu que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. A levedura de cerveja não era conhecida à época. Devido à regulamentação europeia, outros ingredientes são autorizados nas cervejas alemãs, mas a maioria dos cervejeiros alemães continuam a seguir as prescrições do Reinheitsgebot, consideradas garantia de qualidade.
Isto acontece principalmente nas marcas vendidas em território alemão. A Saint Bier segue rigorosamente a Lei de Pureza Alemã na fabricação de seus produtos.
LOUIS PASTERE CONHECEMOS A PASTEURIZAÇÃO
Louis Pasteur, é lembrado por suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças, atendeu a solicitação de alguns dos vinicultores e cervejeiros da região que lhe pediram para descobrir como os vinhos e a cervejas azedavam. Durante sua investigação, através do uso de microscópio, ele pôde constatar que a levedura ocasionava este processo, solucionou este problema através de um processo que originou a atual técnica de pasteurização dos alimentos.
A CERVEJA NO BRASILOS PRIMEIROS PASSOS
A história das primeiras cervejarias no Brasil começa com a chegada de Maurício de Nassau ao Recife em 1637. Junto com Nassau veio o cervejeiro DirckDicx com uma planta de cervejaria e os componentes para serem montados.
A cervejaria foi montada a partir de outubro de 1640 na residência chamada “La Fontaine” que Nassau deixou de utilizar após a construção do parque de Vrijburg. A ampliação da venda de cerveja ao Brasil ocorreu a partir de 1808, trazida pela família real portuguesa de mudança para o território. Consta que o rei consumia muito a bebida.
Logo ao chegar, o rei Dom João decreta a abertura dos portos às nações amigas, abolindo o monopólio comercial luso. Até 1814 a abertura dos portos beneficiava exclusivamente a Inglaterra, que praticamente monopolizava o comércio com o Brasil, fazendo com que a cerveja consumida no Brasil, de qualquer origem, fosse introduzida com exclusividade pela Inglaterra.
.
 
https://www.brejas.com.br/historia-cerveja.shtml
http://bierwein.com.br/historiadacerveja
https://www.hominilupulo.com.br/cultura/historia-da-cerveja/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais